Carlos Gardel foi o maior cantor de tango do mundo e até hoje o posto não foi substituído. Suas canções são reconhecidas à distância e ele se tornou ícone argentino por seu talento e paixão.
Se Buenos Aires conta com diversas casas de show voltadas ao tango, é claro que uma delas tinha de ser direcionada ao maior da dança e música.
Por isso, quando você for a Buenos Aires, experimente passar pelo local e ouvir, ainda do lado de fora, a animação que está ocorrendo no luxuoso palco. Com certeza você vai querer voltar na noite seguinte.
Localização
🚗 Onde Fica
O Esquina Carlos Gardel fica na via Carlos Gardel, 3200.
📍 Lugares Próximos
- Teatro Colón (4,1 km);
- Plaza de Mayo (6,3 km);
- Jardim Botânico de Buenos Aires (3,9 km).
Como começou a história do Esquina Carlos Gardel?
O estabelecimento foi construído no século XIX, onde foi inaugurado um restaurante e hotel chamado Chanta Cuatro. Por ali, no bairro Abasto, o movimento já era notável há mais de 150 anos.
Dentro, um luxuoso palco nasceu à espera do talento que mais tarde viria. Apesar de ter nascido na França, o argentino Carlos Gardel entoou as mais belas canções do tango naquele palco, o que mais tarde foi reconhecido.
Pois, mais de 100 anos após sua inauguração, o prédio se transformou em uma casa de show, justamente com o nome Esquina Carlos Gardel, onde há, na calçada, a única estátua do cantor.
Após ser restaurado, o local passou seu nome para a homenagem ao cantor.
Como aproveitar ao máximo o Esquina Carlos Gardel?
Com a homenagem feita, o Esquina Carlos Gardel é um lugar icônico. Em sua calçada, além da estátua, está o visual de uma esquina histórica, cujas construções de seu redor conversam diretamente com a história do país.
A casa de show tem lugares que acomodam até 410 pessoas, divididos em dois andares, em um imponente salão cujo ponto principal é o palco, com suas cortinas vermelhas à espera do espetáculo começar.
O mezanino pode te ajudar a chegar mais perto, com visão panorâmica, caso opte por um dos lugares das asas laterais. Há também os lugares mais ao fundo, ainda em cima, ou o térreo inteiro.
Para aproveitar ao máximo o Esquina Carlos Gardel, você pode escolher assistir ao show com um jantar completo. Para comer, chegue pouco antes das 20:30 horas, quando o cardápio é oferecido e os pedidos são atendidos.
Aliás, o cardápio conta com mais de 10 opções de pratos requintados, além das entradas e das sobremesas, o que dificulta a sua escolha, diante de tantas delícias. Vale lembrar que as bebidas são à vontade.
Com a decoração à lá cabaré dos anos 30 ao seu redor, o charme com certeza vai te pegar pelo coração, sobretudo quando o espetáculo começar.
Quando o show começa, pontualmente às 22:30 horas, a direção da experiente maestrina Dolores de Amo levará seu coração à boca. São diversos músicos em uma potente orquestra, acompanhados pelos 12 dançarinos.
A apresentação passará pelas diversas fases do tango em sua história, mas é claro que homenageará o maior representante dessa música: Carlos Gardel. A paixão com a qual a orquestra se dedica é de encher os olhos.
Onde fica e qual é o horário de funcionamento?
Por ser um ponto de referência na cidade, é simples chegar ao Esquina Carlos Gardel, pois se alguém não conhecer a casa de show, com certeza saberá te indicar pelo local no qual ele cantava.
A estação do metrô Carlos Gardel te levará muito próximo do estabelecimento, mas seu endereço é na via Carlos Gardel, 3200.
O show de tango com o jantar ocorrem todos os dias, das 20:30 até 23:30 horas.
Quanto custa e como comprar o ingresso?
São dois valores para você aproveitar. O primeiro é somente o show, que custa cerca de R$ 150,00. Com o jantar incluso e bebidas à vontade, o valor sobre para R$ 330,00.
Mesmo com a opção mais completa, vale a pena, pois diante de outras casas de show voltadas ao tango, esta sai em conta. Os ingressos podem ser comprados no próprio estabelecimento ou em agências de turismo.
O Esquina Carlos Gardel é bom? Conheça os prós e contras!
Pode ser que seja muito difícil, para você, escolher qual casa de show voltada ao tango visitar em Buenos Aires. São diversas opções e muitas delas carregam requinte, história e referências imperdíveis.
Por isso, você pode colocar na ponta do lápis e marcar as que mais te interessam, curtindo as qualidades, como preço, decoração, dança, orquestra e jantar.
Desta forma, você chegará à conclusão da opção ideal. Se ainda restarem dúvidas, e você quiser saber se esta atração merece sua atenção, confira os pontos positivos e negativos que separamos.
Eles vão te ajudar a identificar se o Esquina Carlos Gardel vale a pena mesmo. Confira.
Pontos positivos
- O edifício respira história, pois começou como um restaurante e hotel, ainda no século XIX, e passou a ganhar mais fôlego após sua restauração, quando ganhou o nome de seu homenageado, se tornando Esquina Carlos Gardel;
- A relação entre custo-benefício é ótima. Pelo valor do ingresso com jantar incluso você encontra espetáculos muito mais caros em outros lugares. Com a tradição deste, merece ser conferido;
- Carlos Gardel foi o maior cantor de tango do mundo e isso está nas paredes, cadeiras, palco e, é claro, música. Para tornar tudo ainda mais belo, 12 dançarinos te mostrarão como o tango pode ser melancólico e apaixonante.
Ponto negativos
- Muitas pessoas não consideram este local tão atraente, pois é uma releitura do que o músico viveu em sua época e há gostos que não se sentem atraídos pela homenagem;
- A distância em relação a outros pontos turísticos, pode afetar a sua vontade de ir para a região somente à noite;
- Os 410 lugares podem ser pouco em alta temporada, pois é um dos pontos da cidade que atraem muitos turistas. Faça a sua reserva, se for o caso.
Esquina Carlos Gardel vale a pena mesmo?
Apesar de distante e pequeno, o Esquina Carlos Gardel é um dos melhores pontos turísticos para os admiradores de tango, pois é honesto do ponto de vista financeiro e muito bem estruturado.
O jantar merece crédito pela generosidade e pelo sabor, além de ter suas bebidas inclusas durante todo o seu tempo por lá. Além disso, o visual te levará diretamente aos cabarés dos anos 30, o que por si só já é uma aventura.
Então, o Esquina Carlos Gardel vale a pena, sim. A homenagem ao maior cantor de tango do mundo é muito bem feita durante todo o espetáculo.
Perguntas e Respostas
Quais são os restaurantes mais próximos do Esquina Carlos Gardel?
Os restaurantes mais próximos do Esquina Carlos Gardel são: Puro Corazon (0,6 km); Carlitos (0,6 km) e Pertutti (0,8 km).
Quais são os hotéis mais próximos do Esquina Carlos Gardel?
Os hotéis mais próximos do Esquina Carlos Gardel são: Arc Abasto Studios (0,6 km); Gardel Flats (0,5 km) e Abasto Hotel (0,6 km).