Carregando...

Roteiro de 4 Dias em Foz do Iguaçu: Veja Como Aproveitar

Foz do Iguaçu é um dos lugares mais visitados e bem quistos do Brasil. O local abriga uma das maiores quedas d’água do mundo e possui uma energia simplesmente encantadora. E se você deseja conhecer esse pequeno pedaço do paraíso, confira nosso roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu para você aproveitar a região da melhor forma possível.

Anúncios

Muitos dos brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de visitar Foz do Iguaçu tem o costume de resumir a região às suas belíssimas cataratas. Contudo, essa afirmação não poderia ser mais equivocada.

Anúncios

A verdade é que montar um roteiro para Foz do Iguaçu não é uma tarefa nem um pouco simples.

Isso se dá graças às incríveis atividades presentes no local e, principalmente, à sua beleza estonteante, capaz de encantar a todos.

Foz é um dos lugares mais ecléticos do Brasil, e conta com diversas atividades e passeios que agradarão todos os gostos.

Por isso, nós do Viagem Club decidimos montar, não apenas um apanhado de pontos turísticos e atrações diversas, mas montar um roteiro super completo e bastante consistente.

Sendo assim, se você sonha em conhecer esse lugar incrível, não deixe de conferir todas as nossas dicas para aproveitar tudo de melhor que Foz do Iguaçu tem a oferecer.




Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Iguassu Secret Falls
  • Tour que percorre 10 lindas cachoeiras da região
  • Transporte em todos os pontos turísticos, além hidromassagens e paradas para almoço
Ver Passeio →
City Tour Foz do Iguaçu
  • Tour pelos principais pontos turísticos da região
  • Uma das principais atrações de Foz do Iguaçu
Ver Passeio →
Passeio Itaipu
  • Já recebeu mais de 20 milhões de turistas de todas as partes do mundo
  • O Complexo Turístico reserva várias atrações, como por exemplo o Parque Tecnológico
Ver Passeio →
Cataratas do Iguaçu
  • Vista deslumbrante e de tirar o fôlego
  • Trilhas de mais de 1 Km, e quedas que chegam até a 82 metros de altura
Ver Passeio →
Ciudad Del Este
  • Aproveite para fazer compras no país vizinho, a preços mais em conta
  • Vários shoppings para se visitar e lojas para conhecer
Ver Passeio →
Parque das Aves
  • Trilhas com 1,5 Km de extensão, para entrar em contato com a natureza
  • Ao todo o circuito inclui 5 viveiros, sendo possível conhecer até mesmo os bastidores do parque
Ver Passeio →



Roteiro de 4 Dias em Foz do Iguaçu: confira como aproveitar a região da melhor forma possível

Como dissemos, montar esse roteiro não foi uma tarefa nem um pouco fácil. Afinal, é sempre muito ruim deixar algumas atrações tão incríveis de lado.

Mas não se preocupe. Aqui, nós separamos as melhores programações e locais incríveis para você conhecer e se encantar.

Vale lembrar que destacamos os principais pontos turísticos e passeios da região, mas sem abrir mão dos melhores locais para se descansar ou fazer uma boquinha.

Agora, vamos conferir o nosso roteiro super completo de 4 dias em Foz do Iguaçu!

Roteiro de 4 Dias em Foz do Iguaçu – Dia 1

Cataratas do Iguaçu (Manhã)

Cataratas do Iguaçu
Fonte: Enio De Castro Machado (Flickr)

Começando com chave de ouro, e como não poderia ser diferente, partimos diretamente para o ponto turístico mais famoso do Brasil e do mundo, as famosas Cataratas do Iguaçu. Uma das maiores quedas d’água de todo o planeta.

Com 82 metros de altura, as cataratas são consideradas a maior queda d’água da América Latina, e estão entre as 10 maiores do mundo. Mas podemos dizer que seu número expressivo também se reflete em sua beleza.

Uma dica super importante que damos aqui é que você reserve um dia inteiro para curtir essa atração natural tão maravilhosa.

Colocar as cataratas logo no seu primeiro dia de visita irá lhe possibilitar uma melhor flexibilidade de planejar tudo o que você deseja fazer no local. Afinal de contas, sabemos o quanto você estava ansioso por isso.

