Rio Aquidauana

Roteiro de 7 Dias em Bonito e Pantanal: Veja Como Curtir

Um roteiro de 7 dias em Bonito e Pantanal é o ideal para conhecer as duas regiões do ecoturismo brasileiro.

Em Bonito, a capital do ecoturismo brasileiro, você vai se deparar com uma cidade de aproximadamente 22 mil habitantes, a cerca de 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

O passeio é ideal para quem ama aventuras, como rapel, stand up, flutuação em águas cristalinas, caiaque e exploração de cavernas e grutas.

É muita coisa, nós sabemos, mas um roteiro de 7 dias em Bonito/Pantanal é tempo suficiente para aproveitar muitos atrativos.

Já o Pantanal é parada obrigatória para quem curte a vida pantaneira. Além de ser o lar de animais selvagens, o Pantanal abriga uma grande porção da Mata Atlântica e atravessa a região centro-oeste.

É um passeio imperdível para quem gosta de cavalgada e safári fotográfico.

Quer saber tudo o que você pode fazer em 7 dias de viagem a Bonito e Pantanal?

Então, venha conosco, pois nós mostramos o dia a dia nesses dois lugares!

Dicas de roteiro de 7 dias em Bonito e Pantanal, no Mato Grosso do Sul

Bonito e Pantanal têm algo em comum além das belezas naturais: ambos os destinos mantém preservado o meio ambiente.

Por isso, o turismo ecológico nesses dois lugares tem prioridade nas férias de muitos viajantes que gostam de privilegiar a natureza.

A seguir estão as nossas dicas de atrações para visitar em Bonito e Pantanal para o seu roteiro de 7 dias.

Vamos lá?

Dia 1 em Bonito/Pantanal: Centrinho + Aquário Natural + Rio Sucuri + centro da cidade (de novo)

Manhã

Considerando a logística da viagem, você viaja até o Aeroporto de Campo Grande e mais 3h30 de carro até Bonito.

É provável que você consiga acompanhar as belas paisagens durante sua jornada até a capital do ecoturismo no Brasil.

Dependendo da hora que você chegar, pode ser que dê tempo de tomar um café da manhã (ou você deixa para saborear as delícias no primeiro passeio do dia).

No caso, é no centrinho da cidade, onde tem muitos bares, restaurantes e lojinhas para comprar lembrancinhas.

O ideal é comprar logo o que você quer para não esquecer, já que até o último dia você terá aproveitado muitas aventuras em seu roteiro de 7 dias em Bonito e Pantanal.

Depois de bater perna pela manhã no centro, escolha um restaurante para privilegiar a comida regional. Tem carne de jacaré, caldo de piranha e muitos peixes para experimentar logo em seu primeiro dia de viagem.

Não sabe onde comer em Bonito? Aqui temos uma lista com os melhores restaurantes de Bonito. Confira!

Tarde

Aquário Natural de Bonito
Fonte: Jorge del Valle (Flickr)

A tarde do primeiro dia pode ser bem aproveitada no famoso Aquário Natural. Pelo nome, você já sabe o que encontrar: um lago cristalino, mas tão cristalino, que parece um aquário de verdade!

Em uma jornada de 500 metros, você vai se deparar com plantas aquáticas, pedras e muitos peixes, até o rio Baía Bonita.

Por ser uma água extremamente cristalina, os peixinhos ficam muito mais visíveis para uma foto espetacular.

Depois de mais ou menos meia-hora nesse paraíso ecológico do Brasil, é hora de flutuar em um dos passeios imperdíveis em Bonito: Rio Sucuri.

Aqui a experiência é incrível, porque o Rio Sucuri é considerado o rio mais cristalino do Brasil e o terceiro do mundo.

São mais de 1200 metros de percurso e o passeio pode ser feito a partir da Barra do Sucuri, que conta com boa infraestrutura para receber os visitantes.

