A Pedra Furada – Jalapão é um dos pontos turísticos mais relevantes do Parque Estadual do Jalapão, dentro do estado do Tocantins.
O local se destaca por ser um dos dois melhores pontos de observação do pôr do sol no parque, e também por sua estrutura natural incrível, que encanta todos os visitantes.
O monumento natural é formado por rochas de arenito e conta com portais (buracos) dos mais variados tamanhos, criando um visual belíssimo.
Então, se você quer saber mais sobre a Pedra Furada, seus prós e contras e se a visita vale realmente a pena, basta continuar a leitura desse material que o Viagem Club preparou.
Acompanhe!
Localização
🚗 Onde fica?
A Pedra Furada está localizada no Jalapão, no estado do Tocantins, cerca de 35 km distante da cidade de Ponte Alta do Tocantins.
Mais precisamente, fica na Rodovia TO, 476 km, 7,5 – Zona Rural, Pte. Alta do Tocantins – TO, 77590-000.
📍 Lugares Próximos
- Morro da Cruz (conhecido como Morro do Chapéu);
- Dunas do Jalapão;
- Morro Solto (conhecido como Morro do Perdido).
O que é a Pedra Furada – Jalapão?
A Pedra Furada é, sem dúvidas, um dos principais atrativos existentes no Jalapão, no estado do Tocantins.
O local chama a atenção por sua estrutura única, onde os gigantescos blocos de arenito foram sofrendo com a erosão dos ventos e da chuva ao longo dos anos, criando buracos de variados tamanhos. E é justamente daí que vem o seu nome.
A rocha é realmente gigantesca e chama ainda mais atenção por estar meio perdida nessa parte do Cerrado. E os buracos geram arcos, que ficam ainda mais bonitos quando a luz os atravessa.
Outro ponto importante é que a rocha abriga ninhos de aves, como as maritacas, e por isso é possível observar sua revoada em alguns momentos. E isso tudo sem falar na beleza da natureza que o cerca, de um verde a perder de vista.
Como chegar à Pedra Furada no Jalapão?
O acesso mais fácil para chegar a Pedra Furada é através da cidade de Ponte Alta do Tocantins que, como mencionado, fica a aproximadamente 35 km de distância.
O trajeto acontece de carro, que leva até bem próximo do destino, restando apenas uma pequena caminhada, de cerca de 5 minutos.
De todo modo, contar com o apoio de uma agência de viagens para auxiliar nesse acesso é de fundamental importância.
O que fazer neste atrativo?
A principal atividade proporcionada por esse monumento natural é a observação do pôr do sol. Aliás, ao lado das Dunas do Jalapão, esse é o principal destino do parque estadual para quem deseja acompanhar um entardecer encantador.
Na parte baixa da rocha há o buraco mais extenso, que chama a atenção por ser um tipo de portal para o atrativo. Desse ponto, já é possível admirar bastante as belezas do lugar.
No entanto, para observar o pôr do sol, é preciso subir o monumento, por trilhas laterais na rocha. Elas levam ao topo, onde há buracos menores, mas sendo os mais famosos devido à passagem da luz durante o pôr do sol, criando um cenário único para fotos.
Paisagem próxima ao mirante
Do mirante da Pedra Furada, o visual em seu entorno é encantador.
É possível observar, por exemplo, o Morro da Cruz, conhecido como Morro do Chapéu, e o Morro Solto, conhecido como Morro do Perdido, que são pontos bem peculiares do Jalapão.
Além disso, há a própria vegetação do Cerrado, que encanta por seu verde intenso, independentemente de qual seja a hora do dia.
Prós e contras da Pedra Furada – Jalapão
A Pedra Furada no Jalapão é um destino único e, diferentemente da grande maioria dos outros atrativos do parque, conta com um acesso mais simples, por assim dizer, com os carros chegando bem próximo ao destino.
De todo modo, em um contexto geral, a viagem para o Parque Nacional do Jalapão é bastante dificultosa, através de estradas de chão. Por isso, esse é um ponto negativo que vale a pena mencionar.
Como é um ponto muito conhecido do parque e tem o pôr do sol como o seu principal atrativo, esse é o horário mais concorrido da Pedra Furada. Não à toa, os visitantes também costumam conhecer o local no decorrer do dia, quando há menos pessoas.
Já os pontos positivos da atração ficam justamente para toda a beleza visual que ela proporciona. Afinal, estamos falando do melhor ponto para acompanhar o entardecer no Jalapão, junto à região das dunas.
A viagem para a Pedra Furada é magnífica, complementada pela paisagem observada de seu topo, com a visão de outros morros mais próximos, da vegetação do Cerrado e também das aves que fazem revoada pelo rochedo.
O passeio pela Pedra Furada (Jalapão) vale a pena?
Sem dúvidas, a Pedra Furada no Jalapão vale cada segundo dedicado ao passeio. Mesmo durante o dia, a paisagem ao redor é deslumbrante e tudo se torna ainda mais atrativo com o pôr do sol.
O vermelho das rochas, junto aos raios solares, forma um verdadeiro espetáculo para os olhos e um cenário ideal para belas fotografias.
E o melhor de tudo é que o roteiro para o Jalapão conta com muitos outros atrativos espetaculares. Esse é o caso, por exemplo, dos Fervedouros, Cachoeira da Roncadeira, Prainha do Rio Novo, Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga e muito mais.
Assim, a viagem para esse paraíso tocantinense entrega um roteiro de aventura completo, com algumas atividades encontradas apenas por lá, proporcionando uma imersão nesse refúgio paradisíaco.
Quer saber mais sobre o Jalapão e outros destinos nacionais e internacionais? Aproveite para conferir também outros conteúdos aqui no Viagem Club.
Esperamos que sua viagem seja incrível. Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente.
Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!
FAQ
Onde fica a Pedra Furada do Jalapão?
A Pedra Furada está localizada no Jalapão, no estado do Tocantins, cerca de 35 km distante da cidade de Ponte Alta do Tocantins. Mais precisamente, fica na Rodovia TO, 476 km, 7,5 - Zona Rural, Pte. Alta do Tocantins - TO, 77590-000.