El Rosedal de Palermo é um passeio famoso em Buenos Aires. Está localizado dentro do Parque 3 de Fevereiro (Parque 3 de Febrero), no elegante bairro de Palermo. Possui uma coleção com mais de 18 mil rosas e um lago ao redor.
Antigamente, o espaço era uma chácara de propriedade de Juan Manuel de Rosas. O jardim foi projetado pelo paisagista Carlos Thays, o mesmo que construiu o Jardim Botânico, o Parque Avellaneda e o Parque Lezama.
A obra foi concluída por seu discípulo, o paisagista Benito Carrasco, em 1914.
Todos os meses de julho, quando começa a época da poda, os moradores e os turistas recebem flores dos jardineiros que cuidam dos canteiros. Desta forma, no inverno os roseirais florescem saudáveis e fortes, alcançando seu desenvolvimento máximo em outubro.
Em 2012, El Rosedal de Palermo festejou seu centenário (1914-2014) e foi reconhecido com o prêmio internacional “Garden Excellence Award” (Jardim de Excelência). Este prêmio é dado anualmente pela Federação Mundial das Sociedades de Rosas (WFRS, sigla em inglês).
O parque conta com 3,4 hectares e possui a Ponte Grega (que atravessa o lago), um anfiteatro, o Pátio Andaluz e o Jardim dos Poetas com 26 bustos que relembram personagens célebres como Alfonsina Storni, Dante Alighieri, William Shakespeare, Jorge Luis Borges, entre outros.
O Jardim, desde 2011, é declarado Patrimônio Cultural pela cidade de Buenos Aires.
Localização
🚗 Onde Fica
O Rosedal de Palermo fica dentro do Parque Tres de Febrero (Bosques de Palermo) na Avenida Infanta Isabel, Buenos Aires. Funciona todos os dias da semana das 8h às 17h.
📍 Lugares Próximos
- Jardim Botânico de B.A (2,6 km);
- Jardim Japonês (3,4 km);
- Museu de Belas Artes (3,7 km);
- Livraria El Ateneo (5,3 km).
O que esperar do passeio pelo El Rosedal de Palermo?
É um lugar de contemplação, brincadeiras e diversão.
As crianças adoram andar de pedalinho no lago. O parque é inspirador, quieto e muito charmoso. As rosas são lindas, mas no mês de outubro elas alcançam seu apogeu.
A natureza é bela e fica difícil descrever as maravilhas deste passeio. Só indo e visitando pessoalmente, para entender a beleza do El Rosedal.
A florada acontece em outubro – e fica ainda mais lindo, no entanto, o ano todo, quando as rosas florescem.
É um ponto turístico estratégico, pois fica próximo ao MALBA, Planetário e Jardim Japonês. Mesmo que for só para dar uma “olhada”, vale super a pena.
O parque possui banheiros e próximo a ele tem uma área com restaurantes e até uma rede do Starbucks. É uma boa opção para fazer um lanche e curtir o ambiente.
Aos sábados, algumas ruas ao redor do parque são fechadas para que os turistas aproveitem ainda mais.
El Rosedal de Palermo é bom? Veja os prós e contras!
Buenos Aires apresenta várias atrações turísticas e fica difícil escolher as melhores quando a viagem é curta.
Selecionei alguns pontos relevantes deste passeio, para você escolher se vale a pena ou não conhecer o Rosedal de Palermo.
Pontos Positivos
- É um passeio em família, mas também pode ser muito romântico (especial para lua de mel);
- As crianças adoram andar de pedalinho no lago;
- Está estrategicamente instalado perto de outras atrações turísticas de Buenos Aires;
- Não há custo para entrar: é totalmente gratuito;
- O paisagismo é encantador.
Pontos Negativos
- Se não curtir parque ou natureza, não vale a pena;
- Caso sua viagem seja curta, há outras atrações mais interessantes;
- É um local de contemplação e sossego. Nada mais.
El Rosedal de Palermo vale a pena mesmo?
Coloco o El Rosedal de Palermo em meu roteiro.
Primeiro, porque a natureza é contagiante e não é em todo lugar que você verá mais de 18 mil rosas juntas.
Segundo, porque dá para encaixar (no mesmo dia), o passeio no MALBA e no Planetário, nem que seja para dar uma parada no Starbucks terminando com um piquenique no Rosedal.
Vale a pena conhecer o Rosedal. É um Patrimônio Histórico e Cultural desta cidade contagiante, chamada Buenos Aires, que você pode conhecer mais a fundo ainda nos outros conteúdos publicados aqui no Viagem Club.
Até a próxima e boa viagem!