Apesar de considerarmos as cataratas como a atração ideal para começar o seu Roteiro Foz do Iguaçu, é necessário informar que, dependendo da condição climática do dia, sua visita pode acabar sendo comprometida.

Portanto, como ainda é o primeiro dia de visitação, você decidirá se o tempo está a seu favor, ou contra o seu passeio.

Foque no que Realmente Importa e Deixe Todo Resto Conosco…

Preparamos um guia completo, atualizado e 100% gratuito para você viajar com tranquilidade e não deixar passar nenhum detalhe. mockup foz
O que você encontrará no nosso Guia Completo de Viagem – FOZ DO IGUAÇU:

✅ A época ideal para realizar sua viagem
✅ Os melhores meios de locomoção
✅ Os principais eventos
✅ Passeios imperdíveis
✅ Atrações indispensáveis
✅ Seleção especial com os principais restaurante

Nós já fizemos todo trabalho por você…

Faça o download gratuito do material e planeje a sua viagem com muito mais facilidade e segurança

Aqui vai outra dica super importante no que diz respeito a sua mobilidade.

Caso você não tenha viajado de carro até o local, o mais indicado é que você contrate um Transfer, que lhe sairá muito mais em conta do que alugar um veículo na região.

Chegando ao Parque Nacional do Iguaçu, você seguirá um percurso em um ônibus panorâmico, apreciando a bela vista do local.

Logo em seguida, você realizará as trilhas das cataratas, chegando até a famosa Garganta do Diabo, a maior cachoeira do Brasil.

Vale ressaltar que, enquanto o lado brasileiro possui a melhor visão das quedas, o lado argentino possui um número maior de quedas.

Pausa para o almoço + Macuco Safari (Tarde)

Macuco Safari
Fonte: silene andrade (Flickr)

No Parque Nacional do Iguaçu é possível encontrar uma grande variedade de restaurantes e lanchonetes, que servem um delicioso café da manhã.

Contudo, o que mais impressiona no local são seus pratos servidos para o almoço, que expõem outro grande tesouro da cidade paranaense: sua gastronomia.

Além de deliciosos, os pratos servidos pelos restaurantes do parque possuem uma ótima relação custo-benefício. Tornando-se obrigatório parar para repor as energias e, é claro, encher a pança.

Depois de saciar a sua fome e repor as suas energias, chegou a hora de se aventurar em um dos passeios mais incríveis de Foz do Iguaçu, o Macuco Safari.

Considerado como o passeio mais legal de Foz do Iguaçu, o Macuco Safari tem duração de duas horas e é dividido em três etapas.

A primeira etapa consiste em um passeio através de um veículo elétrico por meio do Parque Nacional, onde um pouco da fauna e da flora local são apresentados por um guia.

Após o passeio, você realizará uma trilha por uma reserva preservada.

Toda a trilha é de madeira e possui cerca de 600 metros de distância do deck, onde os turistas precisarão utilizar um colete salva-vidas para prosseguirem com o percurso.

Depois de a trilha ser finalizada e os coletes salva-vidas terem sido vestidos, chegou a hora de desfrutar da atividade mais incrível da atração: um passeio de barco por entre as Cataratas do Iguaçu.

Os barcos bimotores sobem rio acima e passam pelas corredeiras, chegando assim nas belíssimas Cataratas do Iguaçu.

Após aproximar-se das quedas monumentais, há uma parada para que os turistas tirem diversas fotos no local e, é claro, serem banhados pela incrível ducha vinda das cachoeiras.

Vale lembrar que o Macuco Safari oferece uma estrutura bastante completa, contando com banheiros, guarda-volumes, vestiários e muito mais.

Jantar em Pátio Pomare (Noite)

Pátio Pomare
Fonte: Pátio Pomare (TripAdvisor)

Imagine ter a experiência de apreciar uma deliciosa comida italiana em um ambiente que parece ter sido tirado diretamente da Europa.

Pois é, essa é a faceta que o Pátio Pomare oferece aos seus clientes.

Apesar de seus pratos serem inspirados na alta gastronomia italiana, o Pátio Pomare parece ter saído diretamente de Santorini, na Grécia.

O local possui um ambiente incrível, acompanhado de um clima de muita tranquilidade e sofisticação.

Contudo, é impossível resumir a complexidade do local apenas citando esses pontos tão singulares. No Pátio, é possível encontrar uma gama enorme de estabelecimentos, que ajudam a atrair diferentes tipos de pessoas, para diferentes ocasiões.

