Boca da Onça

Boca da Onça ou Serra da Bodoquena em Bonito? Como Escolher?

Qual o melhor passeio de Bonito/MS: cachoeiras Boca da Onça ou Serra da Bodoquena?

Se você está em dúvida sobre onde ir em Bonito para passar suas próximas férias, o Viagem Club analisou os atrativos Boca da Onça e Serra da Bodoquena para saber qual deles escolher antes de fechar o roteiro.

Primeiramente é bom saber que as cachoeiras Boca da Onça ficam localizadas em uma fazenda do município de Bodoquena, mas ambas possuem atividades que podem tomar o dia inteiro.

Por isso, em um roteiro de 1 dia em Bonito, por exemplo, pode ser que você tenha tempo apenas de visitar uma das atrações.

Confira agora os atrativos de cada um deles e veja como escolher entre Boca da Onça ou Serra da Bodoquena.

Acompanhe!

Onde ir em Bonito: Boca da Onça ou Serra da Bodoquena, no estado do Mato Grosso do Sul?

A região do Mato Grosso do Sul é perfeita para fazer ecoturismo, mas entre tantas opções de passeios fica difícil escolher aqueles que se encaixam no tempo e orçamento do viajante.

Dois desses passeios que estão na lista de mais procurados por aventureiros são Boca da Onça e Serra da Bodoquena, ambos perfeitos para um turismo de aventura.

Conheça um pouco sobre eles e seus prós e contras, a seguir.

Vale a pena conhecer a cachoeira Boca da Onça Ecotour?

Boca da onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Para quem está em busca de aventura, a Boca da Onça vale muito a pena, sim!

O passeio fica em uma fazenda, às margens do rio Salobra, um dos rios cristalinos que deságua no Rio Miranda (Pantanal).

Além de uma ótima infraestrutura na sede da fazenda com direito a café da manhã e muitas trilhas que nos levam a paisagens incríveis, o passeio Boca da Onça ainda proporciona momentos de contemplação e frescor, graças às cachoeiras desse paraíso.

São mais de 7 cachoeiras, incluindo a maior de todas com 156 metros de altura, que é justamente a Boca da Onça.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Principais atrativos na Boca da Onça

Trilhas da Boca da Onça
Fonte: Blog Vida Saudável (Flickr)

Trilha Boca da Onça

Trilha Discovery

Essa é a trilha perfeita para aventureiros na cidade de Bonito/MS, afinal, é a mais longa e a mais desafiante por atravessar pontos de difícil acesso.

A trilha Discovery passa por 15 pontos, com 9 paradas de banho, somando 6,5 km de caminhada entre cachoeiras e cascatas, terminando no início da Trilha Adventure.

Trilha Adventure

A modalidade Adventure é dividida em duas trilhas mais curtas: a meia trilha Boca da Onça e a meia trilha Buraco do Macaco.

Juntas elas somam 4 km de caminhada e são ideais para um passeio em família com crianças e idosos.

Enquanto a meia trilha Adventure Boca da Onça tem 2 cachoeiras, a meia trilha Buraco do Macaco oferece 7 cachoeiras e 3 paradas de banho.

Cachoeiras Boca da onça

Poço do Lontra

Relaxante e gelada, assim é a água transparente da piscina natural de 2 metros de profundidade e 7 metros de circunferência no Poço da Lontra.

Essa cachoeira de 4 metros de altura deságua na piscina e convida o turista a se banhar nessas águas, principalmente em um dia quente.

Buraco do Macaco

Um dos lugares que ninguém pode deixar de ir ao escolher a fazenda Boca da Onça como seu refúgio de um dia inteiro. O Buraco do Macaco, como o próprio nome diz, é um buraco por onde cai uma cachoeira de 7 metros.

Para ter acesso, os visitantes devem entrar por uma caverna submersa até encontrar uma visão deslumbrante da cachoeira e de uma piscina natural.

Não é à toa que o local é considerado um dos mais lindos de Bonito/MS.

Piscinas da Cotia e Janela para o Céu

As Piscinas da Cotia é uma cachoeira de 4 metros de altura, repleta de tufas de calcário e com uma linda piscina. É também um dos passeios mais bonitos em Bonito/MS e, junto da Janela para o Céu, formam a dupla perfeita.

Esse, por sua vez, é uma piscina natural com borda infinita e vista para a mata do cânion do Rio Salobra e a Serra da Bodoquena. Incrível demais para dispensar do roteiro.

Cachoeira da Anta

Quem pensa em tirar fotos de uma paisagem fora do comum, saiba de antemão que essa será uma tarefa árdua em se tratando da bela Cachoeira da Anta.

Essa cachoeira de Bonito/MS tem impressionantes 20 metros de queda d’água em uma área que de tão verde, parece fosforescente.

Para completar o visual cinematográfico, a cachoeira ainda possui tufas de calcário que formaram a piscina, destacando-se em meio ao verde. O único porém é que está proibido banhos nesse local.

Cachoeira Boca da Onça

Dentro do cânion do Rio Salobra, os turistas vão encontrar a maior cachoeira do estado e uma das maiores do Brasil, com 156 metros: a Cachoeira Boca da Onça.

