Passeio de Buggy em Porto de Galinhas

Passeio de Buggy em Porto de Galinhas: Vale a Pena? Prós e Contras

O passeio de buggy em Porto de Galinhas permite conhecer o seu belo litoral. Felizmente, essa tarefa não é nada difícil. O percurso, aliás, cumpre essa missão com louvor, à medida que permite explorar alguns pontos mais conhecidos da região.

Antes de tudo, tenha em mente que o passeio de buggy em Porto de Galinhas (chamado também de Passeio de Buggy Ponta a Ponta) leva os turistas até os pontos mais relevantes e procurados do destino.

De um lado, você avistará o célebre Pontal do Maracaípe e, de outro, a linda Praia de Muro Alto: ambas as localidades são incríveis, para dizer o mínimo.

Primordialmente, os visitantes não têm a oportunidade de conhecer praias menos famosas, como Toquinho, Serrambi e Enseadinha, que ficam fora dos extremos percorridos pelo passeio de buggy em Porto de Galinhas.

Como a região serve para a desova de tartarugas, a preservação ambiental é rigidamente preservada em Porto de Galinhas.

Pensando nisso, apresentamos, além dos prós e contras do passeio de buggy, também algumas informações adicionais para quem deseja regressar a uma de suas paradas, visando conhecer melhor os locais. Boa leitura!

Localização

Onde fica?

Porto de Galinhas – um dos mais procurados destinos litorâneos do nordeste brasileiro – é um distrito pertencente ao município de Ipojuca, estado de Pernambuco.

Situa-se a cerca de sessenta quilômetros da capital do estado (a contar do Aeroporto Internacional Guararapes).

Lugares próximos

  • Nova Jerusalém;
  • Caruaru;
  • Olinda;
  • Recife;
  • Ilha de Itamaracá;
  • Cabo de Santo Agostinho;
  • Praia do Cabo;
  • Praia dos Caneiros.

Passeio de buggy em Porto de Galinhas

Passeio de Buggy em Porto de Galinhas
Fonte: Carta sem Portador (Flickr)

No passeio de buggy em Porto de Galinhas, o trajeto segue, todas as vezes em que é percorrido, um certo padrão.

Entretanto, as paradas tende a variar levemente, dependendo do local em que os turistas estão hospedados, à medida que o profissional condutor (ou “bugueiro”) busca os visitantes em suas pousadas, resorts ou hotéis.

Seja como for, quando o condutor chegar, é altamente recomendável aproveitar o momento para sanar quaisquer dúvidas referentes às paradas, o tempo de duração em cada local e o ponto de destino, a fim de ajustar as suas preferências.

Roteiro e principais paradas do passeio de buggy em Porto de Galinhas

Caso esteja com uma viagem marcada para as belas praias do litoral pernambucano, lembre-se de incluir o passeio de buggy em Porto de Galinhas. Certamente, você não se arrependerá.

Por se tratar de um passeio muito tradicional em Porto de Galinhas, rende momentos maravilhosos a todos os turistas. Ademais, trata-se da melhor maneira de conhecer diversas praias em um mesmo dia.

Pontal do Cupe

Pontal do Cupe
Fonte: Cláudio Maranhão (Flickr)

O Pontal do Cupe é, geralmente, a primeira parada dos passeios de buggy em Porto de Galinhas. Por fim, essa disposição facilita o trajeto dos turistas que se hospedam na região da praia homônima.

Da mesma forma, o passeio tem início margeando esta praia, a Praia do Cupe, seguindo em direção ao Pontal do Cupe.

Bem como é altamente recomendável para o banho, este trecho conta com uma barreira interessante de corais, formando, durante os períodos de maré baixa, uma enorme piscina natural.

Na parada do Pontal do Cupe, um dos pontos de apoio mais indicados é o tradicional “Bar da Praia”, que proporciona excelente infraestrutura para abrigar os visitantes, incluindo uma piscina infantil.

Você encontrará, também, uma boa opção no Restaurante Pirajuba, situado nos arredores. Os turistas podem, ainda, caminharem mais para a esquerda ou para a direita, a fim de forrar as suas cangas e ficarem à vontade.

