Cidades Próximas a Bonito: 5 Opções para Acrescentar ao Roteiro

Quais são as cidades próximas a Bonito? Por que alguém, após conhecer essa cidade referência de ecoturismo no Brasil – e no mundo – gostaria de conhecer outras cidades?

Ora, porque Mato Grosso não se limita a essa região. Há outras atrações em municípios próximos que também são interessantes para os amantes de passeios em meio à natureza.

Claro, o melhor mesmo se encontra em Bonito, afinal, não seria reconhecida como a nata do ecoturismo se assim não fosse.

Mas, se você já conheceu e curtiu bastante os principais pontos turísticos próximos à cidade, pode ser uma boa conhecer outros lugares ou até estender o seu roteiro de viagem.

Curiosos para conhecer quais são as cidades próximas a Bonito que merecem a sua atenção? Confira nos próximos tópicos o que mais de lazer Mato Grosso do Sul pode oferecer!

Conheça as cidades próximas a Bonito que merecem a sua visita!

O Observatório de Turismo do Mato Grosso do Sul verifica que os principais destinos dos turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional de Guarulhos são Campo Grande (39%) e Bonito (33%).

Bonito fica a 300 km da capital e é o principal destino de ecoturismo do país – e também com bom cartaz no cenário internacional. Não é raro encontrar algum gringo desfrutando de suas belezas naturais.

Porém, claro que isso deu uma parada com a pandemia, mas certamente os moradores da cidade voltarão a se acostumar com os sotaques estrangeiros.

Os visitantes têm acesso a cachoeiras, cavernas, grutas, trilhas e morros, por exemplo, sempre marcados com paisagem exuberante e encantadora.

Mas, muitos acabam descobrindo, meio que por acidente, outros atrativos do estado quando já estão no local.

São poucos os roteiros de viagem que fazem tour pelas principais cidades fortes em ecoturismo e, os que fazem, oferecem pouco tempo de desfrute.

Contudo, com a lista que preparamos de cidades próximas a Bonito, você vai poder explorar um pouco mais a região e aumentar suas possibilidades de entretenimento.

Assim, as cidades próximas a Bonito:

  • Alcinópolis;
  • Corumbá;
  • Costa Rica;
  • Ponta Porã;
  • Rio Verde de Mato Grosso.

Posts Relacionados

1. Alcinópolis

Alcinopólis
Fonte: Savio Capelossi (Flickr)

Uma cidade localizada a 387 km de Campo Grande. Portanto, a 87 km de Bonito. Ela proporciona uma experiência marcante para quem gosta de visitar sítios arqueológicos.

Os sítios arqueológicos de Alcinópolis se destacam com suas inscrições rupestres. Estudos já demonstraram que tais inscrições datam de milhares de anos.

Ou seja, andar por esses sítios é ter contato com os primórdios da humanidade, contato com os primeiros povos que habitaram o território hoje conhecido como Brasil.

Porém, não é só esse toque transcendental e histórico que marca o passeio.

O Sítio Arqueológico de Barro Branco, por exemplo, é repleto de cavernas que proporcionam vistas maravilhosas das cercanias tomadas pelo verde encantador e majestoso da mata brasileira.

Céu límpido e sol abundante ajudam a completar o cenário, o horizonte impactante alcançável por somente aqueles com espírito de aventura para conhecer a planície habitada por nossos antepassados.

Outra atração de Alcinópolis é a Gruta do Pitoco, lugar conhecido por suas passagens tão misteriosas quanto subterrâneas.

Também vale fazer uma visita ao Templo dos Pilares, outro sítio arqueológico repleto de inscrições rupestres.

2. Corumbá

Corumbá
Fonte: silene andrade (Flickr)

Uma das cidades próximas a Bonito e uma das mais antigas de Mato Grosso e que melhor preservou sua história. Corumbá é um município que fica a 429 km de Campo Grande. É conhecida e visitada por ser uma das portas de acesso ao Pantanal.

Um verdadeiro paraíso para os fotógrafos de belezas da natureza, principalmente em relação a sua fauna.

Em Corumbá há centenas de espécies de peixes, mais de 600 espécies de aves, 80 categorias de mamíferos e 50 répteis, conforme os dados fornecidos pela Fundação de Turismo de MS.

O visitante tem a opção de cruzar o Pantanal com uma emocionante viagem de barco. Ainda tem à disposição passeios a cavalo, possibilidade de ver de perto animais da natureza selvagem e experimentar a comida típica da gastronomia pantaneira.

Ainda poderá se hospedar em barcos e fazendas. Sem dúvida, é um lugar capaz de proporcionar experiências marcantes e divertidas. Prepare a câmera, pois há muito o que se registrar em Corumbá o tempo todo.

A cidade ainda conta com o seu apelo histórico por ser um dos distritos mais antigos do Estado. O passeio cultural é formado por visitas ao Porto Geral, Forte Coimbra e Forte Junqueira.

3. Costa Rica

Costa Rica
Fonte: MAURICIO SOARES (Flickr)

Sim, uma das cidades próximas a Bonito se chama Costa Rica. Ela fica distantes 384 km da capital do Mato Grosso do Sul e a 84 km de Bonito.

Trata-se de um lugar bastante visitado pelos que gostam de turismo de aventura, esportes radicais. Também é um ambiente favorável para contemplar belas paisagens e tirar fotos maravilhosas da natureza.

Um local a se visitar é o Parque Nacional das Emas. Um espaço perfeito para andar de bicicleta, fazer caminhadas e boiacross. É nesse parque que se encontra a maior tirolesa do estado.

Os praticantes de arvorismo, rapel e trilhas também têm o parque como referência.

Uma atração especial e curiosa é a Água Santa do Paraíso. Trata-se de uma pequena lagoa onde o banhista se joga em suas águas quentes e não afunda!

Isso se deve ao fato de suas águas emanarem de profundidades rochosas decorrentes de forte ressurgência.

4. Ponta Porã

Ponta Porã
Fonte: Picture Brazil (Flickr)

Cidade fronteiriça a 346 km da capital. Ponta Porã é uma possibilidade de diversidade de passeio na fronteira do Paraguai que, para muitos, se limita a compras.

A cidade é conhecida por abrigar quedas d’água e riachos. Também conta com um interessante Museu da Erva Mate. Esse museu se dedica a contar a história da erva no estado de Mato Grosso do Sul.

Outro local que merece ser visitado pelos turistas é o Parque Nacional Cerro Corá. Esse parque fez parte do cenário do maior embate bélico da história do Brasil: a Guerra do Paraguai.

É um local que mistura a história do Brasil com os dos participantes do conflito, principalmente com os paraguaios.

5. Rio Verde de Mato Grosso

Rio Verde de Mato Grosso
Fonte: Enedir D (Flickr)

Encerando a lista de cidades próximas a Bonito com atividades que merecem atenção dos amantes de ecoturismo, temos uma cidade localizada a 204 km de Campo Grande: Rio Verde Mato Grosso.

Os destaques do município são os seus balneários repletos de cachoeiras exuberantes e rios caudalosos de águas cristalinas. Os sítios arqueológicos também marcam presença, sempre surpreendendo com os vestígios de nossos ancestrais. Há também morrarias com paisagens imperdíveis.

Rio Verde de Mato Grosso também não decepciona quem gosta de fazer trilhas, pesca esportiva e cavalgada.

Boa viagem!