Balneário Estivado

Tudo Sobre Nobres/MT: Principais Informações do Destino

Quer saber tudo sobre Nobres/MT? Então, chegou ao lugar certo! Neste post, o Viagem Club vai te mostrar todos os principais detalhes da região, para que você possa organizar tudo antes de viajar.

Ao fim do artigo, você sairá informado sobre os principais atrativos de Nobres, como chegar, como circular pela região, qual a melhor época para ir, onde ficar, onde comer, como funcionam os passeios e muito mais.

Confira!

Tudo Sobre Nobres/MT: 12 dicas imperdíveis

Nobres é uma pequena cidade de Mato Grosso, no Centro-Oeste do Brasil, próximo a municípios como Tangará da Serra, Rosário do Oeste e Chapada dos Guimarães, que a cada ano se destaca por seus atrativos naturais e belezas únicas.

Tome um café da manhã reforçado na sua hospedagem e se prepare para saber tudo sobre o destino!

1. Cidade ecoturística

Nobres
Fonte: Piercovitch (Flickr)

Nada melhor para aprender tudo sobre Nobres/MT do que começar pelo mais básico: Nobres/MT é uma cidade ecoturística. Assim, a região recebe visitantes que estão atrás desse contato com a natureza, bem como curtir aventuras diversas nesse ambiente.

Nesse contexto, trata-se de um município muito similar a Bonito, no Mato Grosso do Sul, mas com o diferencial de ser mais rústico e inexplorado.

Alguns dos seus atrativos, por exemplo, são as nascentes cristalinas dos rios, cachoeiras, grutas e cavernas (secas e alagadas), sítios arqueológicos, miradores, balneários e muito mais.

Por isso, é um ambiente perfeito para realizar atividades como banhos, mergulhos, flutuações, contemplação, tirolesa, boia cross, arvorismo e trilhas.

2. Como funcionam as flutuações?

Uma das principais atividades disponíveis em Nobres é a flutuação nas nascentes dos rios e em outros trechos e locais. Nesse caso, esse é um passeio onde o visitante usa máscara e snorkel para flutuar sobre as águas, de barriga para baixo.

Como a região conta com pontos de águas cristalinas, devido às formações de calcário, que atuam como filtros, é possível observar o conteúdo do fundo, como peixes, plantas e outras estruturas.

O mais interessante de tudo é que não é preciso saber nadar, uma vez que é a própria água que impulsiona a pessoa. Outro fator importante é que, na maioria dos locais, é proibido pisar no fundo do rio, para preservar o ambiente.

3. Os atrativos ficam próximos ao distrito de Bom Jardim – Nobres/MT

Por ser uma cidade ecoturística, Nobres/MT conta com praticamente todos os seus atrativos espalhados em áreas da zona rural do território.

Isso é algo comum nesse tipo de destino, uma vez que o foco é realmente a natureza. No entanto, isso reserva algumas excentricidades para o município.

O ponto em questão é que a grande maioria desses atrativos fica bem próxima à vila de Bom Jardim, que é um distrito de Nobres/MT.

A vila está a 65 km de distância da sede da cidade, por isso, é justamente ela que concentra o fluxo turístico. É muito comum, inclusive, se referir à região como “Nobres / Bom Jardim”.

É algo similar a Porto de Galinhas, em Pernambuco, que é apenas uma vila (distrito) de Ipojuca/PE.

A diferença, nesse caso, é que em Nobres/MT, o nome que ganhou força foi realmente o da própria cidade, apesar de Bom Jardim, e também outras vilas por perto, como Coqueiral, concentrarem esse ecoturismo.

4. As pousadas e agências também ficam em Bom Jardim – Nobres/MT

Hotel Bom Jardim
Fonte: Hotel Bom Jardim (TripAdvisor)

Por concentrar os passeios em sua proximidade e estar um pouco distante da sede da cidade em si, Bom Jardim concentra uma boa parte das pousadas e agências de turismo locais.

Na verdade, a grande maioria das pousadas funciona como agências. Assim, a vila consegue funcionar praticamente de forma independente de Nobres/MT, possuindo também opções de restaurantes, bares e mais.

O único porém, é claro, é que na vila tudo é mais rústico, por assim dizer.

É o centro da cidade que oferece mais alternativas de conforto e comodidade, com mais opções de hospedagens, restaurantes de culinárias variadas e outras facilidades.

5. O turismo na região é muito bem organizado

Se tem uma informação que não pode ficar de fora dessa lista que conta tudo sobre Nobres/MT, é que o turismo na região é devidamente controlado. Essa, aliás, é outra característica bastante similar a Bonito/MS.

