Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Parque Amantikir Vale a Pena em 2024? Tudo o que Você Precisa Saber
Parque Amantikar

Parque Amantikir Vale a Pena? Tudo o que Você Precisa Saber sobre o Passeio em Campos do Jordão

Você quer saber se o Parque Amantikir vale a pena? Pois saiba que quem visitou garante que é muito mais encantador que os parques nos Estados Unidos e Europa.

O Amantikir, cujo nome é de origem indígena, teve seu parque criado em 2007 e hoje conta com mais de 700 espécies de plantas dispostas em jardins temáticos, que ocupam uma área de 60 mil m².

Além dos jardins em estilos variados, como jardim japonês e inglês, o Parque Amantikir tem dois labirintos que são seus principais pontos turísticos.

Quer conhecer um dos melhores passeios da cidade de Campos do Jordão/SP?

Então vem com a gente nessa viagem e saiba tudo sobre o Parque Amantikir!

Localização

🚗 Onde fica

O Parque Amantikir fica na rua Simplício Ribeiro de Toledo Neto, Nº 2200, Bairro Gavião Gonzaga, Campos do Jordão.

📍Lugares próximos

  • Pesqueiro Truta Azul (200 m);
  • Parque da Cerveja Campos do Jordão (400 m);
  • Fazendinha Toriba (900 m);
  • Baden Baden Tour (4,4 km);
  • Vila Capivari (8,1 km).

O que você precisa saber sobre o Parque Amantikir, em Campos do Jordão?

Parque Amantikar
Fonte: Amantikar (TripAdvisor)

Amantikir significa “Serra que chora” e é um lugar extremamente exuberante e encantador, principalmente no outono e primavera: as folhas cobrem os gramados e os jardins florescem, respectivamente.

Mas, em qualquer época do ano, é possível conferir as cores e estilos da cultura e tradição de cada país impregnado nesses jardins.

Ao todo, são 28 jardins, além de outras atrações divididas em sete setores diferentes em uma área de 60.000m².

Além disso, mais de 700 espécies de plantas ajudam a ornamentar a paisagem e deslumbrar a todos com uma arte da jardinagem que se assemelha aos países europeus e dos Estados Unidos.

Inclusive, foi criado pelo paisagista Walter Vasconcellos com o intuito de trazer os parques europeus para dentro de São Paulo.

O resultado foi um espetáculo de flores coloridas, trazendo beleza natural à região e encantando os visitantes de todas as idades.

A história por trás de Amantikir, na região serrana da Mantiqueira

Por trás de todo nome indígena tem uma história linda – e às vezes triste – para contar. É o caso do Parque Amantikir, cuja lenda explica, de forma poética, o pôr do sol e as miríades de estrelas.

Então, segundo a lenda, uma princesa do Povo Tupi se apaixonou pelo Sol, que até então não queria saber da bela mulher. Porém, a moça tanto fez, que o astro-rei também se apaixonou por ela.

Com isso, o Sol não tinha mais motivos para se pôr, apenas queria brilhar e iluminar sua princesa. Não havia mais noite, nem sonhos. Com ciúmes, a Lua levou o caso para Tupã e pediu que o Sol nunca mais visse a mulher.

Mas o que a Lua não contava é que sua atitude faria todos sofrerem. Isso porque, diante de algo impossível, Tupã não viu alternativa melhor que prender a moça dentro da maior montanha que ele mesmo construiu.

O resultado foi um Sol querendo se afogar no mar, enquanto sangrava poentes de dor; a Lua, sofrendo pelo amado, chorava muitas estrelas; e a princesa, sem ver o Sol, chorou rios de lágrimas, que se transformaram em Rio Passa-Quatro, Rio Capivari, Rio Verde e Rio Quilombo.

Com o tempo, sobrou apenas a montanha e os rios que dela escorrem, por isso, o local ficou conhecido como a “Serra que chora”, significado do nome Amantikir.

A propósito, as montanhas da Serra da Mantiqueira se dividem entre 75% de Minas Gerais, 20% de São Paulo e 5% do Rio de Janeiro. É fascinante o cenário montanhoso!

