Qual a Melhor Época para ir para Bonito? Dicas para Ajudar na sua Decisão

Se você chegou até aqui, imagino que tenha muito interesse em conhecer o belo município de Bonito, um dos lugares mais lindos do estado do Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil. Mas, afinal, qual seria a melhor época para ir para Bonito?

Bonito se situa na região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, local que atrai diversos turistas brasileiros e de outras partes do mundo por conta de seus roteiros encantadores pelo ecoturismo, recheado de belas cachoeiras, grutas imponentes, nascentes e rios de águas límpidas e cristalinas, entre outras maravilhas.

Apesar de possuir épocas de alta e baixa temporada (que você verá mais para frente), você poderá ir a Bonito quando bem desejar, pois a cidade conta com diversos programas e passeios que, com certeza, se adaptam muito bem a qualquer época do ano.

A partir de agora, vou dividir com vocês um pouco das particularidades da região de Bonito/MS que serão matadoras para compreender melhor o lugar e, com isso, ajudar você a decidir qual a melhor época para ir para Bonito, na sua opinião.

Entendendo melhor o clima de Bonito/MS

Bonito Vista Aérea
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Bonito/MS se situa na região Centro-Oeste do Brasil, por isso, o clima tropical é predominante na região.

A partir desse ponto, fica mais simples de explicar que Bonito encara épocas mais úmidas, e consequentemente mais quentes e chuvosas, entre os meses de novembro e março.

Já as épocas mais secas, com temperaturas mais amenas, ocorrem entre os meses de abril e outubro, deixando o município refém de duas estações: o verão e o inverno.

Por contarem com temperaturas mais agradáveis, que impactam diretamente a vida da fauna e da flora local, os meses que se seguem de abril a outubro são considerados meses de alta temporada.

Tornam, assim, épocas de baixa temporada os meses de novembro a março, por serem mais chuvosos.

Posts Relacionados

Períodos de alta e baixa temporada em Bonito/MS

Como a gente bem sabe, não é apenas uma estação seca que define a alta ou baixa temporada de um destino específico, e esse conceito também se aplica a Bonito.

Pontos que colocam Bonito no topo da alta temporada são suas grandes festividades de inverno comemoradas na região, épocas de férias escolares de meio de ano, feriados prolongados e festas de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo.

Quando ir a Bonito/MS?

Bonito é um lugar repleto de incontáveis obras-primas da natureza.

Posso dizer com segurança que a melhor época para ir para Bonito é nos meses de clima mais seco, ou seja, o período da alta temporada em Bonito, principalmente no mês de setembro.

Setembro é o mês ideal para aquelas pessoas que querem desfrutar do melhor de sua viagem.

O mês destaca o que há de melhor na região, assim, é perfeito para fazer suas trilhas pelas nascentes dos rios, banhos em piscinas naturais e cachoeiras, flutuações e, até mesmo, curtir um bom passeio pelas grutas do local.

E quando não ir a Bonito/MS?

Como dito anteriormente, não há uma época específica para ir ou não a Bonito, mas é claro que se você pretende visitar o município em uma estação chuvosa, poderá ver a água da chuva varrer seus planos de desfrutar o que o destino tem de melhor.

O clima úmido da região também pode afetar um pouco a sua experiência no que diz respeito às flutuações, justamente por conta dos sedimentos levados às águas dos rios pelas chuvas que castigam a região nessa época.

Bonito no verão

Bonito
Fonte: Rogerio Knebel (Flickr)

Como dito acima, os períodos chuvosos são descartados pelas pessoas por conta do alto índice de chuvas na região, no entanto, visitar Bonito no verão é uma excelente opção para as pessoas que queiram desfrutar melhor dos passeios pelas águas da região.

A estação destacada é fortemente indicada por conta de dois excelentes motivos.

O primeiro é o grande volume de água. Ele torna as cachoeiras mais bonitas e volumosas, enquanto os rios ficam mais profundos, com correntezas mais fortes, ideais para quem busca por aventura.

O segundo motivo, e não menos importante, é que, com exceção das festas de fim de ano e do Carnaval, o verão em Bonito é considerado época de baixa temporada, por isso, agradará boa parte do público que queira conhecer a região por um valor mais acessível.

Bonito em fim de ano e Carnaval

Se você possui planos de visitar Bonito em época de fim de ano ou mesmo no Carnaval, talvez seja melhor mudar de ideia.

É compreensível que muitas pessoas busquem por destinos diferentes para comemorar o Ano Novo e o Carnaval. Então, é exatamente por esse motivo que você não deve procurar a região nesse período.

Isto porque, além da superlotação e suas consequências, os valores que você precisará desembolsar serão muito elevados, e isso comprometerá suas experiências já planejadas, ou não.

