Rota Aventura

Terceira Idade em Bonito/MS: Quais Passeios Fazer? Como Aproveitar?

A terceira idade em Bonito/MS tem muitos atrativos e bons descontos para curtir o polo do ecoturismo do Brasil.

Você encontra atividades em cachoeiras, rios, balneários, grutas e demais atrativos para todas as idades.

Além da qualidade que a região oferece aos seus visitantes, a cidade investe pesado em segurança para que os idosos em Bonito sempre aproveitem o passeio da melhor maneira possível.

Mas quais seriam os melhores passeios para a terceira idade em Bonito/MS?

Neste artigo, selecionamos as atividades que podem agradar desde os idosos mais aventureiros, até os que preferem um passeio mais tranquilo.

Nesse sentido, não há desculpa para não curtir o ecoturismo nessa região do Brasil.

Vamos lá!

Quais os melhores passeios para a terceira idade em Bonito/MS?

Bonito é a capital do ecoturismo, cidade que fica a cerca de 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Com menos de 25 mil habitantes e pertinho do Pantanal, Bonito se destaca pelas suas belezas naturais e atividades tipicamente ecológicas, como bóia cross, stand up, canoagem e banho em cachoeiras.

Então, se você chegou à terceira idade ou quer levar idosos para um delicioso passeio pela natureza, aqui vai uma lista de lugares para curtir em Bonito:

1. Balneário Nascente Azul, o primeiro na lista de opções para idosos em Bonito/MS

Balneário Nascente Azul
Fonte: Transmundi Operadora (Flickr)

Passeios tranquilos e radicais em um só lugar? No Balneário Nascente Azul tem tudo para agradar pessoas de diferentes perfis.

O local possui uma das paisagens mais belas da região, com águas cristalinas, cachoeiras incríveis e uma rica fauna e flora exuberantes.

Os visitantes poderão contemplar uma boa diversidade de peixes, macacos, cervos, antas, além da vegetação ampla que cobre o balneário.

Com certeza esse é um dos passeios para todas as idades, contando com piscina, área de vôlei e tirolesa.

Além disso, as pessoas podem fazer uma trilha com mais de 1.000 metros, entre a mata ciliar e a Floresta de Bacuri, até chegar à Nascente Azul, onde poderão fazer a flutuação.

Passeio perfeito para toda a família
Balneário Nascente Azul

Passeio perfeito para toda a família, sendo possível curtir várias atividades aquáticas e radicais, além de relaxar tomando um banho de sol e aproveitando a paisagem exuberante. Para completar o passeio, visite também a extensa área verde habitada por aves!

Ver PasseioFalar com Especialista

2. Balneário do Sol

Balneário do Sol
Fonte: Sven Vietmeier (Flickr)

Outro balneário que se destaca entre os idosos em Bonito/MS é o Balneário do Sol, que conta com ótima estrutura para receber a terceira idade.

Os visitantes podem curtir o dia em meio às aves e macacos que habitam em harmonia com as pessoas e descansar à beira do Rio Formoso.

Ou mergulhar em suas águas e se encontrar com diversas espécies de peixes, como os famosos piraputangas.

A vantagem aqui é que os idosos em Bonito/MS terão bar, restaurante, lanchonetes e quiosques para passar o dia sem fome.

Além disso, para quem decidiu visitar o polo de ecoturismo do Brasil com crianças, saiba que o Balneário do Sol disponibiliza parquinho infantil e tirolesa.

Para curtir em família
Balneário do Sol

O Balneário do Sol foi especialmente criado para a diversão de diversas famílias, todas em contato com a natureza e aproveitando as atividades que o Balneário do Sol oferece. Mas claro, todas suas atrações oferecem diversão tanto para grupos quanto individualmente, ou seja, você não irá se arrepender!

Ver PasseioFalar com Especialista

3. Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras
Fonte: Ricardo Zaviasky (Flickr)

Para as pessoas da melhor idade que gostam de trilhas, o Parque das Cachoeiras vai além e proporciona não só trilhas e cachoeiras como também encontro com animais silvestres.

O parque fica a 17 km de Bonito e encanta com sua paisagem cercada de árvores que pode ser contemplada em uma caminhada de 1.800 metros.

