Chapada dos Veadeiros

Bonito ou Chapada dos Veadeiros? Como Escolher?

Ir para Bonito ou Chapada dos Veadeiros? A resposta não é simples, já que estamos falando de dois destinos turísticos do Brasil.

De um lado, temos a capital do ecoturismo brasileiro, com suas formações geológicas, cachoeiras, trilhas e grutas em Bonito; de outro, uma das chapadas mais famosas do país em Goiás.

Não restam dúvidas de que ambos os destinos proporcionam contato com a natureza e férias divertidas, tanto na estação seca quanto na estação chuvosa.

Porém, se você precisa decidir entre Bonito ou Chapada dos Veadeiros, o Viagem Club preparou este artigo com as principais atividades de cada um deles.

Acompanhe!

Para onde ir nas próximas férias: Bonito ou Chapada dos Veadeiros?

Trilhas e cachoeiras são atrações comuns, muito procuradas pelos turistas e que são encontradas tanto em Bonito, no Mato Grosso do Sul, quanto na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

No entanto, nem sempre os passeios se encaixam no roteiro de viagem, então o ideal é pensar nos atrativos dos dois passeios para tomar a melhor decisão.

Veja e compare para escolher o seu próximo destino de férias, a seguir.

Vale a pena conhecer Bonito, Mato Grosso do Sul?

Centro de Bonito
Fonte: rodrigo casca (Flickr)

A capital do ecoturismo no Brasil, porta de entrada para um paraíso pouco explorado, oferece diversas atividades em meio a rica natureza do estado do Mato Grosso do Sul.

Entre elas, estão as trilhas na Cachoeira Boca da Onça, passeios dentro de grutas e cavernas e flutuação nos principais rios.

Em relação à hospedagem, alguns lugares podem oferecer café da manhã e almoço, mas acima de tudo, pertinho dos atrativos.

Principais grutas: Gruta da Lagoa Azul, São Mateus e São Miguel

Gruta do Lago Azul
Fonte: Explora 4×4 (Flickr)

A Gruta da Lagoa Azul é um dos principais cartões-postais de Bonito/MS. Seu interior é uma área preservada, com águas azuladas e cristalinas.

Ainda que seja proibido mergulhar, o passeio de contemplação revela algumas curiosidades como, por exemplo, a presença de ossadas de animais, muitos deles extintos, como o tigre dentes-de-sabre.

Já a Gruta São Mateus e de São Miguel, diferente da Lagoa Azul, são grutas secas, repletas de formações espeleológicas, como estalactites e coralóides.

Um atrativo curioso em São Mateus é o Museu Kadiwéu, com objetos antigos doados pelos moradores, incluindo automóveis da década de 70.

Principais cachoeiras: Parque das Cachoeiras e Boca da Onça

Boca da Onça
Fonte: culturalloura (Flickr)

Há muitas cachoeiras em Bonito, inclusive a que fica próxima à região, como a Cachoeira Boca da Onça, na Serra da Bodoquena.

Contudo, muitos turistas também aproveitam a viagem para conhecer o Parque das Cachoeiras, com 7 pontos de banho e uma tirolesa de 7 metros que cai direto em uma piscina.

Principais flutuações: Rio da Prata e Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: Rosanetur (Flickr)

A atividade mais popular da cidade de Bonito/MS é a flutuação e existem dois lugares perfeitos para esse passeio: Rio da Prata e Rio Sucuri.

O Rio da Prata é um recanto ecológico, com grande infraestrutura para receber os viajantes e com destaque para muitos atrativos esportivos, como boia cross e caiaque.

Já o Rio Sucuri é onde acontece uma das flutuações mais famosas da região. Para quem gosta de um passeio em águas cristalinas e repletas de peixes, vai amar o contato com esse paraíso.

Onde se hospedar em Bonito/MS?

Você pode se hospedar tanto no centro quanto em localidades mais afastadas em Bonito. Isso vai depender se você está de carro ou não.

