Rio Miranda

Roteiro de 2 Dias no Pantanal: Dicas Para Curtir Dia a Dia

Se você chegou até aqui porque está em busca de um excelente roteiro de 2 dias no Pantanal, saiba que é exatamente isso que o Viagem Club trará nos próximos parágrafos!

Paraíso mato-grossense. É assim que o Pantanal sempre foi conhecido, e com o sucesso do remake da novela de mesmo nome, o local está ainda mais popular.

Ainda mais com a retomada total do turismo em todo o Brasil após a pandemia, muitos se perguntam o que fazer no Pantanal mato-grossense em 2 dias. Afinal, é preciso ter um roteiro de viagens bem elaborado para que tudo seja inesquecível.

Com tantas características interessantes e opções de passeios disponíveis, o melhor a se fazer é seguir as dicas do Viagem Club.

Assim, caso tenha pouco tempo para curtir as belezas dessa região do Mato Grosso do Sul, não perderá os atrativos mais procurados.

Roteiro de 2 dias no Pantanal: o que tem para fazer?

Muitas pessoas imaginam que o Pantanal é um paraíso bonito, que fica apenas no Mato Grosso do Sul. Contudo, isso é um engano.

Aproximadamente, 65% de todo o seu território se encontra no MS, mas 35% está dentro do MT, a cerca de 420 km de Campo Grande.

Além disso, o bioma chega até os territórios da Bolívia e do Paraguai.

O local é conhecido no mundo todo, pois tem encantamentos únicos, que emocionam a todos os turistas. Mas também não é para menos. Sua biodiversidade, da flora e da fauna, surpreende a qualquer um.

Por esses e outros motivos, essa é uma opção que não pode faltar na sua viagem para o MS. E se você procura por um destino cheio de adrenalina, aventuras e que proporcione um contato direto com a natureza, saiba que este é o seu lugar ideal.

Bem, como você tem apenas 2 dias para aproveitar, vamos concentrar nosso roteiro na área que compreende o Mato Grosso do Sul.

Leia também: roteiro de 4 dias no Pantanal

Roteiro de 2 Dias no Pantanal: Dia 1

Com tantas coisas interessantes para curtir, é natural que os turistas fiquem na dúvida sobre o que fazer no Pantanal mato-grossense em 2 dias.

Dá até aquela dorzinha no coração por ter que escolher apenas alguns atrativos.

O melhor mesmo seria estender a viagem por muito mais tempo, não é mesmo? Mas, aqui temos sugestões para te ajudar nesse sentido.

Caso chegue à noite no município, vá direto para o local onde ficará hospedado no Mato Grosso do Sul.

Aproveite para descansar e ter energia total para gastar nos 2 próximos dias. Entretanto, se preferir, faça um passeio nas imediações da instalação mesmo, apenas para conhecer o ambiente.

Manhã – Check-in e passeio de chalana na Fazenda San Francisco

Fazenda San Francisco
Fonte: Cida (Flickr)

Chegou à noite? Descanse e acorde bem cedinho para apreciar o dia. Chegou pela manhã? Faça o check-in, deixe as suas malas na hospedagem da Fazenda San Francisco e vá de imediato desfrutar de tudo o que a região tem para oferecer.

De início, uma ótima pedida é o passeio na chalana pelo rio Miranda. Assim, será possível conhecer um pouco da fauna e flora locais, além de tirar muitas fotos.

Como chegar na Fazenda San Francisco?

A Fazenda San Francisco fica na BR 262, no Km 583, a 242 km da cidade de Campo Grande (capital do estado). Ademais, fica também a 164 km do município de Bonito.

Quem quiser obter mais informações, pode contatar a Fazenda pelo WhatsApp, no número: (67) 99964-3929.

Tarde – Pesca esportiva

Pecar Piranhas no Pantanal
Fonte: Giuseppe Russo (Flickr)

Depois de dar uma parada para almoçar, bem como descansar na rede após se alimentar, será possível ter mais uma experiência pantaneira: a pesca.

Às margens do rio, no passeio de barco e com a companhia do guia, o turista deve pegar o anzol, colocar a isca e pronto.

Com um pouco de paciência, é possível pegar alguns peixes (ou nenhum). Isso porque a atividade exige atenção e sorte, pois os peixes são bem rápidos.

Noite – Focagem noturna

Focagem Noturna
Fonte: Crb Panbon (Flickr)

Para finalizar o primeiro dia do roteiro de viagem ao Pantanal, que tal ver um lindo pôr do sol? Esse é um dos passeios que certamente entrarão para a sua lista de coisas mais lindas que você já viu.