Uma das flutuações mais procuradas
Flutuação no Aquário Natural

A flutuação no Aquário Natural de Bonito é uma das mais procuradas pelos visitantes, por se tratar de uma atividade na nascente do rio. Antes da flutuação você receberá todo o equipamento necessário e passará por um treinamento com o instrutor, para que tudo ocorra bem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Noite

Taboa Bar
Fonte: murilosian (Flickr)

Olha o centrinho aqui de novo.

A área central de Bonito é tão recheada de atrativos que fica difícil não retornar para tomar um drink no Taboa Bar, saborear um peixe no Rei da Carne de Jacaré ou simplesmente caminhar pelas ruas.

Vale a pena fazer sempre uma visitinha para comer algumas delícias regionais que você não experimentou da primeira vez.

Dia 2 em Bonito/Pantanal: Gruta do Lago Azul + São Miguel + Sítio Ybirá Pe + lanche rápido no Pastel Bonito

Manhã

Gruta do Lago Azul
Fonte: Ricky Ribeiro (Flickr)

No segundo dia em Bonito/MS você pode contemplar a Gruta do Lago Azul, famoso cartão-postal da cidade.

A gruta exige uma descida de 300 metros, por onde os turistas vão admirar as formações geológicas, ossadas de animais em extinção, até alcançarem o esplêndido lago azul.

Aqui é proibido mergulhar, mas a contemplação vale cada degrau para chegar até o lago cristalino e azulado.

Em seguida, ainda dá para curtir pela manhã as grutas de São Miguel e São Mateus. Diferente da Gruta do Lago Azul, essas duas grutas são secas, cada uma com seus atrativos.

Enquanto a Gruta São Miguel é acessível por uma ponte suspensa em meio à mata ciliar e suas formações espeleológicas são mais visíveis, a Gruta São Mateus tem outra atração imperdível.

Trata-se do Museu Kadiwéu, com diversos artigos doados pelos moradores.

E para quem é fã de automóveis antigos, vale a pena conferir o museu de carros da década de 70. Um dos passeios que concilia uma aventura na caverna com a contemplação de um museu.

A essa altura bateu fome, não é?

Que tal conhecer o Espaço Jack, um restaurante situado na rua Cel. Nelson Felício dos Santos, 865, a 9 minutos da Gruta São Mateus?

O restaurante serve comida caseira em boa variedade de sabores e com buffet livre por menos de R$ 50 (2021).

Rio subterrâneo magnífico
Gruta do Lago Azul

Se surpreenda com uma descida de 200 metros, com mais de 300 degraus, contendo um belíssimo lago com uma tonalidade azul que varia conforme a incidência de luz solar dentro da gruta. A beleza do lago e da gruta são dignos de visitação e contemplação

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde

Ybira Pê
Fonte: Tiê H. C. A. (Flickr)

No seu roteiro de 7 dias em Bonito e Pantanal tem que caber algumas atividades de ecoturismo no Sítio Ybirá Pe.

Às margens do Rio Formoso, o sítio oferece um dos circuitos mais antigos de arvorismo. A atividade consiste em atravessar uma área repleta de copas de árvores por meio de pontes suspensas de até 20 metros de altura.

Para quem vai a Bonito para fazer turismo ecológico, o Sítio Ybirá Pe é bastante recomendado. Além de arvorismo, os viajantes ainda podem praticar stand up, tirolesa, caiaque e ainda tomar banho de rio.

É uma aventura de mais de 1 hora!

Noite

Pastelaria Pastel Bonito
Fonte: Pastelaria Pastel Bonito (TripAdvisor)

Depois de tantas emoções no Ybirá Pe, é hora de repor as energias, certo?

E o melhor point para matar a fome rápido é na Pastelaria Pastel Bonito. O local tem uma grande variedade de recheio que você não vai saber nem por onde começar.

