Passar a sua lua de mel em Natal representa uma excelente escolha.
A capital do estado do Rio Grande do Norte proporciona ótimos restaurantes, passeios incríveis, bons hotéis (um dos elementos mais importantes para assegurar uma vigem romântica) e atividades incríveis.
Após o estresse inerente ao planejamento do casamento, o momento de selecionar um destino para a sua lua de mel em Natal deve ser regido pela tranquilidade e descontração.
Nesse sentido, essa viagem é realizada para recarregar as energias do casal, relembrando as ocasiões mais emocionantes da vida a dois, aproximando-os e, evidentemente, usufruir de um local paradisíaco com o seu grande amor.
Cajueiro do Pirangi
Trata-se do maior cajueiro do mundo. Ele fica nas proximidades da praia de Pirangi, ocupando oito mil e quinhentos metros quadrados, a famosa árvore continua crescendo.
O Cajueiro do Pirangi tem cerca de cento e trinta aos de idade, gerando deliciosos frutos entre os meses de novembro e janeiro.
Para o casal em lua de mel, a experiência de vislumbrar o horizonte a partir de seu mirante e se perder no verdadeiro labirinto formado em sua parte inferior é, realmente, única.
Como cortesia, os turistas podem experimentar um saborosíssimo suco de caju.
Simplesmente imperdível!
Lagoa de Jacumã
Embora as praias de Natal sejam os destinos turísticos mais conhecidos da cidade, há outros locais ótimos para aproveitar e se divertir durante a lua de mel.
Um bom exemplo disso pode ser encontrado na Lagoa de Jacumã e, também, na Lagoa de Pitangui.
Nelas, vocês poderão praticas as mais distintas atividades, tais como a tirolesa e o esquibunda – altamente recomendáveis para os casais que apreciam uma aventura.
Ambas as lagoas estão localizadas na cidade de Extremoz, a cerca de vinte e três quilômetros da capital potiguar – sentido Norte.
De modo geral, o trajeto a ser percorrido até a Lagoa de Jacumã pode ser realizado de buggy, uma vez que integram boa parte dos passeios incluídos nos pacotes turísticos.
Contudo, há outras opções para chegar ao local, como alugar um automóvel em Natal.
Seja como for, é uma programação sensacional para ser feita a dois.
Dunas de Genipabu
O passeio pelas Dunas de Genipabu é imperdível, sobretudo, para casais em lua de mel em Natal.
Elas ficam a cerca de vinte quilômetros da cidade de Natal, integrando o grandioso Parque Turístico Ecológico “Dunas de Genipabu”.
Essa estrutura abriga uma APA (área de proteção ambienta), uma lagoa e uma praia, além, evidentemente, do próprio complexo das Dunas de Genipabu.
A partir desse ponto, vocês poderão visitar as concorridas lagoas de Pitangui e de Jacumã.
Uma vez no local, não deixe de realizar um passeio de buggy.
A experiência é incrível e, além disso, os roteiros turísticos tendem incluir a visitação ao Parque Turístico Ecológico, a diversas praias que compõem o litoral norte e as lagoas de Pitangui e de Jacumã.
Nesses roteiros, você e a pessoa amada desfrutarão de um percurso que, embora possa variar segundo as especificidades de cada temporada, dura algo em torno de seis horas (então, capriche no café da manhã).
É possível, ainda, fazer uma pausa para se aventurar no esquibunda ou divertir no aerobunda.
São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso é uma cidade que fica a uns cem quilômetros de Natal, abrigando uma das mais belas praias de todo o nosso país.
Ao longo desse trajeto, vocês conhecerão o Marco Zero, na BR 101, a fantástica praia do município e, claro, a cachaçaria e bar Urca do Tubarão, localizada em São José dos Touros.
Todo o passeio dura metade de um dia, partindo às 7 horas e regressando às 19 horas. Tanto a chegada quanto a saída são realizadas no hotel ou pousada.
Caso estejam hospedados, por exemplo, no Manary Praia Hotel, percorrerá a Praia do Meio ou a Via Costeira.