Entre os estabelecimentos presentes no local está o Paros Café, onde cafés quentinhos e quitutes deliciosos são servidos com todo o carinho e amor.

No Paros Café, todos os ingredientes utilizados são selecionados pelo Emporio Pomare.

Além da cafeteria, há também o Riso Healthy Food, uma risoteria para lá de completa, que atrai as pessoas que desejam apreciar pratos mais robustos e elaborados.

Já para os amantes de uma boa pizza italiana, há a Grandi Amici Pizzeria, uma pizzaria com ingredientes italianos.

Além disso, todo o preparo das massas é realizado de forma caseira por pizzaiolos vindos diretos do sul da Itália, como manda a tradição.

Roteiro de 4 Dias em Foz do Iguaçu – Dia 2

Café da Manhã no Café com Passagem (Manhã)

Café com Passagem
Fonte: Café com Passagem (TripAdvisor)

Não há nada melhor do que começar um dia cheio com um excelente café da manhã.

A refeição é considerada a mais importante do dia, e é justamente por isso que indicamos que você escolha um lugar a altura de sua importância. E não conhecemos um lugar melhor para isso do que a cafeteria Café com Passagem.

Inaugurada em 2016, a cafeteria possui um ambiente para lá de agradável, comportando muito bem seus clientes.

Além disso, a cafeteria também funciona como um escritório improvisado.

Ou seja, caso você precise sair com seu notebook para realizar um trabalho ou mesmo para assistir uma aula da faculdade, você poderá levá-lo sem qualquer tipo de problema.

Uma das características mais marcantes do Café com Passagem é a atenção dos funcionários com seus clientes e, principalmente, com o preparo das bebidas.

A cafeteria possui um número bastante amplo de opções de cafés, salgados e doces disponíveis. Isso faz com que suas opções sejam expandidas.

Parece que a iniciativa de surpreender seus clientes com cafés marcantes foi bastante eficaz – por isso, não poderíamos deixá-lo de fora de nosso roteiro de 4 dias em Foz do Iguaçu.

City Tour (Tarde)

City Tour Foz do Iguaçu
Fonte: City Tour Foz do Iguaçu (TripAdvisor)

Depois de forrar bem o estômago e renovar suas energias, chegou a hora de conhecer essa cidade tão incrível que é Foz do Iguaçu.

Por isso, a melhor pedida é realizar o City Tour Iguassu, um passeio para lá de completo pelos pontos mais importantes da cidade de Foz do Iguaçu.

O passeio é iniciado durante a tarde e, nas condições perfeitas do tempo, pode ser uma experiência ainda mais marcante para os visitantes.

Principalmente quando temos em vista que o City Tour Iguassu é um dos passeios mais incríveis de Foz.

O passeio é realizado em um ônibus de dois andares, que conta com uma vista para lá de panorâmica, ideal para apreciar toda a beleza do passeio.

Durante o passeio, você passará pelas principais ruas e avenidas, tendo a oportunidade de apreciar as construções e monumentos históricos do local.

Durante todo o passeio, um guia de turismo enriquecerá sua experiência oferecendo diversas informações sobre a história dos monumentos, construções e, até mesmo, contando um pouco sobre a história da cidade.

E se isso já é uma coisa incrível por si só, o guia de turismo também dá uma série de dicas sobre lugares e estabelecimentos que você deve conhecer durante sua viagem, além de traçar uma rota precisa de como chegar a esses locais.

Logo no início do passeio, é possível ver a Nova Catedral de Foz, passando pelas ruas importantes que falamos anteriormente.

Logo em seguida, você terá a oportunidade de conhecer a Mesquita de Foz, a Mesquita Islâmica Omar Ibn Al-Khattab.

Durante a pausa da viagem na mesquita, é possível conhecer as lojinhas de doces e salgados árabes na cidade de Albayan.

Depois de retornar a estrada, outro ponto alto do passeio é a parada no Templo Budista Chen Tien, um lugar verdadeiramente mágico, uma ótima opção do que fazer em Foz.

Pôr do sol no Marco das Três Fronteiras + Jantar no La Mafia (Noite)

Marco das três fronteiras
Fonte: Del Rey Quality Hotel (Flickr)

É claro que a viagem incrível proporcionada pelo City Tour Iguassu só poderia terminar em um lugar incrível, não é mesmo?

