Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Passeios no Pantanal: 20 Lugares Para Visitar e Curtir
Rio Negro Pantanal

Passeios no Pantanal: 20 Lugares Para Visitar

Não é surpresa para ninguém que muitas pessoas, quando decidem fazer uma viagem, escolhem como destino o Mato Grosso do Sul, no centro-oeste. Afinal, a natureza local, unindo a fauna e a flora, compõe uma das mais incríveis experiências que se pode ter. Por exemplo, um dos pontos de turismo mais requisitados do momento envolvem os passeios no Pantanal.

O Pantanal/MS é um dos pontos turísticos que mais vem fazendo sucesso nos últimos tempos. Isso se deve, pois, além das belíssimas paisagens e da maravilhosa biodiversidade, o local é palco de uma das novelas de maior sucesso atualmente.

O Pantanal, na verdade, é um complexo, ou melhor, um bioma que se forma com a junção de vários pantanais. Então, na divisão entre Pantanal Norte e Pantanal Sul, há uma série de atividades distintas, que agradam a públicos diferentes ao longo da viagem.

Assim, para te ajudar a montar um roteiro com os melhores passeios, o Viagem Club elencará dicas de destinos encantadores para aproveitar sozinho ou em grupo. Dessa forma, se você é fã de atrações que envolvem a natureza, esse guia será seu melhor amigo no passeio.

Os 20 melhores passeios no Pantanal

Antes de começar o guia, quem deseja visitar esse patrimônio natural mundial do Mato Grosso do Sul deve saber há diferenças na região. Isso porque é possível encontrar o Pantanal Norte e o Pantanal Sul.

Na viagem, quem procura por um refúgio ecológico, pela observação de animais silvestres e um contato mais íntimo com eles, entre os destinos está o Pantanal Sul.

Mas, para quem deseja participar de atividades culturais, como danças típicas, prática de pesca e mergulho, ir para o Pantanal Norte pode ser ideal.

Contudo, independentemente de Sul ou Norte, o local oferece passeios para todos os gostos.

1. Estrada Parque Pantanal Sul

Estrada Parque Pantanal Sul
Fonte: Antonio Carlos Pavanato (Flickr)

Quem deseja conhecer um pouco mais da vida selvagem que a novela mostra é só visitar a Estrada Parque Pantanal. Certamente, esse é um roteiro onde se encontra a fauna e flora em meio a um ecossistema de fazer os olhos brilharem.

São 120 km de Miranda a Corumbá, no Pantanal Sul, Mato Grosso, com os visitantes tendo a oportunidade de ver de perto animais como jacarés, macacos e até mesmo a onça-pintada.

Há duas opções de passeio: com guia (que indica caminhos e ajuda na identificação dos animais) ou alugando carro. O trajeto todo da Estrada Parque dura, aproximadamente, quatro horas, contando com pousadas e restaurantes pelo caminho.

2. Safári Fotográfico no Pantanal/MS

Safári Fotográfico no Pantanal
Fonte: Alexandre C. Marques (Flickr)

Quem visita o Mato Grosso do Sul, não pode deixar de lado a observação de animais e da vegetação do refúgio ecológico que é a região pantaneira. O passeio no safári fotográfico é feito junto de um guia experiente, de carro e com toda a segurança possível.

Do mês de junho até setembro, quando as chuvas estão mais escassas, consegue-se ter uma visão melhor da fauna e flora local.

Os turistas encontram, entre muitos bichos, jacarés, lobos, capivaras, tamanduás, sucuris e a famosa onça-pintada. Assim, podem apreciar a natureza e tirar inúmeras fotos na área.

3. Projeto Arara Azul no Mato Grosso do Sul

Projeto Arara Azul
Fonte: Du Zuppani (Flickr)

O Projeto Arara Azul, criado em 1990, visa a preservação da espécie, que está ameaçada de extinção.

Com o turismo regulado dos passeios no Pantanal, as pessoas conseguem ter experiências incríveis vendo as aves de perto, além de entender um pouco mais sobre sua importância no ecossistema pantaneiro e no mundo.

4. Turismo cultural no Pantanal Norte

Museu de História do Pantanal
Fonte: Museu de História do Pantanal (TripAdvisor)

Entre as melhores dicas de turismo que podemos dar dentro do Mato Grosso do Sul, estão as seguintes visitações:

  • Casario do Porto (Patrimônio Histórico Nacional);
  • Museu de História do Pantanal – fica na cidade fronteira a Corumbá, em Porto Geral.

