Um roteiro de 1 dia no Pantanal, embora possa parecer um tempo insuficiente para curtir os seus atrativos, na verdade é uma oportunidade única para sentir o gostinho de um dos melhores destinos do país.
Claro que, com tantas atividades para realizar e tantas cidades para conhecer, é impossível aproveitar tudo. No entanto, em 1 dia, desde que bem organizado, dá realmente para curtir bastante a viagem e realizar passeios inesquecíveis.
Confira 3 opções de roteiro pela região!
3 Opções de Roteiro de 1 Dia no Pantanal
O Pantanal é um bioma único no país, presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e que também avança por países vizinhos, como a Bolívia.
Ele se destaca por ser a maior área alagável existente no mundo, com uma biodiversidade incrível em sua fauna e flora.
Tome um café da manhã reforçado no hotel e acompanhe nossas sugestões!
Roteiro de 1 Dia no Pantanal: Cáceres/MT
Uma belíssima alternativa para o Roteiro de 1 Dia no Pantanal é a cidade de Cáceres, no Mato Grosso. Afinal, estamos falando da principal área do estado, e um dos melhores destinos pantaneiros.
A cidade fica a apenas 218 km de Cuiabá, estando exatamente na divisa com a Bolívia. E vale lembrar que, além de todas as belezas típicas do seu Pantanal, o município ainda é repleto de atrativos ecoturísticos e outros monumentos.
Safári Fotográfico
Sendo uma das principais atividades pantaneiras, o Safári Fotográfico é um passeio que não pode ficar de fora do roteiro pelo Pantanal matogrossense em 1 dia. Trata-se de uma exploração similar aos safáris africanos, onde os visitantes percorrem a área em um carro aberto.
Assim, além de terem um amplo campo de visão da paisagem, podem tirar belíssimas fotos dos bichos e árvores encontradas no percurso. Não à toa, é um dos melhores passeios para observação de animais e para observação de aves.
Destinos ecoturísticos da cidade
Além do safári fotográfico, quem vai à Cáceres também não pode deixar de conhecer os destinos ecoturísticos que a cidade possui.
As belezas naturais do seu território são um destaque a parte, e vale a pena incluir no roteiro, para complementar a viagem pelo Pantanal do Mato Grosso.
Locais como a Cachoeira da Piraputanga, Lagoa da Gaíva, e a Gruta do Barreiro, por exemplo, são destinos imperdíveis.
Focagem Noturna
A focagem noturna é ainda um passeio muito comum pelas regiões alagadas do centro-oeste, e complementa bem as opções de o que fazer no Pantanal matogrossense 1 dia.
A atividade, como é possível entender, acontece na parte da noite, e entrega uma observação totalmente diferente do território.
Afinal, há muitos animais com hábitos, cuja interação se torna mais facilitada nesse período. Os jacarés, a onça-pintada e as jaguatiricas, por exemplo, são alguns desses animais.
Vale lembrar que a focagem pode acontecer tanto na terra firme (em carros ou cavalos), quanto na água, em barcos.
Roteiro de 1 Dia no Pantanal: Corumbá/MS
Saindo agora para o Pantanal Sul, a segunda opção de roteiro é pela cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Afinal, esse não é apenas o principal destino do estado, mas também de todo o território pantaneiro.
Trata-se de uma das cidades mais populosas da região, com uma ótima infraestrutura urbana e no interior. E saindo de Campo Grande, são cerca de 426 km, em via totalmente asfaltada, o que facilita o acesso.
Corumbá, além de suas belezas, fica localizada ainda bem na divisa com a Bolívia, assim como Cáceres/MT. Além disso, é cortada pelas águas do Rio Miranda e do Rio Paraguai.
Estrada Parque Pantanal
Quem conhece Corumbá não pode deixar de realizar o trajeto pela chamada Estrada Parque Pantanal, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Esse era o acesso antigo para a região, cortando uma área extensa do pantanal.
E como o objetivo era criar algo que suportasse as águas fortes e os alagamentos dos períodos chuvosos, o trajeto é muito bem pensado. Ao todo, são 120 km com exatas 70 pontes vazantes.
Cavalgada
Outra atividade para incluir no roteiro de 1 dia no Pantanal pela cidade de Corumbá é a cavalgada. Esse é um dos passeios mais tradicionais da região, e que possibilita uma imersão cultural nos costumes pantaneiros.
Isso porque trata-se de uma atividade que faz parte do dia a dia de peão e também dos boiadeiros. Além disso, é uma das melhores formas de explorar as áreas da região e observar com clareza o ambiente.
Roteiro de 1 Dia no Pantanal: Miranda/MS
Como terceira alternativa para o seu roteiro de 1 dia no Pantanal, temos a cidade de Miranda, também no estado de Mato Grosso do Sul.
O município fica no meio do caminho entre Campo Grande e Corumbá, e é uma das portas de entrada para Bonito/MS, um paraíso ecoturístico da região.
Miranda se destaca por suas pousadas e fazendas belíssimas, como a Fazenda San Francisco, que oferecem estadias completas para o público. Além disso, a presença do Rio Miranda é um destaque à parte.
Passeio de barco
Uma atividade que vale a pena incluir nessa opção de roteiro é o passeio de barco. Esse é um modo eficiente e interessante de observar a natureza local, por um ângulo diferente.
Os barcos percorrem o leito do Rio Miranda e permitem visualizar a mata ciliar bem de perto, com as aves e animais que ficam por lá. E tudo acontece sem muito barulho, para assustar os bichos.
Pesca de piranhas
Por fim, outra atividade muito interessante para realizar é a pesca de piranhas. Esses são peixes abundantes na região, e que oferecem uma pescaria divertida e mais facilitada devido à sua voracidade.
Assim, as iscas de carne vermelha são perfeitas para atrair as piranhas para o anzol, que depois de fisgadas podem ser devolvidas para o rio ou então fritas para o consumo dos visitantes.
Essa é uma forma única para aproveitar o Pantanal com o melhor que ele tem a oferecer, e se divertir com o restante do grupo.
Não esqueça de levar um bom protetor solar e óculos de sol para se proteger!
Preparado para o seu Roteiro de 1 Dia no Pantanal?
Como foi possível observar, o que não faltam são alternativas de passeios para conhecer o Pantanal mato grossense e sul mato grossense.
Isso porque ainda é possível conferir muitas outras cidades e locais dentro desse território alagável, como Barão de Melgaço/MT, Aquidauana/MS, Refúgio Ecológico Caiman/MS e Porto Jofre/MT.
Quer saber mais sobre o Pantanal Norte ou Sul? Então confira muitos outros conteúdos aqui no Viagem Club.
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.