O principal atrativo, no Pontal do Cupe, são as piscinas naturais. Devido à existência de barreiras de corais, os visitantes podem usufruir, na maré baixa, de uma faixa de areia extensa, peixinhos coloridos e águas cristalinas.

Talvez a melhor característica do Pontal do Cupe seja a tranquilidade que reina no ambiente – algo bem distinto, por exemplo, do que é vivenciado na praia existente na Vila de Porto de Galinhas, principalmente, durante a alta estação.

Cumpre ressaltar que o Pontal do Cupe representa a parte mais tranquila da praia, nacionalmente conhecida em função de suas ondas.

Uma vez que existem muitos recifes nesse trecho, as piscinas naturais são formadas imediatamente após a maré baixa.

Dito de outro modo, esses espetáculos naturais estão sempre lindos e plenos, à espera dos visitantes. Uma boa dica consiste em lembrar de consultar, antecipadamente, a tábua de maré.

Afinal, caso a maré estiver em alta, você não encontrará uma faixa de areia larga e, tampouco, as deliciosas piscinas naturais.

Conforme mencionado, os melhores pontos de apoio (Restaurante Pirajuba e Bar da Praia) estão situados bem na frente das barreiras de corais. Dentre as atividades, destacam-se o snorkeling, o caiaque e o stand up paddle.

Túnel Verde

A segunda parada do passeio de buggy em Porto de Galinhas é pelo chamado “túnel verde”. Essa pausa é excelente para assegurar algumas lindas fotos em meio a um maravilhoso cenário nesta região de mata nativa!

Camboa

Praia de Camboa
Fonte: Pernambuco é Aqui (Flickr)

Logo antes de chegar à Praia de Muro Alto, os turistas visitam, rapidamente, o trecho chamado de “Camboa”, no qual é possível avistar o célebre Porto de Suape. Neste local, não há, infelizmente, nenhuma infraestrutura: apenas o verde dos coqueiros.

Camboa é cercada por águas cristalinas, repleta de areias brancas e tendo apenas o som do mar como fundo musical, de modo que a praia é praticamente deserta.

Trata-se, enfim, de um lindo balneário distante da movimentação urbana, consolidando-se como a localidade perfeita para quem procura tranquilidade.

Além do sossego, os turistas podem desfrutar, também, de um cenário encantador, em contato estreito com a natureza.

Além do visual paradisíaco, é imprescindível aproveitar, ao máximo, o passeio de buggy, o banho no mar com águas mornas e o mergulho em piscinas naturais formadas durante a maré baixa.

Assim como outros destinos no sul do litoral do estado de Pernambuco, a vida natural é extremamente preservada na Praia da Camboa, encantando a todos e, assim, atraindo uma quantidade cada vez maior de turistas advindos de todas as regiões do Brasil e do mundo.

A propósito, o nome “Camboa” é derivado do tupi, podendo ser livremente traduzido como “águas tranquilas”.

De fato, é justamente isso que os visitantes encontram ao longo de sua extensão (cerca de 1.500 m de praia).

Em consonância aos coqueiros e à areia clara presentes em toda a praia, os arrecifes compõem uma enorme piscina natural, proporcionando banhos em águas pouco profundas e bastante calmas, em meio a uma localidade praticamente deserta.

É possível avistar, a partir da Praia da Camboa, a foz pertencente ao Rio Ipojuca e o famoso Porto de Suape.

Este acesso deve ser, obrigatoriamente, realizado por meio de buggy ou, em outras hipóteses, à pé (saindo da bela Praia de Muro Alto).

Há guias de turismo que se referem a essa praia utilizando a letra “G” em seu nome (“Praia da Gamboa”).

Entretanto, os moradores mais antigos, em Porto de Galinhas, utilizam a forma mais usual, com a letra “C”: Praia da Camboa – como é amplamente conhecida.

Muro Alto

Praia de Muro Alto
Fonte: Nina Maia (Flickr)

Esta praia indica a segunda parada do passeio de buggy em Porto de Galinhas.

Felizmente, você pode escolher o ponto de apoio da sua preferência em Muro Alto: o Bar do Paulão, o Bar da Ana ou o popular Bar da Praia que, aliás, conta com uma infraestrutura mais completa.

