Serra do Espírito Santo

Jalapão em Junho: Melhores Passeios e Dicas da Época

Você sabe quais são os melhores passeios para fazer no Jalapão em junho? Essa é uma das melhores épocas para conhecer a região porque é o início do período da seca, que dura de maio a setembro.

Isso porque, nesse período, o clima quente com sol prevalece, perfeito para apreciar todas as belezas naturais desse destino incrível.

Quais os melhores passeios para você fazer no Jalapão em junho?

O Parque Estadual do Jalapão fica no interior do Tocantins e é uma das áreas naturais mais bonitas do país. O acesso ao lugar não é tão simples, contudo, desde 2001 (com a criação do parque) se tornou mais fácil realizar rotas de turismo pela região.

Ao todo, são 34 mil quilômetros quadrados cercados por cachoeiras, trilhas e nascentes de rios.

Nessa paisagem de combinação única, as paisagens do Cerrado se misturam a veredas e fervedouros, poços de águas cujas areias finas em suspensão impedem as pessoas de afundar.

Veja abaixo alguns passeios imperdíveis para fazer no Jalapão em junho.

Visitar os fervedouros limpos

Fervedouro dos Buritis
Fonte: André Medeiros (Flickr)

No mês de junho, é possível apreciar a incrível paisagem dos fervedouros com águas limpas e cristalinas, assumindo incríveis tons de verde.

É justamente nesse período do ano em que as chuvas são mais escassas que a transparência da água se torna mais nítida.

Outra vantagem é em relação ao clima, já que nessa época do ano a temperatura na região fica em torno dos 30 °C. Então, é um ótimo incentivo para se refrescar nas águas geladinhas dos fervedouros.

A visita aos fervedouros é feita em pequenos grupos e geralmente tem tempo de duração médio de 20 minutos. Eles ficam em áreas privadas, portanto, deve-se pagar uma entrada de aproximadamente R$ 15,00 em quase todos eles.

Os principais fervedouros são:

  • Buritis;
  • Rio Sono;
  • Ceiça;
  • Buritizinho;
  • Encontro das Águas;
  • Macaúbas;
  • Bela Vista;
  • Alecrim.

Há ainda o fervedouro exclusivo da agência Korubo, uma das principais agências que realiza rotas de turismo na região.

Os principais roteiros de tours incluem os principais fervedouros e é altamente recomendável que você contrate uma agência ou um guia turístico da região, especialmente se não tiver familiaridade com o local.

Visitar as cachoeiras com bom volume de água

Cachoeira das Araras
Fonte: William Garrito (Flickr)

Outra vantagem de visitar o Jalapão em junho é pegar as cachoeiras mais cheias.

Isso porque ainda está no começo da seca. Como maio é o mês seguinte à estação chuvosa, as cachoeiras estão com um ótimo volume d’água.

Sem contar que, assim como os fervedouros, as águas das cachoeiras ficam cristalinas na época da seca, o que garante um visual incrível durante a sua estadia.

As principais cachoeiras do Parque do Jalapão são a Cachoeira da Velha, a Cachoeira do Formiga, a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira da Arara e a Cachoeira do Soninho. Há outras também, contudo, essas são as mais populares na região.

Os roteiros das agências incluem várias delas. Se você estiver viajando de forma autônoma de jipe 4×4, é recomendável pegar informações sobre a rota ou seguir acompanhado de um guia.

Visita ao mirante da Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

Esse mês é ótimo para realização do trekking que leva ao mirante da serra, realizado ao amanhecer do dia.

Chuva de meteoros

Um dos grandes atrativos que ocorre no Jalapão entre os meses de maio a agosto é a observação de chuva de meteoros.

A visão do céu azul é incrível e, como a natureza é abundante na região, com pouco predomínio de luz artificial, a visualização das estrelas é deslumbrante.

Durante alguns dias costuma ser possível enxergar a chuva de meteoros, então, esse é outro bom motivo para visitar o parque no mês de junho.

Avistamento de animais

Para quem ama a natureza e quer aproveitar a viagem para observar os animais em seu hábitat natural, o mês é excelente.

Quando o período da estiagem inicia, também começa a reprodução dos animais. Portanto, entre o final de maio e final de julho será uma grande oportunidade de avistar animais nativos, como araras-canindés e araras azuis.

Não viaje para o Jalapão sem saber disso

Parque Estadual do Jalapão
Fonte: Gabriel Castaldini (Flickr)

Vale a pena mencionar que o Jalapão em junho proporciona um clima quente e uma baixa umidade do ar, já que estamos na estação seca, o que pode provocar uma sensação incômoda em algumas pessoas. Por isso, manter uma hidratação constante é essencial.

Em relação ao que você deve levar, as dicas são básicas: não exagere no volume da mochila. Não se esqueça de:

  • Protetor solar;
  • Calçados fechados para usar nas caminhadas e trilhas;
  • Roupas de banho para os fervedouros e cachoeiras;
  • Óculos de sol e boné para se proteger do sol;
  • Água e alimentos leves (não se esqueça de ter uma sacolinha com você para poder descartar o lixo).

Existe uma melhor época para ir ao Jalapão?

Você pode ir ao Jalapão em qualquer época do ano. No entanto, existem algumas diferenças em termos de experiências em relação às estações.

No ambiente do Cerrado, a distinção entre a estação chuvosa e a estação seca é muito marcante.

Estação seca

A estação seca ocorre de maio a setembro, portanto, se você decidir ir ao Jalapão em junho, estará na estação seca.

Viajar nesse período do ano é garantia de calor durante o dia e temperaturas mais amenas à noite. Praticamente não chove.

De modo geral, esse é um período excelente para viajar para o local. O clima seco deixa o pôr do sol ainda mais deslumbrante.

Dentre todos os meses da seca, julho é o mais concorrido por ser o mês das férias escolares.

Estação chuvosa

A partir dos meses de setembro e outubro, o período de chuvas retorna, enquanto o sol deixa de estar tão presente. Ela vai atingir seu auge ao longo do mês de janeiro, quando o índice pluviométrico supera os 200 mm.

A partir do final de setembro e início de outubro, as chuvas já retornam novamente. Faz menos sol, no entanto, e à noite o clima fica agradável. O ar também é mais respirável.

Visitar o Jalapão na época das chuvas pode impedir a realização de alguns passeios nas cachoeiras, além de impactar o visual dos fervedouros. Outra desvantagem é dificultar a subida na Serra do Espírito Santo.

Assim, se você estiver na dúvida sobre qual é o melhor mês para curtir e aproveitar a estadia, saiba que junho é uma ótima escolha para conhecer o Jalapão!

Conclusão

Parque do Jalapão
Fonte: Josadaik Alcântara Marques (Flickr)

Enfim, esteja você em Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins ou Mateiros, por exemplo, não faltarão atrações para você conhecer durante o mês de junho.

Apenas não se esqueça de manter uma boa hidratação, já que a sensação térmica é bastante alta nesse mês.

E então, gostou das dicas? Tem algum comentário, dúvida ou sugestão? Mande um e-mail pra nossa equipe!

Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença.

Até mais!