Trilha boiadeira

Trilha Boiadeira Vale a Pena? Saiba Tudo Sobre o Passeio em Bonito

O passeio de quadriciclo pela Trilha Boiadeira vale a pena, sobretudo se você visitar Bonito/MS e desejar vivenciar aventuras em suas viagens.

Aliás, o nome desse atrativo se deve ao fato de que tal caminho servia de rota para as grandes expedições boiadeiras. Por ele, o gado era conduzido, a fim de evitar a travessia pelo meio da cidade.

Assim, os visitantes podem ficar tranquilos: antes de iniciar esse trajeto, uma equipe de instrutores profissionais orienta a todos acerca das medidas de segurança, como a utilização obrigatória de capacete – fornecido pelos próprios estabelecimentos turísticos.

Vamos descobrir se a trilha boiadeira vale a pena de acordo com o seu perfil de viajante? Boa leitura!

Trilha boiadeira vale a pena? Detalhes sobre o passeio

Trilha boiadeira
Fonte: Trilha boiadeira (TripAdvisor)

O percurso

O passeio pela Trilha Boiadeira ocorre tanto na alta quanto na baixa temporada. O primeiro horário começa a partir das 8 h. Por sua vez, os últimos passeios acontecem às 20 h.

De modo geral, há vários horários nos quais essas atividades se iniciam: às 14 h, às 16 h, às 18 h e às 20 h.

Nos meses de dezembro, julho e janeiro (isto é, a alta temporada), os passeios também são realizados tanto às 8 h quanto às 10 h, a fim de que toda a demanda – que aumenta consideravelmente no período – seja atendida.

É altamente recomendável fazer reservas com antecedência.

O percurso de quadriciclo Trilha Boiadeira dura, em média, pouco menos de uma hora, consolidando-se como uma experiência que, de fato, fica gravada na memória de todos os visitantes.

Os passeios noturnos

Os passeios pela Trilha Boiadeira podem ser feitos durante a noite – algo excelente para os visitantes que desejam preencher a estadia em Bonito, Mato Grosso do Sul, com atrações divertidas em seu roteiro.

Uma vez que todos os outros passeios ocorrem ao longo do dia, a opção noturna é um dos diferenciais mais relevantes da Trilha Boiadeira. Os turistas que experimentam o passeio de quadriciclo neste horário deixam comentários muito positivos em toda a internet.

Portanto, os caminhos escuros iluminados exclusivamente por faróis das “máquinas” conferem uma vantagem adicional aos visitantes. Na metade do trajeto, é realizada uma parada destinada à contemplação do céu ricamente estrelado.

Na trilha, após algum tempo, os faróis de todos os veículos são desligados. Desse modo, os turistas ficam por vários minutos apreciando o incomparável espetáculo estelar da Trilha Boiadeira.

Os desafios

A Trilha Boiadeira está localizada a menos de 2 km da cidade de Bonito/MS (cerca de 6 minutos de carro). O percurso total (considerando ida e volta) é de 8 km – em quadriciclos dotados de tração nas quatro rodas.

Simultaneamente, os trechos percorridos na Trilha Boiadeira são desafiadores, incluindo buracos na estrada, descidas, subidas abruptas e pedras.

Aventura, emoção e adrenalina se misturam nestes 8 km, o que é um ponto importante para ajudá-lo a entender se a trilha boiadeira vale a pena para você.

De modo geral, a Trilha Boiadeira proporciona um certo nível de dificuldade, deixando os passeios ainda mais interessantes, principalmente nos quebra-molas, nos trechos mais estreitos e, também, nas passagens em meio à poeira e às muitas árvores do caminho.

Cada quadriciclo pode ser utilizado por até 2 indivíduos. Aliás, a troca de condutores no meio da viagem é permitida. Sendo assim, ambos podem ter a experiência de condução dos veículos.

Ainda assim, uma boa dica é percorrer a Trilha Boiadeira em quadriciclo no final da tarde em Bonito/MS. A maioria dos turistas aponta que o trajeto noturno é ainda mais emocionante!

As instruções

Antes de começar o seu passeio de quadriciclo pela Trilha Boiadeira é preciso efetuar um teste rápido com algum dos instrutores capazes de analisar a sua capacidade de controlar o veículo.

Entretanto, como os quadriciclos têm direção automática, será necessário controlar, somente, o freio e a aceleração, posicionando as mãos no guidão. Isto é, a tarefa é relativamente simples.

Seja como for, caso você não passar no teste, ainda poderá realizar o passeio pela Trilha Boiadeira na garupa do quadriciclo. Por outro lado, se desejar apenas acompanhar, poderá optar por realizar os passeios em quadriciclo duplo.

Atualmente, crianças com cinco de idade já podem viajar na garupa. A direção dos quadriciclos, contudo, está reservada para maiores de dezesseis anos de idade.

Nesse sentido, os instrutores orientam os viajantes, lembrando-os que não se trata de uma competição de velocidade, mas um passeio.

Essas orientações visam garantir a segurança de todos os participantes do grupo e, evidentemente, coíbem a ocorrência de danos aos quadriciclos.

O clima

O percurso do passeio de quadriciclo da Trilha Boiadeira é realizado em contato direto com a natureza, exatamente pela área na qual, antigamente, costumavam passar comitivas de gados pertencentes aos pantaneiros.

Contudo, na Trilha Boiadeira você terá muita adrenalina e diversão garantidas, sendo um dos mais belos passeios de Bonito, disponível a todos os membros da família.

Uma dúvida frequente, na região, é sobre as condições climáticas. As temperaturas tendem a se mostrar estáveis, de modo que os passeios de quadriciclos pela Trilha Boiadeira ocorrem mesmo em dias de chuvas leves.

Porém, no caso de maior intensidade nas precipitações, é aconselhável confirmar previamente os passeios com as agências de turismo.

Dada as características da estrada de terra, os passeios de quadriciclo na Trilha Boiadeira apresentam-se em duas versões: chuva e lama nas estradas ou estradas mais secas e poeirentas.

Recomendações

Quanto às vestimentas, o mais indicado é a utilização de sapatos fechados. No entanto, caso você estiver, no momento da visita à Trilha Boiadeira, de chinelo ou sandálias, basta optar pelo aluguel de papetes – o que pode ser feito no próprio local.

Afinal, as empresas de turismo que operam na Trilha Boiadeira fornecem gratuitamente tanto a touca quanto o capacete – itens obrigatórios para a higiene e a segurança de todos os turistas.

Afinal, a trilha boiadeira vale a pena?

A trilha boiadeira vale a pena se você está procurando por aventura e adrenalina na sua viagem.

Outro benefício do passeio de quadriciclo pela Trilha Boiadeira pode ser encontrado no fato de que o trajeto pode ser percorrido durante o dia e, também, à noite.

Logo, se você preferir, será possível aproveitar as demais alternativas de passeios em Bonito/MS, deixando para vivenciar um atrativo cheio de adrenalina no final do seu dia de viagem.

Entretanto, se você quer fazer um passeio mais contemplativo e calmo, sem tanta aventura, a trilha boiadeira pode não ser indicada para você.

Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!