Entretanto, quando a noite vai caindo, um ponto negativo pode incomodar algumas pessoas mais do que as outras: os mosquitos. Dessa forma, se prevenir cobrindo o corpo com roupas mais grossas, é interessante.

A parte mais legal do atrativo acontece apenas quando a noite cai totalmente. O guia, com a ajuda de uma lanterna, indicará aos visitantes os pontos onde ficam os macacos, jacarés, bem como outros animais silvestres (com sorte, se vê a onça-pintada também).

Roteiro de 2 Dias no Pantanal: Dia 2

Dois dias são realmente pouco para aproveitar tudo o que o Pantanal tem para oferecer. Então, não desperdice nenhum segundo.

Para usufruir bem de todas as áreas visitadas, os turistas devem acordar cedinho, se despedir da acomodação com ar-condicionado e tomar o café da manhã bem no estilo pantaneiro: com o “quebra-torto”, refeição típica desta região.

Manhã – Safari fotográfico fluvial (encontro com as araras-azuis)

Safári Fotográfico no Pantanal
Fonte: Alexandre C. Marques (Flickr)

Assim que se termina a refeição, o nível de ânimo automaticamente aumenta, com o safári fotográfico. Na atividade, o guia leva os visitantes para passear no rio, onde todos devem ficar com suas câmeras a postos.

Ao longo do trajeto, os animais de hábitos diurnos dão um verdadeiro show de diversidade e beleza.

Nesse ínterim, o registro dos momentos em fotos será de grande valia, afinal, não é sempre que se tem a oportunidade de ver um tucano ou uma arara azul dando um rasante, não é mesmo?

Tarde – Flutuação

Rio Miranda
Fonte: Washington de Assis (Flickr)

Depois da parada para um almoço típico pantaneiro, uma das melhores opções de passeio é praticar flutuação no rio Miranda. Há quem goste de curtir a atividade no rio Aquidauana, mas como o tempo é curto, não dá para percorrer mais de 120 km para isso.

Além disso, ao longo do percurso, o visitante tem a chance de conhecer o encontro dos rios Miranda com Vermelho. Essa junção é maravilhosa, pois brinca os espectadores com a divisão de cor em suas águas.

A flutuação é um ótimo momento para se divertir nas águas do rio Vermelho. Infelizmente, elas não são tão cristalinas quanto as de Bonito, contudo, só de estar em contato com a natureza, já vale a pena.

Noite – Check-out

Dependendo da hora em que retornar do passeio, apenas faça o check-out e vá jantar antes de pegar a estrada de volta para casa.

Dicas sobre o roteiro sugerido

Com um roteiro bem planejado, é possível aproveitar melhor todas as riquezas naturais e da cultura do local. Também não se corre o risco de ficar perdido nas estradas do Mato Grosso do Sul.

Nesse sentido, uma sugestão interessante é fechar pacotes com uma agência de turismo. Não tem segredo.

É como organizar uma viagem para São Paulo ou qualquer outro centro urbano, por exemplo. Você se mantém mais seguro e sem grandes intercorrências ao longo de todo o trajeto.

Quem precisa de auxílio para se guiar por um bioma tão diferenciado, deve mesmo apostar em organizações profissionais.

Afinal, como são poucos dias, não dá para perder tempo. Dessa forma, os visitantes conseguem ver todas as particularidades, bem como se aventurar nas muitas atrações.

Mas, afinal, quais são as dicas?

Bom, como o passeio é curto, quem não quiser se hospedar em uma das fazendas locais, pode optar por ficar no barco-hotel. Assim, é possível ter outra experiência incrível para recordar.

Agora, vamos direto ao que realmente interessa:

  • Essa é apenas uma sugestão de roteiro, portanto, não é preciso seguir à risca a ordem das atividades que apresentamos neste roteiro. Não há necessidade também de ficar preso aos horários, pois isso dependerá de diversos fatores;
  • Para aproveitar melhor o local em sua amplitude, escolha somente atrativos onde os guias acompanham os visitantes. Com a experiência dos pantaneiros, os passeios serão mais ágeis e proveitosos;
  • Ao planejar a viagem para o Pantanal, não se deve esquecer que a média de duração das atrações é de 2h a 2h30;
  • Quem deseja ter um tipo de roteiro personalizado para atender a uma demanda específica, pode fechar um pacote especial com a agência de turismo.

Gostou do nosso roteiro de 2 dias no Pantanal?

O Viagem Club agradece por você se interessar em descobrir as maravilhas do Pantanal por meio do nosso conteúdo.

Esperamos ter ajudado a entender como conseguir viajar com segurança e diversão. E se precisar de mais ajudas sobre roteiros de viagem, conte conosco!

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.