Mas há muito mais o que se ver nos passeios pela região.

Por exemplo, os turistas podem participar de feiras com artesanato e comida típica, festas, assim como visitar ruelas com imóveis de arquitetura influenciada por culturas diversas. Tudo banhado pela beleza maravilhosa da natureza.

5. Cidade para contato com a natureza: Barão de Melgaço/MS

Baía de Chacororé e Sía Mariana
Fonte: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (Flickr)

Um dos mais belos atrativos do MS é a cidade de Barão de Melgaço. Ela está entre os destinos mais tradicionais de turismo dentro do Pantanal. Quem procura por tranquilidade, aqui é o lugar certo.

Em meio ao canto dos pássaros está a baía de Chacororé, passeio obrigatório junto à baía Siá Mariana. Nelas se pode ver vários animais pantaneiros, além de ter a oportunidade de degustar o melhor da comida típica.

6. Passeio de barco em Cáceres

Rio Paraguai
Fonte: alex (Flickr)

Quer fazer um passeio de barco pelo rio Paraguai? Em Cáceres/MS é possível, além de ver o pôr do sol durante o trajeto, tirar fotos de animais silvestres pantaneiros e muitas aves.

Sem contar que os turistas podem praticar a pesca esportiva e participar do Festival Internacional da Pesca, dependendo da época em que fizerem a viagem.

7. Passeio de trem em viagem Pantanal

Passeio de trem no Pantanal
Fonte: Cristiano Antonio Bueno (Flickr)

Outra forma de encontrar aves exóticas e fazer uma viagem inesquecível são com os passeios no Pantanal/MS de trem.

A saída é da cidade de Campo Grande, finalizando o roteiro em Miranda (onde há o famoso Rio Miranda), mas há uma parada para almoçar na cidade de Aquidauana, famosa na novela por ser onde a comitiva leva o gado para venda.

8. Conhecer uma parte dos atrativos do Pantanal em Santo Antônio do Leverger

Caminho das Águas
Fonte: silene andrade (Flickr)

Santo Antônio do Leverger oferece aos turistas diversas atividades ao longo do passeio. O Caminho das Águas certamente é uma das mais famosas, uma vez que se pode ver antigas usinas de álcool e açúcar da cidade.

Quem assim desejar, pode visitar também o Parque Estadual de Águas Quentes, construído com o intuito de preservar tudo o que tem no bioma do Pantanal.

E para os aventureiros, o trekking é uma das opções nas montanhas. A vista maravilhosa de cima do morro, especialmente com o pôr-do-sol, é uma recompensa e tanto, digna de fotos para recordar a vida inteira.

9. Turismo e meio ambiente unidos no Pantanal Jungle Lodge

Pantanal Jungle Lodge
Fonte: Tiê H. C. A. (Flickr)

Uma das melhores dicas que se pode dar para quem espera ter um contato maior com as espécies da fauna e da flora local é a hospedagem no Pantanal Jungle Lodge. Nos limites da propriedade está a maior planície inundável do planeta, estendendo-se por parte do Paraguai, bem como da Bolívia.

O hotel, com toda a sua infraestrutura, une aconchego, conforto e boa experiência. Esse é um dos passeios no Pantanal mais indicados para curtir com a família em meio à tranquilidade que a natureza proporciona.

10. Refúgio Ecológico Caiman: o que há de mais bonito do Pantanal Sul

Refúgio Ecológico Caiman
Fonte: Bea (TripAdvisor)

A hospedagem no Refúgio Ecológico Caiman é uma experiência única para turistas que desejam conhecer as belezas do Pantanal Sul, tirar algumas fotos e descansar. Ao fazer um passeio pela propriedade consegue-se ver tamanduás, capivaras, veados, onças, entre outras espécies.

As atividades ao ar livre, em um oásis com aproximadamente 53 mil hectares, oferece o contato direto com espécies de um dos biomas mais especiais do mundo.

A cultura pantaneira é vivenciada, além de no passeio na área externa, também nas confortáveis acomodações da hospedaria.

