Parque da Lagoa Comprida

Roteiro de 4 Dias no Pantanal: Como Aproveitar Cada Momento?

Se você está pensando em conhecer uma das regiões mais simbólicas e tradicionais do centro-oeste brasileiro, vai gostar do nosso roteiro de 4 dias no Pantanal.

Afinal, como você já deve saber, o Pantanal é uma imensa área que atravessa dois estados brasileiros, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e possui uma das maiores porções de preservação da Mata Atlântica do nosso país.

É muito comum que, quando pensamos no Pantanal, venha logo à cabeça a onça-pintada. Acontece que o Pantanal não é apenas o lar de animais selvagens, pois a cultura popular e culinária também são marcas registradas da região.

Sendo assim, confira a seguir nosso roteiro de 4 dias no Pantanal.

Dicas para um roteiro de 4 dias no Pantanal: melhores atrações do Mato Grosso do Sul

Como a região do Pantanal é bastante extensa e a logística dificultaria conhecer todas as atrações, vamos concentrar nosso roteiro na parte que compreende o Pantanal Sul.

Além do mais, é justamente o Pantanal Sul que possui um maior número e diversificação de atividades e atrações para quem quer conhecer a região pantaneira.

O caminho mais comum a se fazer é iniciar com um voo para Campo Grande, e de lá fazer a viagem até Bodoquena, nosso primeiro destino para conhecer o Pantanal sul mato-grossense.

Dia 1 no Pantanal: Cachoeiras em Bodoquena, balneário e focagem noturna para observar a onça-pintada

Nosso primeiro dia do roteiro se concentra em Bodoquena, no Pantanal Sul, e as principais atividades serão realizadas nas cachoeiras da região e a observação de animais no período noturno, que é o momento mais propício para se conhecer a onça-pintada.

Manhã

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

Que tal começar seu roteiro no Pantanal conhecendo as famosas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione? As atrações pertencem ao Hotel Fazenda Serra da Bodoquena, portanto, são de propriedade particular.

Após tomar seu café da manhã, toda a aventura tem início em uma trilha que, por sinal, é bem fácil de caminhar. Através da trilha, o viajante terá até 8 paradas para se banhar nas mais belas cachoeiras e lagos da região.

Tarde

Balneário Municipal de Bonito
Fonte: Jack Knight (Flickr)

No começo da tarde, ao fim da trilha de Cachoeiras Serra da Bodoquena, você chegará ao balneário. O local possui diversos tipos de atividades para que você se entretenha e se divirta muito.

Afinal, viajantes do Brasil inteiro costumam conhecer esse lugar e aproveitar bastante, seja descendo pela tirolesa, praticando remo em caiaques ou mesmo descendo pelo rio na boia cross.

Já no fim de tarde, você pode seguir de bote até a última cascata e aproveitar o resto do dia na propriedade, que possui piscina, redário, bar e restaurante.

Noite

Focagem Noturna
Fonte: Crb Panbon (Flickr)

Se você quer terminar o primeiro dia do roteiro ainda em clima de aventura, opte pelo passeio de focagem noturna. Afinal, o ecossistema de Bodoquena é próprio para que a fauna seja bastante rica em espécies, e a região é responsável por um dos melhores safáris do Brasil.

Esse passeio acontece em um veículo adaptado (geralmente um jipe ou picape), que conduz os visitantes em um tour completo pela natureza.

O grande objetivo desses passeios é fazer com que os turistas consigam observar e contemplar o maior número possível de animais que vivem nessa região e que possuem hábitos noturnos, como a onça-pintada, jaguatiricas, lobos e sucuris.

Dia 2 no Pantanal: Circuito Boca da Onça, a histórica cidade de Miranda e a Noite Pantaneira

No nosso segundo dia do roteiro de 4 dias no Pantanal, focado no Pantanal Sul, iremos conhecer a famosa Cachoeira Boca da Onça, os principais pontos turísticos de Miranda e encerrar o expediente com a Noite Pantaneira.

Manhã

Boca da Onça
Fonte: culturalloura (Flickr)

Ainda em Bodoquena, assim que o dia amanhece e depois de um café da manhã reforçado, é hora de conhecer o circuito de trilhas Cachoeira Boca da Onça. O passeio possui diversos tipos de trilhas com níveis e características diferentes.

