Barão de Melgaço

Melhores Cidades do Pantanal: Conheça 8 Lindas Cidades

Se você ainda não sabe quais são as melhores cidades do Pantanal, vai gostar do conteúdo super informativo que preparamos para você.

A região do Pantanal é realmente enorme, atravessa mais de 2 países da América do Sul, possui inúmeros municípios e recebe viagens de todo o Brasil.

Assim, para não se perder em meio a tantas opções na hora de conhecer o Pantanal Sul e Norte, vale a pena conhecer quais são as melhores cidades do Pantanal.

Melhores cidades do Pantanal: conheça 8 opções imperdíveis no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Dentre as inúmeras opções de viagens turísticas de nosso país, com certeza o Pantanal se encontra dentre as mais populares.

Portanto, nada melhor do que conhecer os melhores destinos e lugares imperdíveis da sua viagem.

Barão de Melgaço/MT

Barão de Melgaço
Fonte: Susan (Flickr)

A pequena cidade de Barão de Melgaço possui cerca de 10.000 habitantes e fica localizada bem próxima ao Rio Cuiabá.

A cidade possui várias características tipicamente pantaneiras, e suas paisagens repletas de plantas e bichos são de tirar o fôlego.

Além disso, a cidade ainda preserva seu estilo colonial de arquitetura, com algumas casas e construções que remontam ao século XIX.

Outra curiosidade histórica de Barão de Melgaço é que, durante o século citado, a cidade pertenceu a uma das regiões açucareiras mais importantes do Brasil.

Algumas das atividades mais concorridas do Pantanal podem ser feitas em Barão de Melgaço, como safáris fotográficos e focagem noturna.

Nesses dois tipos de atividades você consegue observar os mais variados tipos de bichos presentes na fauna regional.

E, além deles, há também a possibilidade de passeios de barco, oferecidos para quem gosta de relaxar e curtir bons momentos de pescaria.

Cáceres/MT

Cáceres
Fonte: ♥ D ♥ A ♥ R ♥ Y ♥ (Flickr)

Bem próximo ao Rio Paraguai fica a cidade de Cáceres, que devido à sua localização tornou-se uma dos principais locais para pesca do estado.

Inclusive, é em Cáceres que acontece o célebre Festival Internacional de Pesca, que atrai multidões de pescadores e simpatizantes do mundo todo.

Além do evento ter como principal atração as competições de pesca, feiras e shows também ajudam a complementar a programação.

Devido à sua localização privilegiada e todos os eventos de pesca que acontecem no município, a pesca esportiva é a principal atividade de Cáceres.

Mas nem só de pesca vive a cidade. Outras atrações igualmente famosas que vêm atraindo diversos turistas são as trilhas, lagoas, grutas, balneários, cachoeiras e diversas outras atividades espalhadas pela cidade.

Poconé/MT

Poconé
Fonte: Bernard DUPONT (Flickr)

Dentre as melhores cidades do Pantanal, temos a cidade de Poconé, que também é conhecida como “Cidade Rosa” e está situada às margens dos rios Paraguai e Cuiabá.

Se você pretende conhecer o coração do Pantanal, através da famosa Estrada Transpantaneira, saiba que Poconé é o principal ponto de partida para essa rodovia.

A Estrada Transpantaneira tem quase 150 km de extensão, e no caminho encontram-se diversos tipos de hospedagens, pontes e fazendas.

Ademais, a Estrada Transpantaneira é um dos principais motivos que atraem os turistas para Poconé, devido à possibilidade de ver de perto as paisagens que compõem o Cerrado pantaneiro e diversas espécies de animais selvagens, como capivaras e tamanduás.

Santo Antônio do Leverger/MT

Santo Antônio do Leverger
Fonte: Governo de Mato Grosso (Flickr)

Santo Antônio do Leverger fica bem próximo de Cuiabá, capital do Mato Grosso, a cerca de 35 km de distância.

Entre seus inúmeros atrativos, com certeza, o destaque maior é o famoso Caminho das Águas.

Esse passeio é feito de barco, através de um percurso que tem como proposta levar o turista para observar as belezas naturais que compõem o meio ambiente do município e seus atrativos naturais locais.

Além disso, o percurso possui algumas paradas para que o turista possa conhecer melhor as antigas usinas de álcool e açúcar, que são verdadeiros patrimônios de Santo Antônio do Leverger.

Aquidauana/MS

Aquidauana
Fonte: ODINEI OLIVEIRA (Flickr)

A cidade de Aquidauana possui diversas aldeias de índios em seu território. Sendo assim, ao fazer uma parada nessa cidade, você poderá conhecer de perto alguns dos hábitos e grande parte da cultura indígena local.

O município é atravessado pelo rio que o nomeia, Aquidauana. A cidade é conhecida por suas águas tranquilas e praias de água doce.

Além disso, são inúmeros parques naturais, com destaque para o Parque da Lagoa Comprida e o Parque Pirizal.

Portanto, se você é um amante da natureza e das belezas naturais, Aquidauana é o seu lugar. Afinal, as opções de passeios e atividades nesse sentido são muitas.

Dentre as atividades mais requisitadas pelos turistas, podemos citar, por exemplo, a pesca e outros esportes à beira de rios e lagoas e os passeios pelos parques turísticos, cuja fauna local rende belíssimos cenários.