No mês de Setembro

Passeio de bote pelo Rio Formoso
Fonte: Bosco Martins (Flickr)

Setembro marca o início da primavera e é um dos meses que mais realçam a beleza de Bonito. Assim, muitos consideram setembro como a melhor época para ir para Bonito.

Como o mês sucede períodos de climas secos, os rios e cachoeiras ainda possuem tonalidades cristalinas, mantendo a transparência do azul-esverdeado inquebrável das águas.

E outro ponto de bastante sua atenção será a chegada da primavera propriamente dita, que lhe mostrará o renascimento e a revitalização da flora.

Isso, certamente, sem contar o período de acasalamento dos animais, que acontece nessa época também.

Quais festivais em Bonito vale a pena visitar?

Não bastasse toda a rotina de um dos maiores pontos do ecoturismo brasileiro, Bonito também oferece um grande número de eventos e festivais que são comemorados ao longo do ano.

Muitos desses festivais já contaram com a ilustre presença de grandes personalidades da nossa cultura, seja na música, literatura, arte ou no cinema.

Por isso, é extremamente importante que você conheça alguns dos principais eventos e festividades de Bonito, a fim de enriquecer ainda mais sua experiência com o local.

Vamos ver, a seguir, algumas atrações que ocorrem periodicamente em Bonito para que você possa planejar ainda melhor a sua viagem.

Festival de Inverno de Bonito

Festival de inverno de Bonito
Fonte: Ticiana Schvarcz (Flickr)

O Festival de Inverno de Bonito é um dos principais eventos da cidade. O evento recebe um número expressivo de pessoas, tornando-se um dos eventos mais lucrativos e conhecidos de Bonito.

O festival é um dos maiores da região e é altamente recomendado para as pessoas que buscam por uma experiência riquíssima através de um amplo leque cultural que abrange, cinema, teatro, arte e, principalmente, shows.

Além disso, também tem oficinas e palestras focadas no ecoturismo e nos biomas da localidade.

O evento também pode ser considerado como o “Rock in Rio” de Bonito. Isso se dá pelo fato de receber atrações com nomes de peso em sua line-up, como Jota Quest, Titãs, Lulu Santos, Maria Rita, além de artistas locais.

A última edição ocorreu em julho de 2019. Devido à pandemia do novo coronavírus, em 2020 e 2021, o festival não aconteceu.

Festa do Peão Boiadeiro

A Festa do Peão Boiadeiro vem se tornando um dos festivais mais tradicionais do Mato Grosso do Sul. Atrai diversos visitantes mato-grossenses e de outros estados também.

O festival conta com um clima bem animado e divertido, contendo competições de laços, esportes, danças e muitos shows, principalmente sertanejos.

A festividade dura três dias, geralmente começando em uma sexta-feira e terminando apenas no domingo.

Durante os três dias de evento, há diversas premiações, sendo uma delas a de Laçadas, que é um dos pontos altos do festival. O evento conta também com competições de comida e truco.

O domingo geralmente marca o final das competições e o famoso churrasco de domingo, além de contar com uma das provas mais divertidas do festival, a prova do berrante, que chama a atenção de diversos visitantes.

A 28ª edição da Festa do Peão Boiadeiro, em Bonito, ocorreu em maio de 2018.

Depois disso, a cidade não recebeu novas edições, portanto, se você quer que essa atração faça parte do seu roteiro de viagem, vale a pena conferir o calendário local antes.

Festa de São Pedro

Com 93 anos, a Festa de São Pedro é considerada a festividade mais antiga de Bonito.

O festival teve início em 29 de junho de 1928, quando foi construída uma capela de madeira, revestida de zinco, para comportar os fiéis que decidissem frequentar as missas e eventos religiosos promovidos pelo padre salesiano João Crippa, na época.

No entanto, foi só nos anos 50 que a festividade ganhou sua principal atração, a cavalgada.

A festa, hoje, conta com um cronograma extenso, contendo missas campais, novenas, produção de estandartes, decoração urbana, quermesse e, claro, a cavalgada, que é o ponto-chave da comemoração.

Na 91ª festividade, que ocorreu em junho de 2019, foi implementado também a pedalada, que incluiu diversos ciclistas que acompanharam bem de perto o cortejo.

Assim como tem ocorrido com muitos festivais, desde o início da pandemia de COVID-19, não houve uma nova edição da Festa de São Pedro em Bonito, ou seja, nos anos de 2020 e 2021 a festa não ocorreu.

Caso queira visitar Bonito tendo essa festividade em seu roteiro, consulte o calendário e as mídias locais para se informar.

Festival da Guavira

Assim como o Festival de Inverno, o Festival da Guavira é recheado de muitos shows e muita música.

Mas, além disso, o evento oferece uma grande variedade de gastronomia local, principalmente no que diz respeito à guavira, fruta típica da região.