O tour realmente não decepciona e encerra seu fantástico passeio no Marco das Três Fronteiras, um dos pontos mais belos de toda a Foz do Iguaçu.

Localizada entre as fronteiras de Brasil, Argentina e Paraguai, o Marco das Três Fronteiras é considerada a principal fronteira da América do Sul, principalmente em termos de população.

O passeio se encerra no local, onde um belíssimo pôr do sol pode ser contemplado, banhando toda a região por uma aura dourada, quase mística.

Não é à toa que o pôr do sol latino é considerado como o mais belo de toda a América Latina.

O momento também é propício para tirar belas fotos e, assim, atualizar as suas redes sociais.

Contudo, o obelisco e as placas não são os únicos chamativos do local, visto que você poderá aproveitar um maravilhoso show pelos artistas locais, que se caracterizam culturalmente como os países vizinhos.

No show, os artistas realizam as principais danças de cada país, como o Samba brasileiro, o Tango argentino e a Polca paraguaia.

Além disso, é possível visitar a Vila Cenográfica, uma vila construída para ambientar seus visitantes e levá-los a uma viagem de volta ao século XVII.

No local, é possível ver as belíssimas construções jesuítas e mansões que simbolizavam muito bem o período em questão.

Depois de encerrado todo o City Tour, uma dica para lá de especial, e ideal para encerrar sua noite com chave de ouro, é um delicioso jantar no restaurante italiano La Mafia Trattoria.

O restaurante é extremamente consagrado pelos pratos que oferece e por seu visual tematizado extremamente encantador.

Roteiro de 4 Dias em Foz do Iguaçu – Dia 3

Usina de Itaipu (Manhã)

Itaipu Binacional
Fonte: Marcelo Costa (Flickr)

Apesar de não parecer nem um pouco comum inserir uma usina hidrelétrica em um roteiro de viagens, você se surpreenderá ao realizar um passeio incrível pela Itaipu Binacional.

Considerada um dos pontos turísticos mais incríveis de Foz do Iguaçu, seguida pelas belíssimas Cataratas do Iguaçu, a usina Itaipu Binacional conta com uma estrutura bastante completa para receber seus inúmeros visitantes.

Além disso, é possível apreciar toda a beleza de Itaipu por duas perspectivas distintas, sendo uma delas pelo Passeio Panorâmico, citado mais acima, enquanto a outra se dá pelo Circuito Especial.

Enquanto o passeio panorâmico lhe dá a oportunidade de conhecer a parte externa da usina, o Circuito Especial lhe possibilita conhecer a estrutura da usina mais de perto e de forma mais dinâmica.

Além disso, através do Circuito Especial, também é possível conhecer toda a estrutura interna da Itaipu Binacional.

O passeio começa pela área de Condutos Forçados. Lá, é possível sentir a vibração da água passando pelas enormes tubulações.

Depois de conhecer a área de Condutos Forçados, você seguirá para a Sala de Supervisão e Controle Central, as Galerias da Usina e, por último, você visitará uma turbina em funcionamento.

Além dos dois métodos de passeios citados acima, há também a possibilidade de visitar a Usina de Itaipu por um delicioso passeio de Kattamaran.

A usina é uma das principais distribuidoras de energia do país e do Paraguai.

Para o país vizinho, a hidrelétrica produz cerca de 86% da energia do país. Já no Brasil, a hidrelétrica é responsável por cerca de 15% da energia distribuída em solo nacional.

Refúgio Biológico (Tarde)

Refúgio Biológico Bela Vista
Fonte: Jonas de Carvalho (Flickr)

Depois de conhecer cada cantinho da Itaipu Binacional, uma excelente pedida é prosseguir o seu curso até o Refúgio Biológico.

Sem dúvidas, um dos pontos mais debatidos e levantados nos dias de hoje são os assuntos levantados a respeito do meio ambiente e a importância da preservação da fauna e da flora.

Por isso, uma das melhores formas de vivenciar toda essa experiência única é entrar em contato com a natureza, de uma forma única e extremamente intuitiva.

Durante seu passeio pelo refúgio Biológico, é possível aprender muito sobre a fauna e a flora presente no local.

