Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Rua das Flores em Curitiba: Vale a Pena? Veja os Prós e Contras
Rua das Flores

Rua das Flores em Curitiba: Vale a Pena? Veja os Prós e Contras

A Rua das Flores em Curitiba, também conhecida como Rua XV de Novembro, é uma das principais atrações turísticas que fogem aos parques, na capital paranaense.

Em quase um quilômetro de extensão, a Rua das Flores é um caminho para vivenciar a rotina dos curitibanos, enquanto se depara com inúmeros artistas de rua, arquitetura clássica, cafés, restaurantes e lanchonetes, comércio local e alguns bares.

Portanto, é considerado por muitos um ponto turístico que deve ser aproveitado e vivenciado, assim como o Jardim Botânico e os outros inúmeros parques da cidade.

Mas, será que realmente vale a pena separar uma manhã entre os seus dias de viagem para aproveitar essa rua do centro de Curitiba?

É o que vamos descobrir, juntos, neste texto!

Localização

🚗 Onde fica?

A Rua das Flores de Curitiba fica localizada na Rua XV de Novembro, 36 – Centro, Curitiba – PR.

📍 Lugares Próximos

  • Passeio Público (750 m);
  • Parque Barigui (5,0 km);
  • Bosque Papa João Paulo II (4,0km);
  • Parque Tingui (6,4 km).

Rua das Flores em Curitiba: um marco histórico e contemporâneo na cidade

Rua das Flores
Fonte: Eduardo PA (Flickr)

Rua das Flores, Rua XV de Novembro ou calçadão da XV: esse são os diversos nomes que o trecho recebe pelos moradores e visitantes na cidade.

No entanto, independente do nome pelo qual é chamado, o calçadão é a primeira rua brasileira a se tornar exclusiva para pedestres, o que fez com que o local recebesse um belíssimo pavimento de petit-pavè em sua extensão, que vai da Praça Osório até a Praça Santos Andrade, ou da Rua Presidente Faria até a Avenida Luiz Xavier.

Além de ser um marco histórico, é também uma parte do centro de Curitiba que pertence à rotina dos moradores da cidade e, para aqueles que pretendem conhecer a verdadeira capital paranaense, esse é um passeio bastante interessante.

Rua das Flores em Curitiba e um pouco de sua história

Caso você esteja se perguntando o motivo do nome da rua, existem duas explicações para ele.

A primeira é de que o nome mais antigo do trecho era Rua da Imperatriz, contudo, com a Proclamação da República, o nome se tornou Rua XV de Novembro.

Já o nome “Rua das Flores” é encontrado em mapas da cidade desde o século XVII, proveniente dos jardins floridos das casas da região.

Dessa forma, surgem os 2 nomes utilizados para se referir ao local.

Contudo, a história do trecho inicia-se de fato em 1971, quando a avenida foi fechada para o trânsito de veículos, permitindo apenas a circulação de pedestres, como uma solução de urbanismo do município.

Com isso, as casas com as flores deram lugar a um extenso calçadão, ainda decorado com flores pelos canteiros, principalmente próximo à Avenida Luiz Xavier.

Os prédios que são encontrados na extensão não permitem que a história se perca, uma vez que é possível se deparar com belíssimas construções durante todo o trecho.

Portanto, com todas essas características somadas, a Rua das Flores já foi considerada pela Casa Vogue uma das ruas mais bonitas do país, sendo que as outras são:

  • Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS);
  • Rua do Giz, em São Luís (MA);
  • Rua das Pedras, em Búzios (RJ);
  • Rua do Bom Jesus, em Recife (PE);
  • Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA).

O que fazer pela Rua das Flores – Curitiba?

Rua das Flores
Fonte: Fernando Urbano (Flickr)

Inicialmente, um passeio a pé por toda a sua extensão é surpreendente por si só.

Como é uma via pública, a Rua das Flores conta com inúmeros comércios, lojas, restaurantes, lanchonetes, cafés e atrações.

Enquanto isso, existem marcos da vida política e social em cada ponto que se passa.

Boca Maldita

Iniciando nosso passeio pelo calçadão nas proximidades da Praça Osório, um dos primeiros pontos que encontramos é o Boca Maldita.

Esse ponto faz parte da história política da cidade de Curitiba, uma vez que ele é bastante utilizado por movimentos políticos para se debater, realizar a assinatura de abaixo assinados e comícios na região.

Nas proximidades está o Café Avenida, um dos mais requisitados cafés da região e que está sempre com alto fluxo de pessoas.

Palácio Avenida

O Palácio Avenida é outro ponto bastante importante na Rua das Flores de Curitiba.

Apesar de já ter passado por inúmeros donos, o palácio com arquitetura clássica de 1920 é um dos sinônimos da festa de Natal na cidade.

