Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Praia de Coroa Vermelha: Como Curtir esse Paraíso Baiano em 2024
Praia de Coroa Vermelha

Praia de Coroa Vermelha, um verdadeiro paraíso!

Visitar a Bahia está entre seus planos de viagem? Se a resposta para esta pergunta for positiva, saiba que neste post comentaremos as principais atrações da Praia Coroa Vermelha, que fica próxima de Porto Seguro.

De modo geral, as praias que mais chamam a atenção dos turistas que vão à Bahia são aquelas que ficam em Salvador ou na região da capital

No entanto, o estado nordestino é cheio de encantos em toda a sua extensão, o que inclui a região mais ao sul.

Por lá, você encontra locais cheios de história, cultura e muitos atrativos que tornam uma simples viagem a um destino litorâneo uma experiência inesquecível. 

Dito isso, sem mais delongas, conheça 5 atrações que fazem a Praia Coroa Vermelha se destacar entre os melhores destinos de viagem dentro da Bahia!

4 atrações para não perder quando visitar a Praia Coroa Vermelha

A Praia Coroa Vermelha fica em uma enseada, entre duas cidades: Porto Seguro, que é bastante famosa por marcar o Descobrimento do Brasil, e Santa Cruz Cabrália.

Enseada é o nome que se dá à baía que se forma em uma costa litorânea, de lago ou até de rio.

De modo geral, ela tem aquele formato de meia lua, com duas faixas de terra nas extremidades. Assim, a praia fica muito semelhante a uma grande piscina ou lagoa.

A visão é sempre muito bonita, tanto do mar quanto da terra!

No que diz respeito à Praia de Coroa Vermelha, além da visão agradável, ainda há muito o que fazer na região. 

Portanto, quando for planejar a sua viagem, não deixe de considerar conhecer os locais que indicamos a seguir!

1. Praia do Mutá

Praia do Mutá
Crédito: YaaYoo Marketing Digital (Flickr)

Iniciamos nossa lista de recomendações com um passeio pela Praia do Mutá.

Ela fica muito próxima da Praia Coroa Vermelha, pois também está entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.

Como as duas praias ficam bastante próximas, se você viajar tanto para Porto Seguro quanto para a Praia Coroa Vermelha, é possível se deslocar muito facilmente para a Praia do Mutá.

Por lá, além de poder tomar um bom banho de mar em uma típica praia nordestina, há muito para fazer.

Algumas práticas famosas na região são os passeios de ultraleve e de escuna.

No caso da escuna, além de curtir o vento no rosto e a visão do mar aberto, é possível aproveitar para ver belos recifes de corais na Coroa Alta.

Por outro lado, na areia, você pode desfrutar de vários confortos uma vez que a praia tem uma estrutura muito bacana para receber os turistas.

Há barracas disponíveis para servi-lo, cheias de opções gastronômicas locais para que você experimente a culinária baiana com seus acompanhantes. 

Como as opções de lazer são bastante diversificadas, recomendamos que você tire boa parte do seu dia para conseguir desfrutar de tudo: sol, água, passeios e refeições.

Por fim, é importante destacar que a Praia do Mutá de que estamos falando é diferente da Praia Ponta do Mutá, que também fica na Bahia, mas a muitos km de distância de Porto Seguro. 

2. Reserva da Jaqueira

Reserva da Jaqueira
Crédito: Paola Carmello (Flickr)

Um dos grandes pontos turísticos da região da Praia Coroa Vermelha é a Reserva Pataxó da Jaqueira.

Trata-se de um povoado indígena em que é possível interagir com os habitantes e comprar itens artesanais produzidos por eles.

A reserva fica em Porto Seguro e oferece algumas modalidades de vivência indígena para os turistas.

Cada uma tem sua especificidade, mas todas proporcionam um contato especial com a cultura dos pataxós.

Se ainda não está convencido de que essa é uma atividade bacana para fazer sozinho ou com a sua família, aqui vão alguns motivos para investir nas vivências:

  • Oportunidade de conhecer uma parcela preservada da Mata Atlântica, considerada um oásis com 827 hectares de extensão;
  • Experiência inigualável de conhecer famílias indígenas que guardam costumes milenares de seus antepassados;
  • Aprendizado sobre a possibilidade de existir no mundo em harmonia com a natureza, aprendendo a não prejudicá-la;
  • Chance de investir em uma modalidade de turismo em que o dinheiro das vivências é convertido em melhorias na qualidade de vida dos indígenas da Reserva Pataxó.

Destacamos ainda que as vivências são divertidíssimas principalmente para as crianças, que aprendem novas brincadeiras, conhecem pessoas novas e mergulham com curiosidade na rotina e nos costumes dos indígenas.

Portanto, se vier à Bahia com seus filhos e não souber o que fazer para entretê-los, aqui está uma excelente opção.

3. Costa do Descobrimento

Costa do Descobrimento
Crédito: Elton Moreira (Flickr)

A Costa do Descobrimento também é uma atração para a qual você deve reservar pelo menos alguns dias.

