Rota Zagaia

Passeio de Quadriciclo em Bonito: Onde Fazer? Prós e Contras

O passeio de quadriciclo em Bonito não pode ficar de fora do roteiro de viagem que você fará pela capital do ecoturismo brasileiro!

Saiba que nem todas as pessoas podem ter o privilégio de vivenciar uma experiência tão interessante quanto se aventurar por locais incríveis.

Em suma, a paisagem de Bonito, Mato Grosso do Sul, faz com que este passeio se torne ainda mais instigante, à medida que não se tratará de uma atividade comum, mas em meio a cenários paradisíacos e cinematográficos, capazes de empolgar visitantes de todas as faixas etárias.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, a popularidade – ao redor do mundo – desta atividade turística, as trilhas mais interessantes de Bonito/MS e, ainda, os prós e contras do passeio de quadriciclo. Boa leitura!

As 3 principais opções de passeio de quadriciclo em Bonito

Os passeios de quadriciclo que apresentamos a seguir podem ser feitos em duplas ou individualmente. Diferentemente de outros destinos mais radicais, não será necessário demonstrar experiência antes de embarcar na aventura.

Isto é, bastará ficar atento a todas as orientações que os instrutores locais oferecem antes da emoção começar.

Rota Zagaia

Rota Zagaia
Fonte: Rota Zagaia (TripAdvisor)

Este passeio é realizado no interior do Eco Resort Zagaia Hotel, situado a menos de dois quilômetros do município de Bonito/MS. Conforme mencionado, a atividade pode ser feita tanto em quadriciclos duplos (chamados de “quadriciclos com garupa”) quanto em veículos individuais.

A duração aproximada é de uma hora (o percurso, como um todo, tem cerca de seis quilômetros de extensão). Os turistas são acompanhados, ao longo do trajeto, por monitores especializados.

Uma vez que os quadriciclos são previamente adaptados, é necessário aprender a realizar, somente, duas manobras: frear ou acelerar – não é necessário trocar de marchas.

Para finalizar essa adaptação, os visitantes passam por um pequeno treinamento junto à sede do atrativo. Conforme é amplamente reconhecido pelos visitantes, a Rota Zagaia é bastante segura, tendo início em um trecho leve, praticamente isento de dificuldades.

Para facilitar ainda mais a interação dos turistas com os equipamentos, o caminho prossegue mata adentro, passando por diversos obstáculos artificiais e naturais.

Acima de tudo, além de emoção e muita adrenalina, os turistas podem observar uma ampla variedade de espécies animais – incluindo belas aves silvestres.

Mais detalhes

A Rota Zagaia disponibiliza as seguintes alternativas de horários:

  • 8h30;
  • 10h;
  • 14h30;
  • 16h;
  • 17h30;
  • 19h.

Este passeio disponibiliza toucas higienizadas e capacetes para a atividade.

Os “pilotos” não precisam apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesse meio tempo, você pode se preparar para conduzir um quadriciclo veloz, junto à sua família, em meio à natureza!

Por outro lado, além de representar uma excelente opção de lazer, os passeios de quadriciclo podem servir como um meio para qualificar o relacionamento com os seus amigos e/ou familiares, quebrando a rotina das trilhas com flutuações e cachoeiras.

Um dos aspectos mais interessantes na Rota Zagaia consiste no fato de que os passeios podem ser feitos, até mesmo, em dias chuvosos. Como o trajeto fica em perímetro urbano, não é necessário viajar muito para viver toda essa emoção.

As crianças com até dez anos de idade podem participar do passeio na garupa do adulto responsável – ou do monitor – e não são cobradas. Antes de mais nada, para pilotar os quadriciclos, o indivíduo deve ter mais de dezesseis anos, sendo esse um bom passeio para adolescentes.

Entretanto, existem modelos infantis (consideravelmente menos potentes) que podem ser tranquilamente pilotados pelas crianças que se encontram na faixa etária dos dez aos quinze anos de idade.

Ao mesmo tempo, não é permitido consumir bebida alcoólica ou fumar durante o passeio de quadriciclo. Há restrições, ainda, para as gestantes. Além disso, o uso de tênis é obrigatório.

Trilha da Serra

Serra da Bodoquena
Fonte: Ariel Quinteros (Flickr)

Este é o passeio feito de quadriciclo pelo belo atrativo das Cachoeiras na Serra da Bodoquena – situada a cerca de dois quilômetros do município de Bodoquena e a setenta quilômetros do centro de Bonito.

Semelhantemente, os quadriciclos da Trilha da Serra contam com tração nas quatro rodas, podendo levar os visitantes a locais incríveis no interior da Fazenda Betione, que é uma área classificada como “Reserva de Particular do Patrimônio Natural (RPPN)”, inteiramente preservada e exuberante.