O evento oferece diversas oficinas e palestras sobre a alta gastronomia local, com cursos teóricos e degustações que são um verdadeiro encanto ao seu paladar.

O evento estará disponível durante todo o dia. Mas, o ideal é que você vá durante o período da tarde e da noite, onde o movimento será maior. Além disso, as oficinas apresentarão um número maior de conteúdos.

Durante esse período, você terá a oportunidade de experimentar uma das sobremesas mais incríveis produzidas na região: o sorvete assado.

Foi, também, em 2019, mais precisamente no mês de dezembro, que o Festival da Guavira aconteceu pela última vez.

Período de Carnaval

Inegavelmente, épocas festivas são consideradas bem caras para se viajar, mas se isso não for um problema para você, passar o Carnaval em Bonito será uma excelente escolha.

O Carnaval na cidade é bem nostálgico, com sambas enredo antigos e as queridas marchinhas de Carnaval, que são simplesmente atemporais.

Outro ponto altíssimo de passar o período de Carnaval na cidade é a oportunidade de curtir bons blocos sem a superlotação absurda das cidades grandes, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo.

Como aproveitar sua estadia em Bonito?

Cachoeira do Sol
Fonte: Foto_Du (Flickr)

Bonito é, sem dúvidas, um município cheio de encantos. Por isso, se torna um destino extremamente requisitado entre os turistas.

A cidade, apesar de adquirir várias nuances ao longo do ano, lhe receberá muito bem tanto na melhor época para ir para Bonito, quanto na pior época.

A região consegue comportar uma variedade incrível de visitantes, dos mais diversos gostos. Isso ocorre justamente por oferecer roteiros bem amplos e bastante maleáveis, ideais para se comportarem de forma específica a cada época do ano.

Bonito oferece aos seus visitantes os mais variados roteiros de viagem, que com certeza agradarão a todos os visitantes, indo de trilhas exuberantes através do ecoturismo da região a pontos que abrigam um verdadeiro tesouro gastronômico da culinária pantaneira.

Os pontos turísticos de Bonito podem ser visitados em qualquer época do ano?

Gruta do Lago Azul
Fonte: Sidnei José Romano (Flickr)

Sendo bastante direto, Bonito é o tipo de lugar que consegue se adaptar muito bem a qualquer ocasião, não somente na melhor época para ir para Bonito.

É claro que, dependendo do período que você decida visitar a cidade, ela poderá apresentar características específicas para aquele momento específico.

Os principais pontos de Bonito, como a Gruta do Lago Azul (conheça aqui), a cachoeira Boca da Onça (conheça aqui) e o passeio pela flutuação do Rio da Prata (conheça aqui), não só poderão, como deverão ser visitados por você durante sua estadia.

Mas, lembre-se: como dito diversas vezes, os pontos irão adquirir outras características.

Um bom exemplo disso são as cachoeiras. Em épocas mais úmidas, adquirem um volume de água maior, tornando-as mais vistosas e sendo ideais para escapar do calor de 35 graus. Aliás, isso é muito comum em épocas de muita umidade na região.

Mas, se por acaso você preferir fazer as flutuações em períodos mais secos, notará que a água terá adquirido um tom mais nítido.

Isso oferecerá uma melhor visibilidade e experiência em seu passeio, independente se você for nadar ou percorrer o percurso de barco.

Qual é o melhor mês para se visitar Bonito?

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: Lucas William Mendes (Flickr)

Apesar de comprovar que Bonito não é exatamente um local influenciado negativamente pelo clima, há períodos que, de fato, ajudam a realçar ainda mais a beleza do local.

Sendo assim, o melhor mês para se visitar Bonito é o mês de setembro, caracterizado pelo baixo número de chuvas e maior nitidez das águas.

O mês também oferece clima mais ameno, não trazendo temperaturas nem tão baixas, nem tão altas, como são as características do verão e do inverno.

Setembro marca a transição da estação do inverno para a primavera. Isso é ideal para aproveitar o ecoturismo local, observando a fauna e a flora do município a adquirir novas formas nesse período.

E então, decidiu qual é a melhor época para ir para Bonito, no Mato Grosso do Sul?

Estrada para Bonito
Fonte: David Escote (Flickr)

Ufa, chegamos ao fim dessa aventura!

Como você pôde perceber, Bonito é uma região extremamente convidativa e cativante. Bonito não depende de qualquer força exterior para entregar um plano de viagens extremamente agradável.

Esperamos tê-lo ajudado a decidir qual é a melhor época para ir para Bonito de acordo com suas preferências e expectativas.

Então, já que você leu todo esse conteúdo e se encontra mais empolgado do que nunca, faça agora seu planejamento e prepare-se para encarar uma das maiores e mais belas experiências da sua vida.

Aproveite e clique aqui para acessar os outros conteúdos do Viagem Club, com dicas excelentes para a sua viagem.