Já pensou em visitar a Barra do Cunhaú, mas não tem ideia do que vai encontrar por lá? Afinal, o que fazer em Barra do Cunhaú? Pois é sobre isso que falaremos hoje.
Recheada de incontáveis belezas naturais, a Barra do Cunhaú é um dos lugares mais belos presentes no litoral sul do Rio Grande do Norte.
Mas apesar de suas belas praias de visual caribenho, o destino não chega a ser um dos mais populares.
Situada na cidade de Canguaretama, a Barra do Cunhaú divide espaço com um dos pontos turísticos mais famosos e visitados das terras potiguares, a Praia da Pipa.
O local se distancia cerca de 70,4 quilômetros da capital Natal.
Se você tem curiosidade de conhecer esse destino tão incrível, confira agora as 10 dicas de como aproveitar a Barra do Cunhaú da melhor forma possível.
CARACTERÍSTICA | PRODUTO | |
---|---|---|
Show de beleza
|
Piscinas naturais
|
Ver Local→ |
Praíso perdido
|
Rio Curimataú
|
Ver Local→ |
Passeios incríveis
|
Passeio de barco
|
Ver Local→ |
A mais linda da região
|
Praia da restinga
|
Ver Local→ |
Boa dose de adrenalina
|
Windsurf e Kitesurf
|
Ver Local→ |
Para os mais aventureiros
|
Praia da Barra
|
Ver Local→ |
Paz e tranquilidade
|
Praia do Pontal
|
Ver Local→ |
O que fazer em Barra do Cunhaú? 10 dicas de como aproveitar ao máximo o seu passeio
Se você quer conhecer a Barra do Cunhaú, mas não tem noção por onde começar, separamos alguns dos lugares mais incríveis que você precisa conhecer.
Vale lembrar que nós não usamos nenhum sistema de ranqueamento em nossa lista. Portanto, não há uma ordem dos melhores lugares para se visitar. Ok?
Vamos então à nossa lista!
1. Conheça as piscinas naturais presentes em Barra do Cunhaú
As piscinas naturais presentes nas praias de Barra do Cunhaú dão um show de beleza no já incrível panorama do local.
Suas águas límpidas e calmas são a melhor maneira de se aproveitar um banho para lá de relaxante.
O fato de serem rodeadas pelas pedras presentes na praia, sem dúvida, as torna ainda mais seguras, principalmente para as crianças.
Suas águas, além de belas, possuem uma temperatura morna bastante agradável, o que garante horas e horas de banho.
2. Rio Curimataú
Considerado como o coração desta pequena vila de pescadores, o Rio Curimataú é um dos destinos mais incríveis que você conhecerá em Barra do Cunhaú.
Dizemos que o rio é o coração do local devido à sua importância, tanto para os pescadores quanto para os visitantes do local.
Isso porque o rio é o principal canal de ligação entre a Barra de Cunhaú e outras praias ainda mais desertas da região, que possuem uma aura de “paraíso perdido”.
Contudo, uma das belezas mais notáveis do Rio Curimataú se dá pela sua foz, que cria uma “ilusão de óptica” bastante interessante e singular.
O encontro das águas do rio com as águas do mar é sempre incrível de se ver, e aqui isso não poderia ser diferente, não é mesmo?
3. Realize um passeio de barco
Sem dúvida, uma das melhores e mais agradáveis formas de se conhecer todas as regiões de Barra do Cunhaú é através de um relaxante passeio de barco.
A vila de pescadores dispõe de diversos navegantes que negociam passeios incríveis por toda a extensão do local.
O tour é um dos mais indicados para aqueles que buscam uma experiência singular e super especial.
Durante o trajeto, é possível conhecer ilhas, praias desertas, piscinas naturais e muito mais. Os valores também são bastante convidativos, fazendo com que o passeio valha ainda mais a pena.
4. Praia da Restinga
Localizada na ilha de mesmo nome, a Praia da Restinga é uma das praias mais lindas de toda a região de Barra do Cunhaú.
A praia possui um clima bastante tranquilo devido ao seu baixo número de visitantes, tornando-a quase deserta. Contudo, isso não quer dizer que sua infraestrutura seja inferior às demais.
A praia conta com a presença de algumas barraquinhas bastante aconchegantes que ajudam a tornar sua experiência no local ainda mais cômoda.
E por falar em comodismo, não poderíamos deixar de lado a água maravilhosa da praia, desde sua temperatura amistosa até o seu visual cristalino simplesmente fantástico.
