O que levar na mala para Curitiba? Quais peças de roupas e acessórios não podem faltar na hora de se preparar para a viagem? Confira a resposta para essas e outras perguntas no nosso artigo!
Curitiba é uma das cidades mais belas de todo o Brasil. A capital paranaense encanta por sua arquitetura de beleza singular, suas praças e parques belíssimos e, principalmente, pelo seu clima bastante variável.
Apesar da capital do estado do Paraná ser conhecida pelo seu clima ameno e pelas baixas temperaturas constantes, a verdade é que Curitiba é constantemente lembrada pelos seus dias para lá de inconstantes.
Não é à toa que a expressão “todas as estações em um único dia” é bastante usada na cidade.
Pensando nisso, conseguimos entender por que montar as malas para Curitiba não é uma das tarefas mais fáceis do mundo.
Mas, não se preocupe. Nós, do Viagem Club, decidimos te ajudar dando algumas dicas de ouro de peças e itens que você não pode esquecer na hora de montar a sua mala para Curitiba.
Conhecendo o clima de Curitiba: o que as temperaturas do local podem te ensinar na hora de arrumar a mala?
Antes de partirmos para o nosso tópico principal, precisamos falar, de forma mais aprofundada, sobre o clima de Curitiba.
Cientificamente falando, o clima subtropical úmido de Curitiba tende a manter as temperaturas mais baixas, sendo o frio a marca registrada da região. Mas, acredite: as coisas não são tão simples assim.
Apesar dos termômetros marcarem temperaturas mais baixas na grande maioria das vezes, a constante mudança de temperatura tende a ser um enigma até mesmo para os curitibanos mais experientes.
É possível iniciar o dia com a presença de fortes chuvas e alcançar o período vespertino com a intensa presença do sol.
O fato de poder experimentar um pouco de cada estação do ano em apenas um dia é algo que tende a pegar os visitantes de surpresa, o que pode causar um grande problema para aqueles que não se prepararam para tais imprevistos.
Por isso, decidimos trazer dicas incríveis que irão te ajudar na hora de montar as suas malas para Curitiba.
Vamos lá?
O que levar na mala para Curitiba: confira todos os itens que não podem faltar nas suas bagagens
Como você pôde perceber, o tempo em Curitiba é uma incógnita.
As constantes mudanças de clima na região tornam a escolha de itens e roupas uma verdadeira missão impossível, afinal, como se adequar a um clima que está em constante mudança?
Viver todas as estações do ano em um único dia é uma tarefa bastante curiosa que os curitibanos cumprem desde sempre.
Mas, apesar de toda a dificuldade, conseguimos selecionar todos os itens e peças de roupa que não podem ficar de fora da sua mala para Curitiba.
Portanto, aproveite!
Outono: como se preparar para a estação mais “instável” da região?
Se o lema curitibano é “viver todas as estações do ano em um único dia”, pode ter certeza de que você terá mais chances de ter essa experiência durante o outono.
Com temperaturas que oscilam entre o calor intenso e o frio estremecedor, o outono dá aos turistas a oportunidade de apostarem em diversos looks para diversos estágios do dia.
É super comum começar o dia com a ilustre presença do sol e terminá-lo com um clima chuvoso bastante rígido, e vice-versa.
As mulheres podem se dar ao luxo de experimentar combinações e peças diferentes. O indicado é que se leve peças nem muito pesadas e nem tão leves.
Indicamos as seguintes peças: meia-calça, com fio de 60 a 80, blusas de manga longa e meia manga, saias longas que consigam proteger as pernas contra o frio e um cardigan para o caso da temperatura abaixar.
Já os homens também têm a oportunidade de fazer algumas combinações bastante interessantes, mas, ainda assim, também é possível apostar em um look mais básico.
Calça jeans ou calça de sarja são peças fundamentais e que não podem faltar na mala de nenhum homem.
Além das calças, camisas de gola pólo e camisas de manga longa também são peças essenciais.
Em caso de temperaturas mais baixas, uma jaqueta jeans e um casaco leve serão o suficiente para proteger do frio menos intenso da região.
Apostar em bermudas mais grossas e camisetas de meia manga também são aconselháveis para os dias mais quentes.
Ainda assim, não esqueça sua capa e seu guarda-chuvas. Nunca se sabe quando ela irá aparecer.
Inverno: apostando em peças mais robustas e no jogo de camadas
Chegamos na estação favorita dos turistas. O inverno dá as Boas-vindas às baixíssimas temperaturas, tão características da região.
