Muita gente quer conhecer Bariloche no inverno, quando as montanhas da cidade ficam cobertas por neve e diversas atividades ao ar livre e gelado são feitas em estações de esqui e parques temáticos.
O que muita gente não sabe, é que Bariloche esconde um visual extraordinário em seu outono.
Entre o final de março e o começo de junho, a cidade ainda não está coberta pela neve, e sente, dessa forma, a temperatura baixando gradativamente à medida que o tempo passa.
É justamente no meio do outono que a cidade conta com um dos visuais mais belos que alguém poderia conhecer.
Bariloche em maio, está com o tempo se preparando para trazer altas doses de neve, mas suas montanhas e florestas de seu entorno estão passando pela transição das estações.
Isso significa que a cidade está em tons alaranjados, com árvores secando à medida que suas folhas caem, tornando tudo um espetáculo lento e gradual.
Um verdadeiro convite para você fazer turismo por lá.
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Parada obrigatória
|
Cerro Catedral
|
Ver Local→ |
Aventura de algumas horas
|
Cerro Tronador
|
Ver Local→ |
Montanha maravilhosa
|
Cerro Otto
|
Ver Local→ |
Visual indescritível
|
Ilha Vitória
|
Ver Local→ |
Paraíso da Patagônia
|
San Martin de Los Andes
|
Ver Local→ |
Atividades com toda a família
|
Lagoa Congelada
|
Ver Local→ |
Paisagens de tirar o fôlego
|
Puerto Blest
|
Ver Local→ |
Como é a temperatura da cidade em maio, o final do outono?
Enquanto o começo do outono traz temperaturas na casa dos 20 °C, em maio o tempo começa a se firmar como algo mais constante, com menos variações entre o dia e a noite.
Isso significa que enquanto os dias de maio trazem temperaturas em torno de 10 °C, as noites chegam a 0 °C, o que mostra que o frio é constante, apesar de variar de acordo com a sua necessidade de vestir roupas quentes.
Tem neve em Bariloche em maio?
Não é comum ter neve em Bariloche em maio, pois a cidade ainda está no outono e isso significa que os ventos trazem o frio, sim, mas sem a neve.
As paisagens ainda estão verdes – ou laranjas, se as folhas estiverem caindo.
No final do mês começam as chuvas, o que significa que a neve vem junto.
Mesmo que você veja um pico ou outro coberto de neve, as montanhas só começam a ganhar uma tonalidade esbranquiçada a partir do final de maio. Na cidade não é época ainda.
O estilo da cidade muda e o turismo também
Bariloche traz versatilidade em sua concepção de atrair os turistas.
Enquanto o inverno faz com que as pessoas visitem a cidade para conhecer a neve e, por consequência, aproveitarem as diversas estações de esqui, no outono ela preza por outras atividades.
Cultura e história estão mais relacionadas à sua visita, pois há diversos lugares para que você conheça um pouco mais sobre a história da cidade e do país.
A natureza está aberta para os exploradores de plantão.
Trilhas e ciclismo são constantes, mas a fotografia ganha um cenário cinematográfico.
Seja por um motivo ou pelo outro, você vai conhecer um lado da Argentina pouco explorado, o que também significa que a rede hoteleira estará mais vazia, com grandes promoções para que seus quartos sejam ocupados.
O mesmo pode ser dito dos restaurantes. A gastronomia patagônica se torna um atrativo à parte.
Sabe o que mais fica ainda melhor? O chocolate.
Bariloche é a capital argentina do chocolate, então esta delícia estará disponível em todas as suas versões.
Como fazer as malas para aproveitar ao máximo Bariloche em maio?
Como Bariloche está mais apta a receber as pessoas sem que elas precisem de trajes pesados para enfrentar a neve, suas malas também ganharão com isso.
Para começar, opte por variedade de camadas, como segunda pele, calças e casacos bem quentes, assim como botas e acessórios que afastem o frio do seu corpo, como luvas, cachecóis e toucas.
Não é necessário levar roupas para enfrentar a neve, a não ser que você veja na previsão do tempo que a raridade de nevar em maio vai acontecer.
Caso não aconteça, a mala com as roupas citadas é o suficiente para lidar com o frio de Bariloche em maio.
O que fazer na cidade no outono e como planejar suas atividades?
O turismo em Bariloche nunca para.
Além da natureza à sua disposição, que tal aproveitar para conhecer um lado diferente da cidade, que geralmente é trocado pelas estações de esqui?
O Circuito Chico, por exemplo, é um dos melhores passeios que você fará, pois, um guia te levará por diversos pontos da cidade, que contam com mirantes naturais, além de teleférico e outras paradas para te apresentar o que Bariloche tem de bom.
Cerro Catedral
Outro ponto fundamental é o Cerro Catedral, que geralmente é parada obrigatória por sua estação de esqui, mas que aqui te levará ao alto da montanha para admirar a vista.
Há, aliás, diversos pontos específicos que te levam ainda mais para o alto, dentre eles o cume, acessível de teleférico.
Cerro Tronador
Se você quer aventura, aproveite para conhecer o Cerro Tronador.
É uma aventura de algumas horas que deve ser feita somente com guiamento, pois se trata de uma gigantesca montanha de mais de 3000 metros de altura, cujo centro é nada menos que um vulcão adormecido.
Cerro Otto
Como não poderia deixar de constar nestas dicas, em Cerro Otto, outra maravilhosa montanha, você vai parar na famosa Confeitaria Giratória, dentro da qual você experimenta diversas guloseimas enquanto sua estrutura gira em 360.º, terminando o ciclo todo em 20 minutos.
Ilha Victoria
A falta de neve traz uma grande oportunidade de você literalmente viajar no tempo.
Na Ilha Victoria, você caminhará pelo Bosque dos Arrayanes, árvores raras com séculos de existência, e ainda conhecerá locais cujas paredes são conservadas para manter as pinturas rupestres, dos primórdios da humanidade.
Outras Sugestões
Há, ainda, diversos outros passeios, como San Martín de Los Andes, Puerto Blest e Cascata Los Cántaros.
Se você viajar no final de maio, talvez consiga pegar a Caminhada na Lagoa Congelada e Extremo Encantado.
Seja como for, não faltam opções para você conhecer a cidade e seu entorno, assim como a riqueza de sua natureza e tudo o que ela tem a oferecer a você, que se aventurou em um lugar fora do eixo comum do turismo, que começa no mês seguinte, em junho.
Para se planejar muito bem, visite o portal da cidade ou, se preferir, agencie suas atividades para garantir os ingressos e não precisar lidar com o acaso de não haver entradas para comprar ao deixar para última hora.
Feriados e datas comemorativas que tornam a cidade ainda mais especial
Como a Páscoa geralmente ocorre entre o final de março e primeira metade de abril, a cidade ganha outras cores com a oferta de chocolates para todos os gostos e bolsos.
É quem vai em maio que pode se dar bem com isso.
Bariloche oferece tanto chocolate quanto qualquer turista pode experimentar.
Em maio, costumam ocorrer diversas promoções para aqueles que não estiveram por ali na Páscoa. Os preços ficam mais baixos, mas a qualidade é a mesma.
Além disso, na Páscoa a cidade se organiza para construir e oferecer a maior barra de chocolate do mundo.
Seguindo essa tradição, no dia 3 de maio é o aniversário da cidade e eles cozinham o maior guisado do mundo, para servir cerca de 20 mil pessoas – tudo cozido em uma única panela. Imagine o tamanho.
Vale a pena conhecer Bariloche em maio?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena conhecer Bariloche em maio, tendo em vista que a cidade é teoricamente mais atrativa em seu inverno, quando a neve toma conta da paisagem.
A resposta é sim.
Com certeza, muitas de suas características se mantém, como o visual espetacular e o acesso à cultura e à história da região, além de oferecer passeios que geralmente não são acessíveis com a neve à tona.
Desta forma, se o seu objetivo é conhecer uma cidade belíssima, cujos cenários são dignos dos filmes mais marcantes, Bariloche é uma excelente opção para ir em maio.
O outono deixa a cidade alaranjada e isso é, no mínimo, inusitado.
Perguntas e Respostas
Como é Bariloche em maio?
Em maio, Bariloche é uma cidade elegante, com folhas laranjas caindo o tempo inteiro de suas árvores, enquanto suas ruas são mais vazias do que no inverno.
A natureza de seu entorno está aberta aos que querem explorá-la, assim como as lojas de chocolates, que costumam fazer diversas promoções.
Não há neve na cidade, mas há diversas atrações turísticas que te mostrarão como é bela e aconchegante no outono.