Dunas do Jalapão

Jalapão em Fevereiro: 6 Atrações Para Curtir Durante Esse Mês

Vai fazer uma viagem ao Jalapão em fevereiro e não sabe exatamente quais as melhores atrações para conhecer durante o mês?

Não se preocupe, pois o artigo de hoje vai esclarecer isso e muito mais.

A viagem ao Jalapão inclui diversos passeios diferentes, como cachoeiras, fervedouros e outros monumentos naturais, além de ser o principal produtor de capim dourado do Tocantins.

E o melhor de tudo é que todas essas coisas podem e devem ser conhecidas durante sua viagem ao Jalapão em fevereiro.

Portanto, siga as nossas dicas e faça sua viagem se tornar inesquecível.

Como aproveitar os pontos turísticos do Jalapão em fevereiro da melhor maneira possível?

Se você decidir ir ao Jalapão em fevereiro, saiba que durante esse mês é o período conhecido por estação chuvosa (assim como janeiro), ou seja, de alto índice pluviométrico.

Apesar disso, a chuva não é motivo para maiores preocupações, pois as chuvas no Jalapão não costumam ser muito longas, ou seja, chove em pequenos períodos durante o dia.

Outra vantagem de conhecer o Jalapão em fevereiro são as estradas.

Devido à chuva que costuma cair durante esse período, o terreno, que geralmente é irregular e com muita areia, fica mais compacto e fácil para dirigir.

Porém, o principal ponto negativo ao conhecer o Jalapão em fevereiro é o fato de que a chuva costuma deixar as águas de rios, cachoeiras e fervedouros um pouco mais sedimentadas e turvas, o que pode fazer com que você prefira outra época para viajar.

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha no Jalapão
Fonte: Lélia Valduga (Flickr)

A Cachoeira da Velha possui a maior queda d’água do Parque Estadual do Jalapão, e se torna ainda mais encantadora quando vista a partir da plataforma de madeira que serve como posto de observação.

Mas se você quer realmente conhecer a Cachoeira da Velha, em todos os seus lados e ângulos, um passeio de rafting pode ser a melhor solução.

A descida tem início aos pés da queda d’água, que se localiza no Rio Novo e que leva até o outro lado da cachoeira, formada por dois arcos incríveis.

Mirante da Serra do Espírito Santo

Serra do Espírito Santo
Fonte: Lonely Planet Brasil (Flickr)

Em fevereiro também é um momento especial para apreciar o nascer do sol diretamente do Mirante da Serra do Espírito Santo.

Esse local, que é mais uma das grandes formações rochosas do Jalapão, possui um platô que fica no alto e fornece uma vista maravilhosa para as dunas e toda a região em volta.

Portanto, aproveite os primeiros raios da luz solar para repor as energias e seguir com tudo para sua maratona de passeios pelo Jalapão.

Fervedouro Bela Vista

Fervedouro Bela Vista
Fonte: Kátia Abreu (Flickr)

Ainda que em fevereiro exista uma pequena chance de encontrar os fervedouros com as águas turvas, não deixe de conhecer o fervedouro Bela Vista se estiver no Jalapão durante esse mês.

O local se destaca em meio aos outros fervedouros justamente por ser o maior de todos, com um poço que possui 15 m de diâmetro.

As tonalidades azuis de suas águas impressionam, e sua transparência permite compor maravilhosas fotos subaquáticas.

Serra da Catedral

Serra da Catedral
Fonte: Manoel Rebello (Flickr)

A Serra da Catedral, também conhecida como Morro do Mandacaru pelos nativos, está localizada entre os municípios de São Félix do Tocantins e Novo Acordo.

O local ainda é pouco explorado, mas nem por isso é menos interessante que os outros atrativos para se conhecer no Jalapão em fevereiro ou na melhor época mais adequada ao seu perfil.

Esse verdadeiro fenômeno natural é composto por uma maravilhosa formação rochosa que possui milhares de anos e um formato bastante semelhante à fachada de uma igreja.

É impossível não se encantar com toda a beleza desse local, pois cada simetria de seus cortes e detalhes consegue se destacar em meio ao chapadão do Cerrado.

Ainda, no pico do Jalapão, o morro chega a mais de 180 m de altura. Para você ter uma ideia, isso equivale a um prédio de 60 andares.

Por fim, a Serra da Catedral ainda conta com a presença de algumas aves, como as araras canindés, araras azuis, maritacas e águias, que produzem uma verdadeira sintonia e compõem o cenário perfeito para o visitante apreciar.

Cachoeira do Formiga

Cachoeira do Formiga
Fonte: Josadaik Alcântara Marques (Flickr)

As tonalidades e misturas de cores da Cachoeira do Formiga impressionam qualquer visitante, e por isso, o atrativo está incluso na lista de passeios para quem vai ao Jalapão em fevereiro.

O verde intenso das suas águas se sobrepõe ao ponto de azul nas rochas de calcário que se encontram no fundo.

A temperatura das águas costuma estar bem fresca e amena em fevereiro, além de promover uma boa massagem pelo corpo através da queda d’água.

Dunas do Jalapão

Dunas do Jalapão
Fonte: Camila Spielmann (Flickr)

As Dunas do Jalapão são um verdadeiro cartão postal dessa região, e todas as pessoas que conhecem esse local sabem exatamente o porquê.

Bem, as Dunas do Jalapão ficam dentro do Parque Estadual do Jalapão, e são emolduradas pela impressionante Serra do Espírito Santo.

Todo esse cenário é realmente espetacular, mas o que leva a maioria dos turistas para esse lugar é a oportunidade de ver o pôr do sol, que acontece diante da troca da cor da areia, que vai ficando cada vez mais intensa à medida que o sol se esconde.

Como chegar ao Jalapão?

O melhor acesso ao Jalapão é a partir de Palmas, capital do Tocantins.

O aeroporto da cidade recebe voos diretos de São Paulo e Brasília, mas saindo de outros estados basta fazer uma conexão.

A partir de Palmas, a principal via de acesso é a rodovia TO-030, que leva até Santa Tereza do Tocantins, e depois pegar a TO-130 até o município de Ponte Alta.

Uma dica muito importante é que, como nem todas as rotas pelos atrativos do Jalapão são asfaltadas, ter acesso a um veículo 4×4 é imprescindível para não comprometer sua viagem.

Além disso, como o Jalapão é uma região de baixa densidade demográfica, menos de 1 pessoa por km², indica-se a contratação de um guia para evitar se perder.

Jalapão em fevereiro: curta essa incrível região logo no início do ano

Gostou das nossas dicas para sua viagem ao Jalapão em fevereiro?

Então prepare suas malas e vá conhecer um dos locais mais apreciados do Tocantins, em meio a muitas atrações naturais e locais de beleza impressionante.

Conheça também o Jalapão em outros períodos do ano e aproveite outras atrações imperdíveis dessa região, como a famosa chuva de meteoros que pode ser observada entre maio e agosto, ou o Morro da Pedra Furada, a Prainha do Rio Novo ou as Cachoeiras do Escorrega Macaco.

A natureza é espetacular, e o clima do Jalapão em fevereiro comprova isso.

Do Rio de Janeiro ao Sergipe, não há um único turista que visite o Jalapão e não saia encantado.

Bem, assim concluímos nosso assunto de hoje. Gostou? Tem sugestões, dúvidas ou comentários? É só mandar um e-mail pro Viagem Club.

Ajude a espalhar essas dicas valiosas compartilhando o nosso artigo nas suas redes sociais.

Boa viagem e até a próxima!