Centro de Bonito

Viajar Sozinho Para Bonito: Dicas Para Aproveitar

Viajar sozinho para Bonito é, sem dúvidas, uma das melhores opções de roteiro do país, e que vale muito a pena conferir.

A cidade, que fica no estado do Mato Grosso do Sul, é o principal destino para quem está em busca de passeios ecoturísticos, como cachoeiras, grutas e trilhas.

E não importa se você está em grupo, acompanhado ou solteiro, em Bonito, o que não faltam são oportunidades para interagir, conhecer pessoas novas e curtir belíssimas aventuras em meio à natureza.

Por que viajar sozinho para Bonito?

Praça da Liberdade Bonito
Fonte: Ben Oliveira (Flickr)

Ficar sozinho ou sozinha em Bonito, ou em qualquer outro lugar do mundo, em um primeiro olhar, pode não parecer a melhor opção de viagem.

Mas, na verdade, essa é uma oportunidade única para quebrar as barreiras e realizar uma viagem dos sonhos.

A cidade é um paraíso natural e conta com um sistema turístico muito organizado, o que facilita a vida de quem está sozinho. Além do mais, é um dos lugares mais visitados do país, com um fluxo gigantesco de turistas.

Em outras palavras, ninguém viaja realmente sozinho pela região. Todos os atrativos principais contam com passeios guiados e acontecem em grupos, junto a outros visitantes.

Por  isso, a falta de uma companhia fixa na viagem não será um problema. Essa, aliás, é uma grande chance de fazer novos amigos e abrir as portas para conhecer outros lugares sozinho.

Quais são as vantagens de viajar sozinho para Bonito/MS?

Se ainda está com dúvidas sobre passar alguns dias sozinho ou sozinha em Bonito, que tal conferir melhor algumas vantagens que a viagem pode oferecer?

Liberdade para escolher os programas

Se tem um ponto bastante positivo de viajar sozinho para Bonito, é o fato da liberdade para escolher os melhores programas. Afinal, como não há outras pessoas para tomar as decisões, é você quem realmente decide tudo.

E isso parte desde a escolha dos passeios, o que fazer durante a noite, onde ficar, como se locomover, o que e onde comer e daí em diante.

Trata-se de ser o dono da própria viagem e optar pelo que mais te agrada, sem a necessidade de abrir mão de algo porque o companheiro não se sentiria confortável em fazer.

Oportunidade única para conhecer novos amigos

A cidade de Bonito recebe um enorme fluxo de visitantes todos os anos, em todas as épocas. Por isso, não importa se é baixa ou alta temporada, sempre haverá turistas pela região.

Em outras palavras, ao chegar no município, não faltarão oportunidades de interagir e conhecer novas pessoas. O mais interessante nesse contexto é que, embora sempre haja muitas pessoas, o acesso aos passeios não é superlotado nunca.

Isso porque Bonito conta com um sistema de controle de visitas, limitando a quantidade de pessoas por dia em cada atrativo e também separando essas pessoas em grupos menores.

Em cada um dos passeios, portanto, será uma nova oportunidade de interagir com os integrantes, seja na viagem até o atrativo ou durante as atividades.

Mais economia

Viajar sozinho para Bonito pode ser sinônimo também de economia. Afinal, como é apenas uma pessoa, fica mais fácil buscar alternativas baratas para usufruir da cidade.

Isso parte desde a escolha de hospedagens mais simples, até opções mais básicas de deslocamento.

Como economizar em Bonito viajando sozinho?

Como observado, conhecer Bonito solteiro pode realmente ser uma alternativa mais econômica de passeio, desde que feito de uma forma adequada. Para isso, basta se ater a alguns detalhes básicos, como hospedagem e deslocamento.

Hospedagem

Um dos pontos principais na hora de economizar viajando sozinho para Bonito é em relação à hospedagem. Isso porque, como é apenas uma pessoa, fica mais fácil encontrar um lugar básico para ficar.

O ideal é optar por um hostel, com quartos menores, com uma cama de solteiro, algo já voltado para esse público. Sem dúvidas, essa opção é bem mais barata do que ficar em um local maior, voltado para casais.

Deslocamento

Apesar de estar em um tópico em separado, o deslocamento também está totalmente ligado à hospedagem. Afinal, quando se fala em economia, é muito importante buscar um local mais próximo ao centro para ficar.

Isso ajudará bastante na logística de deslocamento pela cidade. Em outras palavras, quem já está no centro consegue ir facilmente para os restaurantes e também os atrativos noturnos, sem precisar se deslocar tanto.

Já na hora de ir para os passeios, a dica é optar pelos transportes coletivos, junto a outros visitantes. Afinal, como já mencionado, essa é uma oportunidade única de fazer novos amigos pela cidade.

O que fazer sozinho em Bonito?

Um ponto realmente muito positivo de viajar sozinho para Bonito é ter a liberdade de criar o próprio roteiro e ir nos passeios que te agradam.

E não há barreiras para quem está sozinho pela cidade, uma vez que os atrativos são devidamente guiados e acompanhados pelos demais integrantes dos grupos de passeios.

Assim, você poderá conhecer qualquer um dos atrativos que quiser – e olha que o que não faltam são opções de passeios. Confira!