O que acontece é que os atrativos naturais da cidade precisam realmente de uma organização por parte da prefeitura, visando preservar o ambiente.

Por isso, a quantidade diária de visitas na maioria dos destinos ecoturísticos é controlada, tudo funcionando através de vouchers, com preços dos ingressos tabelados e a presença de guias acompanhando os grupos turísticos.

Assim, são as agências de turismo locais as responsáveis por comercializar essas entradas. Como mencionado, as pousadas geralmente exercem essa função, atuando tanto como hospedagem quanto como agência.

6. Organizar-se com antecedência é fundamental

Cair de paraquedas em Nobres, sem nenhuma organização prévia, não é nada aconselhável. Isso porque, por serem limitadas, as vagas nos passeios desejados podem não estarem disponíveis no dia da viagem.

A dica, nesse caso, é planejar um roteiro e agendar as visitas com antecedência. Assim, é possível conhecer todos os locais agendados sem o menor problema e sem correr o risco de ficar de fora de algum atrativo por falta de disponibilidade.

E isso vale principalmente para os períodos de alta temporada, quando o fluxo de visitantes na região se intensifica bastante.

7. Qual a melhor época para ir a Nobres/MT?

Quando se analisa tudo sobre Nobres/MT, um ponto que é indispensável entender é justamente sobre os períodos de alta e baixa temporada.

Nesse caso, a alta temporada na região compreende as épocas de férias e férias escolares. Ou seja, primeiro nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e início de março; e depois no meio do ano, pegando partes dos meses de junho e julho.

Os outros meses, no geral, são épocas de baixa temporada e por isso são períodos bem mais agradáveis de conhecer a região. A concorrência pelos atrativos será menor e os valores gerais dos custos de consumo e estadia também estarão mais em conta.

Outro destaque quanto a essa questão é que o período seco, entre os meses de abril e setembro, também é um momento bastante indicado para as visitas. Primeiro porque é uma estação com menos calor, e segundo porque não haverá chuvas interferindo nas atrações.

Vale lembrar, é claro, que durante o período chuvoso ainda é possível realizar todos os passeios, inclusive as flutuações. Mesmo assim, as possibilidades de se deparar com alguma tempestade que atrapalhe o cumprimento do roteiro são bem maiores nessa época.

8. Como ir para Nobres/MT?

A melhor forma de chegar em Nobres é através do acesso por Cuiabá, capital do Mato Grosso. Nesse caso, basta comprar as passagens aéreas e seguir de avião até o Aeroporto Internacional de Cuiabá.

Chegando na capital, é possível escolher entre duas rotas: uma passando pela cidade de Nobres, e outra indo diretamente para a Vila Bom Jardim.

Quanto aos meios de transporte, há a opção de pegar um ônibus, transfer ou alugar um carro, que indiscutivelmente é a melhor alternativa.

Vale lembrar que Nobres está a cerca de 122 km de Cuiabá, e Bom Jardim fica a 144 km. No entanto, quem escolher passar pelo centro da cidade, deve percorrer mais 65 km até a vila, que é onde estão os passeios.

9. Como circular em Bom Jardim?

Alugar um carro em Cuiabá é a melhor maneira de chegar em Nobres justamente porque a locomoção dentro da cidade é precária. Assim, além de garantir um meio eficiente de chegar ao destino, o carro será o transporte também entre os atrativos.

Os transfers são outra opção para os turistas, mas que acabam tendo um custo-benefício muito mais alto no fim das contas.

Afinal, fora o acesso aos passeios, é preciso pensar também no deslocamento para os restaurantes, bares e viagens entre o centro de Nobres e a vila, caso seja necessário.

10. Onde ficar em Nobres/MT?

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Fonte: Marcelo Costa (Flickr)

Outro ponto que não pode ficar de fora da lista de tudo sobre Nobres/MT é justamente a questão de onde ficar na cidade.

Nesse caso, o ponto positivo é que há alternativas tanto na sede do município, quanto em outras vilas e regiões próximas.

São opções de pousadas, hotéis e resorts que oferecem uma estadia confortável para os hóspedes, tais como:

  • Vila Bom Jardim – Na vila, por exemplo, algumas opções são a Pousada Bom Jardim, Hotel Mirante do Cerrado, Pousada Cantinho de Casa, Hotel Bom Jardim, Pousada Jardim do Cerrado, Casa Pé de Pequi, Pousada Mato Grosso, Kabanas, Pousada Serra Azul,  Chalé Asa Própria, Pousada da Villa e Pousada Rota das Águas;
  • Nobres – os destaques para quem quer se hospedar na sede da cidade vão para o Hotel Hebrom e para o Pirâmide Palace Hotel;
  • Vila Roda D’água e Coqueiral – quem quer se hospedar em vilas próximas a Bom Jardim pode optar entre alternativas como a Estância da Mata, Flor do Ipê Homes e a Pousada Akaiá;
  • Chapada dos Guimarães – para quem busca ainda mais conforto, uma alternativa muito procurada é o Resort Malai Manso, que fica em outra cidade turística, vizinha a Nobres.