Entre uma parada e outra para banho, não é difícil se deparar com animais silvestres, seja nas cachoeiras ou nas piscinas naturais do Rio Mimoso.

E caso você seja um idoso aventureiro, saiba que um dos pontos do parque possui uma tirolesa de 7 metros com destino a uma piscina.

Uma aventura e tanto, hein?

Para os amantes de cachoeiras
Parque das Cachoeiras

Tudo começa com uma caminhada ecológica, que oferece uma purificação e conexão com a natureza, que faz muito bem para a saúde mental. Ao todo o parque conta com 7 cachoeiras, ou seja, você terá a oportunidade de se banhar em até 7 lugares diferentes!

Ver PasseioFalar com Especialista

4. Rio do Peixe

Rio do Peixe
Fonte: felipe nunes (Flickr)

Esse é mais um dos passeios que exige uma caminhada pela mata ciliar até chegar ao paraíso: Rio do Peixe.

O nome chega a ser redundante, uma vez que todos os rios de Bonito têm peixe, então, qual seria seu diferencial?

Muitos peixes, muitos mesmo – sim, você pode nadar entre eles e relaxar em meio a uma das paisagens mais paradisíacas de Bonito.

Aqui, relaxar e se aventurar são atividades que andam juntas. As pessoas da terceira idade em Bonito/MS podem tomar banho de cachoeira, usar a tirolesa e o trampolim, ou apenas descansar.

Vale muito a pena incluir esse destino em seu roteiro de viagens.

Um dos destinos mais belos
Cachoeira do Rio do Peixe

São onze cachoeiras incríveis para explorar. Incluindo a Cachoeira da Grutinha, onde os peixes nadam entre os visitantes das águas. Além disso, essa também é uma experiência para quem quer conhecer mais sobre a vegetação da Serra da Bodoquena e animais da fauna do lugar, como macaquinhos, tucanos e araras.

Ver PasseioFalar com Especialista

5. Rio da Prata

Flutuação no Rio da Prata
Fonte: Josue Limeira da Silva Junior (Flickr)

O Rio da Prata é um recanto ecológico que conta com a nascente Olho d’Água com uma quantidade populacional de peixes que impressiona, ainda mais com suas águas cristalinas.

O local é perfeito para a prática de mergulho, flutuação, cavalgada e observação de aves, e todas as pessoas recebem o equipamento necessário para flutuar nas águas.

Apesar de não contar com valores amigáveis, esse é um dos passeios bem concorrido, por isso, ao decidir incluir esse passeio em seu roteiro, faça o agendamento com antecedência.

Um dos passeios mais bonitos e famosos da região
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação Rio da Prata é uma das melhores atrações do país. Ele recebeu 5 estrelas em 2008 e 2009, um prêmio raro que apenas poucas atrações já conquistaram. Além disso, o programa recebeu o prêmio Traveller’s Choice 2021, o que faz desse um passeio que você não pode perder!

Ver PasseioFalar com Especialista

6. Buraco das Araras

Buraco das Araras
Fonte: Pedro Serra (Flickr)

Um dos melhores passeios para a terceira idade em Bonito/MS e que os visitantes podem conciliar com o Rio da Prata é o Buraco das Araras.

Aqui não tem cachoeiras para mais um banho na região, mas tem contemplação das araras-vermelhas, que sobrevoam um extenso buraco de 100 metros de profundidade e podem ser vistas pelos turistas.

A dica é fazer esse passeio pela manhã, caso a sua viagem seja feita durante os dias quentes, já que no horário da tarde as aves costumam se abrigar do sol.

Além das araras, há outras espécies de aves também, uma oportunidade de contemplar as belezas da maior dolina da América do Sul.

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

7. Estância Mimosa

Estância Mimosa
Fonte: R3TROVI5OR (Flickr)

É difícil montar um roteiro para a região do ecoturismo no Brasil sem adicionar uma fazenda típica do Mato Grosso do Sul.

A Estância Mimosa é uma dessas fazendas que une passeios pela mata, paradas para banho, passarelas e mirantes com alguma aventura.

Acompanhados de um guia de turismo, os idosos em Bonito/MS não precisam se preocupar quanto aos atrativos: dá para conhecer tudo e curtir todos em um dia só.