Os outros, por sua vez, resumem-se a sombrinhas e mesas na areia.

Nesse sentido, leve em consideração que o Bar da Praia é um estabelecimento bem localizado e com culinária de qualidade, sendo um dos mais frequentados por moradores e turistas em Porto de Galinhas.

O local oferece atendimento rápido, instalações limpas e música ao vivo. Adicionalmente, as cervejas servidas estão sempre geladas, os preços cobrados são justos e o ambiente é simplesmente espetacular!

Considerada por muitos como um verdadeiro paraíso tropical, esta praia proporciona piscinas naturais com águas cristalinas. Certamente, você e sua família adorarão conhecer o local.

Composta por lindos resorts, recifes e coqueiros, a Praia de Muro Alto atrai, principalmente, os praticantes de esportes aquáticos, tais como stand up paddle, mergulho e caiaque.

Enquanto isso, os visitantes podem aproveitar inúmeras atrações divertidas, especialmente no mar. Independentemente do passeio de buggy, sempre que você estiver na região de Porto de Galinhas poderá realizar uma viagem de “bate e volta” com destino à Praia de Muro Alto.

Uma boa opção é se hospedar em algum dos excelentes hotéis da área. Assim, você poderá aproveitar, com calma, das piscinas naturais formadas na maré baixa.

A Praia de Muro Alto é perfeita para famílias que viajam com crianças pequenas. Isso porque as suas águas não possuem ondas significativas, sendo bastante seguras.

Logo, se você desejar aproveitar todo o período do dia, selecione uma barraca de praia, realize um passeio em jangada pela região e, caso ainda tenha fôlego, vale a pena praticar um esporte marítimo!

Acima de tudo, essa diversão não exige um alto investimento: por cerca de R$ 30, você poderá desbravar os arredores (inclusive, em alto mar).

Porém, o mais indicado é contatar um jangadeiro profissional, comprando o seu bilhete e desfrutando desse passeio incrível.

Posteriormente, fique atento aos períodos de alta estação ou ao verão, uma vez que nessas épocas as filas costumam ser grandes.

Parada no Mangue

Mangue Porto de Galinhas
Fonte: jaque zattera (Flickr)

A visita ao Mangue indica a terceira parada do passeio de buggy em Porto de Galinhas. No local, os guias turísticos costumam apresentar os saguis que o habitam.

Do mesmo modo, os manguezais são uma atração bastante procurada, até mesmo, pelos turistas que não fazem esse roteiro no balneário.

Assim também, são quase sessenta quilômetros de uma extensa vegetação, acentuando-se nas praias da Camboa e Pontal de Maracaípe.

A partir do auxílio dos guias de turismo que atuam no Parque Manguezal, situado nas proximidades da ponte Merepe – Nossa Senhora do Ó, você poderá:

  • Conhecer de perto todo o ecossistema composto por animais de pequeno porte que vivem em meio à vegetação, tais como os guaiamuns, os aratus, os caranguejos, os siris e as ostras;
  • Efetuar passeios ecológicos pela região. Os valores para participar dessa aventura giram em torno de R$ 30;
  • Acessar os mangues a pé, por jangada ou, até mesmo, por caiaque.

Lembre-se de que, no mangue, é vedada a permanência das embarcações dotadas de motor, a fim de impedir a depredação dos ecossistemas e maiores prejuízos ao meio ambiente.

Por exemplo, os passeios de jangadas ou de caiaques costumam partir do manguezal de Maracaípe em direção à foz do rio, saindo de um local chamado de “Mangue Jump”.

Esse trajeto passa pela área da Feiteira, fazendo uma breve parada junto à Prainha. O encerramento ocorre no próprio Pontal de Maracaípe, no qual as águas doces do rio encontram-se com o Oceano. O caminho de jangada é exatamente o inverso.

Ao passo que a procura pelo chamado “turismo de aventura” tem crescido, os visitantes podem, agora, experimentarem uma interessante trilha no mangue – pertencente à Praia de Maracaípe.