Atrações de Campos do Jordão Amantikir: dicas sobre o que visitar no Parque

Parque Amantikar
Fonte: Amantikar (TripAdvisor)

Ao escolher o Parque Amantikir como um dos seus roteiros de viagem na cidade de Campos do Jordão, saiba que o lugar é perfeito para quem ama jardinagem, meio natural e paisagismo.

Por isso, se você não curte essa vibe, é melhor escolher outras atrações, mas já adiantamos que vale a pena conhecer o Parque Amantikir, uma vez que a atração é uma das melhores opções sobre o que fazer em Campos do Jordão, de acordo com o TripAdvisor.

Como já adiantamos, o Parque Amantikir possui 28 jardins e outros sete setores, cada um representado por uma cor diferente.

A dica é iniciar o passeio pela área vermelha, isto é, no sentido anti-horário.

Você pode fazer a visita guiada, o que depende de agendamento e demanda do dia, ou encarar os lugares por conta própria.

Conheça algumas atrações do Parque!

Setor Vermelho

O setor vermelho comporta três belíssimos jardins e um mirante, com vista para o Vale do Lageado.

Os visitantes podem admirar as suculentas e cactos do Jardim Árido e os pinheiros imponentes que se mantêm firmes no Jardim das Coníferas.

Para finalizar a primeira parte do Parque Amantikir, vale muito a pena conferir o Jardim de Raízes, um espaço dedicado aos tocos de árvores mortas, por onde cresce uma linda vegetação.

Setor Amarelo

O setor Amarelo, nada mais é do que um espaço chamado de flowers steps. As flores ficam dispostas em contenções de madeira que imitam degraus de escada. É um encanto contemplar cada uma delas.

Setor Verde

Finalmente chegamos ao setor verde, com o jardim inglês e os famosos labirintos e Amantikir.

O labirinto clássico tem inspiração nos jardins dos castelos europeus e sua área mede 450 m², com paredes de 2,2 m de altura! O desafio é descobrir em quanto tempo você consegue sair do labirinto. Vale disputar com seus amigos essa brincadeira.

Já o labirinto de grama tem todo o clima esotérico, influenciando os turistas a meditar.

O espaço todo inspirado na cultura céltica do Reino Unido, é mais contemplativa do que um desafio, como o labirinto clássico. Se você gosta de um clima de meditação, não deixe de visitar o labirinto de grama.

Setor Laranja

Um lugar fantástico para tirar boas fotos é no setor Laranja. Lá, as pontes sobre o lago e a estrutura de madeira de uma delas entregam todo o charme do Parque Amantikir.

Há também uma estufa com lindas flores coloridas, um tapete verde e um bosque outonal para completar seu passeio.

Setor Azul

Quando você chegar ao setor Azul, se prepare para tirar muitas fotos. Aqui, você vai encontrar os jardins francês, austríaco e alemão e se deslumbrar com as paisagens.

No entanto, a dica de quando ir a Campos do Jordão é visitar o Parque Amantikir durante a primavera ou verão.

Dessa forma, você consegue ter uma vista panorâmica do parque pelo jardim alemão. Do contrário, é bem provável que uma neblina atrapalhe seus planos.

O local também é exemplo de sustentabilidade: o sistema de drenagem de um espelho d’água é feito com garrafas pet. Maravilhoso, não?

Setor Lilás

Quem for viajar a dois, pode ser uma atração à parte conhecer o setor Lilás. Ele comporta um jardim romântico ao estilo dos jardins europeus do século XVIII.

É muito encantador e vale a visita, com certeza!

Além disso, o shade garden (Jardim de Sombra) é outro jardim, mas com plantas que ficam ao abrigo da luz. Não deixe de visitar!

Setor Cinza

Quem é apaixonado pela cultura japonesa e chinesa, vai encontrar no setor Cinza dois jardins incríveis que realçam a cultura desses países.

O Jardim Japonês tem arbustos podados e um portal de entrada vermelho, conhecido como Tori; e o Jardim Chinês, com seu Dragão da China e a Porta da Lua, que é símbolo da Antiga China.

Por último, a Trilha das Bromélias mostra as plantas adaptativas nativas da América Tropical.

A Casa da Árvore

Nem toda criança teve a chance de brincar em uma casa da árvore, mas quem disse que você não pode despertar a criança que existe em você, hein?