A mais famosa delas é a Trilha Adventure com almoço. Por ser a mais vendida e concorrida do Circuito de Trilhas Boca da Onça, é preciso que você faça suas reservas com antecedência.

Quanto à trilha Adventure, ela possui 4 km, com oito cachoeiras e 4 paradas para banho. Ao final da trilha, é servido um almoço no receptivo da atração.

Tarde

De Bodoquena até Miranda, nosso próximo destino, são cerca de 55 minutos. Miranda é um pequeno município é bastante interessante do ponto de vista histórico.

O local possui um dos centros históricos mais preservados do Pantanal, bem como monumentos como o casario construído no início do século XX e uma estação ferroviária onde operou até 2015 o famoso Trem do Pantanal.

Outro fato interessante é que Miranda possui a segunda maior população indígena do Pantanal. Diante disso, em Miranda, aproveite para visitar o Centro Referencial da Cultura Terena e conhecer melhor a história dessas tribos, além de poder adquirir produtos artesanais únicos e exclusivos.

Noite

E já que estamos em Miranda, durante o período noturno acontece a Noite Pantaneira, que oferece uma verdadeira experiência típica do Pantanal, com foco nos mais variados aspectos da cultura local.

Durante a Noite Pantaneira, você irá se deparar com diversas pessoas trajadas tipicamente como o pantaneiro tradicional, como forma de homenagem ao modo de vida dos antigos condutores de boiadas. Esse momento é repleto de histórias interessantes sobre a região, os costumes e até algumas lendas que são passadas dos pais para os filhos.

Outro destaque durante a festa são as músicas locais e danças regionais. Violeiros e bandas locais são os responsáveis pelo entretenimento dos visitantes e depois do baile todos podem dançar também, inclusive os visitantes.

E por fim, é claro, não deixe de experimentar a culinária típica do Pantanal. São diversas opções de doces caseiros e pratos à base de peixes. Porém, os pratos mais populares são mesmo o Macarrão de Comitiva, Arroz Carreteiro e Feijão Gordo.

Dia 3 no Pantanal: Fazenda San Francisco, Safari Fotográfico, Aquário de Bonito

Ainda em Miranda, no terceiro dia do roteiro iremos conhecer a Fazenda San Francisco, um dos maiores refúgios ecológicos do Pantanal sul matogrossense. Após o safári fotográfico durante a tarde, é hora de seguirmos rumo à cidade de Bonito e conhecer um dos maiores aquários naturais da região.

Manhã

Fazenda San Francisco
Fonte: Cida (Flickr)

A Fazenda San Francisco, em Miranda, costuma ser parada obrigatória para quem quer fazer turismo no Pantanal.

Afinal, a totalidade da área da propriedade é de 6 mil hectares de reserva florestal e as atividades são bem diversificadas, como navegação pelo rio, observar a flora típica do Pantanal e conhecer diversas espécies de animais silvestres.

Logo cedo, na Fazenda, após fazer o seu check-in, você pode ter a chance de avistar, assim que chegar, alguns animais nativos, como papagaios, araras e emas. Após o café, se inicia o passeio de chalana através do corixo São Domingos. Durante esse percurso é muito comum que o turista avista espécies de macacos, lontras, ariranhas e todo o tipo de aves. Aproximadamente 1 hora após o início do passeio, é feita uma pausa num lugar com águas mais calmas, onde ocorre a pesca de piranha.

As piranhas são colocadas em baldes e servem de isca para atrair os jacarés. Sendo assim, na última parte desse passeio, que acontece de manhã, você terá a possibilidade de ver jacarés de muito perto, com toda a segurança e tranquilidade que a estrutura do passeio oferece.

Tarde

Safári Fotográfico no Pantanal
Fonte: Alexandre C. Marques (Flickr)

À tarde, tem início o segundo passeio na Fazenda San Francisco, o safári fotográfico. O safári acontece na área que percorre os campos da fazenda, em busca de animais nativos da região.

Durante esse passeio, é possível observar diversos tipos de bichos como capivaras, tatus, jacarés, cobras, tucanos, falcões, veados, carcarás e a onça-pintada, dentre outros.

Portanto, aqui fica a dica: leve sua câmera fotográfica totalmente recarregada e com bastante espaço no cartão de memória. Não perca nenhum momento desse fabuloso passeio em meio a natureza pantaneira.