Corumbá/MS

Corumbá
Fonte: silene andrade (Flickr)

A cidade de Corumbá se destaca, no Pantanal, pelos passeios em meio a cenários naturais e suas atrações que promovem bastante de sua cultura e história. Nesse quesito, o município é um dos mais completos do Pantanal.

Corumbá faz fronteira com a Bolívia, tem cerca de 105 mil habitantes e é a principal entrada para o percurso que atravessa a Estrada Parque Pantanal. Além disso, Corumbá está localizada às margens do Rio Paraguai.

A Estrada Parque possui 120 km de extensão e tem, durante o percurso, um verdadeiro zoológico a céu aberto, além de seu impressionante cenário que destaca toda a beleza natural pantaneira.

Além disso, outros passeios que você não pode perder em Corumbá são as visitas ao Museu de História do Pantanal e aos fortes Coimbra e Junqueira.

Miranda/MS

Miranda MS
Fonte: Henrique Carvalho (Flickr)

Miranda é a nossa opção para quem quer viajar e curtir um ambiente mais sossegado e relaxar totalmente imerso na natureza.

A cidade se localiza mais afastada dos outros municípios pantaneiros, portanto, é o destino ideal para quem procura por descanso.

Suas principais atrações incluem casas e casarões construídos ainda no século XX, além dos diversos tipos de hospedagens típicas do Pantanal repletas de passeios interessantes, como a Fazenda San Francisco e outros hotéis-fazenda.

Por exemplo, ao visitar Miranda/MS, você terá como opções participar de cavalgadas, passeios em barcos, diversos tipos de trilhas, passeios de focagem noturna e safáris, conhecendo e se encantando com a fauna e flora locais.

E, ainda, pode ser a sua chance de ver bem perto os imensos jacarés que fazem parte desse maravilhoso ecossistema.

Porto Murtinho/MS

Porto Murtinho
Fonte: Juliana Casali (Flickr)

Porto Murtinho está a uma distância de 439 km da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Apesar disso, a cidade está localizada em uma região bastante privilegiada, pois faz divisa com três das principais cidades ecoturísticas do estado: Miranda, Corumbá e Bonito/MS.

Porto Murtinho também faz divisa com o Paraguai na parte oeste.

As principais atividades e eventos do município se concentram na difusão da cultura pantaneira e na pesca.

Afinal, o Rio Paraguai possui uma variedade enorme de peixes presentes no seu ecossistema, tornando a área bastante propícia para todos que gostam de pescar.

Outros pontos turísticos interessantes e que também vale a pena dar uma conferida são o Morro Pão de Açúcar, o Morro Celina e a Cachoeira do APA.

Pantanal Sul e Pantanal Norte: tem diferença?

A região pantaneira é uma imensa área ecológica brasileira. A região possui cerca de 150.355 km de extensão e engloba dois estados diferentes.

Sendo assim, o Pantanal Norte está localizado no estado do Mato Grosso, cuja capital é Cuiabá, e o Pantanal Sul fica no estado do Mato Grosso do Sul, que possui como capital Campo Grande.

As principais diferenças entre eles é que a região ao norte é mais famosa por seus eventos e passeios culturais, além da pesca, que também é uma atividade bastante característica dessa região.

Por outro lado, a área que fica no lado sul tem como principal característica suas diversas opções de passeios que visam a contemplação da natureza e o ecoturismo.

Razões para conhecer o Pantanal

Confira a seguir por que você não deve deixar de conhecer essa maravilhosa porção territorial do nosso país.

Cidades incríveis

Viajar para o Pantanal vai te dar a oportunidade de conhecer cidades bem diferentes entre si, divididas entre dois estados brasileiros, cada qual com suas características específicas. E todas bem incríveis e imperdíveis.

Culinária pantaneira

O Pantanal é muito famoso por sua culinária tradicional e acaba por influenciar também a culinária de outras regiões brasileiras.

Essa região possui uma gastronomia muito rica e saborosa, e as principais refeições incluem o feijão tropeiro, o arroz carreteiro e diversos preparos à base de peixes típicos regionais, além da famosa carne de jacaré.

Conhecer os animais do bioma pantaneiro

A diversidade de animais que se pode encontrar nesta região é de encantar os olhos.

Além da região pantaneira possuir o bioma com o maior número de aves do nosso planeta, não podemos deixar de fora os animais que se tornaram verdadeiros símbolos desse destino, como o jacaré, a arara, o tucano e a onça-pintada.

Diversidade de passeios

Ao viajar para a região pantaneira, suas opções de passeios são bastante diversificadas.

Como exemplo, dá para optar entre passeios de barco, focagens noturnas, passeios por parques naturais e hotéis-fazenda, passeios a cavalo, pesca em rios e lagos de água doce e as famosas festas culturais.

O Pantanal é a maior planície alagável do planeta

Como se não bastasse tudo o que dissemos até agora, somente no Pantanal você vai estar em meio à maior planície alagável do mundo.

Esse título é devido à sua enorme extensão territorial e à presença de mais de 180 afluentes do Rio Paraguai. Um belo motivo para conhecer a região, não acha?

Preparado para conhecer as melhores cidades do Pantanal?

Chegamos ao final do nosso conteúdo! Esperamos que tenha gostado das dicas.

Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário ou envie um e-mail para o Viagem Club.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!