Se você está em busca de um bom roteiro de 3 dias em Porto Galinhas, acaba de encontrar!
Sem dúvidas, Porto de Galinhas é considerado um paraíso do nordeste do Brasil com suas praias e piscinas naturais de tirar o fôlego, o destino ideal para quem deseja relaxar e curtir a região e o mar cristalino em Pernambuco.
Repleto de atrações maravilhosas, é interessante saber sobre Porto de Galinhas e a região antes de programar sua viagem, por isso esse artigo vai elencar as melhores atrações, dicas e um roteiro de 3 dias em Porto para que você possa aproveitar ao máximo seu passeio.
Antes da sua viagem, esteja atento à temporada de chuvas, considerando que a melhor época para conhecer Porto de Galinhas é entre outubro e fevereiro, com menos chance de chuva e temperaturas mais altas.
Para chegar no centrinho de Porto são cerca de 50 km a partir do aeroporto internacional de Recife e essa viagem pode ser feita de ônibus (mais barato), táxi (mais confortável), transfer ou carro alugado (mais prático).
Ou seja, você pode escolher qual opção é melhor, considerando custo e praticidade.
Para se hospedar em Porto de Galinhas há uma variedade de casas de veraneio, pousadas, hotéis e resorts espalhados pelo centro de porto e também à beira mar, a partir de R$95 a diária.
Para quem prefere agitação e proximidade das lojas e restaurantes, o centrinho de Porto é o destino ideal.
Já se preferir mordomias, existem diversas opções próximas à praia do Cupe, praia de Muro Alto, pontal de Maracaípe ou ponta de Serrambi, sendo alternativas mais tranquilas.
Veja, a seguir, o roteiro perfeito para quem vai ficar em Porto de Galinhas por 3 dias que o Viagem Club montou para você!
Roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas
Dia 1: Praia da Vila, passeio de jangada, piscinas naturais e passeio de buggy por Porto
Manhã
Praia da Vila
No primeiro dia em Porto de Galinhas, depois de aproveitar o café da manhã, nada melhor que conhecer a atração mais famosa da região, obrigatória na lista do que fazer em Porto.
Localizada no centrinho está a praia de Porto, também conhecida como Praia da Vila, uma das praias mais visitadas, de fácil acesso, com estrutura de restaurantes, cadeiras e guarda sois, além dos vendedores ambulantes.
O espaço, que é o ponto de partida do nosso roteiro, pode ser concorrido, por isso é ideal chegar cedo pra garantir um lugar.
O mar é calmo, e com a maré baixa são formadas as piscinas naturais, com águas cristalinas, cheias de peixes, corais e até mesmo cavalos marinhos.
Piscinas naturais de Porto
Para conhecer as piscinas naturais de Porto, você pode partir da Praia da Vila em um passeio de jangada, que dura em média uma hora e é oferecido pela Associação dos Jangadeiros, entidade que cuida dos passeios, da proteção e preservação do ecossistema local.
Também é possível chegar às piscinas naturais a pé, acompanhado por um guia em uma curta caminhada.
Para realizar o passeio dessa forma, você precisa retirar uma pulseira, distribuída pela prefeitura na praça do relógio, próxima à Praia da Vila.
É indispensável chegar bem cedo, já que as pulseiras são limitadas.
As piscinas naturais são um dos destinos favoritos em Porto de Galinhas e não poderiam estar fora do roteiro.
Lá, a partir do passeio de jangada também é possível mergulhar com snorkel para observar a vida marinha.
Entretanto, antes de visitar o lugar, não se esqueça de checar o nível da maré, que deve estar baixo, para realizar o passeio às piscinas naturais de Porto.
Tarde
Passeio de buggy de ponta a ponta
Um dos melhores roteiros para conhecer Porto de Galinhas e suas atrações é o trajeto de buggy de ponta a ponta.
Através desse passeio, você conhece as várias praias de Porto e os destinos mais cobiçados da viagem.
Você pode contratar esse passeio na rua Caraúna, próxima à praia de Muro Alto, onde se concentram os bugueiros de Porto oferecendo as viagens.
O roteiro passa pela praia do Cupe, que é uma praia menos movimentada e com o mar mais agitado, ideal para a prática de surfe.