Tem pastel com recheio de carne de jacaré, calabresa, camarão, e os de sabores gourmet, como o pastel Romeu e Julieta (queijo e goiabada) e o pantaneiro (carne seca, banana e requeijão).

Dá vontade de comer mais de um!

Dia 3 em Bonito/Pantanal: passeio no Buraco das Araras + Recanto Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Projeto Jibóia

Manhã

Buraco das Araras
Fonte: Pedro Serra (Flickr)

Ainda em Bonito, há mais atividades que não podem ficar de fora do seu roteiro de 7 dias, antes de ir para o Pantanal.

O Buraco das Araras, por exemplo, é o refúgio de muitas aves, como a arara-vermelha, que sobrevoa uma extensa cratera enquanto é alvo de belas fotos.

Você pode visitar de manhã ou à tarde, mas em dias ensolarados o ideal é fazer esse passeio pela manhã, pois é quando elas dão o ar da graça.

Em seguida, vá para o Recanto Ecológico Rio da Prata, um atrativo completo, onde você pratica mergulho e flutuação no rio Olho d’Água até o Rio da Prata, contempla aves e ainda almoça.

Por isso é melhor programar o Buraco das Araras e o Recanto Ecológico Rio da Prata pela manhã, porque ninguém vai querer perder a hora do almoço, não é?

Excelente opção de ecoturismo
Buraco das Araras

Um incrível passeio em meio à natureza, em uma incrível formação geológica, entre a fauna e a flora brasileira. Além de observar a natureza, as araras e todos os outros animais que vivem por ali, você também pode aproveitar para praticar rapel, um atrativo para os aventureiros de plantão!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde

Lagoa Misteriosa
Fonte: Lucas Marinho (Flickr)

No início da tarde, você pode descansar no Recanto Ecológico Rio da Prata antes de partir para a próxima aventura: a Lagoa Misteriosa.

De profundezas desconhecidas, a Lagoa Misteriosa é um verdadeiro abismo aquático, onde os mais corajosos flutuam e desbravam o seu interior.

Porém, segue a nossa dica: a flutuação só é permitida entre os meses de abril a setembro, porque do contrário, a lagoa fica imprópria para banho por causa das algas que se proliferam.

Tem medo de chegar na região e descobrir que não veio em uma boa hora? Não se preocupe! Fizemos um artigo especial para você saber quando é melhor ir a Bonito.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Noite

Projeto Jiboia
Fonte: alexandre Barreto da silva (Flickr)

O terceiro dia termina de um jeito diferenciado. Depois de ver tanto peixe, comer jacaré e observar aves em seu habitat natural, é hora de dedicar um tempinho às cobras.

Sim! E o melhor lugar para desmistificar a história de que as jibóias são venenosas é no projeto que leva seu nome: Projeto Jibóia.

O evento só acontece à noite, a partir das 19h, e conta com palestra, espaço para fotos e carinho nas cobras.

Passeio para corajosos
Projeto Jiboia

A ideia deste programa é trazer a todos uma experiência diferente, focada na educação ambiental sobre esta espécie: a jiboia. No projeto, são apresentadas diversas curiosidades e mais algumas dicas sobre esta espécie, e conhecimentos sobre a vida das serpentes. Que tal até mesmo colocar uma cobra no seu pescoço?

Ver PasseioFalar com Especialista

Dia 4 em Bonito/Pantanal: aventuras na Pousada Aguapé

Manhã

Pousada Aguapé
Fonte: Pousada Aguapé (TripAdvisor)

Saindo de Bonito até a Pousada Aguapé são 3h30, por isso é recomendável evitar esse passeio logo no primeiro dia, por conta do transporte do Aeroporto de Campo Grande até o passeio.

A Pousada Aguapé é um dos passeios que merecem espaço em seu roteiro de 7 dias em Bonito e Pantanal.

A depender do horário de sua chegada, talvez dê para fazer um passeio a cavalo pelas redondezas.