Os veículos utilizados dependem da quantidade de indivíduos que fizeram reservas para o dia todo. Desse modo, o transporte pode ser realizado tanto em ônibus, quanto em micro-ônibus ou vans.
A maioria das operadoras de pacotes turísticos inclui, nesse trajeto, um tour pela cidade, atravessando São Miguel do Gostoso a bordo de uma jardineira, com direito a seguro passageiro e guia de turismo.
Morro do Careca
Trata-se de uma duna que excede os cem metros de altura. O Morro do Careca fica localizado na praia de Ponta Negra.
No passado, os visitantes podiam descer pela duna, porém, atualmente, ela faz parte de uma APA (Área de Preservação Ambiental).
Entretanto, a mera observação de sua imensidão já vale a visita, principalmente, quando o Morro do Careca está sob os efeitos da iluminação do início da manhã ou do final da tarde.
Assim, uma parte do Morro do Careca é coberta pela vegetação da restinga, enquanto a outra metade é formada exclusivamente por areia.
De acordo com os habitantes locais, o local se assemelha à cabeça de um indivíduo sem cabelos – tal é a origem de seu nome.
Devido ao fato de que o local não é aberto à visitação pública, é muito difícil admirar, em sua inteireza, a mata adjacente à duna.
Mas, caso vocês realizem passeios de barcos pela região, poderão admirar tanto o “outro lado” do Morro do Careca como conhecer, também, a linda Praia das Tartarugas.
Perobas e Punaú
Distante cerca de setenta e cinco quilômetros de Natal, a praia de Perobas é bastante tranquila.
Neste local, vocês encontrarão, também, os famosos Parrachos de Perobas, isto é, maravilhosas piscinas naturais a meros cinco quilômetros da costa.
Nelas, vocês entrarão em contato direto com o que há de mais interessante na vida marinha.
O passeio inclui, adicionalmente, a inesquecível praia de Punaú, composta por dunas e coqueirais, durando cerca de dez horas – entre as 7h e as 17h, com check in no hotel em que vocês estiverem hospedados.
Para as piscinas naturais, os passeios são vetados para crianças com idade inferior aos seis anos.
Uma boa dica, antes de se decidir pela visitação ao destino, reside em consultar a chamada “tábua de maré”, a fim de definir qual será o melhor dia para realizar essa atividade.
Tenha em mente, ainda, que os passeios pelas praias de Perobas e Punaú, quando contratados junto às agências de turismo que operam na região, tendem a incluir guia especializado, transporte, o pagamento de uma taxa para a preservação ambiental, seguro passageiro, snorkel, máscara e lancha.
Parrachos de Maracajaú
Os Parrachos de Maracajaú representam uma ótima alternativa para a lua de mel em Natal. São piscinas naturais dotadas de águas cristalinas, que remetem os turistas ao cenário caribenho, encantando a todos os visitantes.
Essas piscinas naturais podem ser descritas como formações típicas de certas praias.
Todavia, diferentemente do agito característico do mar, as águas são mais calmas, oferecendo excelentes ocasiões para observar a fauna marinha e, também, os corais existentes no local.
De fato, as águas cristalinas são irresistíveis para os casais em lua de mel em Natal, estimulando os casais a mergulharem para ficar bem pertinho dos peixes.
Para que vocês consigam usufruir de toda essa beleza, é altamente recomendável visitar os Parrachos de Maracajaú durante os períodos de maré baixa.
Vá, de preferência, quando a lua estiver nova ou cheia. É preciso ficar atento, contudo, à meteorologia, conferindo antecipadamente a “tábua da maré”.
Nos Parrachos de Maracajaú, vocês poderão mergulhar tranquilamente, vendo de perto a vida marinha, bem como os recifes de corais e as diferentes espécies de peixes.
Ademais, os visitantes e os casais que estão passando a lua de mel em Natal podem contar com o auxílio de profissionais capacitados para ajudar e ensinar como utilizar adequadamente os equipamentos de mergulho, tornando o passeio ainda mais satisfatório.
Vale destacar que os Parrachos de Maracajaú estão localizados na cidade de Maxaranguape, distante cerca de cinquenta quilômetros de Natal.