Para completar, a Estância Mimosa ainda oferece uma comida feita no fogão à lenha. Imperdível!

Para quem deseja conhecer a fauna e flora
Estância Mimosa

Entre em contato com aquele charme característico de fazendas que preservam as características das antigas sedes, de frente a um lago e com uma bica de água no interior do estabelecimento. Além disso, a Estância Mimosa é o cenário ideal para realizar belíssimos ensaios fotográficos!

Ver PasseioFalar com Especialista

8. Boca da Onça

Boca da Onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Não é só a Estância Mimosa que conquista seus visitantes da melhor idade em Bonito/MS, não.

A fazenda Boca da Onça também se destaca por suas belas cachoeiras e cenários surreais de uma natureza deslumbrante.

São duas trilhas de passeio, uma mais tranquila e outra para quem curte um turismo de aventura.

Em ambas, a paisagem é indescritível, seja pela rica natureza da Serra da Bodoquena, seja pelas cachoeiras, que são o ponto forte de Bonito.

O nosso país tem tudo para agradar todo mundo!

Também vale mencionar que a Boca da Onça possui o maior rapel do Brasil, outra na lista do que fazer em Bonito com idosos aventureiros.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

9. Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul
Fonte: Ricky Ribeiro (Flickr)

Quase impossível visitar Bonito/MS e não conhecer o maior cartão-postal da cidade e um dos pontos turísticos de Bonito: a Gruta do Lago Azul.

A caverna molhada tem um lençol freático que forma um espelho de águas cristalinas em seu interior. A cor azulada é graças à incidência da luz solar no fundo do lago, onde há muitos calcários.

Apesar de ser apenas um passeio de contemplação, a Gruta do Lago Azul tem o poder de relaxar e encantar pessoas de todas as idades.

Não se preocupe quanto a escadaria íngreme com mais de 200 degraus. Além da atração contar com um guia, a escadaria fica melhor em épocas mais secas, como na baixa temporada. Fica a dica!

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

10. Flutuação no Rio Sucuri ou Rio Formoso

Rio Formoso
Fonte: Silvio Paimel (Flickr)

Cachoeiras e flutuações são os dois melhores atrativos para todas as idades e também os mais populares da região.

O pessoal da terceira idade, por exemplo, poderá curtir uma flutuação na nascente do Rio Sucuri, cujas águas estão entre as mais cristalinas do mundo.

Com o uso de snorkel, fica mais fácil admirar a beleza da vida aquática e depois almoçar na fazenda.

Além do Rio Sucuri, há também o famoso Rio Formoso que deságua em várias partes de Bonito/MS, como em balneários.

Um deles é o próprio Parque Ecológico Rio Formoso, com opções de atividades que vão desde o bóia cross até o bike boat.

Aventura não falta para a terceira idade em Bonito/MS.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

O que fazer à noite com idosos em Bonito/MS?

Depois de um dia inteiro tomando banho de cachoeira, praticando bóia cross ou descansando na sombra e água fresca, que tal um passeio noturno?

A cidade de Bonito oferece algumas atrações perfeitas para terminar bem a noite, como o Projeto Jibóia, o Aquário de Bonito, restaurantes e lojinhas entre a Rua 29 de Maio e a Praça da Liberdade.

O Projeto Jibóia é uma das opções para quem não tem medo de cobras e ainda quer aprender sobre as espécies não peçonhentas.

Já o Aquário de Bonito/MS conta com uma estrutura para receber pessoas de todas as idades, incluindo a terceira idade.

Por lá, o visitante vai conhecer uma variedade de peixes, tirar fotos e até alimentar uma arraia!

Por último, as lojas de artesanato e restaurantes formam a cerejinha do bolo para quem viaja para Bonito.

A principal rua do centro, Pilad Rebua, tem obrigação de fazer parte do seu roteiro. Você vai provar uma carne de jacaré ou o caldo de piranha, duas principais iguarias do Mato Grosso do Sul.

Gostou do nosso conteúdo sobre os passeios para a terceira idade em Bonito/MS?

Se sim, não perca tempo e descubra o que mais você pode fazer em Bonito com o Viagem Club!

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!