Mirante do Camelo

Bonito ou Chapada Diamantina: Qual Destino Tem Mais a Ver Com Você?

O Centro-Oeste brasileiro é simplesmente maravilhoso, com suas paisagens naturais, fauna e flora encantadoras e a paz que muita gente procura. São diversos lugares lindos para vistar, ficando difícil uma escolha. Por exemplo: Bonito ou Chapada Diamantina? Qual dos dois roteiros é mais a sua cara?

Os dois municípios não são capitais dos estados, portanto, em algumas situações é preciso chegar primeiro no grande centro. Assim, faz-se uma viagem pequena, de poucos quilômetros.

Para ir até Bonito, primeiramente deve-se pegar um avião direcionado a Campo Grande, que é a capital do MS. Em seguida, até o destino são mais 3h30 de carro.

Já na Chapada Diamantina é preciso seguir, a princípio, para Salvador. Depois, são mais 427 km até Lençóis, podendo o trajeto ser feito de avião ou de carro.

Como não é uma tarefa fácil, para te ajudar, o Viagem Club elencou alguns pontos que podem ser decisivos na hora de escolher para onde viajar. Afinal, os passeios ficarão marcados na história.

Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros: é tudo a mesma coisa?

Quando ouvimos falar de chapadas, logo vêm à mente essas duas mais populares: Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros. Mas, será que elas são a mesma coisa?

Os dois locais ficam em regiões bem distintas do nosso país. Daí já começa a diferença entre eles.

A melhor época do ano para visitação é no final do período chuvoso, ou seja, entre os meses de abril a junho. O motivo? Nesses meses as cachoeiras ficam ativas e são as atrações mais populares.

Além disso, as chances de que tempestades estraguem o passeio são menores. Sem contar que não haverá problemas com trombas d’água.

Em termos de beleza, não há tantas diferenças entre uma opção e outra. Ambas possuem vistas encantadoras e belezas incomparáveis. Em outras palavras, não tem como fazer uma comparação clara, uma vez que os biomas são diferentes.

Flutuação nas águas do Rio Sucuri no Mato Grosso do Sul ou no Poço Azul e Poço Encantado

Flutuação no Rio Sucuri
Fonte: mrkraposo (Flickr)

As águas do rio Sucuri são límpidas, encantando ainda mais os olhos de quem o aprecia ao adquirir o tom azul com a luz do sol. É possível mergulhar com snorkel e ver vida debaixo d’água, com cardumes nadando ao seu lado.

Os poços Azul e Encantado ganham fachos de luz por conta das frestas da gruta azul, o que proporciona um espetáculo particular. Mas, apesar de não ser durante todo o ano, devido às condições climáticas, a água continua límpida e azulzinha, mantendo o encantamento. É ideal para tirar foto e fica a cerca de 100 km de Lençois.

Em se tratando de beleza, os dois locais ficam empatados. Contudo, se a intenção é um álbum de fotos de dar inveja, o Poço Azul é um cartão-postal.

Nade em águas cristalinas e com poucos peixes
Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri é não apenas um dos principais rios da região, mas também um dos mais procurados do país. Após uma pequena trilha através de algumas nascentes de águas cristlinas, você chegará ao deck onde se iniciará a flutuação no Rio Sucuri, bem pertinho dos peixes!

Ver PasseioFalar com Especialista

Cachoeira Boca da Onça x Cachoeira do Buracão

Boca da onça
Fonte: 1001 Dicas de Viagem (Flickr)

Boca da Onça nada mais é do que uma das melhores cachoeiras de Bonito, no estado do MS, que são pontos de turismo da região. A caminhada, pelo ponto de partida até o local, dura 4 horas, contudo, vale a pena.

Ao longo da trilha, que é uma das principais atrações, os turistas se conectam com a fauna e flora locais, em meio a uma paisagem de tirar o fôlego.

Já na Chapada Diamantina, um passeio na água muito interessante é a Cachoeira do Buracão. Esse lugar oferece um tipo experiências emocionantes, até mesmo para quem está acostumando com viagens para locais em meio a natureza.

Os viajantes nadam dentro de um estreito cânion e, no fim do trajeto, há paredões rochosos com queda de 85 m, intensa e muito bonita.

Mesmo a Boca da Onça sendo tão linda, o Buracão também é, portanto, aqui temos um empate no sentido atração das cachoeiras.

Lindas nascentes e cachoeiras
Cachoeira Boca da Onça

A cachoeira Boca da Onça é uma atração por si só, mas não é a única ali disponível. Maravilhe-se também através de diversas trilhas pela natureza, nascentes e diversas outras cachoeiras que irão te maravilhar, para os mais aventureiros é até mesmo possível praticar rapel na cachoeira!

Ver PasseioFalar com Especialista

Lagoa Misteriosa x Mirante do Camelo

Mirante do Camelo
Fonte: Elaine Tavares (Flickr)

A Lagoa Misteriosa em Bonito é uma das que tem maior profundidade no Brasil, chegando a ter uma coluna com pelo menos 200 metros de altura. A água fica dentro da caverna com formações geológicas incríveis, mas mesmo assim tem boa visibilidade.

Na visitação, há diversas opções de atividades, como mergulho técnico e com cilindro, assim como trilha e também flutuação. Dá para admirar a paisagem rara e, ao mesmo tempo, se divertir com segurança.

O Mirante do Camelo não tem passeios dentro d’água, mas vale pela experiência de se deparar com um visual espetacular.

Ao final do dia ainda é possível se deslumbrar com o pôr-do-sol. O lugar é brindado com luz e um espetáculo à parte. Fugir do tumulto e ver cada detalhe da natureza local de perto vale a pena.

Dessa forma, não tem como comparar os ambientes, já que suas atividades são distintas. Mas, se a análise for feita com base na beleza, tanto a Lagoa quanto o Mirante do Camelo são nota 10.

Mergulhe em um local sem fudo
Flutuação na Lagoa Misteriosa

Você já pensou em flutuar em um local em que a profundidade não é conhecida? Pois essa é exatamente a proposta da lagoa misteriosa! Nela, além de flutuar você ainda poderá mergulhar, e explorar um pouco mais dessas águas misteriosas. Um passei para quem tem coragem!

Ver PasseioFalar com Especialista

Afinal, é melhor ir a Bonito ou Chapada Diamantina?

Escolher entre Bonito ou Chapada Diamantina definitivamente não é nada fácil. O que definirá a escolha provavelmente serão critérios como:

  • Estilo de passeio;
  • Tempo disponível para viagem;
  • Época do ano;
  • Orçamento.

Esses pontos podem te indicar qualquer um dos passeios como destinos mais viáveis no momento. Contudo, o Viagem Club tem dicas bem simples. Se escolher entre um lugar ou outro, tudo bem. Mas, na primeira oportunidade, conheça ambos.

Tanto Bonito quanto a Chapada Diamantina têm peculiaridades no ecoturismo que não podem ser deixadas de lado. Assim, realmente, não tem como substituir ou comparar esses paraísos encontrados no Brasil.

Você vai poder conhecer locais maravilhosos como a Cachoeira da Fumaça, o Parque Nacional da Chapada, o Morro do Pai Inácio, o Vale da Lua, o Vale do Pati, o Vale do Capão, a Cachoeira do Segredo, o Abismo Anhumas, a gruta do lago azul e muito mais.

Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!

Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.

Até a próxima.