Portanto, esse destino não pode ficar de fora da sua programação de viagem na lua de mel.
Praia de Ponta Negra
A praia de Ponta Negra – localizada em um bairro homônimo – fica a cerca de quarenta quilômetros do belo Aeroporto Internacional da capital potiguar (batizado de “Governador Aluízio Alves”) e a quinze quilômetros do centro de Natal.
Essa é a região com melhor estrutura para o turismo no município, dispondo de várias pousadas e hotéis à beira-mar (altamente recomendáveis para a lua de mel em Natal), diversos restaurantes renomados e diferentes agências turísticas que promovem ótimos passeios pela região.
Ainda assim, a Ponta Negra possui uma parte considerada mais “moderna”, ou seja, com redes de hotéis, comércio desenvolvido e prédios altos.
Sobretudo, esta praia é um dos pontos turísticos mais famosos de Natal.
Embora seja uma praia urbana, seu trecho de mar é próprio ao banho. Existem, em certos pontos, barreiras de pedras – destinadas a evitar a erosão.
Em outras partes, os turistas podem encontrar os famosos decks de madeira, que propiciam uma linda vista panorâmica de todo o esplendor natural presente na localidade.
Há vento constante e mar, na praia de Ponta Negra, é bastante agitado. Essas características a tornaram um point quase que “obrigatório” para os esportistas e praticantes de windsurf e kitesurf.
Primordialmente, a praia de Ponta Negra se destaca, também, por atrair muitos adeptos dos passeios de parasail. Há barracas dispostas ao longo de, praticamente, toda sua extensão.
A maioria dos estabelecimentos cobra a consumação mínima (cerca de R$ 50) para que os turistas utilizem guarda-sol e cadeiras. Porém, sempre há, na localidade, muitos vendedores ambulantes.
City tour
Realizar, em Natal, um city tour significa acessar uma ótima opção, sobretudo, para os casais que desejam conhecer melhor algumas das atrações principais da capital do Rio Grande do Norte.
De modo geral, os passeios são efetuados no início da tarde ou pela manhã, começando com uma breve parada sob o célebre letreiro cujas inscrições declaram “Amo Natal”.
Neste marco, os visitantes costumam tirar muitas fotos, aproveitando a paisagem do entorno. Na sequência, vocês passarão pelos bairros da Cidade Alta, da Ribeira, das Rocas, dos Santos Reis e, por fim, pelo Centro Histórico.
Dentre os pontos turísticos que são tradicionalmente incluídos nesses roteiros, destacam-se os prédios que integram o chamado “Corredor Cultural”, como o lindo Palácio da Cultura e o renomado Teatro Alberto Maranhão.
Dessa forma, você e a sua amada (ou o seu amado) visitarão o edifício do Centro de Turismo – uma das construções mais interessantes de Natal –, além do Forte dos Reis Magos e a inusitada “Rota do Sol”: um trajeto inesquecível pelo Litoral Sul.
Enfim, ao longo do percurso, vocês encontrarão o Cajueiro do Pirangi e o notável centro para o lançamento de foguetes, chamado “Barreira do Inferno”. O city tour é finalizado na linda praia de Cotovelo.
O passeio, como um todo, dura cerca de sete horas, sendo realizado entre as 8h e as 15h, com chegada e saída do seu hotel.
Assim como em outros passeios que integram pacotes turísticos, o city tour inclui seguro passageiro, guia de turismo e transporte (que pode ser ônibus, micro-ônibus ou van, dependendo das condições supracitadas).
Praia de Pirangi do Norte
Localizada na cidade de Parnamirim, esta praia fica bem perto de Natal, atraindo os visitantes devido, em grande medida, à sua facilidade de acesso e às suas reservas ambientais.
Afinal, o Rio Pirangi cerca essa costa litorânea, sendo o mais famoso em todo o estado. Na realidade, é por essa área que a cidade começou a ser colonizada durante o período de invasão e conquista portuguesa, no século XVI.
Eventualmente, os atrativos históricos e culturais somam-se às belezas naturais de um trecho de mar repleto de arrecifes e corais, deixando a praia de Pirangi do Norte simplesmente irresistível.