11. Pousada Pequi deve estar no topo da lista para quem quer fazer turismo no Pantanal do Mato Grosso

Pousada Pequi
Fonte: Andre R (TripAdvisor)

O Pantanal é uma das maiores planícies alagadas da Terra. Assim, em uma das diversas regiões em que se divide, está essa pousada encantadora, que fica próxima de Campo Grande.

A Região do Rio Aquidauana é uma boa opção para os visitantes que querem fazer uma viagem e se sentir nas fazendas pantaneiras da novela.

A pousada é ótima para descansar e, em simultâneo, ter contato direto com a natureza. As acomodações são confortáveis e charmosas.

Mas, não para por aí. Um incrível passeio que pode ser feito é andar de barco pelo Rio Aquidauana, vendo as belezas naturais e contemplando um lindo pôr-do-sol.

12. Visita ao Parque Nacional do Pantanal Matogrossense

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
Fonte: Algis Fechtner (Flickr)

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense possui 135.000 hectares, compondo aproximadamente 1% das áreas totais do bioma pantanense. O ponto turístico fica bem no encontro entre os rios Paraguai e Cuiabá.

Para visitar o local e ver cervos, jacarés, os famosos tuiuiús, e outros animais, há duas formas que os turistas podem usar:

  • Lanchas durante o day use dos hotéis;
  • Barcos hotéis saindo de Corumbá.

Se está gostando de conhecer os principais passeios no Pantanal, leia também sobre os principais pontos turísticos de Bonito.

13. Fazenda San Francisco e os passeios mais incríveis do MS

Fazenda San Francisco
Fonte: Adrian Egloff (Flickr)

Natureza, aventura, lazer e descanso podem ser encontrados em um só lugar.

Na Fazenda San Francisco, os visitantes podem aproveitar os pacotes de aventura pelo local, o birdwatching, bem como a observação de felinos e o turismo pedagógico em San Francisco, no Pantanal.

14. Cristo Rei do Pantanal

Cristo Rei do Pantanal
Fonte: Andrew Mercer (Flickr)

Parecido com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, o Cristo Rei do Pantanal é um ponto de encontro de moradores locais e turistas.

Ao longo da subida até a imagem, encontram-se diversas esculturas diferentes da Via Sacra. Lá de cima é possível ter uma vista perfeita da cidade de Corumbá também.

15. Morro dos Mirantes em Aquidauana

Morro dos Mirantes
Fonte: Micheli F (TripAdvisor)

Outro ponto com uma vista maravilhosa é o Morro dos Mirantes, localizado em Aquidauana. A subida pela estrada (pavimentada e de terra) é feita de automóvel, que proporciona uma paisagem belíssima junto aos paredões.

No topo tem uma pequena trilha com cerca de 600 m para dois dos pontos do mirante. A vista lá de cima é de encher os olhos, ótima para contemplar a natureza.

16. Passeio histórico no forte Coimbra

Forte Coimbra
Fonte: Exército Brasileiro (Flickr)

Esse é um tipo de passeio que se aprofunda na cultura histórica do local. Visitando o forte, o turista consegue fazer uma viagem ao passado, conhecendo um pouco acerca da guerra instaurada entre Brasil e Paraguai.

Mas, não para por aí. Além de “respirar” história nessa parte do Pantanal, quem quiser ainda pode aproveitar as atividades de pesca.

17. O Pantanal do Rio Negro

Rio Negro Pantanal
Fonte: Scott Presnell (Flickr)

Quem curte a natureza “crua” vai amar o lugar. É onde o ecossistema mostra sua exuberância.

Observação das aves e outros animais da região é o ponto forte do passeio. Quem gosta de fotografias, vai se encantar com as inúmeras possibilidades de “clicks”.

18. Dolina: a Lagoa da Água Milagrosa em Cáceres

Lagoa da Água Milagrosa
Fonte: paulo_fanaia (TripAdvisor)

Com a água que troca de cor dependendo da época do ano (ora verde, ora azul), a Lagoa da Água Milagrosa é um dos passeios no Pantanal que mais encantam os turistas.

Isso porque tudo parece um “verdadeiro milagre”: o cerrado no entorno, a formação geológica e a água da lagoa que, reza a lenda, tem poderes curativos.