No final de seus 5 km de extensão, está o pontal do Cupe, onde os arrecifes formam piscinas naturais na parte mais rasa, ideal para ir com a família pelo mar calmo e cheio de peixes.
Lá, uma boa pedida é conhecer o Bar da Praia, quiosque com estrutura de cadeiras, ducha e banheiro além de oferecer bebidas e comidas bem avaliadas pelos visitantes do lugar.
Em seguida, temos a praia do Muro Alto, que leva esse nome pela barreira de corais que a cercam, formando um piscinão bastante calmo durante a maré baixa.
A praia de Muro Alto é cercada pelos condomínios e resorts, não possui muita estrutura para os visitantes, contando com alguns quiosques e barracas no fim de sua extensão.
Continuando o passeio, chegamos à praia Maracaípe, cercada por coqueiros em toda sua extensão, menos movimentada e com o mar mais agitado.
Mais adiante chegamos ao pontal de Maracaípe, com areia branca e águas mais tranquilas, e onde o passeio se encerra com chave de ouro: assistir o pôr do sol deslumbrante no pontal de Maracaípe, com as águas do rio e mar de Porto se encontrando.
Noite
Depois de finalizar o trajeto de buggy, uma boa pedida para a noite é conhecer o centrinho de Porto.
É lá que se localiza o calçadão de Porto de Galinhas, perfeito para uma caminhada e para conhecer a feira de artesanato, cheia de esculturas, souvenires e outros itens regionais, como as famosas galinhas coloridas de Pernambuco.
O local é todo enfeitado com diversas instalações de artistas locais, além do famoso letreiro de Porto de Galinhas na praça das esculturas, perfeito para uma foto.
Com diversas opções de quiosques e restaurantes com comida típica nordestina, uma boa pedida é conhecer o restaurante Caldinho do Nenen, referência da culinária regional, ideal para aproveitar os pratos com frutos do mar do cardápio.
Para fechar a noite, conheça a sorveteria Frutos de Goiás com uma seleção de sabores de frutas do Centro-Oeste como o bacuri, taperebá e umbu.
Dia 2: Praia dos Carneiros, capela de São Benedito e Ilha de Santo Aleixo
Manhã
Praia dos Carneiros
No segundo dia do roteiro, a ideia é conhecer uma praia mais afastada do centro, mas que com certeza vale a visita no roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas.
A Praia dos Carneiros fica a cerca de 60 km de Porto de Galinhas, e é um passeio que pode ser feito de carro (demora mais ou menos uma hora) ou com uma agência de turismo em vans ou barcos.
Chegando lá, é possível adquirir um day use em algumas das barracas ou no sítio da igrejinha e aproveitar a estrutura de banheiros, restaurante e chuveiros do local, além de conhecer a capela de São Benedito, também conhecida como Igrejinha, um dos cartões postais de Porto de Galinhas.
Construída no sec. XVIII, a capela dedicada a São Benedito fica na orla, mas é uma propriedade particular do Sítio da Igrejinha, que também organiza as visitas ao seu interior.
Capela de São Benedito e arredores
Continuando o passeio, é legal conhecer os arredores da praia onde se encontram os rios Mariaçu, Ariquindá e Formoso através dos passeios de barco, que podem ser feitos em catamarãs (opção mais econômica), em lanchas compartilhadas ou individuais (mais reservado).
O passeio costuma durar cerca de 2 horas, parando ao redor das piscinas naturais da praia, nos bancos de areia, onde é possível mergulhar e aproveitar o mar calmo.
A segunda parada é na praia de argila de Guadalupe, sendo o banho de argila medicinal a principal atração.
Alguns roteiros também incluem um percurso pelo manguezal dos arredores, parando no marco da batalha do reduto, local que simboliza a batalha entre holandeses e portugueses.
Para almoçar, algumas opções de barracas e restaurantes bem conhecidas são Bora Bora, Beijupirá e Mustako, localizadas ao longo da própria praia.
Tarde
Ilha de Santo Aleixo
No período da tarde, o destino é a Ilha de Santo Aleixo.