O centro, onde fica a famosa rua Coronel Pilad Rebuá, é ideal para quem está sem carro, pois é justamente a área de bares, restaurantes e hospedagens em Bonito, e também onde os transfers buscam passageiros.

Já para quem está de carro, pode se hospedar em pontos estratégicos, integrados à natureza, pertinho de muitos atrativos.

Vale a pena conhecer a Chapada dos Veadeiros, Goiás?

Se você pensa que só Bonito tem paisagens e atrativos fantásticos, saiba que a Chapada dos Veadeiros é outro paraíso em nosso Brasil.

Localizada em Goiás, a chapada é acessível saindo de Brasília e pegando estrada por aproximadamente 3 horas.

Tempo semelhante a Bonito, já que para chegar a região do ecoturismo no Brasil é preciso pegar um voo até o aeroporto de Campo Grande, para só depois seguir a estrada por mais de 3h30. Quem conseguir, pode fazer um voo direto a Bonito, mas é mais caro.

Alto Paraíso de Goiás

Alto Paraíso de Goiás
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Bastante procurada por turistas para hospedagem e alimentação, a cidade de Alto Paraíso de Goiás é destaque graças ao misticismo em torno do lugar.

Por lá, você vai encontrar miniaturas de extraterrestres e tratamentos holísticos, ideal para quem tem paixão pelo mistério.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros
Fonte: Francisco Aragão (Flickr)

Considerado Patrimônio Nacional Mundial pela Unesco há mais de 20 anos, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é destaque por suas belezas geológicas, botânicas e por sua biodiversidade animal.

O parque nacional possui diversas nascentes que são pontos de origem das seguintes cachoeiras:

  • Cachoeira Santa Bárbara;
  • Vale da Lua;
  • Mirante da Janela;
  • Cachoeira do Segredo;
  • Cachoeira Almécegas I e Almécegas II;
  • Jardim Maytrea.

Além de água gelada, os turistas podem desfrutar das águas termais nas piscinas que se formam em algumas cachoeiras.

Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros/GO?

Há dois locais de hospedagens famosas na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso de Goiás e Vila São Jorge.

O Alto Paraíso de Goiás tem aquele clima esotérico, já que possui muitas lojas de cristais e tratamentos alternativos.

O único problema é que fica longe de alguns dos principais atrativos, sendo a melhor escolha para quem vai de carro.

Uma dica de hospedagem é na Pousada Recanto da Grande Paz, com diárias mais econômicas.

Já em São Jorge, um povoado localizado entre o Rio Preto e o Rio São Miguel é a melhor alternativa para quem vai viajar sem carro.

Há mais opções de restaurantes e bares, com direito a agito noturno, por outro lado, a infraestrutura deixa a desejar.

Afinal, Bonito ou Chapada dos Veadeiros?

Até aqui já deu para ter uma ideia do que você vai encontrar tanto em Bonito quanto na Chapada dos Veadeiros, certo?

Bonito é uma cidade com excelente infraestrutura, passeios turísticos por trilhas, cachoeiras, grutas e muita aventura. É uma ótima opção de viagem para a família toda, inclusive, há muitos pacotes com guia de turismo incluso.

Já a Chapada dos Veadeiros é para quem gosta de percorrer uma longa trilha, curtir paisagens incríveis, tomar banho de cachoeira e desfrutar de um lindo pôr do sol em meio ao cerrado da região.

Tudo isso, praticamente isolado do mundo lá fora, já que internet nem sempre é um dos pontos fortes da Chapada.

Em suma, o melhor destino para a sua viagem é em Bonito caso você queira viajar com crianças, ou não esteja habituado a trilhas mais difíceis.

Gostou de nossas dicas e já sabe qual seu próximo destino: Bonito ou Chapada dos Veadeiros? Se sim, confira outros artigos do Viagem Club que vão te ajudar a montar as suas próximas viagens.

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima!