mafalda

Mafalda em Buenos Aires: História, Homenagem e Curiosidades da Personagem

A história de Buenos Aires se confunde com sua cultura. A cidade, reduto de muitos artistas, como escritores, pintores e músicos, é considerada a Paris da América do Sul.

Não à-toa, é lá que está uma das personagens mais queridas por quem é fã de histórias em quadrinhos: Mafalda.

A personagem, dona de tirinhas em jornais nas décadas de 1960 e 70, ganhou versões em todo o mundo, o que significa que seus fãs vão a Buenos Aires para conhecer mais sobre sua história.

Se você pensa que a cidade esconde uma de suas personagens mais famosas, está enganado. Mafalda está em toda a capital argentina.

Como a personagem mais querida da Argentina nasceu?

Seu criador é o cartunista argentino Quino, mundialmente famoso por dar imaginação à sapeca menina de 6 anos, cuja visão de mundo é tão crítica quanto suas tiradas sagazes.

Nascido Joaquín Salvador Lavado Tejón, em Mendoza, Quino se mudou para Buenos Aires na década de 50, onde viveu por toda a sua vida, no bairro de San Telmo.

Em 1962, Mafalda dava o ar da graça.

Inicialmente, era parte de um projeto de publicidade, que foi descartado e que causou seu adormecimento por mais dois anos.

Por isso, em 1964, ela ganhava realmente vida. Em um jornal, Mafalda começou a questionar o status quo político, social, econômico, filosófico e por aí vai.

Criada em preto e branco, seus traços ganharam vida e personalidade à medida que falava com o público, sempre acertando em suas palavras.

Parte da genialidade de Quino, a personagem deixou de conversar em suas tirinhas em histórias inéditas em 1973. De lá para cá, sua popularidade só aumentou.

Como Buenos Aires abraça Mafalda e a apresenta a todo turista

Como se não bastasse a popularidade de Mafalda no imaginário comum da Argentina, Buenos Aires abraçou a personagem de todas as formas.

A cidade a homenageia em diversos cantos, com lojinhas repletas de lembrancinhas com sua face estampada, como camisetas, broches, estojos, canetas e lápis.

Mais do que os adereços criados para comercializar sua imagem, Mafalda está na cidade em murais espalhados, gerando um passeio chamado La Historieta.

Começando com Mafalda, ele é uma espécie de tour que abraça diversos personagens em quadrinhos homenageados pela cidade, em estátuas espalhadas que vão de San Telmo a Puerto Madero.

O Paseo de La Historieta é uma forma divertida e interativa de conhecer mais sobre a cultura de Buenos Aires em suas personalidades que ganharam popularidade pela graça e pela inteligência.

Além disso, começando com a Mafalda, ele termina no excepcional MuHu, o Museu do Humor. Nada ruim para uma tarde diferente, não é mesmo?

passeio de la historieta
Paseo de La Historieta

Conhecendo Mafalda em seu lar

Na esquina da rua Chile com a rua Defensa, no número 371, está a amada e tão visitada estátua da Mafalda.

Com 80 cm de altura, ela está sentada em um banco, no qual há espaço para um ou dois visitantes, que podem abraçá-la e curtir seu visual enquanto tira uma foto bem em frente ao local no qual viveu Quino e onde ela nasceu.

Além disso, ali, no bairro de San Telmo, foi onde as tirinhas da Mafalda eram ambientadas, o que dá valor ainda maior para o passeio.

Em frente à casa, há uma plaquinha que diz que foi ali que Mafalda viveu, mas, na verdade, é onde Quino a concebeu.

Para tirar fotos com a estátua, que foi inaugurada em 2009, você pode ter a sorte de encontra-la solitária, mas é algo raro. Geralmente há filas para conhecê-la nesse ponto.

Em 2014, mais dois personagens foram acrescentados para dar companhia à homenageada: Susanita e Manolito, ambos também criados por Quino.

O entorno da personagem mais famosa da Argentina

Como se não bastasse a graça de se conhecer a estátua de Mafalda, você também terá ao seu redor um dos bairros mais charmosos de Buenos Aires.

Em San Telmo, há diversos restaurantes tradicionais, além de bodegóns e cafeterias, os quais se tornam uma parada interessante para descansar, se abastecer de boa comida e saborear o irresistível café da região.

A partir da estátua da personagem, você terá uma boa caminhada para aproveitar outros pontos turísticos.

Em praticamente uma reta só, você chegará à Plaza de Mayo, gigantesco ponto de encontro de manifestações, além de estar em frente à Casa Rosada.

Se caminhar mais um pouco, seguindo em direção à parte de trás da Casa Rosada, chegará em Puerto Madero, região recriada na década de 90 e que hoje é a área mais luxuosa da cidade.

ponto turístico da mafalda em buenos aires
Homenagem a Mafalda

Conheça mais locais em Buenos Aires que homenageiam Mafalda

Um pouco mais distante de San Telmo, está o bairro de Colegiales, no qual há uma das homenagens mais belas a Mafalda, o Mercado de Pulgas.

Por lá, onde você pode encontrar diversos artigos antigos, dentre eles pequenas raridades com a face de Mafalda estampada.

Quem gosta de colecionar itens dos mais diversos tipos, estará em um grande cercado para brincar, pois, é preciso garimpar enquanto não encontra nada especificamente da Mafalda, mas que pode também surtir efeito positivo em você.

Além do Mercado de Pulgas, há a Plaza Mafalda, cuja estrutura conta com murais com a homenageada e de outros diversos personagens criados por Quino.

Há, inclusive, painéis com as tirinhas da personagem.

Perguntas e Respostas

Quem é Mafalda na Argentina?

A Mafalda é uma personagem criada para histórias em quadrinhos do cartunista Quino. Criada em 1964, suas tirinhas duraram até 1973 e repercutem até hoje por conta da sagacidade da menina de 6 anos que estampa suas histórias.

Quem é o criador da personagem Mafalda?

O criador da personagem Mafalda é Quino, um cartunista que nasceu em Mendoza, em 1932, e que se mudou para San Telmo em 1954. No início da década de 60, lançou a personagem, que se tornou mundialmente popular.

Onde fica a estátua da Mafalda em Buenos Aires?

A estátua de Mafalda, assim como seus companheiros de tirinhas, Susanita e Manolito, ficam na esquina da rua Chile, 371, com a rua Defensa, no bairro de San Telmo, em Buenos Aires.

Quando surgiu a personagem?

A personagem Mafalda surgiu em 1964, em pequenas tirinhas que estampavam os jornais da época. Os assuntos eram gerais, mas muitas vezes alfinetavam temas globais, como política, economia, filosofia e religião. Suas histórias acabaram em 1973.