Para chegar lá, é preciso ir até a Barra de Sirinhaém de carro ou transfer, onde é possível contratar a travessia que dura em média 15 minutos, e as viagens partem a cada 30 minutos.
A Ilha de Santo Aleixo é localizada em uma área de preservação ambiental, por isso não existem barracas fixas por lá, mas o local conta com ponto de apoios e quiosques improvisados.
Na ilha, você pode fazer uma trilha guiada pela mata nativa para conhecer o lado sul, formado por rochas vulcânicas e uma piscina natural cheia de peixes.
A trilha não é difícil e nem muito longa, mas possui um trecho com pedras, então, se você tiver alguma limitação, o ideal é falar com um guia primeiro.
No lado sul da ilha de Santo Aleixo, aproveite para curtir a água e mergulhar com snorkel, observando a vida marinha.
Ao voltar para o lado oeste, você pode aproveitar para relaxar em um dos guarda-sóis e experimentar um dos famosos coquetéis com abacaxi da ilha de Santo Aleixo.
Noite
Depois de aproveitar um dia cheio, a noite nada melhor do que conhecer as atrações do centrinho de Porto de Galinhas, ouvir uma música ao vivo e saborear uma porção na sua viagem.
Entre os bares mais queridos dos visitantes está o Birosca Bar, conhecido por oferecer uma programação animada ao som de música ao vivo, DJs e bandas, do início da noite até o raiar do sol.
Além dos drinks e bebidas para todos os gostos, o bar também conta com opções deliciosas de lanches, porções e petiscos.
Se quiser um lugar de frente para o mar, o Giroskka Bar também é outra opção animada para conhecer nos 3 dias em Porto, com música ao vivo e um cardápio com caldos, petiscos e bebidas – tudo isso à beira do mar de Porto.
Dia 3: Bate-volta em Maragogi
Manhã
Maragogi
Na última manhã do seu roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas, a ideia é conhecer a famosa cidade alagoana Maragogi.
Saindo de Porto de Galinhas, esse percurso pode ser feito de carro alugado ou através de uma agência de turismo com transfer para o local, que fica a cerca de 100 km do centrinho de porto.
Para aproveitar bastante, o ideal é sair cedo e ficar atento à tabua da maré, já que alguns passeios são feitos apenas com a maré baixa.
Barra Grande
Chegando em Maragogi, vá até Barra Grande, uma das praias favoritas dos visitantes.
De lá, sai o passeio de barco para as piscinas naturais de Galés, Taocas e Barra Grande, durando aproximadamente duas horas.
Você pode aproveitar para mergulhar, ver peixes, cavalos marinhos e os famosos corais do local.
Ao retornar para a praia de Barra Grande, conheça o banco de areia que divide a praia durante a maré baixa e permite uma caminhada mar adentro, conhecido como caminho de Moisés.
Antes de partir para a próxima atração, uma das dicas é almoçar no restaurante Encantos da Barra.
Tarde
Praia de Antunes
Não deixe de conhecer a Praia de Antunes no caminho da volta para porto. Próxima à praia de Barra Grande, essa praia é uma das favoritas dos viajantes, estando entre as 25 praias mais bonitas do Brasil e sendo conhecida como o “Caribe brasileiro”.
Você vai encontrar uma extensa faixa de areia branca e fofa, mar calmo e piscinas naturais, adequada para famílias e crianças, perfeita para fazer fotos de dar inveja.
Noite
Voltando para Porto de Galinhas, nada melhor do que encerrar a viagem comendo uma comida especial do local, por isso a indicação é conhecer o Barcaxeira, localizado próximo à praça central.
O restaurante é famoso pelas suas comidas com macaxeira, em especial o escondidinho de sabores como camarão e filé mignon, com tamanhos variados para pedir sozinho ou acompanhado.
Outras boas pedidas são o bolinho de macaxeira com carne de sol, a farofa barcaxeira e o filé de peixe grelhado.
Antes de encerrar sua viagem, conheça a rua das famosas sombrinhas coloridas, que fica na esquina do Barcaxeira – é um dos cartões postais de Porto de Galinhas.
Quando você vai visitar Porto de Galinhas?
Pronto para fazer as malas?
Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.
Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.
Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!