bariloche em setembro

Bariloche em setembro: 7 Atividades para Conhecer na Cidade

É muito provável que você conheça Bariloche por sua beleza apenas no inverno, quando a cidade é bastante fria e têm diversas atrações relacionadas ao esqui e outros esportes na neve.

Contudo, é em setembro que a cidade ganha um misto entre a diversão na neve e o início de uma época mais florida.

Setembro marca o final do inverno na Argentina, assim como no Brasil, mas em Bariloche isso significa o início da despedida da neve.

Se você gosta de frio, mas quer conhecer outras coisas da cidade, é neste mês que ela começa a ganhar novas cores, com a primavera se aproximando.

Outro lado bom é que a cidade deixa de ficar tão cheia, o que significa que as suas diversas atrações não estarão tão disputadas, assim como os restaurantes, que acompanham os hotéis em preços mais baixos.

Ou seja, há diversas razões para se conhecer a cidade nessa época do ano. Para te ajudar com isso, preparamos 9 dicas de como aproveitar a cidade.

CARACTERÍSTICA PRODUTO

Rua Mitre
  • Diversas opções de lojas
  • De artigos de decoração a roupas, passando pelos incríveis chocolates e vinhos argentinos, chegando às famosas lembrancinhas
Ver Local→

Refúgio Neumeyer
  • Centro de ecoturismo
  • Para curtir uma caminhada por entre bosques, neve e montanha
Ver Local→

El Boliche de Alberto
  • Delícias da culinária andina, patagônica e argentina
  • Há diversas massas no menu, podendo ser acompanhadas pela deliciosa parrilla
Ver Local→

Centro da cidade
  • Arquitetura marcante
  • A Igreja Catedral está ali desde 1947
Ver Local→

Como aproveitar Bariloche em setembro?

Sempre ressalto: nessa lista existem sugestões de entretenimento.

Você pode discordar do que for recomendado. E aí, peço que deixe suas sugestões de passeio nos comentários.

1. Como é o clima de Bariloche em setembro

Apesar de a primavera se aproximar, com seu início no final de setembro, Bariloche ainda é bastante fria nessa época. Na primeira metade do mês é bem provável que você ainda encontre neve.

Os dias costumam atrair o sol, que se aproxima cada vez mais, mas as temperaturas máximas não condizem tanto com sua luz, chegando a apenas 13 °C. Isso significa que o frio é um tanto quanto severo à noite, com médias em 0 °C.

Como ainda neva nessa época do ano, o frio pode ser ainda mais intenso em alguns dias ou locais, sobretudo se você estiver em um dos montes (ou cerros) da região. Prepare-se, também, para ventos gelados o tempo inteiro.

2. O que levar e como organizar as malas para curtir o mês

O que levar na mala pra Buenos Aires 2

É justamente por conta do frio que você deve preparar sua mala especial para passar o mês de setembro em Bariloche.

Segunda pele é praticamente obrigatória, assim como gorros, luvas e meias grossas, além de cachecóis.

Casacos e calças grossas, assim como botas, complementam suas malas, que devem conter, ainda, agasalhos impermeáveis e grossos, para evitar que a neve chegue perto de sua pele.

Caso não tenha esse agasalho e não encontre no Brasil, fique tranquilo: há diversos lugares da cidade que o alugam, assim como outros itens de proteção contra a neve, e outros equipamentos para a prática de esqui e outros esportes semelhantes.

3. Conheça as datas comemorativas para aproveitar ainda mais o mês de setembro

Setembro não conta com nenhum feriado na Argentina, então você poderá ficar tranquilo em relação a possíveis fechamentos de agências de turismo, atrações e lojas.

4. O que comprar e onde ficam os melhores lugares de Bariloche

Rua Mitre Bariloche
Rua Mitre em Bariloche

A Rua Mitre fica no centro de Bariloche e é nela onde você encontrará diversas opções de lojas para fazer as suas compras pela cidade.

De artigos de decoração a roupas, passando pelos incríveis chocolates e vinhos argentinos, chegando às famosas lembrancinhas.

Não há como deixar de lado esse tipo de compra, seja para você ou para dar a alguém algum presente.

Outros lugares que podem ter os presentes que você está procurando, são as lojas das atrações turísticas, além de haver algumas cidades na região, como Villa la Angostura e Colonia Suiza.

São bonitas e charmosas, onde você também encontrará itens para levar para casa.

5. Conheça Refúgio Neumeyer em uma pequena viagem

Refúgio Neumeyer
Refúgio Neumeyer

É bem improvável que você esteja em Bariloche e não escute nada sobre o Refúgio Neumeyer, uma pequena viagem que fará, em boa parte do tempo, a pé, em meio à natureza.

Trata-se de um centro de ecoturismo, cuja experiência vai te levar a curtir uma caminhada por entre bosques, neve e montanha.

Se ainda estiver em um período muito frio, como é o início de setembro, sua caminhada será feita com raquetes específicas para que você consiga caminhar.

Acompanhado por um guia, você estará envolvido em um passeio que cobre o dia inteiro, então reserve um bom tempo de sua viagem para ele. Além disso, é bastante cansativo, apesar de gratificante, ou seja, é bem provável que você queira ir diretamente para a cama do hotel.

Há diversos caminhos, e em cada um deles você encontrará uma nova descoberta, de lagos congelados a mirantes naturais, passando por uma espécie de iglu feito para que você possa descansar em um lugar quente, admirar a natureza, e se alimentar muito bem.

Quer mais sugestões? Confira uma lista com outros 20 passeios em Bariloche.

6. Aproveite o inesquecível restaurante El Boliche de Alberto

El Boliche de Alberto
El Boliche de Alberto

El Boliche de Alberto é um dos restaurantes mais interessantes da cidade, que cresceu com o passar dos anos e se transformou em parada obrigatória a todo turista que queira experimentar as delícias da culinária andina, patagônica e argentina.

Há diversas massas no menu, as quais te envolverão com os diferentes temperos regionais, e podem ser acompanhadas pela deliciosa parrilla, o correspondente ao churrasco na Argentina.

A diferença está no tempo e nos cortes, mais nobres, que assam por um período maior a fim de manter a suculência da carne.

Deu água na boca? É uma das melhores recomendações que você tem para fazer em Bariloche em setembro.

7. Caminhe pelo centro da cidade

O centro de Bariloche merece ser descoberto, pois, ele envolve muito mais que as compras na Rua Mitre, apesar de ela ter sido a primeira a ser asfaltada na cidade.

Desde a década de 1940, o Centro Cívico está à disposição de quem queira conhecer mais sobre a história da cidade e da região.

A arquitetura é bastante marcante, pois foi construída com madeira de cipestre, pinheiro-larício e tufa de pedra, todos extraídos da região.

Para complementar, a Igreja Catedral está ali desde 1947, com estilo neogótico e surpreendentes vitrais, cuja beleza é vista de longe.

Ao conhecer lugares como esses, você entende mais sobre a cidade e a aproveita de forma completa, além de receber informações a respeito de outras atrações.

Perguntas e Respostas

Neva em Bariloche em setembro?

Sim, neva em Bariloche em setembro, principalmente na primeira metade do mês, quando o inverno ainda faz parte do calendário.

Apesar disso, é a época perfeita para visita-la, caso queira encontrar o frio e a neve, pois já não há tantos turistas como nos meses de julho e agosto.