A chegada do inverno traz consigo a alta temporada da região, já que muitos dos visitantes de Curitiba são grandes entusiastas do frio da região.
Tomar um delicioso quentão ou apreciar um pinhão bem quentinho são algumas das muitas obrigações que os turistas têm que realizar durante sua visita.
Mas, será que é tão simples assim resistir ao frio do local? A resposta pode não ser uma das mais esperadas.
Apesar de oscilante, os termômetros tendem a apresentar uma queda drástica de temperatura.
Um dos pontos que mais mexem com a cabeça e com a emoção dos muitos viajantes do local é a possibilidade de neve em solo curitibano.
Portanto, é bom esperar quedas bem drásticas de temperatura. Mas, afinal, o que levar durante o inverno?
A dica mais apropriada é levar uma grande variedade de roupas mais robustas, além de itens e acessórios que possam aumentar ainda mais a sua temperatura, mas sem prejudicar a sua comodidade e seu conforto.
Ao circular pelas belas ruas de Curitiba durante o inverno, é possível ver um grande número de pessoas com diversas camadas de vestimentas (o famoso “efeito cebola”).
Por isso, o mais indicado é fazer algumas combinações incríveis com um grande número de peças.
Cardigans, calças e blusas de lã são apenas alguns dos itens que você não pode deixar de fora, em hipótese alguma.
Além disso, casacos longos e botas de cano alto também são uma excelente pedida para quem deseja driblar o frio e, ainda assim, manter o bom estilo.
Ah! Uma dica de ouro para as mulheres. Apostem em roupas íntimas de veludo ou tecidos mais grossos. Elas lhes ajudarão a driblar o frio intenso da região.
Primavera: ponha uma cor no seu look
Se as peças monocromáticas e o jogo de “tom sobre tom” ditam as regras do jogo durante o outono e o inverno em Curitiba, durante a primavera, o ideal é apostar nas cores vivas.
A primavera marca o início da subida das temperaturas, deixando de lado o clima londrino para dar as boas-vindas ao céu mais limpo e à chegada triunfal do sol.
Mas não se engane, o clima mais ameno ainda estará presente e as chuvas ainda podem ser frequentes.
Assim como as flores presentes no Portal de São José dos Pinhais, você deve apostar em cores vibrantes e chamativas, dando um “up” no seu novo look. Utilizar peças mais leves também podem aumentar a sua comodidade.
Mas, calma. Nem pense em roupas esvoaçantes, afinal, o frio ainda é uma das características marcantes da estação. Camisas de lã e os casacos ainda devem fazer parte da sua bagagem.
Contudo, é possível apostar mais seguramente em camisetas de algodão meia manga, bermudas menos rígidas para os homens e saias mid para as mulheres.
As mulheres também podem apostar em macacões mais leves e belas jardineiras para ousarem nos dias mais quentes.
O clima agradável da cidade também é super convidativo a peças de alfaiataria, como camisas e calças sociais. Portanto, se você estiver na cidade a trabalho durante a estação, pode ter certeza de que você não sentirá qualquer incômodo.
Se quiser ousar em seu visual e dar a ele um ar ainda mais sofisticado, não deixe de incluir um trench coat em sua mala. A peça coringa combina tanto para dias mais frios quanto para as noites nas ruas de Curitiba.
Verão: aposte em roupas mais leves e esvoaçantes para curtir a estação mais quente da capital
Para quem vive em outros estados do país, o verão é sinônimo de temperaturas extremamente elevadas e chuvas constantes. Acontece que, tirando a parte das chuvas, as coisas não são tão simples assim.
Por mais que o verão de fato traga as altas temperaturas, dificilmente os termômetros marcarão temperaturas acima da casa dos 21 °C.
Mas, acredite: os 21 graus do verão são mais que o suficiente para manterem o clima ambiente bastante agradável, por isso, super convidativo para o uso de peças mais leves e soltas.
Camisetas de algodão, bermudas, shorts e sapatos abertos são alguns dos itens que não podem faltar na sua mala.
O uso de roupas mais leves também possibilita a boa mobilidade por entre os maravilhosos parques curitibanos, que são um ponto de destaque na capital do Paraná.
Mas, não se esqueça: o verão é considerado uma estação úmida, por isso, costuma vir acompanhado de fortes e constantes chuvas.
Portanto, não deixe de sair sem um bom guarda-chuva e sua capa de proteção, ok?
Veja mais dicas de viagens e monte seu guia para Curitiba lendo nossos outros conteúdos.
Até a próxima!