Rota Aventura

Rota Aventura em Bonito Vale a Pena? Descubra Aqui

Se você aprecia fazer trilhas de bicicleta, então, a Rota Aventura em Bonito vale a pena! Tenha em mente que a empresa responsável por este passeio é especializada em passeios e trilhas de bike.

De modo geral, trata-se de uma possibilidade única para os turistas conhecerem os atrativos e passeios de Bonito/MS de um modo diferente.

Afinal de contas, os passeios de bike permitem aos visitantes conhecerem locais que, de outra forma, passariam despercebidos, fazendo paradas em lugares alternativos – e com muita adrenalina!

Rota Aventura Boiadeira

Rota Aventura
Fonte: RacheMores (TripAdvisor)

A Rota Aventura Boiadeira é um roteiro de nove quilômetros de extensão que passa por um dos caminhos mais clássicos da cidade de Bonito/MS.

Essa popularidade se justifica, além das famosas cachoeiras e da Estância Mimosa, pelo fato de que as estradas serviram de passagem para grande parte da riqueza do estado do Mato Grosso do Sul.

Ou seja, incontáveis cabeças de gado eram transportadas pelo trajeto de ida ou de volta do Pantanal. O percurso é feito – em mais de 80% – em estradas de terra, funcionando como uma impressionante viagem no passado e na cultura de uma das regiões mais importantes de nosso país.

Sem dúvidas, a Rota Boiadeira é indicada para os visitantes que apreciam o contato direto com a natureza (atraídos, majoritariamente, pelo Rio do Peixe, Rio da Prata e Balneário do Sol).

O passeio de bike tem uma duração de cerca de duas horas, custando algo em torno de R$ 90 para adultos e, também, para crianças com 11 anos de idade ou mais.

Rota Aventura: Ybira Pê

Ybira Pê
Fonte: Tiê H. C. A. (Flickr)

Este passeio, cujo trajeto é de dezoito quilômetros, parte do município de Bonito/MS em direção ao lindo Balneário Ybira Pê. Para muitos turistas, esta rota é a melhor expressão de como seria ir de bicicleta até um local simplesmente perfeito!

Similarmente, o passeio tem início no centro de Bonito, junto ao receptivo da própria Rota, seguindo no rumo do Balneário Municipal antes de chegar à estrada que confere o acesso ao Aquário Natural da Baia Bonita e, também, ao Balneário Ybira Pê.

Nessa estrada, um dos aspectos mais interessantes é o platô utilizado como uma espécie de mirante, permitindo que os visitantes assistam, de camarote, ao mais belo pôr do sol em Bonito!

Ao chegar no Ybira Pê, os turistas podem aproveitar a oportunidade para dar um mergulho refrescante nas cristalinas águas pertencentes ao Rio Formoso ou praticar stand up paddle. São cerca de quatro horas (contando ida e volta) neste passeio.

O valor aproximado, para crianças com 11 anos de idade ou mais e adultos, é de R$ 140.

Rota Aventura: Sinhozinho

Assim como ocorre em outras cidades interioranas, Bonito também possui as suas próprias lendas! Entre elas, a narrativa sobre “Sinhozinho” é uma das mais conhecidas.

O personagem, segundo a lenda, era um frei pequenino, que se dedicava a pregar o Evangelho pela região durante a década de 1940. De acordo com os relatos populares, ele foi responsável por diversos feitos fantásticos.

Tido como realizador de milagres e curandeiro, Sinhozinho utilizava apenas água e cinzas durante as sessões de cura que promovia. O passeio que leva o seu nome parte da cidade de Bonito, nas proximidades do Balneário do Sol, percorrendo vinte e dois quilômetros até chegar na “Capela do Sozinho”.

O santuário foi construído em sua homenagem, abrigando uma das cruzes que, de acordo com a tradição oral, fora construída por ele.