O Ateliê de Romero Marques, mergulhador e artista plástico, serve como ponto de encontro. A partir do local, os guias turísticos repassam informações pertinentes acerca da trilha e, ainda, apresentam o Ateliê formado pelas obras do artista.

Essa trilha começa pela travessia do Rio Maracaípe, adentrando no manguezal pelo caminho histórico percorrido pelas pessoas escravizadas. A seguir, os turistas começam a enterrar os pés na lama.

Maracaípe

Praia de Maracaípe
Fonte: Sergio Falcetti (Flickr)

A terceira parada do passeio de buggy em Porto de Galinhas é na Praia de Maracaípe. Devido às características de suas ondas, a localidade, de modo geral, não é muito indicada para o banho.

Por outro lado, a Praia de Maracaípe conta com um dos mais esplêndidos visuais da região. Portanto, a maioria dos visitantes costuma tirar muitas fotos para registrar sua passagem por lá.

Desde uma perspectiva do passeio de buggy, em si, um dos pontos mais altos dessa parada é a popular foto tirada pelo “drone humano” (uma pessoa que fica “trepada” na parte mais alta possível de um coqueiro, a fim de captar um ângulo impressionante para as fotos).

Uma boa dica, nesse momento, consiste em observar que, embora a foto seja grátis, os responsáveis solicitam a realizam de alguma compra em sua pequena tenda – a água de coco, por exemplo, custa apenas R$ 5.

Então, nada mais justo que dar uma ajudinha ao pessoal que monta o cenário fotográfico com tanto capricho, não é mesmo?

Curiosamente, essa praia tende a passar despercebida por muitos visitantes de Porto de Galinhas.

Em primeiro lugar, isso ocorre porque Maracaípe é vizinha da mais famosa praia que leva o nome do distrito – há quem pense, aliás, que se trata da mesma praia!

Como as ondas na Praia de Maracaípe são fortes, ela costuma ser bastante procurada pelos surfistas, à medida que proporciona as melhores ondas de todo o litoral pernambucano.

Porém, não são apenas os esportistas que buscam o sossego existente na Praia de Maracaípe.

Mochileiros e casais preferem ficar no local, tanto pela paz do ambiente e pelo seu estilo rústico quanto pelo fato de ser comparativamente mais barata que as demais.

Dessa forma, Maracaípe é uma das praias mais indicadas para quem busca praticar o surfe na região. Afinal, o espaço é frequentemente utilizado para recepcionar campeonatos da modalidade ao longo de certos períodos do ano.

Todavia, caso se interesse e não tenha experiência, é possível fazer umas aulas na Escola Atahalley. Essa instituição também promove o aluguel de pranchas.

O estabelecimento está situado em frente à praia, nas proximidades da avenida principal.

Pontal do Maracaípe

Pontal de Maracaípe
Fonte: Eduardo Trotte (Flickr)

O Pontal do Maracaípe encerra o passeio de buggy em Porto de Galinhas.

Este é o lugar ideal para usufruir de um lindo pôr do sol (dependendo, evidentemente, do horário de seu passeio), visualizar o encontro entre o rio e o mar e, caso deseje, realizar um percurso de jangada para percorrer o manguezal, avistando cavalos marinhos.

Esta última opção é facultativa, custando cerca de R$ 50 por pessoa. Com certeza, o seu dia terá sido maravilhoso e ficará eternamente gravado na lembrança.

Afinal, não são poucos os turistas que reportam experiências fantásticas no passeio de buggy em Porto de Galinhas!

Nesse ínterim, lembre-se que o belo Pontal de Maracaípe fica a cerca de vinte minutos (em caminhada) de Porto de Galinhas – sentido norte.

Por essa razão, você poderá visitar o local em outra ocasião, andando pela praia ou pela rua principal (em paralelo ao mar).

A maioria dos visitantes, no entanto, prefere pegar um trecho de praia (nos períodos de maré alta) e, assim, acabam tendo que alterar uma parte de seus trajetos.

Similarmente, o Pontal do Maracaípe consiste no final do rio homônimo, desaguando diretamente no mar.

Algumas agências de turismo, visando atender à crescente demanda do público, passaram a oferecer passeios que saem do centro de Porto de Galinhas e cuja destinação específica é levar os turistas para verem o inigualável pôr do sol na região.

