Fervedouro do Ceiça

Jalapão em Julho: Melhores Passeios e Dicas da Época

Quais são os melhores passeios para realizar no Parque Estadual do Jalapão em julho?

Esse é um período do ano que muitas pessoas estão de recesso por conta das férias escolares. Por isso, você pode unir o útil ao agradável ao planejar sua viagem para lá durante esse mês.

Isso porque essa é um dos melhores períodos do ano para conhecer a região, por conta da estação seca.

Assim, o clima quente e o calor prevalecem, com bastante sol e poucas chuvas, perfeito para apreciar as diversas belezas naturais do destino.

Quais os melhores passeios para fazer no Jalapão em julho?

O Parque Estadual do Jalapão fica no estado do Tocantins e é uma das belezas naturais mais preservadas do Brasil. Desde 2001, após a criação do parque, realizar turismo na região se tornou mais acessível.

O Parque ocupa ao todo mais de 30 mil quilômetros de área, onde a vegetação típica do Cerrado e as veredas se misturam.

A região é cercada por cachoeiras, nascentes de rios e fervedouros, poços de águas de areias finas em suspensão, que fazem as pessoas flutuarem. É possível realizar muitas trilhas e atividades em contato com a natureza no local.

Confira alguns passeios imperdíveis para realizar no mês de julho!

Ver o pôr do sol na Pedra Furada

Pedra Furada
Fonte: Fábio Malaguti (Flickr)

Durante a estação seca, o pôr do sol no Jalapão é ainda mais deslumbrante. O céu azul, sem nuvens, reflete a luz laranja do sol, criando um espetáculo de cores e contrastes.

Um dos melhores locais para observar o entardecer até o sol sumir no horizonte é no mirante da Pedra Furada. É possível acessar o local, que fica a 30 km da cidade de Ponte Alta do Tocantins, com guias turísticos em carros 4×4.

Visitar os fervedouros com águas cristalinas

Fervedouro do Ceiça
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

Com toda certeza, os fervedouros são um dos principais atrativos do Jalapão.

O mês de julho é excelente para visitá-los porque as suas águas ficam limpas e cristalinas, com tons de azul-esverdeado.

Como o clima é de calor e pouca chuva, ou seja, índice pluviométrico baixo, ainda é uma ótima opção para se refrescar.

A visita aos fervedouros geralmente é organizada por pequenos grupos. Se você contratar uma agência de turismo para realizar o seu tour no parque, não precisará se preocupar porque as visitas estarão inclusas nos roteiros.

Uma questão comum nesse mês, no entanto, é uma espera maior pela entrada nos poços. Como eles têm lotação máxima e a região costuma receber mais viajantes, é frequente aguardar um pouco em filas para poder usufruir dos fervedouros.

O tempo de duração dos mergulhos costuma ser de 20 minutos, com entradas de R$ 15 por pessoa. Os principais fervedouros são Lino, Ceiça, Buritis, Buritizinhos, Alecrim e Bela Vista.

Visitar as cachoeiras com bom volume de água

Cachoeira do Formiga
Fonte: Josadaik Alcântara Marques (Flickr)

Uma outra vantagem de visitar o Jalapão em julho é pegar as cachoeiras mais cheias.

Isso porque ainda está no começo da seca. Como maio é o mês seguinte à estação chuvosa, as cachoeiras estão com um ótimo volume d’água.

Nessa época do ano, as cachoeiras já não têm o mesmo volume dos meses de maio e junho. Contudo, também não está tão baixo quanto nos meses de agosto e setembro. Além disso, as águas ficam cristalinas, o que favorece a prática de snorkeling.

Existem diversas cachoeiras no Jalapão. Os roteiros de turismo de 4 dias geralmente incluem as principais, que são a Cachoeira do Roncadeira, Cachoeira da Velha, Cachoeira da Formiga e Cachoeira das Araras.

Apreciar a chuva de meteoros

Sim, é isso mesmo! Entre maio e agosto, se você estiver pelo Jalapão, poderá apreciar uma inesquecível chuva de meteoros.

Visitar o Jalapão em julho dá a você uma grande oportunidade de observar esse fenômeno, com uma visão incrível do céu da região.

Sem dúvidas, uma experiência que você nunca vai esquecer.

Visita à prainha do Rio Novo

Prainha do Rio Novo
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

Outro bom passeio para realizar é uma visita à prainha do Rio Novo. O local tem uma paisagem exuberante e é um ótimo local para relaxar na água e dar um mergulho tranquilo.

Para os mais aventureiros, há a opção de fazer rafting, a partir da contratação dos serviços de uma empresa local.

Canyon e Cachoeira da Sussuapara

Cânion do Sussuapara
Fonte: Diego dos Santos (Flickr)

Outra boa experiência de aventura é conhecer o canyon da Sussuapara, que dá origem à cachoeira de mesmo nome.

Contudo, requer um certo esforço para descer pela “escada improvisada” entre as rochas e raízes das árvores até a base do canyon. Por isso, se você estiver com crianças, pode não ser a melhor opção.

Trekking ao Mirante da Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

A saída para essa trilha costuma ocorrer bem cedinho, antes do dia amanhecer.

São mais de 3 km percorridos e o trekking exige preparo físico. No entanto, o esforço vale a pena porque o mirante tem a vista mais linda de todo o Parque do Jalapão.

Avistamento de animais

Quem é amante da natureza e decide ir ao Jalapão em julho tem uma oportunidade única.

Isso porque até o final desse mês é o período de reprodução dos animais nativos. Assim, é bastante possível realizar o avistamento de animais, como araras azuis e araras-canindés.

Visita à Comunidade da Mumbuca

Povoado Quilombola de Mumbuca
Fonte: Raoni (Flickr)

Esse tour geralmente integra os principais roteiros das agências porque é uma oportunidade de visitar a Associação de Capim Dourado, uma espécie de Sempre-Viva nativa dessa região, muito usada para a confecção de artesanatos.

É um bom momento para comprar itens para se recordar da viagem ou presentes.

Dicas para aproveitar melhor a estadia no Jalapão

Devido ao clima quente e à baixa umidade da estação seca, é bastante recomendável que você se mantenha hidratado durante todo o tempo. Para quem não está acostumado, a falta de umidade no ar pode causar uma sensação incômoda.

Itens como óculos de sol, boné ou viseira, calçados adequados para trilhas e caminhadas, protetor solar e repelente são indispensáveis para que você desfrute os passeios e a visita aos pontos turísticos da melhor forma possível.

Antes de ir ao Jalapão, é importante fazer uma lista de alguns itens que são importantes para você ter uma ótima experiência. Assim, você aproveita a sua estadia no Jalapão em julho da melhor maneira possível!

Chegamos ao final do nosso conteúdo! Esperamos que tenha gostado das dicas.

Viu como não é preciso ir para tão longe, como Coreia do Sul, África do Sul, Costa do Marfim, Estados Federados da Micronésia ou Ilha de Man para curtir aventuras incríveis?

Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário ou envie um e-mail pra nós.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!