Flutuação na Nascente Azull

Carnaval em Bonito: O Que Fazer? Como Aproveitar?

Assim como em outras regiões turísticas do país, o carnaval em Bonito representa um momento bastante movimentado da cidade.

Afinal, é alta temporada e muitos turistas viajam para esse paraíso sul-mato-grossense (Centro-Oeste) em busca dos seus passeios e atrativos ecoturísticos.

Quer saber o que fazer e como aproveitar o carnaval em Bonito? Então confira o que o Viagem Club preparou para você!

Como é o carnaval em Bonito?

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, fica a cerca de 300 km de Campo Grande e é o principal destino ecoturístico brasileiro, sendo repleta de cachoeiras, grutas, rios de águas transparentes, dolinas alagadas e secas, cavernas, trilhas e também balneários.

Por isso, na época de carnaval, o destino se apresenta como uma alternativa para quem deseja um refúgio e quer evitar as movimentações das folias típicas carnavalescas.

Isso não significa, é claro, que não existam festas pela cidade. No entanto, são realmente os atrativos naturais que se destacam, assim como em todo o restante do ano.

Como aproveitar o carnaval em Bonito?

Quem viaja para Bonito/MS no carnaval pode aproveitar tanto as festas disponíveis quanto os passeios típicos da cidade, em meio à natureza.

Festas de carnaval

Como já deve ter ficado claro, a cidade não traz como foco principal as grandes festas carnavalescas. Apesar disso, é possível sim curtir as folias, comuns nessa época do ano, em eventos privados ou até mesmo em praça pública.

Atrativos naturais

Sendo o verdadeiro destaque da região, são os tradicionais passeios de Bonito/MS que conseguem atrair a atenção do público.

Afinal, é justamente esse o motivo da cidade ser uma ótima escolha para o carnaval, se diferenciando de outros destinos do país.

Passeios para fazer em Bonito no carnaval

O carnaval em Bonito se caracteriza também por ser um período chuvoso na região. Afinal, é pleno verão (fevereiro e/ou março), e os rios ficam bastante cheios nessa época.

Como resultado, a mata fica completamente verde e muitos dos seus atrativos atingem condições perfeitas para passeios, como é o caso das trilhas, cachoeiras e balneários.

Nascente Azul

Balneário Nascente Azul
Fonte: Transmundi Operadora (Flickr)

A Nascente Azul se destaca por ser um complexo de ecoturismo, oferecendo diversas atividades para os visitantes.

Por lá, é possível flutuar em um trecho cristalino da nascente do Rio Bonito, em um percurso de cerca de 2000 metros de extensão.

A água possui uma coloração azul-turquesa e é repleta de peixinhos, que tornam a paisagem ainda mais bela.

Além disso, o passeio pode envolver ainda o acesso a um balneário completo, com praias de água doce, piscinas, tirolesa, museu subaquático e muito mais.

Flutuação que não pode faltar no roteiro
Flutuação na Nascente Azul

O passeio é feito a partir da nascente do Rio Bonit, por meio de uma trilha de cerca de 300 metros que te leva até o local de se equipar para realizar a flutuação. Depois do passeio curta um delicioso almoço e aproveitar a estrutura do Balneário Nascente Azul.

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeiras Serra da Bodoquena

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

A Serra da Bodoquena é um dos atrativos principais da região, e fica no parque nacional que leva o nome do local. O passeio completo envolve uma trilha extensa, em meio a mata preservada, com cerca de 2,5 km de extensão.

O trajeto acompanha a mata ciliar do Rio Betione e se destaca por ser bem leve, sem grandes elevações, e também pelas cachoeiras ao longo da trilha.

Para se ter uma ideia, são 8 opções disponíveis, inclusive com piscinas naturais. E 4 delas são pausas obrigatórias para banho.

No fim da caminhada, chega-se à fazenda local, que oferece ainda outras atividades, uma vez que é também um balneário. Assim, além do almoço, é possível curtir bastante os banhos e atrativos do lugar.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Alexandre Lobo (Flickr)

Nessa época de chuvas, no carnaval em Bonito, um passeio que também vale a pena conhecer é a Gruta do Lago Azul.

Afinal, além de ser um espaço naturalmente coberto, trata-se ainda do maior cartão postal da região, sendo o ponto que mais recebe visitas.

Toda a estrutura da caverna é belíssima, mas o que mais chama a atenção do público é a presença de um pequeno lago azul em seu interior.

Vale lembrar que, por motivos de preservação, não é permitida a entrada no lago, sendo um passeio contemplativo.

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Flutuação Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: Pollyana Martins (Flickr)

Apesar das condições ideais acontecerem na época seca, a flutuação pelo Rio Sucuri é também um passeio que não pode ficar de fora do roteiro de quem vai passar o carnaval em Bonito.

Afinal, estamos falando do rio mais cristalino do país, sendo um verdadeiro destaque mundial quando se fala em transparência das águas.

A flutuação em sua nascente acontece em um trecho de cerca de 1800 metros de extensão e encanta também pela presença de diversas espécies de peixes.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Buraco das Araras

Buraco das Araras
Fonte: Pedro Serra (Flickr)

O Buraco das Araras é também outro refúgio perfeito para os visitantes. O local é uma dolina gigantesca, que está entre as maiores do planeta.

Devido às características próprias do lugar, ela atualmente é o lar de diversas espécies de animais, desde mamíferos a répteis, mas principalmente aves.

Dentre todos esses bichos, o grande destaque é justamente a Arara Vermelha, que encanta por sua beleza e gera um espetáculo visual quando voa em rebanada.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Por que viajar para Bonito no carnaval?

O carnaval em Bonito é uma época perfeita para conhecer a cidade. Trata-se de um período de pleno verão, com um grande fluxo de águas, o que ajuda bastante na qualidade de muitos atrativos.

Por isso, o que não faltam são opções e passeios para conhecer.

Além das opções já mencionadas, ainda há muitas outras alternativas de pontos turísticos, como:

  • Recanto Ecológico Rio da Prata;
  • Parque Ecológico Rio Formoso;
  • Praça da Liberdade;
  • Praia da Figueira (de água doce, situada a 16 km do centro de Bonito);
  • Barra do Rio Sucuri;
  • Boca da Onça;
  • Ceita Corê;
  • Gruta de São Miguel;
  • Aquário Natural.

Quer saber tudo sobre Bonito e região? Confira outros conteúdos que o Viagem Clube preparou!

Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.

FAQ

Como é o carnaval em Bonito?

Em síntese, o carnaval em Bonito se caracteriza por oferecer um refúgio para os visitantes que querem fugir das movimentações nas cidades nessa época do ano. Por isso, mantém seu foco em seus passeios e atrativos naturais, apesar de também contar com folias.