É altamente recomendável chegar ao Pontal de Maracaípe antes desse momento, pois, dessa forma, você poderá ficar em algum dos excelentes bares e usufruir do contato íntimo com a natureza.

É possível, ainda, tomar um refrescante banho de rio, além de conhecer o manguezal mediante uma breve caminhada. Para quem desejar, há a opção de realizar um passeio de jangada pelo Pontal do Maracaípe.

Este passeio dura cerca de meia hora. Os barqueiros explicam, durante a viagem, as características geográficas e biológicas dos cabaços marinhos e dos manguezais.

Infelizmente, há uma prática pouco indicada, que consiste na captura e exposição dos cavalos marinhos em potes de vidro.

Por último, a visitação ao manguezal é uma das atrações principais do Pontal do Maracaípe, contando com as orientações emitidas pelo Projeto Hippocampus, que visa a preservação das espécies ameaçadas na região, como os cavalos marinhos.

Quais são os prós e contras do passeio de buggy em Porto de Galinhas?

A extensão do trajeto é de dezesseis quilômetros. Nesse sentido, a duração do passeio dependerá da disponibilidade dos turistas, podendo variar entre 2 e 6 horas, em média.

Isto é, os prós e contras do passeio de buggy em Porto de Galinhas são elementos subjetivos, uma vez que as condições descritas a seguir não agradam igualmente a todos os perfis de visitantes.

A princípio, os preços cobrados são calculados partindo do tempo e, de modo geral, tendem a custar, aproximadamente, de R$ 250 a R$ 450.

Os passeios devem ser agendados antecipadamente e, de preferência, contando com um profissional devidamente credenciado na associação da categoria em Porto de Galinhas.

Conforme mencionado, estes profissionais buscam os visitantes onde eles estiverem hospedados.

O sentido dos passeios é decidido no próprio local. Porém, na maioria das vezes, o início ocorre na Praia da Camboa (Ponta Norte), terminando na Praia de Maracaípe (Ponta Sul).

Imediatamente, você perceberá que o passeio de buggy em Porto de Galinhas é bem interessante, à medida que os turistas passam por diversos trechos nos quais os veículos convencionais não podem chegar.

Isso propicia uma deliciosa sensação de liberdade (com direito ao tradicional vento no rosto) e a tranquilidade de não ter que buscar vagas para o estacionamento.

Dentre os pontos de atenção, tenha em mente a existência de fiscalização policial em prol da “Lei Seca” (mesmo durante o dia) e o cansaço inerente à volta de passeios mais distantes, como a Praia dos Carneiros.

Quanto custa um passeio de buggy Porto de Galinhas?

Se você está ansioso para saber quanto custa um passeio de buggy em Porto de Galinhas, chegou a hora de saciar a sua curiosidade.

Afinal, um passeio de buggy em Porto de Galinhas tende a custar entre tende a custar entre R$ 250 e R$ 300.

Porém, no veículo cabem quatro passageiros.

Assim, ao dividir o valor da passagem, cada turista pagará entre R$ 62,50 e R$ 75 – valores que são bastante razoáveis, se levarmos em consideração que o passeio dura, em média, seis horas!

Leve isso consideração para entender, de fato, quanto custa um passeio de buggy em Porto de Galinhas.

Afinal, vale a pena fazer o passeio de buggy em Porto de Galinhas?

Cumpre ressaltar, por fim, que efetivamente vale a pena fazer o passeio de buggy em Porto de Galinhas. Afinal, este é o melhor modo de conhecer as praias mais belas da região.

Além disso, você poderá ter uma boa noção acerca dos locais que desejará voltar para aproveitar e conhecer melhor. Em suma, o passeio de buggy em Porto de Galinhas é muito agradável, divertido e simplesmente imperdível.

Em outras palavras, realmente vale a pena fazer o passeio de buggy em Porto de Galinhas!

Separe seu protetor solar, sua câmera fotográfica, suas roupas confortáveis e prepare-se para postar tudo sobre esssa incrível aventura nas suas redes sociais.

Curtiu nossa avaliação? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver dúvida. Até a próxima!