Parque do Jalapão

Jalapão em Agosto: Melhores Passeios e Dicas da Época

Você sabe quais são as melhores opções de passeios no Jalapão em agosto?

Esse é um dos períodos mais recomendados para visitar a região porque fica no período da seca, que ocorre de maio a setembro.

Assim, é garantia de tempo bom e clima quente para apreciar todas as belezas desse destino incrível.

Parque do Jalapão

Parque do Jalapão
Fonte: Josadaik Alcântara Marques (Flickr)

A região do Jalapão é uma área de estonteante beleza natural no interior do estado do Tocantins.

Até a virada do milênio, o lugar era praticamente inacessível e os únicos forasteiros precisavam de jipes 4×4 para chegar até esse paraíso. No entanto, a criação do parque estadual, em 2001, facilitou um pouco o acesso ao lugar.

Foi nesse mesmo ano que a empresa Korubo criou um acampamento no lugar e adaptou caminhões para transportar grupos.

De qualquer forma, as estradas que levam às cidades ainda seguem com difícil acesso, portanto, é bastante comum que carros 4×4 circulem por lá.

A área do parque ocupa 34 mil quilômetros quadrados com dezenas de cachoeiras, fervedouros, trilhas e nascentes de rios. Tudo é muito preservado devido à baixa densidade demográfica do local.

O turismo na região ainda não atingiu níveis elevados, assim, não há hotéis, apenas algumas pousadas ou casas para hospedagem nos vilarejos.

Como é o Jalapão?

A junção do cenário de dunas com lagoas naturais e paredão de chapada só existe em um outro lugar específico do Brasil, que é a Serra do Espírito Santo.

Ao mesmo tempo, o Jalapão reúne uma combinação única ao concentrar paisagens de Cerrado com veredas e fervedouros.

Estes poços com areia fina que entram em suspensão, impedindo a pessoa de afundar, são uma das principais atrações do lugar.

Qual é a melhor época do ano para visitar o Jalapão?

Parque Estadual do Jalapão
Fonte: Gabriel Castaldini (Flickr)

Na verdade, as viagens para o Jalapão podem ser realizadas durante todo o ano.

Contudo, há diferenças profundas em relação à estação chuvosa e à estação seca, que são características marcantes das estações do ambiente de Cerrado.

Estação seca

A época de seca no Jalapão ocorre entre os meses de maio a setembro.

Durante esse período, é comum fazer calor durante o dia, enquanto à noite as temperaturas são mais amenas, com uma sensação térmica um poco mais baixa. A chuva é bastante escassa.

De modo geral, todos os meses da seca são ótimos para conhecer o Jalapão. Quanto mais próximo de setembro, mais baixa se torna a umidade do ar. Ao mesmo tempo, quanto mais seco está o clima, mais bonito fica o pôr do sol.

O mês de setembro marca a transição para as chuvas e o início da colheita do capim dourado, uma espécie de planta Sempre-Viva típica do clima do Cerrado.

Julho, por ser mês de férias escolares, costuma ficar mais cheio, assim como maio, que marca o início da seca.

Então, ir ao Jalapão em agosto é uma boa opção para quem quer aproveitar a temperatura de calor e o pôr do sol deslumbrante, sem tanta concorrência.

Estação chuvosa

A partir dos meses de setembro e outubro, o período de chuvas retorna, enquanto o sol deixa de estar tão presente. Ela vai atingir seu auge ao longo do mês de janeiro, quando o índice pluviométrico supera os 200 mm.

A estação chuvosa costuma ter uma temperatura próxima à da estação seca, no entanto, a alta umidade torna o ar mais respirável.

Um dos principais empecilhos de ir ao Jalapão nessa época de chuva pode ser aproveitar os passeios de cachoeira, além de dificultar a subida na trilha da Serra do Espírito Santo.

Uma vantagem do período é que as estradas de areia ficam mais compactas, o que facilita a locomoção.

Quais são os melhores passeios para fazer na estação seca?

Jalapão 100 Limites
Fonte: Jalapão 100 Limites (TripAdvisor)

Os melhores passeios para quem decide ir ao Jalapão nessa época, com certeza, são os fervedouros e cachoeiras.

Nesse momento do ano, ambos ficam com águas cristalinas e os fervedouros adquirem aquele tom azul-esverdeado que geralmente visualizamos em fotografias desse destino.

De modo geral, é interessante fazer roteiros que durem de 4 a 6 dias, para que os viajantes possam conhecer os principais pontos turísticos do Jalapão.

Como o parque possui acesso difícil, o mais recomendado é contratar agências especializadas para realizar as rotas.

Para quem deseja viajar por conta própria, de jipe, é possível pernoitar nas localidades de Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Tocantins. De qualquer maneira, é extremamente recomendável contratar guias locais.

Principais agências que realizam roteiros

A empresa Korubo é a pioneira na realização de roteiros no parque. Os deslocamentos são realizados no caminhão que foi transformado em ônibus, e que possui um deck de observação. O itinerário começa e termina em Ponte Alta do Tocantins.

Durante os três dias no safari camp são realizados passeios na Duna do Jalapão, ao Fervedouro, à Cachoeira do Formiga, além de visitas ao mercado de capim dourado de Mateiros.

O mirante da Serra também é visitado em um trekking feito ao amanhecer. Ainda são inclusos no roteiro visitas à vereda Suçuapara e à Cachoeira da Velha.

Outras duas empresas fazem roteiros fechados no Parque do Jalapão. O roteiro da NorteTur dura de 3 a 6 dias e é circular.

Os principais pontos turísticos são visitados, assim como o povoado de Mumbuca. O trekking ao Mirante no amanhecer depois continua até a Cachoeira da Velha.

Finalmente, visita-se Suçuapara e o Morro da Pedra Furada, antes de voltar a Palmas.

Por fim, a empresa Venturas oferece o roteiro mais longo e aventureiro, que dura 6 dias completos. Ele inclui 3 dias de rafting no rio Novo, além de diferentes pernoites em acampamentos.

Para quem deseja uma expedição com mais contato com a natureza, esse roteiro é bastante indicado. Ele também visita os principais pontos do Jalapão, como a Cachoeira do Formiga.

Considerações finais

Viajar para o Jalapão em agosto, portanto, é uma excelente opção para quem deseja usufruir e conhecer bem todas as belezas naturais desse incrível parque no Tocantins.

É importante, contudo, se precaver antes de viajar e preparar uma lista com itens que vão melhorar a sua experiência no lugar. Não esqueça de incluir filtro solar, repelente e óculos de sol.

Chegamos ao final do nosso conteúdo! Esperamos que tenha gostado das dicas.

Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário ou envie um e-mail pra nós.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!