Todos os anos, o prédio é iluminado com luzes natalinas e na sua sacada ocorre a apresentação do Coral de Crianças Carentes.

Embora atualmente funcione uma agência de banco no local, a estrutura externa se mantém preservada e bastante bonita para se admirar.

Aproveite para ver também o que fazer em Curitiba em 5 dias.

Bondinho da Leitura

Seguindo o passeio pelo calçadão, temos o Bondinho da Leitura.

O local é uma memória do tempo em que Curitiba utilizava os bondes elétricos para a circulação de pessoas na cidade.

Contudo, agora o espaço desse bondinho é utilizado como biblioteca pública, principalmente para crianças, com algumas programações para os pequenos.

O local funciona de segunda a sexta das 9 às 18h e aos sábados das 10 às 14h, segundo o site da Fundação Cultural de Curitiba, órgão que cuida do espaço.

Artistas de rua pelo Calçadão

Embora a Casa Vogue tenha eleito a Rua das Flores como uma das mais bonitas do Brasil por sua arquitetura, o calçadão também respira arte.

Por inúmeras partes do trecho, é possível encontrar estátuas vivas, músicos, humoristas, palhaços, mímicos, vendedores de artesanato e muito mais.

Então, em meio ao trânsito de pessoas e lindos prédios, ainda é fácil observar a arte produzida pelos cidadãos.

Pelas paredes, pode-se encontrar painéis de Poty Lazarotto, um artista plástico curitibano que, inclusive, tem um Jardim em sua homenagem no Parque Tanguá, tamanha sua influência na capital paranaense.

Confeitaria das Famílias

Honrando a tradição iniciada em 1945, essa é uma das confeitarias mais antigas de Curitiba.

A Confeitaria das Famílias está situada em um prédio antigo e bastante bonito.

Eles também servem um cardápio variado e focado em oferecer qualidade aos clientes que por lá passam.

O doce mil folhas, o tiramisu e a torta de limão são os mais recomendados para se deliciar.

Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Chegando ao fim do calçadão, temos o Museu de Arte da UFPR.

Em um prédio bastante robusto e com um desenho neoclássico, o local abriga o museu, a universidade e as pró-reitorias da instituição.

No museu o acervo é enxuto, porém, seu conteúdo é riquíssimo e a exposição é trocada com bastante frequência.

Com certeza vale a pena a visita e, claro, uma foto na entrada da primeira universidade do Brasil.

Praça Santos Andrade

O calçadão da Rua das Flores em Curitiba se finda na Praça Santos Andrade, um espaço extremamente arborizado e com um belo chafariz em seu centro, e está logo em frente à universidade.

Contudo, atravessando sua extensão temos o Teatro Guaíra, a sede da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Além disso, o Teatro Guaíra recebe inúmeras apresentações artísticas, como de ballet, outras danças e peças teatrais.

Rua das Flores em Curitiba: vale a pena visitar?

Rua das Flores
Fonte: Izauri Rocha Pereira (Flickr)

Até o momento é possível que você tenha se identificado, ou não, com esse tipo de passeio, uma vez que é uma volta a pé por um centro histórico e cultural.

Contudo, para auxiliar a sua decisão, vamos elencar alguns prós e contras da região.

Prós

Os principais pontos a favor desse passeio são:

  • conhecer a rotina dos curitibanos;
  • passeio gratuito;
  • conhecimento de partes históricas da cidade;
  • acesso a restaurantes, bares e comércio local;
  • contato com arte em prédios e pessoas.

Contras

Embora seja raro ouvir reclamações sobre o passeio, existe quem salienta a presença de moradores de rua como um ponto negativo de se visitar o local.

Porém, são inúmeros os contrapontos positivos a isso.

A Rua das Flores em Curitiba estará em seu roteiro?

Como pudemos ver, conhecer a Rua das Flores em Curitiba é passear pela história da cidade, do Brasil e dos cidadãos da região.

E esse passeio é tão intrínseco à cultura curitibana que o Instituto Municipal de Turismo o incluiu como parte do roteiro do Curta Curitiba a Pé, um guia para conhecer a cidade e seus principais pontos turísticos caminhando por ela.

Dessa forma, podemos perceber o valor que a Rua XV de Novembro recebe dos gestores da cidade.

Simultaneamente, ao passear por ela e ver a quantidade de pessoas por lá, será possível entender o valor que os moradores dão à região.

Portanto, pode ser um passeio realmente interessante para se fazer durante sua estadia pela cidade, para comer boas comidas, ver as novidades e aproveitar um pouco mais da história do Brasil.

Leia mais sobre o que fazer em Curitiba aqui!