O interesse por destinos de ecoturismo e imersão verdadeira em meio à natureza faz com que inúmeros turistas se perguntem qual a melhor época para ir ao Pantanal.
Além da vontade de experimentar esse riquíssimo bioma da melhor forma possível, a curiosidade acontece, principalmente, pelas mudanças hidrográficas que acontecem na região durante o ano.
Portanto, se está nos seus planos viajar para o Pantanal, continue conosco, pois vamos te dar informações sobre a melhor época para realizar essa viagem.
Entenda um pouco mais sobre esse importante bioma
O Pantanal é um dos menores biomas do Brasil e está localizado na região centro-oeste do país.
Os dois estados sortudos de abrigarem o Pantanal são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas o bioma não se estende por toda a área deles.
A área que ocupa as cidades de Miranda, Aquidauana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é chamada de Pantanal Norte.
Em contrapartida, as cidades de Barão de Melgaço, Cáceres e Poconé compreendem a parte chamada de Pantanal Sul.
Mesmo sendo um bioma com pouca área de abrangência, compreendendo 120 mil km² no Brasil e mais 100 mil km² nos países vizinhos, Paraguai e Bolívia, ele é considerado como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e conta com mais de:
- 2 mil espécies de plantas;
- 150 espécies de mamíferos;
- 580 espécies de aves;
- 260 espécies de peixes;
- Vários outros tipos de animais, como anfíbios.
Até então, você pode ter se surpreendido com as características desse bioma, mas o que mais atrai os turistas até lá é a completa mudança que o Pantanal passa em um ano, durante as épocas de cheia e seca.
Na região, acontece o que os cientistas chamam de “pulso de inundação”, que dá a alternância do ciclo em que o bioma está alagado pelas chuvas do verão e de quando está seco, durante a época do inverno.
É muito comum ouvir as pessoas chamando esse evento de “dança das águas”.
Agora que você já conheceu um pouco mais de tudo o que o Pantanal tem de exuberante e único, vamos entender como acontecem as diferentes paisagens na região e como isso influencia na sua viagem.
As diferentes paisagens do Pantanal no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Como você percebeu, a dança das águas é uma constante no bioma e acontece tanto no Pantanal Norte quanto no Pantanal Sul.
No entanto, durante o planejamento da sua viagem para o Pantanal (Norte e Sul, Norte ou Sul, não importa sua escolha) é necessário entender em qual época você vai.
Afinal, isso interfere na quantidade de animais que poderão ser avistados, na forma como estarão as aves e até mesmo quais árvores estarão florindo na região.
Podemos, então, dizer que o Pantanal conta com 4 diferentes paisagens:
- Chuvas: é o período de novembro a dezembro, quando começa a chover na região. É possível avistar pelas planícies diversas aves e seus filhotes aprendendo a voar. As principais espécies são as araras, tuiuiús e cegonhas.
- Cheia: ocorre de dezembro a março. Os rios começam a transbordar e inundar até 60% das planícies. A fauna e flora estão em momentos de se revigorar. Nessa época é comum encontrar aves aquáticas, enquanto isso, os mamíferos fugiram da área de inundação.
- Vazante: de abril a junho as chuvas começam a parar e o volume de água inicia o processo de volta ao normal. Aqueles mamíferos que foram para as partes mais altas estão de volta à região. Agora é possível avistar queixadas, catetos, cervos.
- Seca: de julho a outubro, a vida selvagem volta a fazer parte da paisagem conforme os rios e lagos estão de volta ao seu volume comum. Nessa época, as aves estão com belas pelagens, pois estão em momento de reprodução. Os ipês estão florindo e é possível avistar com bastante facilidade a onça-pintada, quatis, tamanduás e outros animais.
Afinal, qual a melhor época para ir ao Pantanal?
Como você pôde perceber, existe Pantanal para todos os tipos de turistas. Afinal, a maior planície alagada do mundo concentra inúmeras belezas independente da parte do ciclo da água em que está.
Mas, a melhor época para visitar o Pantanal em viagem é na estação seca, que compreende o tempo de vazante e seca, ou seja, de abril a setembro.
Entre abril e setembro existe a maior possibilidade de avistar animais terrestres, principalmente os mamíferos que voltam para beber água das inundações.
No entanto, a região já começa a ter redução do nível de água, o que permite que passeios a cavalo, caminhadas e safáris no Pantanal possam ser realizados com maior facilidade.
Mas, da mesma forma, ainda é possível realizar a pesca esportiva em determinadas regiões e passeios de barco nas áreas que ainda estão alagadas.
Como dito anteriormente, principalmente na época da seca, os ipês de diversas cores estão floridos e a paisagem fica exuberante. E, junto a isso, ainda temos os pássaros com as suas belíssimas penas em sua época de acasalamento.
Contudo, com todos os benefícios de visitar essa terra tão diferente, essa é a época de alta temporada. Portanto, é necessário realizar suas reservas com antecedência e estar preparado para preços mais altos.
Principais passeios realizados no Pantanal
Com tanta mudança nos campos do Pantanal devido à água, e os diferentes animais para a observação, existem diversos passeios que podem ser realizados na região.
Vários deles podem ser feitos durante todas as épocas, no entanto, é necessário confirmar com a pousada que hospedará você.
Mas, alguns dos principais passeios são:
- Cavalgada;
- Safári no Pantanal, assim como os realizados em locais como a Coreia do Sul e os Estados Federados da Micronésia;
- Canoagem;
- Trilhas;
- Passeios de barco e canoa;
- Observação diurna e noturna de animais silvestres;
- Pesca esportiva;
- e muito mais.
Preparado para sua viagem?
Agora que você já conhece bastante sobre a região, suas singularidades e a característica de cada estação e meses, você pode decidir qual é a melhor época para ir ao Pantanal.
Afinal, é necessário que você entenda quais são as características de viagem que te agradam e quais são os passeios que você, definitivamente, não pode perder.
Em qualquer época que você decida visitá-lo, saiba que o Pantanal consegue oferecer paisagens tão estonteantes quanto destinos internacionais.
Bem, esse foi o conteúdo de hoje e esperamos que você tenha gostado.
Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.
Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!