Noite

Aquário Natural de Bonito
Fonte: Jorge del Valle (Flickr)

Logo após o safári, não deixe de fazer uma curta viagem até Bonito, município vizinho, e conferir o Aquário de Bonito. A atração funciona todos os dias, das 9:00 às 22:00.

O Aquário de Bonito é o tipo de programa que agrada tanto crianças, quanto adultos, devido à fascinante experiência de ver de perto milhares de peixes das mais variadas espécies.

Além do mais, o local apresenta diversos tipos de peixes raríssimos e que dificilmente você vai encontrar em outro local.

O Aquário de Bonito permite ao visitante conhecer as riquezas naturais que habitam os rios da região de Bonito e do Pantanal, através de sua completa estrutura composta de aquários e lagos.

Dia 4 no Pantanal: Cidade de Aquidauana, Morro do Paxixi e Shopping Barrakech Abdalla Maksoud

Nosso último dia do roteiro de 4 dias no Pantanal termina na cidade de Aquidauana. É hora de conhecer o Morro do Paxixi e terminar a noite no Shopping Barrakech Abdalla Maskoud.

Manhã

Parque da Lagoa Comprida
Fonte: Abel Lopes (Flickr)

Nossa última parada do roteiro de 4 dias no Pantanal começa em Aquidauana. Durante o dia, você pode aproveitar para conhecer um pouco mais sobre a cidade e visitar seus principais pontos turísticos.

Temos, por exemplo, a Igreja N.S. Imaculada Conceição, localizada no centro da cidade. Fundada em 1912, a paróquia com estilo gótico atende Aquidauana e mais 32 comunidades próximas.

Outro local bacana é o Parque da Lagoa Comprida. O ambiente é ideal para atender crianças, adolescentes e adultos, pois possui diversas atividades para agradar cada uma dessas faixas etárias.

Além da extensa área de lazer, o local também possui academia, parquinho, quadra de vôlei de areia e pista para caminhadas.

Tarde

Morro do Paxixi
Fonte: Alexandre César (Flickr)

À tarde é hora de conhecer o Morro do Paxixi, a 23 km do centro de Aquidauana, no sentido Campo Grande.

Aliás, para quem estiver saindo da capital do Mato Grosso do Sul, sai apenas 150 km de distância, cerca de 2 horas de carro seguindo pela rodovia MS-450. É possível fazer a trilha até o mirante, que tem cerca de 700 m de altura, de carro ou mesmo a pé.

Durante o percurso, você entrará em contato com várias formas de cerrado e diversos cenários naturais, como cordilheiras, campos, afloramentos rochosos, veredas, pastos e a boiada. A vista lá de cima é algo completamente magnífico, principalmente se você conseguir pegar o pôr do sol. Uma verdadeira obra de arte.

É possível observar a maior parte da planície pantaneira e toda a natureza à volta. E para completar há o vento que, de tão intenso, costuma ser comparado ao mesmo som das águas do mar.

Portanto, a sensação de senti-lo tocando em seu rosto será uma experiência inesquecível.

Noite

A noite da sua última estadia no Pantanal precisa ser especial, não é mesmo? Nesse sentido, que tal conhecer o Shopping Barrakech Abdalla Maksoud, tanto para fazer sua refeição, quanto para comprar as lembrancinhas do Pantanal?

O lugar tornou-se referência na região de Aquidauana para as compras, devido à alta diversidade de lojas e produtos.

Lá, você consegue encontrar, por exemplo, desde materiais de pesca a roupas e perfumes, além de vários outros itens que representam bem a cultura pantaneira. Há ainda uma praça de alimentação com restaurantes bem diversificados. Há, inclusive, aqueles que servem os mais famosos pratos locais e receitas à base de alimentos típicos do Pantanal.

Por fim, o shopping também possui espaço para apresentações culturais, pista para caminhada e parquinho para as crianças se divertirem.

O local funciona todos os dias, entre as 7:00 da manhã até às 22:00 horas da noite.

Roteiro de 4 dias no Pantanal: curtiu nossas dicas?

Ufa, 4 dias no Pantanal é pura aventura e esperamos que você tenha aprovado nosso roteiro de 4 dias no Pantanal.

Afinal, tentamos selecionar atrações diversas e que pudessem agradar a todos os perfis de turistas e viajantes, desde a observação de animais selvagens como a onça-pintada, até atividades de boia cross e caminhadas por trilhas.

Esperamos que você consiga aproveitar bastante sua estadia no Pantanal e que a viagem possa ser inesquecível.

Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.