Fervedouro do Ceiça

Jalapão em Abril: Melhores Passeios e Atrações da Época

Está preparado para conhecer as melhores opções para uma viagem ao Jalapão em abril?

A grande verdade é que o Jalapão é uma região que merece ser conhecida durante o ano todo, mas quem viaja para lá em abril, vai encontrar diversos atrativos bastante propícios para curtir durante esse mês.

Muitos desses atrativos estão localizados no Parque Estadual do Jalapão, uma unidade de conservação que tem como objetivo a proteção integral da fauna e flora local.

Por isso, não perca tempo e confira agora quais são os passeios mais badalados para curtir no Jalapão em abril!

Como aproveitar o Jalapão em abril da melhor maneira possível?

O início de abril é um período de alto índice pluviométrico no Jalapão (em outras palavras, há chuvas no Jalapão nessa época), mas na segunda metade já começa o tempo mais seco da região.

Sendo assim, as chances de encontrar a região mais seca ou chuvosa irá depender muito de qual período do mês você pretende conhecer o Jalapão.

Caso você marque a viagem para o início de abril, as chuvas que caem no Jalapão durante esse período não costumam ser longas.

E há também a questão das estradas do Jalapão, que adquirem maior consistência durante os períodos mais chuvosos.

O ponto negativo são as chances maiores de encontrar cachoeiras e fervedouros de águas mais turvas durante as chuvas.

Por outro lado, optando pela viagem mais no final do mês, o tempo provavelmente estará bem seco e você irá se deparar com as águas dos atrativos mais limpas e cristalinas.

Abril também é baixa temporada no Jalapão e isso significa que o destino possui menos concorrência em comparação às viagens entre feriados e férias escolares.

Portanto, confira agora o que tem de mais legal para se fazer no Jalapão em abril.

Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

A Serra do Espírito Santo, além de sua bela vista panorâmica de toda a área que fica próxima ao atrativo, também é um lugar especial para observar o nascer do sol.

Por parte do turista, basta apenas a disposição de acordar bem cedinho (entre 3h30 e 4h00) para seguir a trilha e curtir de pertinho esse maravilhoso espetáculo.

A trilha envolve uma caminhada de aproximadamente 8 km e alguns pontos possuem corrimão e bancos, para que o turista possa fazer pequenas pausas para descanso e apreciar a vista enquanto caminha.

Todo o esforço vale muito a pena, pois uma vez que se chegue ao topo do Mirante da Serra do Espírito Santo, presenciar o maravilhoso nascer do sol será uma experiência inesquecível para se guardar na memória durante a vida toda.

Dunas do Jalapão

Dunas do Jalapão
Fonte: Camila Spielmann (Flickr)

Essa área fica bem próxima da Serra do Espírito Santo, por isso, é possível conhecer os dois atrativos no mesmo dia durante sua viagem ao Jalapão em abril.

As Dunas do Jalapão são famosas pela areia em coloração dourada, que engrandece ainda mais todo o cenário do Parque Estadual do Jalapão.

E para contemplar esse maravilhoso visual, só é preciso fazer uma trilha que dura menos de 20 minutos, até o topo da duna principal, e assim ficar frente a frente com a exuberante vegetação selvagem e exótica de que é composta o cerrado.

Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Fábio Malaguti (Flickr)

A Pedra Furada é um enorme monumento natural, conhecido principalmente por dar ao turista a oportunidade de visualizar o pôr do sol mais bonito do Jalapão.

O momento é o ápice desse passeio, e os turistas podem apreciar e tirar belas fotos para registrar cada minuto do pôr do sol.

Além disso, quando se atinge o ponto mais alto da Pedra Furada, também tem-se a vista de toda a imensidão da região que circunda o atrativo.

O melhor de tudo isso é que o acesso à Pedra Furada pode ser feito de maneira bem simples, já que é possível chegar de carro até bem perto da entrada.

Depois, só é preciso caminhar por uma trilha bem simples, e em menos de 5 minutos o visitante já tem acesso ao atrativo.

A Pedra Furada fica a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, faz parte de uma propriedade privada e possui acesso gratuito.

Cachoeiras do Rio Soninho Grande e Pequena

Cachoeira do Rio Soninho
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

Se você for viajar para o Jalapão em abril, principalmente se for na segunda metade do mês, em que chove menos, não deixe de conhecer as cachoeiras do Rio Soninho.

Os dois atrativos são derivados do Rio Sono, uma vez que são suas águas que dão vazão tanto para a Cachoeira do Rio Soninho Grande, quanto para a Cachoeira do Rio Soninho Pequena.

As principais diferenças entre elas são o tamanho e a força das águas.

Por esse motivo, o banho é proibido na Cachoeira do Rio Soninho Grande, mas permitido na cachoeira menor, que possui águas muito mais calmas.

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha no Jalapão
Fonte: Lélia Valduga (Flickr)

Outro atrativo que faz parte do Parque Estadual do Jalapão, a Cachoeira da Velha recebe as águas do Rio Novo e é a maior do Jalapão: 100 m de largura e 15 m de altura.