Portanto, se você deseja curtir uma experiência ainda mais tranquila durante seu passeio à Barra do Cunhaú, procure fazer uma visita à Praia da Restinga. Garanto que não irá se arrepender.
5. Pratique Windsurf e Kitesurf
Apesar de destacarmos a absoluta tranquilidade do local, a Barra do Cunhaú também guarda algumas atividades para aqueles que não vivem sem uma boa dose de adrenalina.
Se esse é o seu caso, então você irá adorar realizar atividades de Windsurf e Kitesurf.
No local, existem diversas empresas que realizam a prática de atividades, oferecendo os materiais e os treinamentos necessários para cada modalidade. Os aluguéis de equipamentos possuem preços camaradas e dificilmente pesarão no seu bolso.
Agora, é só decidir por onde você iniciará a sua aventura, se pelo mar ou pelo ar – ou quem sabe em ambos?
6. Praia da Barra
Considerada como o local ideal para os mais aventureiros, a Praia da Barra é super recomendada para a prática de esportes radicais, como o Surf e o Kitesurf.
Devido aos fortes ventos, que atuam de forma constante no local, a praia é altamente indicada para praticar Kitesurf, já que os equipamentos proporcionarão uma melhor experiência ao usuário, graças aos fortes ventos da região.
Contudo, os ventos intensos também ajudam na criação de ondas incríveis, ondas essas que não passariam despercebidas pelos surfistas de plantão. Portanto, se você faz parte dessa galera, a Praia da Barra é um prato cheio para os amantes de adrenalina.
7. Praia do Pontal
Seus 5 quilômetros de extensão fazem da Praia do Pontal, um dos destinos mais indicados para quem busca por paz e tranquilidade.
O mar segue a mesma linha das demais praias. Entretanto, o grande diferencial aqui é a possibilidade de realizar mergulhos para contemplar as barreiras de corais que surgem na praia.
Além disso, a praia é extremamente indicada para aqueles que buscam um local tranquilo para aproveitar o banho de mar e curtir um momento relaxante nas areias fofas da praia.
8. Praia da Barrinha
Conhecida por ser a foz do Rio Catú com o mar, a Praia da Barrinha é uma das mais tranquilas praias da Barra do Cunhaú.
Repleta de piscinas naturais incríveis, a Praia da Barrinha conta com um mar bastante tranquilo, ideal para bons e longos banhos.
Além disso, suas límpidas piscinas naturais formadas pelas pedras ao redor da praia são algo lindo de se ver.
No local, é possível ouvir os sons do encontro das águas do Rio Catú com as do mar.
9. Praia do Cunhaú
Sendo a principal praia da região, a Praia do Cunhaú conta com uma excelente infraestrutura e é ideal para curtir ao lado de toda a família.
Localizada ao lado da Praia do Pontal, a Praia do Cunhaú conta com a presença de diversas barraquinhas e restaurantes, que servem pratos simplesmente deliciosos.
Os frutos do mar são muito bem preparados, tornando-se os carros-chefes dos restaurantes locais.
A movimentação também se faz mais presente devido ao maior número de pessoas que decidem curtir seus dias na praia.
Mesmo assim, o clima tranquilo é predominante e dificilmente você sentirá falta da paz das outras praias.
10. Baía Formosa
Considerada como o ponto turístico mais visitado de Barra do Cunhaú, a Baía Formosa é um verdadeiro espetáculo, contando com um visual incrível e uma estrutura formidável.
A baía conta com um litoral belíssimo, capaz de surpreender a todos os visitantes.
Contudo, um dos pontos que mais chamam a atenção na Baía Formosa é a presença da Lagoa Coca-Cola, que recebeu esse nome devido à sua coloração bastante peculiar.
Por fim, além da beleza extraordinária da baía, existe uma lenda que gira em torno do lugar que alega que suas águas possuem efeito rejuvenescedor.
Perguntas frequentes
Como chegar à Barra do Cunhaú?
A melhor forma de chegar à Barra do Cunhaú é partindo direto do aeroporto de Natal, chegando a Canguaretama através da BR-101. De lá, basta seguir pela RN-069 até chegar ao local.
Como ir de Pipa à Barra do Cunhaú?
Partindo de Pipa, o trajeto deverá ser realizado pela RN-003 por pouco mais de 16 km.
Qual a distância de Natal para Barra do Cunhaú?
A distância entre Natal e Barra do Cunhaú é de cerca de 70,4 quilômetros.