Em menos tempo que isso, será difícil aproveitar de verdade todos os lugares e programações disponíveis.

Para começo de conversa, estamos falando de uma rota turística que engloba muitos locais.

Entre eles, você encontra praias, piscinas naturais, falésias e muitos outros demonstrativos da exuberância da fauna e da flora do litoral sul da Bahia.

Ter a oportunidade de perceber a si mesmo diante desse esplendor é como uma passagem para uma viagem no tempo, na qual voltamos para a época em que os portugueses, liderados por Pedro Álvares Cabral, avistaram o que viria a se transformar no território brasileiro.

Passear pela costa é como fazer uma releitura daquele momento!

Para fazer o passeio completo, é interessante alugar um carro caso não tenha o seu.

Isso porque a rota se estende por alguns municípios, sendo os principais: Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Alguns desses destinos já têm fama de serem paradisíacos, então você já imagina o que te espera em uma viagem tão completa.

Falando na riqueza de lugares e experiências, saiba que o passeio pela Costa conta com muitas oportunidades de práticas esportivas para quem curte ecoturismo e turismo de aventura.

Descrevemos alguns dos pontos que você não pode deixar de visitar e as atividades que você poderá aproveitar por lá.

Belmonte 

o que fazer em Belmonte Bahia
Créditos: Eduardo Gomes (Flickr)

Uma cidade espetacular cheia de oportunidades para adquirir conhecimento e diversão.

As praias são excelentes para a prática de esportes aquáticos como surf, windsurfe e bodyboarding, o que garante a diversão dos turistas mais jovens e interessados em curtir.

Por outro lado, o centro histórico não deixa a desejar em questão de cultura e entretenimento.

Lá você encontra construções coloniais antiquíssimas em que é possível ter um vislumbre de como eram cidades na época do descobrimento.

Santo André

No vilarejo de Santo André você encontra paz, calmaria, conforto e aconchego. Trata-se de um lugar pequeno, mas que encanta os turistas pela beleza natural.  

Se está à procura de uma praia paradisíaca, com belas palmeiras, areia branca e um mar de azul vivíssimo, não deixe de incluir essa parada na rota!

Santa Cruz de Cabrália

Santa Cruz de Cabrália
Crédito: Nailton Barbosa (Flickr)

O município de Santa Cruz de Cabrália também merece a sua visita, pois é ele que abriga a Praia Coroa Vermelha. 

A praia, que é muito bonita e deliciosa de modo geral, é também um local extremamente importante para a história do nosso país – o lugar em que foi celebrada a primeira missa brasileira.   

Além dela, vale muito a pena conhecer outros locais de Santa Cruz de Cabrália, como a praia de Guaiú. 

Esta praia é considerada semi-deserta, o que significa que são altas as chances de você aproveitar um paraíso natural sem se incomodar com o excesso de pessoas fazendo barulho ou bagunça.

A água é morna e agradável para banho em qualquer temporada e o lugar, de modo geral, é bastante bonito, decorado com palmeiras e a areia branquinha, natural em praticamente todas as praias da região.

Caso queira ficar por lá durante o dia, não precisa se preocupar com as refeições, já que há barracas vendendo comida.

Porto Seguro 

Para quem está procurando por agito além dos belos passeios e banhos de mar, é indispensável parar por algum tempo em Porto Seguro.

Trata-se do ponto mais badalado da rota, com festas, restaurantes e oportunidades de conhecer gente nova e se divertir.

Arraial d’Ajuda

Arraial D'Ajuda
Crédito: Daniel Silva (Flickr)

Um outro destino badalado por si só é Arraial d’Ajuda, tanto que muitas pessoas viajam especificamente para se hospedar lá, sem necessariamente conhecer o entorno.

No entanto, já ficou claro que conhecer os locais desta lista isoladamente é um erro, já que cada um tem muito a oferecer.

Falando especificamente de Arraial, lá ficam algumas das praias mais bonitas da Bahia.

Para conhecê-las, um dia não é suficiente. Por essas e outras sugerimos que você reserve alguns dias para completar toda a rota do descobrimento.

Entre as praias mais badaladas estão: Praia do Espelho, Praia do Mucugê, Praia do Parracho, Praia da Pitinga e a Praia de Taípe.

Além das praias, vale conferir também a Lagoa Azul e o Arraial D’Ajuda Ecoparque, que são atrações de bastante peso na cidade.

Não deixe também de passear pelo centro da cidade, que é bastante charmoso. A cidade é pequena, mas muito organizada e bonita. 

É fácil se deslocar, encontrar bons restaurantes para provar da culinária baiana e o ambiente da região é muito encantador.

Trancoso

Se você acompanha muitas celebridades, seja pelas redes sociais, seja pela televisão, sabe que um dos destinos favoritos delas é Trancoso.

Por esse motivo, a cidade ficou conhecida principalmente como um local luxuoso, cheio de resorts e festas chiques.  

Apesar disso, o local é acessível a todos, principalmente no que diz respeito às praias mais famosas do lugar.