Trata-se do percurso turístico (considerando os trajetos percorridos em bicicletas) mais longo da Rota. Desse modo, o desafio oferecido aos turistas é ainda maior.

A exemplo da história de Sinhozinho, atravessar essa distância superior em relação às outras rotas demanda uma posição de determinação, coragem e fé por parte dos turistas, principalmente aqueles que chegam de Campo Grande.

Além das belas paisagens, a Rota Sinhozinho inclui a visitação à referida capela e, ainda, uma parada estratégica às margens do Rio Mimoso – ocasião ideal para dar um revigorante mergulho em suas águas cristalinas!

Rota Aventura: Gruta São Mateus

Gruta de São Mateus
Fonte: Bosco Martins (Flickr)

Os percursos da Rota são capazes de atender tanto os turistas que desejam pedalar por lazer (isto é, em distâncias pequenas, inferiores a dez quilômetros) quanto aqueles que buscam alternativas mais aventureiras, em distâncias bem maiores pela mata ciliar.

De maneira idêntica, outro motivo que tem atraído muitos turistas para a utilização de bicicletas para visitar as atrações da região de Bonito consiste no fato de que elas correspondem aos meios de transporte mais ecologicamente corretos da atualidade.

A preocupação ambiental, aliás, tem tudo a ver com a escolha da cidade de Bonito como um excelente destino para viagens. Por fim, as agências especializadas oferecem roteiros fixos para a Rota.

Considerando todos os percursos, os visitantes têm à disposição paisagens encantadoras (como a Gruta do Lago Azul), relaxamento e aventuras que, certamente, podem inspirar a todos.

Conforme as especificidades da Rota pela Gruta de São Mateus, o destino conta com instrutores qualificados e devidamente certificados para ajudarem os visitantes e estabelecerem contatos únicos com a natureza.

Um dos pontos mais visitados
Gruta de São Mateus

Sua formação de rochas lembra, em sua arquitetura exterior, as catedrais góticas da era medieval. É possível realizar caminhadas guiadas pelo interior da montanha, percorrando várias trilhas subterrâneas que o levará de um lado ao outro. Além disso, aproveite também para tirar fotos incríveis durante todo o passeio!

Ver PasseioFalar com Especialista

Dicas úteis para curtir a Rota Aventura

Além dos quatro roteiros fixos, anteriormente citados, as empresas de turismo que operam nesta rota oferecem percursos personalizados e especialmente elaborados para atender grupos de visitantes.

Agora, uma das dicas mais importantes para quem conhecerá a Rota em Bonito consiste em utilizar, sempre, roupas leves – malhas de ginástica tendem a ser escolhidas pela maior parte dos turistas.

A utilização de calçados próprios para os pedais (ou tênis) não é uma opção, mas item obrigatório, para garantir a segurança dos participantes.

É altamente recomendável levar, ainda, câmera fotográfica, protetor solar, repelente e uma garrafa com água, a fim de se manter hidratado durante todo o trajeto.

Afinal, a Rota Aventura em Bonito Vale a Pena?

Com certeza, a Rota Aventura em Bonito vale a pena, especialmente se você aprecia bastante adrenalina em meio à natureza.

Dentre os motivos principais para incluir um passeio de bicicleta em sua programação de viagem a Bonito, destacam-se:

  • O passeio é bem avaliado pelos visitantes, conta com horários flexíveis, além de ser uma trilha segura e bastante econômica;
  • Utilizar a bicicleta como um meio de locomoção contribui para a redução das emissões de CO₂, considerando os consequentes danos ecológicos e impactos ao meio ambiente;
  • Passeios de bicicleta propiciam sensação prazerosa de bem-estar, melhorando a saúde dos praticantes;
  • Quando o percurso é feito de bicicleta, você se aproxima de vários detalhes da vida animal e da vegetação que, de automóvel, não seriam notados;
  • Por fim, passear de bicicleta pode ser tido como uma forma prazerosa e nova de conhecer trilhas incríveis em Bonito.

Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!