Essa é a melhor maneira de conhecer o Pantanal, pois você vai cavalgar por áreas abertas, cordilheiras, capões e corixos, sempre na companhia de um guia.

Há trilhas curtas e outras longas que podem ser realizadas até por quem nunca andou a cavalo.

Tarde

Safári Fotográfico no Pantanal
Fonte: Alexandre C. Marques (Flickr)

A partir da tarde, é hora de aproveitar outras atividades na Pousada Aguapé.

Além do passeio a cavalo e de caminhada na mata fechada, com direito a trilhas e contato com a natureza pantaneira, as outras atrações turísticas incluem a pesca esportiva de piranhas.

O esporte é radical, mas ninguém precisa ter medo: quem tira as piranhas depois de fisgadas é o guia.

O animal temido é um dos pratos típicos da região, pois dele é feito o caldo de piranha.

Outro passeio para fazer à tarde é o safári fotográfico a bordo de um 4×4 aberto.

Isso mesmo! Você vai ter a chance de conferir a rica fauna regional, passando pela extensa vegetação pantaneira, campos alagados e corixos.

O passeio termina no belo pôr do sol, mas pode ser combinado com a focagem noturna, que é exatamente a mesma coisa, só que mais desafiante.

Noite

Focagem Noturna
Fonte: Crb Panbon (Flickr)

Se optar pela focagem noturna, você terá 1h para admirar a paisagem e os animais de hábitos noturnos.

Se preferir, pode retornar à Pousada Aguapé para o jantar e um descanso merecido.

Dia 5 em Bonito/Pantanal: pantaneiro por um dia + passeio de barco no rio Aquidauana + passeio de charrete

Manhã

Fazenda Aguapé
Fonte: Arnaud Delberghe (Flickr)

Você ainda amanhece na Fazenda Aguapé, porque pode não parecer, mas os passeios do Pantanal conseguem tomar boa parte do tempo.

Durante a manhã, por exemplo, você pode conhecer a vida do homem no campo ao ser levado para o convívio com os pantaneiros.

Você vai conferir a lida do gado, o linguajar, os hábitos, costumes e as paisagens que cercam o cenário dessa região do Centro-Oeste.

Tarde

Rio Aquidauana
Fonte: FOTOS DE KELLY VENTORIM Trabalho (Flickr)

Antes de deixar a Fazenda Aguapé, faça um passeio de barco e desfrute da paisagem pelo rio Aquidauana.

Essa é uma ótima oportunidade de navegar por um rio enquanto admira o cenário, ouve os pássaros e assiste à natureza ao seu redor.

O passeio exige o uso de colete salva-vidas, mas não permite mergulho nem pesca durante a atividade.

Em seguida, outro na lista de passeios no Pantanal que valem a pena é o passeio de charrete, que faz o mesmo percurso do passeio a cavalo.

O percurso pode durar até 3h, mas o conforto está garantido.

Noite

Descansar é a melhor coisa que você poderá fazer na quarta noite na Fazenda Aguapé. Aproveite para saborear uma comidinha local e se preparar para a próxima parada.

Dia 6 em Bonito/Pantanal: Bodoquena + Cachoeiras Boca da Onça + Aquário de Bonito

Manhã

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

A Serra da Bodoquena não ficaria de fora do nosso roteiro de 7 dias na região de Bonito e Pantanal.

Cercado pela área ambiental da Mata Atlântica e do Pantanal, Bodoquena convida os turistas para um trajeto de 2,5 km pela mata preservada.

O lugar esconde grutas, piscinas naturais, cachoeiras e um balneário com ótima infraestrutura.

Os visitantes têm acesso a uma lista de atrativos, como passeio de bote pelo rio Betione, passeio de caiaque, quadriciclo, boia cross, flutuação nas nascentes da Bodoquena, tirolesa e vôlei.

Ufa! Quantas atividades em uma única manhã, hein?