Essa é a atração principal da viagem para Bonito/MS, mas engana-se quem pensa que aqui só tem a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul.

A Boca da Onça também possui um deque enorme que permite um merecido descanso antes de dar um mergulho.

Além disso, a vista da cachoeira emoldurada pelo verde é tão espetacular que você vai precisar de alguns minutos para admirar e garantir muitas fotos para as suas redes sociais.

Por fim, pertinho dali os amantes de aventura ainda poderão curtir uma plataforma do maior rapel do Brasil, com 90 metros de descida diante do paredão do cânion Rio Salobra.

Ah, mas além desses atrativos, há outras cachoeiras, como a Cascata do Jabuti, a Cachoeira do Fantasma, da Queixada e a Garganta da Arara.

Prós

  • A Boca da Onça possui a maior queda d’água (156 metros) e uma plataforma do maior rapel do país;
  • Os visitantes têm uma vista panorâmica do Parque Nacional de Bodoquena;
  • O Buraco do Macaco está localizado na fazenda Boca da Onça e é um dos mais procurados por turistas;
  • Além de belas fotos, os viajantes também podem tomar banho em algumas cachoeiras;
  • Localização próxima a Bonito.

Contras

  • Não é muito acessível para pessoas com problemas de locomoção devido à escadaria de 886 degraus;
  • O passeio depende de 1 dia inteiro para aproveitar, então não é vantajoso para quem montou um roteiro mais curto;
  • É um dos passeios mais caros da região, atrás apenas da Lagoa Misteriosa e do Abismo Anhumas durante a alta temporada.

Vale a pena conhecer a Serra da Bodoquena?

Cachoeira Serra da Bodoquena
Fonte: evanfer (Flickr)

Dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, os visitantes terão acesso por uma trilha de 2,5 km em meio a reservas da Mata Atlântica e do Pantanal.

São cachoeiras, piscinas naturais, grutas e um divertido passeio de bote no Rio Betione. Além disso, Bodoquena também possui um balneário com grande infraestrutura, incluindo bar, restaurante, vestiário, e atividades como tirolesa, quadra de vôlei e bóia cross.

Um complexo de cachoeiras deslumbrantes
Cachoeira da Serra da Bodoquena

Não perca a chance de conhecer esse complexo de cachoeiras, com diversas trilhas guiadas magníficas e piscinas naturais para você se banhar e 'lavar a alma'. Além disso, há também um almoço delicioso com todos os pratos típicos da região de Bonito, para você embarcar de vez no clima local!

Ver PasseioFalar com Especialista

Principais atrativos na Serra da Bodoquena

Serra da Bodoquena
Fonte: Ariel Quinteros (Flickr)

Passeios de caiaque e quadriciclo

Além de trilhas e um balneário, Bodoquena também oferece passeios cheios de adrenalina, ideais para quem viaja em busca de emoção.

Entre os atrativos, há o passeio em caiaques infláveis para curtir a natureza e observar a rica fauna e flora da região.

Já o quadriciclo é para quem está disposto a percorrer 8 km de extensão em meio à mata, passando por rochas, vales, cachoeiras, até alcançar os pontos de banho.

E o melhor desse passeio é que crianças a partir de 5 anos podem acompanhar na garupa, e crianças a partir de 12 anos já podem pilotar.

Flutuação nas nascentes da Bodoquena

Flutuação é a atividade mais popular de Bonito/MS, podendo ser realizada no Rio da Prata, Rio Sucuri e também em Bodoquena.

São 600 metros de percurso nas Nascentes da Serra da Bodoquena, onde os participantes poderão desfrutar de um cenário fora do comum, com bom número de vegetação subaquática e de peixes.

Prós

  • É mais econômico do que Boca da Onça;
  • Tem infraestrutura perfeita para receber desde aventureiros até família com crianças;
  • Atividades radicais que exigem coletes salva-vidas (fornecidos pelo local) e atividades mais tranquilas, para todas as idades.

Contras

  • Esse é outro na lista de passeios que duram o dia inteiro, sendo uma boa opção apenas para quem deseja ficar mais dias na cidade.

Afinal, Boca da Onça ou Serra da Bodoquena?

Se você está se programando para uma viagem de 3 a 7 dias em Bonito/MS, pode adicionar tanto a Boca da Onça quanto a Serra da Bodoquena juntas.

Pessoas sem restrição, amantes de aventura e muita disposição vão adorar o passeio pela Cachoeira Boca da Onça.

Da mesma forma, as famílias que decidirem levar as crianças a Bonito podem desfrutar de um passeio mais leve, como o oferecido na Serra da Bodoquena.

Lembrando apenas que o atrativo Boca da Onça é o mais caro, tanto a entrada quanto o rapel, então isso terá um grande peso na hora de escolher por Boca da Onça ou Serra da Bodoquena.

Gostou deste conteúdo sobre os prós e contras da Cachoeira Boca da Onça e Serra da Bodoquena? Esperamos que sim!

Continue aqui no Viagem Club para mais informações sobre Bonito e outras cidades brasileiras.

Caso você queira mais informações sobre esse assunto, é só enviar um e-mail para a nossa equipe.

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença para nós!

Até a próxima!