Passear pelas trilhas e cachoeiras

Boca da Onça
Fonte: culturalloura (Flickr)

As trilhas e cachoeiras de Bonito são um dos seus principais atrativos. É uma boa opção principalmente na época do verão, período chuvoso na região, tornando o fluxo de águas dos rios mais intenso.

Geralmente, esse é um passeio indissociável, uma vez que as trilhas são justamente ao longo da mata ciliar de algum rio, onde se encontram as cachoeiras, e os visitantes podem fazer pausas para banho.

Algumas das melhores alternativas disponíveis são:

  • Cachoeira Boca da Onça (a maior do estado);
  • Cachoeiras do Rio do Peixe;
  • Ceita Corê;
  • Estância Mimosa;
  • Parque das Cachoeiras;
  • Cachoeiras Serra da Bodoquena.

Um dos destinos mais belos
Cachoeira do Rio do Peixe

São onze cachoeiras incríveis para explorar. Incluindo a Cachoeira da Grutinha, onde os peixes nadam entre os visitantes das águas. Além disso, essa também é uma experiência para quem quer conhecer mais sobre a vegetação da Serra da Bodoquena e animais da fauna do lugar, como macaquinhos, tucanos e araras.

Ver PasseioFalar com Especialista

Conhecer as grutas e dolinas da região

Gruta de São Mateus
Fonte: Bosco Martins (Flickr)

A exploração das grutas e a observação das dolinas também é uma opção perfeita para implementar o roteiro de quem vai viajar sozinho para Bonito.

O Complexo das Grutas, aliás, é uma das áreas mais visitadas da cidade, onde está a Gruta do Lago Azul, principal atrativo da região.

Em Bonito, há alternativas tanto de cavernas secas quanto alagadas, gerando experiências diferentes durante a visitação.

Veja as melhores opções:

  • Gruta São Mateus;
  • Grutas de São Miguel;
  • Gruta do Lago Azul;
  • Buraco das Araras em Bonito.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Realizar os passeios de mergulho e flutuação em rios e lagos

Abismo Anhumas
Fonte: Bruno (Flickr)

Se tem uma atividade que resume bem a cidade de Bonito/MS são as flutuações e mergulhos. Afinal, a região é conhecida justamente por suas águas cristalinas, possuindo, inclusive, o rio mais transparente do país (Rio Sucuri).

As flutuações são os passeios onde a pessoa bóia sobre a água (sempre de barriga para baixo), usando roupas especiais, máscara e snorkel. Já o mergulho acontece com o auxílio do cilindro de oxigênio, e permite submergir na água.

Veja os destaques:

  • Abismo Anhumas;
  • Aquário Natural;
  • Flutuação no Rio Sucuri;
  • Barra do Sucuri;
  • Flutuação Nascente Azul;
  • Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata;
  • Gruta do Mimoso;
  • Mergulho Rio da Prata;
  • Lagoa Misteriosa;
  • Mergulho com Cilindro no Rio Formoso.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

Curtir os balneários

Balneário do Sol
Fonte: Sven Vietmeier (Flickr)

Viajar sozinho para Bonito é uma chance única também para conhecer os balneários locais. Eles se destacam por oferecer diversas atividades, indo desde banhos até tirolesas (as maiores do estado).

Um ponto bem interessante é que a maioria deles fica em trechos do Rio Formoso, o principal rio da região, e oferece boas condições para essas atividades.

Veja os destaques:

  • Balneário do Sol;
  • Balneário Ilha Bonita;
  • Bosque das Águas;
  • Balneário Municipal de Bonito;
  • Balneário Nascente Azul;
  • Praia da Figueira;
  • Balneário Refúgio da Barra;
  • Balneário Estrela do Formoso;
  • Eco Park Porto da Ilha.

Para mergulhar nas águas do Rio Formoso
Balneário Refúgio da Barra

O balneário permite que você desfrute de um período completo de tranquilidade, contato com a natureza, relaxamento e diversão em família. Ele fornece uma infraestrutura para que todas as preocupações fiquem do lado de fora e você consiga se dedicar a apreciar o seu momento de plenitude e descanso.

Ver PasseioFalar com Especialista

Curtir os passeios e atrativos noturnos

Durante a noite, é ainda uma oportunidade para realizar alguns passeios, como o Projeto Jibóia ou Aquário de Bonito; conhecer a região do centro e a Praça da Liberdade, onde está o Monumento das Piraputangas; e visitar os bares e restaurantes da cidade.

A culinária bonitense é magnífica, com bastante da cultura pantaneira presente implementando os pratos. Por isso, dá para saborear um delicioso arroz carreteiro, pacu assado na brasa, diversas carnes e muito mais.

Vale a pena viajar sozinho para Bonito?

Como foi possível observar, viajar sozinho para Bonito é bem mais simples do que parece, sendo um atrativo completo para qualquer viajante.

A cidade é repleta de belezas naturais, com passeios diversificados, além de uma organização turística invejável.

Mesmo sozinho, dá para curtir bastante essas aventuras e voltar revigorado, com amigos novos e cheio de energia para novos desafios!

Quer saber mais sobre Bonito e região? Confira no Viagem Club dezenas de outros conteúdos sobre esse paraíso sul-mato-grossense, a Serra da Bodoquena e muitos outros destinos do país e do mundo.

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.