11. Restaurantes em Nobres e Bom Jardim/MT

Rancho do Chapolin
Fonte: Silvio2610 (TripAdvisor)

Conhecer os melhores locais para fazer as refeições em Nobres/MT é outro ponto indispensável para saber sobre a cidade.

Nesse caso, há alternativas dentro da vila e também na sede da cidade, com destaque para:

  • Rancho do Chapolin – é um restaurante de comida caseira que fica na Vila Bom Jardim;
  • Kabanas – restaurante situado em Bom Jardim, servindo comidas regionais e que também é uma pousada;
  • Mirante do Cerrado – esse é um dos principais atrativos de Nobres e que também conta com um restaurante em seu espaço. Está localizado em Bom Jardim;
  • Lukinhas Lanchonete e Pizzaria – é um restaurante que serve massas, carnes, saladas, lanches, e está no centro de Nobres.

12. Quais são os pontos turísticos de Nobres?

Nobres é uma região realmente belíssima e seus atrativos refletem muito bem isso. Esse é o caso, por exemplo, de passeios como o Bóia Cross Duto do Quebó e a Flutuação Rio Triste, dois dos seus principais atrativos. Além deles, há muitas outras opções, como:

Aquário Encantado e Flutuação no Rio Salobra

Aquário Encantado
Fonte: Marcos (Flickr)

O Aquário Encantado é um dos principais cartões postais de Nobres/MT, e conta ainda com o adicional da flutuação no Rio Salobra.

O aquário é um espaço natural, com cerca de 90 m² de área e 6 m de profundidade, que encanta por suas águas cristalinas, com uma tonalidade de azul intenso. Além disso, conta com uma grande quantidade de peixes habitando o espaço.

Reino Encantado

Reino Encantado
Fonte: Hélia Vannucchi (Flickr)

Dividindo o pódio com o aquário está o Reino Encantado, outro passeio de flutuação imperdível em Nobres.

O charme do lugar está justamente no fato desta ser um dos pontos de nascente do Rio Salobra. São cerca de 200 pequenas nascentes, gerando um percurso de águas cristalinas.

Cachoeira Serra Azul

Cachoeira Serra Azul
Fonte: Paulo Henrique (Flickr)

Essa é uma belíssima queda d’água, com aproximadamente 46 m de altura. Seu destaque ainda é o poço logo abaixo da queda, provocado pela erosão da água e que chama a atenção pela coloração azul.

Quem visita a cachoeira Serra Azul tem a oportunidade ainda de praticar atividades como tirolesa, arvorismo e cicloturismo.

Lagoa das Araras

Lagoa das Araras
Fonte: Marcos (Flickr)

A Lagoa das Araras é um recanto repleto de araras, maritacas, garças e muitas outras aves que escolheram o espaço para viver.

Na lagoa, há uma enorme quantidade de pés de buriti, uma belíssima palmeira que, além de alimento, serve também de abrigo para os ninhos das araras.

Balneário Estivado

Balneário Estivado
Fonte: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil (Flickr)

Esse é um balneário que fica bem próximo da Vila Bom Jardim e aproveita um trecho do rio com apenas 1 metro de profundidade.

O Balneário Estivado chama a atenção por ser um dos pontos onde é possível pisar no chão durante as flutuações, e também proporcionar um passeio sem a necessidade de guias, onde dá para aproveitar o dia inteiro.

Balneário Mirante do Cerrado

Mirante do Cerrado
Fonte: Lívia Bruno (TripAdvisor)

O Mirante do Cerrado é um balneário completo, com diversas alternativas de atividades, inclusive sendo um ponto de observação incrível da região, principalmente do pôr do sol.

Quem conhece o local, pode aproveitar as piscinas, restaurante, bar, arvorismo, tirolesa, toboágua e muito mais.

Considerações finais

Buscar saber tudo sobre Nobres/MT, ou ao menos suas principais informações, é o primeiro passo antes de viajar para a região.

Afinal, como foi possível observar, o turismo no município conta com algumas peculiaridades, então, já ir preparado faz toda a diferença.

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que sua viagem seja incrível.

Se você tem dúvidas ou sugestões, mande um e-mail pra gente.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!