19. Para relaxar: Praia do Daveron

Praia do Daveron
Fonte: Rosa Santana (TripAdvisor)

A Praia do Daveron, localizada em Cáceres, é o lugar ideal no Pantanal para apreciar um belíssimo fim de tarde e relaxar. Contudo, é preciso ressaltar que a praia não é litorânea, mas tem todas as características de uma.

Dentro da cidade, encontra-se um dos braços do Rio Paraguai que oferece uma vista incomparável. A Praia do Daveron é perfeita para passear com crianças, contemplar a natureza (o nascer do sol, aliás, é lindo), fazer muitas fotos incríveis, entre outras coisas.

Para quem quer aproveitar ainda mais, mesmo que poucos se aventurem a nadar, há um serviço de lanchonete e bar disponíveis para os visitantes à beira d’água. Mesmo sendo uma prainha de água doce, vale a pena conhecer.

20. Marco do Jauru simbolizando a soberania brasileira no Pantanal

Marco do Jauru
Fonte: Marco do Jauru (Flickr)

Fugindo um pouco das aventuras pantaneiras com os animais, esse passeio no Marco do Jauru carrega uma bagagem histórica muito significativa.

Transferido de Portugal para a frente da Catedral São Luís, na Praça Barão do Rio Branco, em Cáceres, no ano de 1883.

Conhecido como um símbolo da suprema soberania do Brasil na fronteira oeste, o monumento é basicamente uma valiosa aula de história sobre guerras.

Por que o Pantanal, do Mato Grosso, é um dos lugares mais visitados atualmente?

Há alguns anos, na extinta emissora TV Manchete, foi transmitida uma novela de grande sucesso. Levando o nome de uma região belíssima do Mato Grosso do Sul, “Pantanal” atraiu a atenção de pessoas mais jovens e mais velhas.

A novela, cujo repertório girava em torno da mulher que se transformava em onça-pintada quando estava com raiva, do “velho do rio” e de José Leôncio, em 2022 ganhou um remake. O sucesso foi tão grande quanto a da primeira versão, mostrando as muitas belezas, bem como a fauna e flora da região.

Dessa forma, inúmeros turistas que assistiram ao folhetim resolveram fazer o passeio em meio à natureza para conhecer o Pantanal. Afinal, tanta beleza assim deve ser vista pelo mundo todo.

Preparado para conhecer o Pantanal?

Tal como em Bonito, quem quiser conhecer o Pantanal do Mato Grosso do Sul, deve planejar bem a viagem e fazer as reservas com antecedência. Isso porque o destino está muito requisitado e, quem não quer arriscar, precisa estar um passo à frente.

Por isso, para aproveitar os passeios no Pantanal e não ficar frustrado com absolutamente nada, é só fazer um bom roteiro previamente. Dessa forma, se aproveita tudo o que o local, com sua fauna e flora encantadores, pode oferecer.

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que sua viagem seja incrível.

Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Perguntas frequentes

O que tem para fazer no Pantanal?

O Pantanal, localizado no MS, é um dos locais mais bonitos da Terra, com planícies de vegetação densa e animais de várias espécies, com risco de extinção ou não. Na experiência da viagem há o contato intenso com a natureza, através de passeios de barco, trilhas, trekking, safári de carro, canoagem, passeio em locais com arquitetura pantaneira, viagem de trem, pesca artesanal, entre muitas outras coisas.

Qual a melhor parte do Pantanal?

O Pantanal Sul oferta para os turistas programas mais voltados para o contato direto com a natureza e os animais. Já na região Norte, há encontram-se os locais para apreciar danças, artes e outras manifestações culturais pantaneiras. Dessa forma, não há uma u201cmelhoru201d parte do Pantanal, já que em todas as regiões há atividades variadas que atendem a todo tipo de público. Essa é uma viagem dos sonhos para muitos, mas o u201cmelhoru201d Pantanal só pode ser definido com base no seu perfil e nas suas expectativas.

O que visitar no Pantanal Mato-Grossense?

Quem quer conhecer o Pantanal mais a fundo, quem curte uma pesca, pode arriscar fazer turismo em barcos hotéis. Mas, quem quer mesmo é ver os bichos, o ecoturismo encontrado nos hotéis e fazendas com o day use é uma boa opção. Há trilhas, safáris fotográficos, observação de aves, passeios de barco e a cavalo e atividades junto com os peões. Essas são passeios no Pantanal que traduzem a essência da região.