O início do parque de Campos do Jordão, Amantikir ainda reserva uma surpresa: você se depara com uma casa completa, feita de madeira, em cima de uma árvore e com uma escadaria que dá acesso aos cômodos.

Claro que essa atração depende de uma fila, porque ainda que a casa tenha dois andares, sala de estar, cozinha e dormitórios, o espaço não comportaria tanta gente.

Alguns prós e contras do Parque Amantikir

Parque Amantikar
Fonte: claudioslaib (TripAdvisor)

Como em qualquer viagem, tudo que é muito bom, tem sempre um lado negativo. Será que o Parque Amantikir em Campos do Jordão é a exceção?

Isso vai depender do seu ponto de vista, pois vamos listar os prós e contras nesse passeio ao Parque de Campos do Jordão:

Pontos positivos

  1. Você vai contemplar jardins floridos que exalam aroma e cultura de vários países do mundo;
  2. É uma atividade ao ar livre, perfeito para descansar, respirar fundo, brincar com crianças e passar uma tarde ao redor das flores;
  3. Ideal para estudantes de paisagismo ou botânica, amantes da natureza e pessoas que buscam o desenvolvimento humano em meio às belezas naturais;
  4. Apoia a sustentabilidade e convida as pessoas a respeitar o meio ambiente com alguns cuidados, por exemplo, não usar perfumes que possam atrair insetos;
  5. Você pode tirar fotos em todos os jardins do Parque Amantikir;
  6. Pode levar seu pet, desde que não o deixe solto e seja de sua responsabilidade recolher os seus dejetos (proibido descartar na lixeira do parque);
  7. Tem vários serviços disponibilizados durante a visitação, como sanitários, acesso para cadeira de rodas, restaurantes, bares, lanchonete e café;
  8. Estacionamento para vans, ônibus, carros e táxis;
  9. O parque fica aberto durante o ano inteiro;
  10. É possível fazer ensaio fotográfico, desde que previamente agendado.

Pontos negativos

  1. Vale mais a pena para quem é apaixonado por paisagismo e natureza. Se você é adepto à badalação da cidade, esqueça o Parque Amantikir;
  2. Por mais tentador que seja, você não deve cheirar as flores vistosas, sob o risco de um inseto (que teve a mesma ideia) penetrar em suas narinas;
  3. O tempo de visitação é das 9h às 16h. Por isso, evite chegar no período da tarde, pois, geralmente, os turistas levam 2 horas em média para percorrer todo o parque.

Afinal, o Parque Amantikir vale a pena?

Parque Amantikar
Fonte: Regina (TripAdvisor)

Para quem ama a natureza e tudo o que ela pode oferecer, sim, vale muito a pena o passeio pelo Parque Amantikir. Além disso, há eventos culturais e aulas de artes plásticas no local, em algumas épocas do ano.

É um excelente lugar para ter o que fazer em Campos do Jordão/SP e entender a importância de manter o cuidado com o meio ambiente para ganhar, como recompensa, esse cenário magistral.

E, se você já conhecia o Horto Florestal, vai gostar também de Amantikir, porque ambas impactam com todo o seu belo conteúdo.

Portanto, se você quiser conferir de perto se vale ou não a pena o Parque Amantikir, não deixe de anotar nossas dicas e tudo o que você pretende fazer em Campos do Jordão.

Perguntas frequentes

Quanto tempo ficar no Amantikir?

O tempo de permanência no Amantikir é livre, sendo que o local fica aberto de 9h às 16h. Para conhecer todo o parque, em média, o visitante precisa de 2 horas.

Quanto custa visitar o Amantikir?

O ingresso inteiro custa R$60, a meia-entrada sai a R$30 e os jordanenses pagam R$20. Já as crianças de até 5 anos, os idosos acima de 80 e deficientes ganham entrada de cortesia limitada a duas pessoas da mesma família.

O que quer dizer Amantikir?

Amantikir significa u201cSerra que chorau201d, segundo a lenda indígena, e se popularizou sob o nome de Mantiqueira.

Portal de entrada de Campos de Jordão
vai PARA CAMPOS do jordão?

Receba dicas diárias no Instagram para ter uma viagem melhor e mais barata 
à Campos do Jordão.