Há uma faixa longa de areais finas e brancas que se estendem por toda a sua costa. A beira do mar, por sua vez, é bastante tranquila, permitindo que os visitantes usufruam do local e se divirtam à vontade.
Como o mar é calmo, as águas estão sempre mornas e com poucas ondas.
Os turistas que apreciam a prática do mergulho, por exemplo, encontram na praia de Pirangi do Norte uma infinidade de passeios disponíveis – incluindo programações específicas para iniciantes.
Para muitos visitantes, porém, é a reserva ambiental o ponto alto da praia de Pirangi do Norte. Por lá, vocês encontrarão muito verde e distintas áreas protegidas, espacialmente disseminadas por toda a cidade.
Quanto à infraestrutura da praia, ela não deixa a desejar em comparação com as suas vizinhas: muitas pessoas visitam a localidade motivados pelo maior cajueiro do mundo e pela beleza dessa costa.
Entretanto, a proximidade com a capital do estado do Rio Grande do Norte é, reiteramos, um fator de atratividade que não pode ser negligenciado.
Especialmente, porque há uma grande quantidade de turistas que preferem se hospedar em Parnamirim, visando obter a tranquilidade que não encontrariam em uma cidade grande como Natal.
Do mesmo modo, nas cercanias da praia de Pirangi do Norte, vocês terão acesso a vários restaurantes que servem preparações culinárias típicas, tais como ensopados, moquecas, frutas, pasteis, mariscos e peixes.
Praia do Amor
A praia do Amor reúne piscinas naturais, ondas, falésias e barracas descoladas em Pipa – mais precisamente no concorrido balneário de Tibau do Sul, situado a noventa quilômetros da capital potiguar.
O nome desse destino deve-se ao formato de coração que a praia apresenta para quem a vislumbra do alto – durante os períodos de maré baixa.
A praia do Amor é considerada, assim, a mais bela de Pipa, além de propiciar um mirante e facilidade de acesso, convertendo-a em um destino certo para todos os turistas que visitam a região.
Um dos aspectos mais fascinantes da praia do Amor é, justamente, a articulação entre as piscinas naturais (evidenciadas durante a maré baixa) e os trechos de ondas em seu canto direito, atraindo praticantes de esportes aquáticos – principalmente, os surfistas.
Acima de tudo, caso vocês apreciem a realização de atividades desse tipo, uma boa ideia é alugar pranchas de surf no local.
As falésias, por seu turno, são cobertas pela vegetação, conferindo um ar rústico ao destino e responsáveis pelo renome da praia do Amor.
Nesse meio tempo, os visitantes se encantam, também, pela excelência das barracas, pela temperatura morna e agradável das águas e, ainda pela larga faixa de areia.
Os estabelecimentos comerciais existentes costumam cobrar consumação mínima (cerca de R$ 50) ou a exigir consumos mínimos (de almoços ou petiscos).
Praia dos Artistas
Esta praia está situada a apenas cinco minutos do centro da cidade de Natal, capital do estado (RN).
Entre as praias da Areia Preta e do Meio, sua faixa litorânea, certamente, é uma das preferidas dos turistas.
Em todas as épocas do ano, uma grande quantidade de visitantes passeia pela praia dos Artistas, visando conhecer de perto as belezas da região.
Atualmente, figura entre os destinos com melhor avaliação entre os visitantes de Natal, propiciando aos casais aquele bronzeado tão característico do Nordeste.
Além disso, existem pontos de visitação, na praia dos Artistas, que são simplesmente incríveis.
Vocês, sem dúvidas, encontrarão o local ideal para tomar sol e tomar um maravilhoso banho de mar a dois.
A despeito do fato de contar com um trecho de mar bastante limpo e com boas águas, vale a pena redobrar a atenção ao dar aquele mergulho: a praia dos Artistas possui algumas pedras que, ocasionalmente, atrapalham as caminhadas e causam pequenos acidentes.
Desse modo, é indicado selecionar meticulosamente o canto da praia no qual vocês tomarão banho, promovendo um breve reconhecimento desse ambiente antes de se decidirem pelo mergulho.