Ao optar pelo passeio, você deve se preparar para subir montanhas e passar por trilhas e declives em plena vegetação típica do Cerrado. Como prêmio, se deparará com lindas vistas e algumas das mais lindas cachoeiras do Brasil.

Mais detalhes

O trajeto excede os oito quilômetros de extensão, durando algo em torno de uma hora e meia. Este percurso pode ser efetuado em duplas (ou seja, 2 pessoas em um mesmo veículo) ou em quadriciclos individuais.

Você será acompanhado por profissionais especializados. Embora não seja obrigatório apresentar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Trilha da Serra estabelece a idade mínima de doze anos e a comprovação de habilidades de piloto antes de liberar os visitantes para realizarem o passeio.

Um dos diferenciais mais importantes da Trilha da Serra são as atividades realizadas na água. Definitivamente, quem adquire o ingresso obtém um day use para o balneário sem ter que arcar com custos adicionais.

Evidentemente, os turistas passam a dispor, então, de toda a infraestrutura oferecida no restaurante e na sede, assim como acessar diversas alternativas bastante divertidas (incluindo stand up paddle, caiaque, tirolesa, entre outros).

Aqueles que desejarem podem, apenas, relaxarem nas espreguiçadeiras que são estrategicamente posicionadas nas margens do idílico Rio Betione.

Trilha Boiadeira

Trilha boiadeira
Fonte: Trilha boiadeira (TripAdvisor)

Caso você tenha um perfil de turista aventureiro e, como tal, aprecia fazer coisas diferentes em suas viagens, poderá aproveitar a estadia em Bonito incluindo um passeio de quadriciclo em seu roteiro.

A Trilha Boiadeira é uma estrada antiga que percorre os limites da cidade. Por esse motivo, o caminho era largamente utilizado pelas célebres comitivas pantaneiras que, no passado, eram comuns no Mato Grosso do Sul.

Antigamente, a Trilha Boiadeira conferia acesso às propriedades rurais da região, permitindo que o repouso do gado fosse realizado em uma localidade segura, ou seja, distante do centro do município.

Neste percurso, os toques do berrante dão lugar ao ronco dos motores de quatrocentos e vinte cilindradas! E o que é melhor: tudo acontece tendo uma inigualável paisagem como pano de fundo.

Mais detalhes

Você deve esperar muitas aventuras ao atravessar os terrenos íngremes da Trilha Boiadeira: eles são repletos de buracos e pedras.

Outras características topográficas incluem, por exemplo, obstáculos no meio da mata que devem ser driblados, assegurando a emoção dos turistas, principalmente nos dias quentes.

A emoção, nos dias de chuva, é triplicada com a existência de muita lama durante todo o trajeto (são cerca de oito quilômetros, considerando a ida e a volta). Os equipamentos da Trilha Boiadeira são novos e revisados constantemente.

Todos os quadriciclos possuem freio a disco, partida a pedal elétrica e suspensão a gás. Ao longo do percurso, os grupos de visitantes contam com o acompanhamento de mecânicos e monitores experientes.

O quadriciclo – como você já deve saber – pode ser descrito como uma espécie de motocicleta com 4 rodas, porém, com muito mais força e tração em comparação às motocicletas comuns.

Por essa razão, estes veículos são tidos como ideais para as trilhas off road e para os terrenos com desníveis acentuados.

Prós e contras do passeio de quadriciclo em Bonito

Os aspectos positivos e negativos do passeio de quadriciclo em Bonito/MS são bastante subjetivos. Ou seja, essa avaliação dependerá das preferências, necessidades e expectativas de cada turista.

Dessa forma, abordamos algumas das características deste passeio para que você mesmo julgue cada um dos aspectos.

Em primeiro lugar, não há suporte para guardar documentos e bolsas nos quadriciclos. Todos os visitantes devem assinar, também, um Termo de Responsabilização, no qual os riscos envolvidos são listados.

De modo geral, há 2 modelos de veículos. Apesar de ambos contarem com acelerador na mão (ativado pelo dedo polegar), há modelos que demandam a troca de marcha no pé, ao passo que outros exigem apenas acelerar e frear.

De antemão, tenha em mente que existem níveis distintos de dificuldade, sendo altamente recomendável contratar o mais adequado aos seus conhecimentos.

Todas as vezes que realizar o passeio, fique atento à sua duração, pois eles são efetuados em áreas dotadas de muita natureza, como serras e lagoas.

Outro aspecto relevante consiste em procurar saber da existência de pontos de apoio na saída. Dessa forma, você deve se organizar, passando protetor solar, comprando água e, ainda, levando snacks ou frutas (principalmente, se viajar com crianças).

Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.