Damos destaque para a Praia dos Coqueiros, a Ponta de Itaquena, a Praia de Patimirim e a Praia dos Nativos. 

Quando for para lá, não deixe de conhecer o famoso Quadrado de Trancoso, um lugar encantador cheio de casinhas coloridas, árvores e muita comida boa! 

A iluminação entre o horário do pôr do sol e o cair da noite faz com que o local ganhe um certo ar de magia e a sensação geral é de que lá o tempo passa um pouco mais devagar.

Por lá também há muitas casas em que é possível comprar itens artesanais característicos da região. 

Ao adquirir obras de arte produzidas por artesãos locais, você não só contribui com o comércio do local como também leva para casa e para seus entes queridos peças lindíssimas que dão charme e graça a qualquer ambiente.

Afinal, essas são palavras que definem o lugar.

Caraíva

Caraíva
Crédito: Murilo Ernesaks Rodrigues (Flickr)

Por fim, destacamos a importância de visitar Caraíva. Ao contrário de Trancoso, o foco do local não está na experiência luxuosa que se constrói com estruturas, como resorts e pousadas.

As praias são o verdadeiro tesouro, onde está o verdadeiro valor do lugar. Elas parecem verdadeiros oásis, uma mistura perfeitamente equilibrada de mar aberto, piscinas naturais, areia fofa e vegetação. 

O centro do vilarejo também não deixa a desejar.

Ele guarda aquele ar bucólico de cidade pequena, com uma beleza singular e colorida que é típica da Bahia. Você encontrará restaurantes que oferecem comida gostosa e ótimas barracas à beira-mar.

Também é lá que fica uma das melhores praias do Brasil, a Praia da Barra, em que ocorre o encontro do mar com o Rio Caraíva. Ela fica bem próxima da região central e lá assistir um pôr do sol perfeito é uma programação gratuita! 

4. Centro histórico

Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália
Crédito: Mônica (Flickr)

Mais acima, falamos sobre a importância de conhecer o município de Santa Cruz Cabrália.

No entanto, mencionamos apenas as praias da cidade de propósito para deixarmos uma das melhores indicações do que fazer no final do artigo.

Quando vier visitar a Praia de Coroa Vermelha, você não pode deixar de conhecer o centro da cidade. Este é um dos pontos mais marcantes da história do nosso país como um todo, não apenas de um município.

Alguns dos pontos turísticos com essa carga de significado histórico são:

Mirante

Ao visitá-lo, além de conhecer um ponto turístico relevante para a cidade, de lá é possível ver a imensidão do mar e também o município, bem como Porto Seguro, com sua arquitetura característica

A visão é muito bonita e, de modo geral, os turistas gostam bastante de conhecer essa parte da cidade. 

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Crédito: Reginaldo Regis do Nascimento (Flickr)

A igreja é uma das construções mais antigas da cidade e do país, mas permanece bem conservada. Ela fica perto do mirante e de outras construções históricas. 

Portanto, ao investir seu tempo nesse passeio histórico, dá para conhecer vários lugares rapidamente sem precisar reservar uma grande porção de tempo da sua viagem.

Além da igreja, há uma Casa de Câmara, uma prisão e algumas ruínas de construções que fizeram parte da cidade na época em que o Brasil era apenas uma colônia de Portugal.

O contraste entre o passado e o presente é bastante tocante e, como apontamos, os turistas costumam gostar de fazer essa comparação quando viajam para a Praia de Coroa Vermelha.

Nesse contexto, o turismo histórico acaba representando também uma fuga do óbvio em destinos litorâneos. Ou seja, uma viagem para Porto Seguro não precisa ser apenas sobre praias. 

Há muito o que descobrir sobre nossas próprias origens e não é preciso ir muito longe para isso se você estiver na região da Praia Coroa Vermelha.

Como chegar à praia de Coroa Vermelha?

Para chegar até a praia facilmente você pode se hospedar tanto em Santa Cruz quanto em Porto Seguro.

Como a Praia de Coroa Vermelha fica em uma enseada entre os limites dessas duas localizações, tanto faz onde você vai preferir ficar.u00a0

Como ir do centro de Porto Seguro para Coroa Vermelha?

Para se deslocar do centro de Porto Seguro até a praia, você pode ir de carro ou de ônibus.

Caso escolha a segunda opção, basta pegar algum destes ônibus: Sta Cruz de Cabrália, Cabrália ou Coroa Vermelha e pedir para o motorista avisar quando chegar na Praia de Coroa Vermelha.

Qual melhor barraca em Coroa Vermelha?

No Tripadvisor, o local que recebe o título de melhor barraca da Praia de Coroa Vermelha é a Cabana da Jana Restaurante.

Os turistas descrevem o local como muito limpo, com muitas opções de lazer e um bom cardápio.

A Praia de Coroa Vermelha é um verdadeiro paraíso para quem busca tranquilidade e beleza natural. Com suas águas cristalinas, areias brancas e paisagens deslumbrantes, é o lugar ideal para relaxar e desfrutar de momentos inesquecíveis. Venha conhecer esse paraíso e se encantar com sua beleza!