Ainda bem que Bodoquena conta com restaurante em seu balneário, assim você repõe as energias para a próxima parada.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde

Boca da onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

A trilha para a Boca da Onça é para quem gosta mesmo de cachoeiras. Ao todo, são 7, incluindo a que leva o nome do atrativo.

Inclusive, é na Boca da Onça que você encontra a maior cachoeira do estado: 156 metros de altura.

Há também uma plataforma de rapel em Bonito que se projeta no abismo e fica diante do cânion do Rio Salobra. Essa é para quem ama uma aventura radical.

Além disso, há outras cachoeiras famosas na Boca da Onça, como o Buraco do Macaco, com a sua cachoeira de 7 metros escondida, a Janela para o Céu, uma piscina de borda infinita, e o Poço do Lontra, uma piscina natural gelada e com 2 metros de profundidade.

Todos esses passeios podem ser realizados dentro das trilhas Adventure ou Discovery.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Noite

Aquário Natural de Bonito
Fonte: Jorge del Valle (Flickr)

Faltando pouco para voltar de viagem, você ainda pode visitar o Aquário de Bonito/MS (que nada tem a ver com o Aquário Natural).

Trata-se da única exposição de peixes do estado com mais de 200 espécies de peixes, entre eles, arraias de água doce, dourados, piraputangas, jaús, curimbas, e diversos outros peixes.

O guia conta curiosidades sobre os animais e ainda permite que o visitante alimente e tire fotos de arraias. Esse passeio é feito em local fechado e apenas aberto durante a noite.

Dia 7 em Bonito/Pantanal: Abismo Anhumas

Manhã

Flutuação no Abismo Anhumas
Fonte: tyamada (Flickr)

Para terminar o roteiro de 7 dias em Bonito e Pantanal, marque sua viagem para o Abismo Anhumas.

Primeiro tome seu café da manhã em seu hotel ou pousada antes de adentrar uma caverna com um pouco mais de 70 metros de altura.

O trajeto é feito por um rapel elétrico, o que facilita a descida. A propósito, não tenha pressa de descer. Pelo contrário, desfrute da paisagem no interior da caverna, com as suas formações rochosas.

No final, um lago azul te espera para ser contemplado. Esse é um dos passeios mais aventurescos por uma gruta/caverna em Bonito/MS, já que as outras são feitas por uma ponte e escadaria.

Para quem já conheceu a caverna Manjanggul, na Coreia do Sul, as cavernas Sterkfontein, na África do Sul, o labirinto e cavernas nas Ilhas Virgens Britânicas, ou muitas outras espalhadas pelo mundo, vale a pena incluir o Abismo Anhumas em seu roteiro de 7 dias na região de Bonito e Pantanal.

Uma experiência inesquecível
Abismo Anhumas

Passei ideal para todos os aventureiros, não sendo necessário saber nada de rapel para isso, pois você será ensinado na hora. E, mesmo que você não tenha prática nenhuma, pode só ser içado e descido pela caverna com o auxílio de equipamentos. Vale a pena testar!

Ver PasseioFalar com Especialista

Tarde

Antes de voltar para casa, retorne ao centrinho de Bonito/MS para almoçar, comer um lanche rápido ou, quem sabe, tomar um sorvete. As possibilidades são grandes e você já sabe que vale a pena.

Gostou das dicas de roteiro de 7 dias em Bonito/Pantanal?

Flutuações, passeios de barco e a cavalo, exploração de grutas, banhos de cachoeira, vida pantaneira – muitas atividades em nosso roteiro de 7 dias em Bonito e Pantanal.

Para quem dispensa passeios em lugares luxuosos, como nas Ilhas Virgens Americanas (famosa por abrigar a ilha Saint Thomas, o paraíso fiscal), passar 7 dias em pleno contato com a natureza é também um luxo.

Gostou da nossa seleção nesses dois destinos do ecoturismo brasileiro? Esperamos que sim!

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!