Todo o passeio possui uma forma única de curtir a natureza do local de forma consciente e sustentável. Contudo, antes de você curtir seu passeio ecológico, é preciso entender o que, de fato, é o refúgio.

Criada em 1984 com o propósito de resgatar a fauna e preservar a fauna e a flora do local, o Refúgio Biológico Bela Vista teve um papel importante para a história de Foz do Iguaçu.

Isso se dá porque, durante a criação da Usina de Itaipu, uma grande enchente afetou uma grande quantidade de animais que residiam nas proximidades.

Com a criação do projeto, cerca de 13 mil espécies foram resgatadas e realocadas no refúgio.

As atitudes honradas, aliadas à intensa beleza e paz do local são os principais atrativos que fazem o passeio valer a pena.

Curtir um período tranquilo no Empório e Arte (Noite)

Empório com Arte
Fonte: Daniel C (TripAdvisor)

Depois de curtir um dia bastante tranquilo em meio às belezas de Foz do Iguaçu, nada melhor do que terminar seu terceiro dia do que curtindo um belo e delicioso jantar no Empório e Arte.

O restaurante possui uma decoração bastante interessante e aconchegante. Tudo isso graças à casinha rústica de enfeites diversos.

Também vale destacar os itens retrô, que ajudam a compor ainda mais a beleza e o conforto do local.

Além de todo o ambiente, que por si só é fantástico, o restaurante consegue deixar seus pratos com o mesmo cuidado e respeito.

Ou seja, se por um lado o restaurante conta com um excelente ambiente, por outro, seus pratos conseguem deixar as coisas ainda melhores.

Toda essa experiência, vale destacar, possui um excelente custo-benefício. O clássico “bom e barato” que todo mundo ama.

Ah, e se você ama levar um belo souvenir por todos os destinos que visita, saiba que o Empório e Arte serve também como uma lojinha de lembranças, as quais você pode adquirir para se recordar desse momento ímpar em sua vida.

Roteiro de 4 Dias em Foz do Iguaçu – Dia 4

Compras no Paraguai (Manhã)

Compras no Paraguai
Fonte: Turomaquia Camargo (Flickr)

É claro que não poderíamos deixar uma visita ao Paraguai fora da lista, não é mesmo? Principalmente quando o mesmo se encontra a poucos quilômetros de distância do seu local de visita.

O país é uma excelente pedida para aqueles que desejam fazer boas compras por um preço bastante acessível. Portanto, se você quer aproveitar essa condição única, saiba como visitar o país vizinho.

Uma das melhores maneiras de se cruzar a Ponte da Amizade, o principal acesso do Brasil com o Paraguai, é por um Transfer. Afinal de contas, é a alternativa mais barata e mais eficiente de se cruzar a fronteira.

Dando as boas-vindas aos visitantes brasileiros, a Ciudad del Este conta com uma vista única do maior comércio do país.

Lá, é possível encontrar tudo o que é tipo de coisa. Roupas, eletrônicos e eletrodomésticos, objetos de decoração e muito mais podem ser encontrados ali.

Apesar de parecer bastante tranquilo, andar pela Ciudad del Este é uma tarefa bastante complicada, principalmente por conta das inúmeras barraquinhas, que tomam conta de toda a rua.

Além disso, as altas temperaturas que invadem o local durante o período da tarde fazem com que seja simplesmente inviável circular por ali.

Parque das Aves (Tarde + Noite)

Parque das Aves
Fonte: Rosanetur (Flickr)

Depois de aproveitar a manhã movimentada e um pouco cansativa, o melhor a se fazer é curtir um período de descanso.

Por isso, nossa recomendação é ir para um passeio super tranquilo. E que lugar consegue ser mais tranquilo que o famoso Parque das Aves, não é mesmo?

Visitar o parque é algo extremamente delicioso e lhe trará uma paz indescritível.

O Parque das Aves é a única instituição do mundo a se dedicar especificamente na preservação de aves belíssimas.

Além disso, é possível encontrar alguns restaurantes espalhados pelo parque, ideal para que você dê uma parada para aproveitar ainda mais a paz presente no local.

O parque possui inúmeras facetas e, o ideal nesse caso, é aproveitar um longo período para conhecê-lo por completo. Você não irá se arrepender!

Veja também: Roteiro de uma semana inteira na cidade.

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Foz do Iguaçu