E durante sua viagem ao Jalapão no mês de abril, prepare-se para curtir suas quedas d’água, que são um espetáculo à parte.

Infelizmente, devido à enorme vazão e força das águas, o banho na Cachoeira da Velha também não é permitido, mas nada impede o visitante de contemplar e guardar nas lembranças (ou em fotografias) esse lugar tão incrível.

Morro da Catedral

Morro da Catedral
Fonte: Flávia Rodrigues (Flickr)

O Morro da Catedral também é um atrativo obrigatório para quem viaja ao Jalapão em abril.

O ponto turístico possui cerca de 180 m, o que equivale a um prédio de 60 andares. O atrativo possui esse nome devido ao seu formato perfeito de uma catedral.

Em 2010 o Morro da Catedral foi reconhecido como Reserva de Patrimônio Natural, e não é por menos.

O lugar é realmente espetacular, e ainda mais quando se chega até o topo da trilha, pois proporciona um visual da região que marca o olhar e nunca mais é esquecido.

Fervedouro dos Buritis

Fervedouro dos Buritis
Fonte: André Medeiros (Flickr)

Torça para que não chova durante sua viagem ao Jalapão em abril, para você poder aproveitar ainda mais alguns dos fervedouros do Jalapão, em especial, o Fervedouro dos Buritis.

O nome teve origem devido à enorme quantidade dessas árvores que existem nessa área.

As águas do Fervedouro dos Buritis possuem uma incrível variação de cor, que passam pelo azul ou verde, e fazem a fusão perfeita com as cores da vegetação que existe ao redor.

Fervedouro Rio Sono

Fervedouro Rio Sono
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

As águas do Fervedouro Rio Sono são transparentes e azuis.

É possível, até mesmo, observar a vida marinha, enquanto o visitante flutua nas águas que se originam de várias nascentes de rios subterrâneos.

Algumas das nascentes são mais fortes que outras, e você pode escolher qual tipo de flutuação é mais do seu agrado.

O Fervedouro Rio Sono também pode ser aproveitado durante as noites de abril, e a experiência de nadar e não afundar em suas águas, com certeza, será bastante agradável.

Fervedouro do Ceiça

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

O Fervedouro do Ceiça foi o primeiro do Jalapão a estar disponível para o público. Ele está cercado por bananeiras e possui águas claras e azuis.

Próximo ao fervedouro também existe o Camping do Ceiça, uma ótima oportunidade para acampar e admirar as estrelas durante sua viagem ao Jalapão em abril.

Como é o clima no Jalapão em abril: entre a estação chuvosa e a estação seca

Apesar do Jalapão possuir dois períodos bem diferentes de volume de chuvas, durante todo o ano o clima de calor é constante e a variação de temperatura é muito pequena.

A temperatura máxima no Jalapão costuma ser entre 30 °C e 34 °C, enquanto a variação mínima corresponde a uma média entre 15 °C e 20 °C.

Do mesmo modo, a temperatura das águas de fervedouros e cachoeiras está sempre agradável durante o ano todo, servindo bem para se refrescar durante os dias em que o calor está um pouco mais acima da média.

O que preciso levar para ir ao Jalapão em abril?

  • Roupas leves;
  • Roupas de banho;
  • Chapéu;
  • Boné;
  • Óculos de sol;
  • Protetor solar;
  • Hidratante;
  • Repelente;
  • Toalhas de secagem rápida.

Como chegar ao Jalapão?

O Jalapão está localizado no Tocantins.

Para quem está vindo de outro estado, a maneira mais fácil para ter acesso a essa região é por meio de um voo até Palmas, e de lá seguir até as cidades bases que formam a porta de entrada do Jalapão.

O aeroporto de Palmas recebe voos diretos de São Paulo, Brasília e Goiânia, portanto, partindo de outro destino, é preciso fazer uma conexão.

Alguns dos municípios bases, para quem está saindo de Palmas, são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.

Gostou das nossas dicas para curtir o Jalapão em abril?

Esperamos que você tenha se informado e curtido as nossas dicas de como aproveitar a visitar o Jalapão em abril.

Como vimos, abril é um período diferente no Jalapão, que possui sua primeira quinzena com características da estação chuvosa e a segunda quinzena com as características de estação seca.

Apesar disso, não se esqueça de que essa maravilhosa região tem diversos atrativos para conhecer durante o ano todo. Faça chuva ou faça sol, não deixe de viajar sozinho ou acompanhado.

Uma última recomendação: se quiser ter a chance de ver a incrível chuva de meteoros no céu azul do Jalapão, os meses mais indicados são maio e agosto.

Bem, assim concluímos nosso assunto de hoje. Gostou? Tem sugestões, dúvidas ou comentários? É só mandar um e-mail pro Viagem Club.

Ajude a espalhar essas dicas valiosas compartilhando o nosso artigo nas suas redes sociais.

Boa viagem e até a próxima!