Quem vai a Buenos Aires geralmente busca por diversão, cultura, história e a mistura disso tudo, regada a boa gastronomia e vinho.
Há diversos passeios na capital argentina que agradam aos mais diferentes públicos, mas poucos deles conseguem agradar a todos de uma só vez.
A cerca de 50 km de Buenos Aires, porém, está um dos passeios mais interessantes da Argentina, o Parque Temaikén.
Trata-se de uma mistura de jardim botânico, zoológico, museu de história natural e aquário. Em um único e gigantesco lugar, com 34 hectares.
Nesse review, vamos conferir se o Parque Temaikén vale a pena ou não.
Localização
🚗 Onde Fica
O Parque Temaikén fica na RP25, B1625 Belén de Escobar.
📍 Lugares Próximos
- Euca Tigre (18,2 km);
- Museo Naval de La Nación (26,3 km);
- Aquafan (38,5 km)
O que é o Parque Temaikén e Como Aproveitar?
Para chegar lá, você pode ir de diversas formas, mas a mais recomendável é que faça parte de seu passeio, caso você não tenha carro disponível.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria, porém, que tal garantir todos pela internet? Assim você poupa tempo e ainda consegue se programar para ir quando for melhor para você.
Aproveitar o parque é uma questão de tempo. Com a mensagem de cuidar muito bem dos animais e do meio ambiente, o planeta agradece pela iniciativa e, se o visitante for consciente, sairá de lá com pensamentos melhores.
Pois, além de proporcionar a experiência de conhecer um lugar repleto de atrações, a consciência é um dos aspectos mais trabalhados.
Isso porque os animais não estão em jaulas ou gaiolas, mas sim em espaços abertos, o mais parecido possível com seu habitat. O aquário tem 1 milhão de litros de água para a criação de animais que vão de peixes coloridos a tubarões.
Como funciona o mapa do Temaikén para você não se perder
Para conhecer o local em detalhes, aproveite o Temaikén por suas configurações: África, Ásia, Aquário e Autóctone.
O primeiro conta com animais das espécies encontradas em continente africano, como antílopes, zebras, chitas e leões. A parte asiática abriga tigres, antas, lêmures e diversos felinos menores.
O aquário conta com tubarões dos mais variados tipos, assim como mergulhadores que mostram ao público como é a vida no mar. Por último, o Autóctone é uma área de preservação ambiental.
Nos quatro gigantescos ambientes do Parque Temaikén, você conseguirá se localizar tranquilamente, além de curtir a sua visita sem pressa, sabendo por onde passará.
O resultado é uma exuberante infraestrutura, que abriga conforto para toda a família, com sanitários e vias limpas e organizadas, além de lanchonetes e espaço para descansar, com bancos em diversos lugares.
Como Aproveitar Melhor?
Para aproveitar ao máximo o Parque Temaikén, você precisa conhecer um pouco mais de sua infraestrutura.
Ele conta com diversas atrações, além de suas quatro configurações de ambientes com animais e plantas.
Dentre elas estão: exploração subaquática, aves de rapina, pequeno agricultor, mergulhadores em ação, cinema 360.º e ordenha de vacas Jersey.
Exploração subaquática:
É uma expedição cujo guiamento levará o visitante a descobrir mais sobre os segredos das águas, seja do mar e do rio, com informações relevantes tanto para os mais curiosos quanto para os que querem preservar um mundo melhor.
Aves de rapina:
Em um espaço para poucas pessoas, cuidadores de aves de rapina fazem um show, com apresentação que mostra o poder de garras, do bater de asas e, é claro, dos bicos de aves dos mais diversos tamanhos.
Pequeno agricultor:
Em um curral preparado especialmente para oferecer excelente infraestrutura em um modelo que te leva à fazenda, você poderá levar as crianças para alimentar cabras, ovelhas e galinhas.
Mergulhadores em ação:
Rodeado por tubarões e outras espécies marítimas, mergulhadores abrem espaço para uma roda de conversa para contar um pouco de suas experiências com esses animais.
Cinema 360.º:
Com filme próprio, A Arca da Vida, o espectador embarca em uma aventura repleta de atividades sensoriais enquanto assiste ao espetáculo audiovisual.
Ordenha de vacas Jersey:
Que tal levar as crianças à fazenda na parte de ordenha, para que conheçam como o leite que alimenta tantas vidas surge, além, é claro, de poderem alimentar os bezerros.
Onde fica e qual é o horário de funcionamento do parque?
A 50 km de Buenos Aires, o Bioparque Temaikén está localizado na Ruta 25, km 1, na cidade de Escobar.
São cerca de 45 minutos de viagem de carro, mas você também pode comprar o ingresso com ônibus incluso, o qual faz parte da empresa Chevallier, e se chama Costera Metropolitana.
O horário de funcionamento é diferente nos meses quentes e nos meses frios. Veja:
- De 1.º de dezembro a 28 de fevereiro, de terça a domingo, das 10:00 às 19:00 horas;
- De 1.º de março a 30 de novembro, de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
O parque não abre em alguns feriados, por isso, é necessário verificar o calendário da atração no site oficial.
Quanto custa os ingressos para o Bioparque Temaikén?
O valor parte de R$ 190,00, mas pode chegar a mais de R$ 800,00, em algumas excursões, por conta da quantidade de itens acrescentados, como transporte e almoço.
Os ingressos podem ser comprados diretamente na bilheteria, mas é recomendável que você os compre pela internet, pois assim você evita filas e situações indesejáveis, como esgotamento.
O Parque Temaikén é bom? Veja os prós e contras!
É difícil decidir qual é o melhor passeio de uma viagem, sobretudo se você estiver na fase do planejamento.
Se o Bioparque Temaikén vale a pena mesmo ou não, caberá a você decidir. É claro que este review serve para esclarecer suas dúvidas, então tantas informações precisam te ajudar, não é mesmo?
Por isso, para finalizar suas dúvidas, preparamos duas listas, com pontos positivos e negativos, seguidas do veredito para você tomar uma decisão final.
Pontos positivos
- É um dos maiores parques da Argentina, e com certeza um dos mais interessantes que você vai conhecer, pois, sua infraestrutura abrange os mais diferentes gostos e estilos. Fauna e flora como você nunca viu;
- Sua estrutura, aliás, é muito bem organizada e o passeio ainda conta com divisões, como as seções África e Ásia, que te levarão diretamente aos animais dos diferentes continentes;
- Há um aquário especial com 1 milhão de litros, mergulhadores e espécies de vários tipos para você conhecer ainda mais sobre a vida marítima;
- É perfeito para passar o dia com a família, pois tanto os adultos quanto as crianças, vão ficar encantados com tanta diversidade em um único lugar.
Pontos negativos
- A distância de Buenos Aires pode dificultar seu passeio, pois você precisará contar com um carro ou um meio de transporte confiável, sobretudo se estiver com sua família;
- É um passeio cansativo, o que pode tirar sua energia para um jantar ou outra atração da cidade. Dependendo de qual seja o seu tempo em Buenos Aires, você precisa ter certeza de que não prefere um tango ou ponto turístico mais característico;
- O valor do ingresso pode sair caro se estiver em família, pois quanto mais itens você incluir em sua visita, mais terá de desembolsar;
- Se você viajar em um feriado, sobretudo próximo a grandes datas comemoradas no mundo inteiro, pode ser que não consiga aproveitar o parque. Em alta temporada, é cheio.
O Parque Temaikén vale a pena mesmo?
Apesar de suas regras em relação aos horários e temporadas, o Parque Temaikén é uma atração que merece ser conferida se você tiver tempo e disposição em sua viagem a Buenos Aires.
Ele apresenta aos mais jovens e mais velhos o verdadeiro significado de respeitar o meio ambiente e os animais, mesmo que estejam em exposição para as pessoas. Pois, a forma com a qual são tratados faz toda a diferença aqui.
Além disso, sua diversidade é invejável, em um gigantesco espaço preparado para que você e sua família, possam tirar o melhor proveito da visita.
Ou seja, o Parque Temaikén vale a pena e merece ser visitado se você tiver planejado muito bem sua viagem. Garanto que não haverá arrependimento.
Perguntas e Respostas
Quais são os hotéis mais próximos do Parque Temaikén?
Os hotéis mais próximos do Parque Temaikén são: Howard Johnson Escobar Hotel (2,9 km); Studio 44 (2,9 km) e Hotel Sans Souci (2,3 km).
Quais são os restaurantes mais próximos do Parque Temaikén?
Os restaurantes mais próximos do Parque Temaikén são: La Nueba Tregua (3,2 km); Dendê (7,2 km) e La Santa Fe Maschwitz (9,7 km).