Lagoa dos dinossauros

Parque dos Dinossauros em Salvador: Vale a Pena? Prós e Contras

O Parque dos Dinossauros em Salvador apresenta réplicas realistas dos gigantescos animais que já habitaram, há milhões de anos, o nosso planeta.

Do mesmo modo, a atração abriga, ainda, a famosa Lagoa dos Frades, localizada no bairro “Stiep”.

Imediatamente, os visitantes que já foram ao local se sentem impactados pelas requalificações, reformas e restaurações efetuadas no local para acolher essa temática.

Assim, ao longo do processo da requalificação do local, o Parque dos Dinossauros recebeu treze réplicas desses animais pré-histórico.

Antes que os visitantes cheguem, já sabem que estarão em um ambiente especial, ou seja, em um tempo inóspito e remoto.

Segundo os administradores, foram revitalizados quase 20 mil metros.

Confira, no conteúdo a seguir, todas as informações que você precisa obter para aproveitar ao máximo essa experiência.

Localização

Onde fica?

O Parque dos Dinossauros fica na capital baiana, Salvador, mais precisamente no bairro chamado “Stiep”.

Enquanto, no passado, o local era chamado de “Lagoa dos Frades”, trata-se de um destino comum aos turistas que frequentam o Centro de Convenções.

Tenha em mente que, dependendo das regras vigentes no momento, por conta das restrições da pandemia, pode ser preciso fazer agendamento.

Lugares próximos

  • Parque dos Ventos;
  • Game Station;
  • Centro de Convenções de Salvador;
  • Praia “Boca do Rio”.

Atrações do Parque dos Dinossauros: a Lagoa dos Dinossauros é apenas uma delas

Lagoa dos Dinossauros
Fonte: Antonio Fonseca (Flickr)

Conforme mencionado, a lagoa que recebe o Parque dos Dinossauros – antiga Lagoa dos Frades, atual Lagoa dos Dinossauros – foi totalmente revitalizada, com a instalação de dezenas de esculturas no local, consolidando-se como uma excelente opção de lazer e ao ar livre paras as famílias.

Finalmente, quando passeiam pelo ambiente, os visitantes encontram esculturas moldadas em escala real, localizadas junto a uma área verde, dotada de vegetações nativas da Mata Atlântica.

Logo, a utilização de máscaras é obrigatória, com aferição da temperatura corporal para todos os visitantes.

Tanto quanto o famoso “Tiranossauro Rex” – sendo 2 réplicas de 9 metros de comprimento e cinco metros de altura – há, também:

  • 1 réplica de Dilofossauro Sinensis;
  • 1 réplica de Braquiossauro;
  • 6 réplicas de Velociraptor;
  • 2 réplicas de Dilofossauro
  • 1 réplica de Pteranodonte;
  • 1 réplica de Anquilossauro.

Depois que a primeira impressão é absorvida, os turistas tendem a se impressionar com o fato de que as esculturas emitem sons, de acordo com a aproximação de pessoas.

Antecipadamente, isso é garantido pelos sensores de presença e, também, pela utilização de um aplicativo específico.

À primeira vista, os mais de 17 mil metros da lagoa deixam os visitantes admirados.

Igualmente, o entorno possui quiosques, ambientes com acessibilidade, anfiteatro, pergolado, sanitários (incluindo os banheiros destinados ao atendimento de pessoas com deficiência), novos mobiliários com jogos de mesa e bancos e espaço de convivência.

Quais são os prós e contras do Parque dos Dinossauros?

Dessa forma, o Parque dos Dinossauros é um local agradável para levar as crianças, correr e caminhar. Ocasionalmente, os pequenos podem, até mesmo, brincar em alguns equipamentos.

Por fim, além da possibilidade de tirar fotos das réplicas de cada dinossauro, você poderá desfrutar de um passeio agradável com a sua família, com os seus amigos ou em casal.

Prós do Parque

Definitivamente, quem visita o Parque dos Dinossauros encontra réplicas em tamanho real, emitindo sons característicos a partir da aproximação de pessoas.

Desde que chegam à atração, os visitantes caminham em espaços cercados pelas vegetações típicas da Mata Atlântica.

Sempre que as visitas são realizadas, os turistas encontram bancos e mesas espalhadas pelo local. Eventualmente, muitos preferem estender as suas toalhas nas áreas verdes para apreciarem a vista.

Ou seja, trata-se de um espaço essencialmente natural.

Primordialmente, uma das recomendações mais relevantes indicam para que os visitantes coloquem seus lixos nos locais adequados, mantendo a sustentabilidade do Parque dos Dinossauros.

Assim como há locais apropriados para a alimentação, existe uma loja de conveniência bastante de interessante e, ainda, um estabelecimento especializado em servir itens típicos da culinária baiana, como o acarajé.

Contras do Parque

Ao contrário do que muitos turistas de primeira viagem pensam, o Parque dos Dinossauros em Salvador também apresenta pontos de atenção. Assim também, os aspectos negativos estão sendo aprimorados.

Pouco antes do processo de melhoria estar completo, porém, vale a pena ficar atento a alguns fatos.

Ao mesmo tempo, não há funcionários devidamente treinados para orientar os visitantes em relação aos horários de funcionamento.

Atualmente, inexiste colaboradores do parque que se dediquem ao esclarecimento do público, deixando de informar, por exemplo, de uma segunda saída – mais discreta.

Além disso, quando os visitantes ainda estão no Parque após as 17 horas, podem considerar que “ficaram presas”, dado o desconhecimento desta passagem alternativa.

Desde já, os protocolos sanitários não funcionam como deveriam, à medida que não há procedimentos de controle e prevenção para a entrada de pessoas e a consequente aglomeração.

Por analogia, há lindos pedalinhos na lagoa que, não obstante, quase ninguém usa.

Como não há sinalizações, os visitantes não sabem se os passeios são cobrados ou não. Ao passo que, na realidade, eles estão disponíveis, apenas, aos sábados e feriados.

Qual é o horário de funcionamento do Parque dos Dinossauros?

Acima de tudo, convém ficar de olho no horário de funcionamento do Parque dos Dinossauros: o local está aberto, durante a semana (isto é, de segunda a sábado), entre 6h e 17h.

Conforme os dados oficiais, cerca de 8 mil pessoas frequentam a lagoa a cada semana, sendo que o maior número de visitantes (algo em torno de 30% do total) tende a frequentar o local aos sábados.

Afinal, vale a pena conhecer o Parque dos Dinossauros em Salvador?

Lagoa dos dinossauros
Fonte: Antonio Fonseca (Flickr)

Efetivamente, vale a pena conhecer o Parque dos Dinossauros.

Conforme a população tomou ciência de sua inauguração, o atrativo se converteu em um verdadeiro sucesso, sobretudo, dado o interesse das crianças em períodos de férias escolares.