Porto Seguro em Abril: 9 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Está pensando em viajar para Porto Seguro em abril? Então, você precisa ler esse post até o final!

Porto Seguro é um dos destinos de verão mais famosos do Brasil. Porém, como faz calor o ano todo na Bahia, é possível aproveitar bem a cidade durante todas as estações do ano.

Por exemplo, Porto Seguro em abril fica mais vazia e com clima bom para conhecer as praias da região.

Confira a seguir 9 dicas de lugares para visitar e aproveitar ao máximo esse mês!

Como aproveitar Porto Seguro em abril da melhor maneira possível?

Embora seja outono em Porto Seguro em abril, o clima da cidade ainda é quente. Em média, as temperaturas variam entre 24 °C e 29 °C.

Também chove bastante na região durante o mês de abril. Contudo, a chuva costuma ser forte e passageira. Por isso, é muito difícil que você perca um dia inteiro de viagem por causa do tempo ruim.

A vantagem de viajar para Porto Seguro em abril é que esse mês é baixa temporada. Por isso, além de encontrar as praias e principais pontos turísticos mais vazios, é mais fácil encontrar promoções de passagens e hospedagem.

Ficou com vontade de viajar para Porto Seguro no mês de abril?

Então, confira as principais atrações para curtir o mês!

1. Festival Cultura do Descobrimento

Durante o mês de abril, a cidade de Porto Seguro sedia o Festival Cultura do Descobrimento.

O objetivo do evento é comemorar o descobrimento e a história do Brasil por meio de uma programação bastante rica e variada, que inclui atividades culturais e artísticas, como:

  • Oficina de pipa e circo;
  • Pintura indígena;
  • Cinema SESC infantil;
  • Atrações musicais;
  • Espetáculos de luz e som;
  • Cozinha show com aula para crianças e adultos.

Atualmente, o Festival Cultura do Descobrimento é realizado com o apoio da Secretaria do Turismo (Bahiatursa).

Sem dúvida, vale a pena reservar um tempo da sua viagem para conferir as atrações do evento nos finais de semana do mês de abril.

2. Parque Nacional do Pau Brasil

O Parque Nacional Pau Brasil fica a 34 km de distância do centro do Porto Seguro.

Ele possui 190 km² de Mata Atlântica preservada e uma grande concentração de árvores da espécie Pau Brasil, que dá nome ao parque.

A maioria dessas árvores possuem mais de 40 metros de altura e já estão vivas há milhares de anos.

Durante a visita ao Parque Nacional do Pau Brasil você poderá observar as aves, conhecer lindas cachoeiras e mirantes, fazer tirolesa, arvorismo, trilhas e andar de bicicleta.

Ao todo, o parque possui 6 trilhas, 3 mirantes e um riacho.

Por ser uma área de preservação, o Parque Nacional do Pau Brasil abriga diversos animais em risco de extinção, como o macaco-guigó, o chauá e a harpia. Então, prepare-se para encontrar alguns animais durante o passeio!

Além disso, o parque também abriga a nascente do Rio da Barra.

Segundo historiadores, esse local serviu como referência cartográfica para os primeiros observadores europeus, além de outros aspectos da natureza local.

Se você gosta de entrar em contato com a natureza, aprender sobre a história do Brasil e praticar atividades radicais, com certeza você vai gostar de conhecer o Parque Nacional do Pau Brasil em Porto Seguro em abril.

3. Ilha dos Aquários

A Ilha dos Aquários fica entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda. Ela abre ao público apenas às sextas-feiras à noite, das 18h00 às 02h00.

Ou seja, esse é o passeio perfeito para quem procura por uma noite de agitação durante a viagem!

Na Ilha dos Aquários há alguns aquários grandes, repletos de peixes, tubarões e arraias.

Contudo, a principal atração do local são as apresentações, os bares e os restaurantes. Dependendo da programação do dia, você poderá ver apresentações de teatro, malabarismo, música ao vivo e mergulho profissional com tubarões.

Além disso, a ilha também possui uma boate com DJ, então, não faltam opções para se divertir!

4. Memorial da Epopéia do Descobrimento

O Memorial da Epopéia do Descobrimento é um museu a céu aberto com aproximadamente 20 mil m².

Ele faz parte da Rota do Descobrimento, uma rota que os turistas fazem para conhecer os principais pontos turísticos da colonização portuguesa.

O percurso pelo Memorial é feito em um jardim botânico e dura mais ou menos 25 minutos. Ele é realizado com a ajuda de um guia que conta a história e as curiosidades das obras expostas no museu.

O ponto alto do passeio é a réplica em tamanho real da Caravela Nau Capitânia, a embarcação que trouxe os primeiros portugueses para o Brasil.

O mais legal é que você pode entrar na embarcação e imaginar como os navegadores viviam.

Apesar de ser uma experiência bastante interessante, as informações apresentadas nos painéis e pelos guias não são muito profundas.

Por isso, quem já tem um bom conhecimento sobre a história da colonização portuguesa pode não se interessar muito pela explicação.

Mesmo assim, vale a pena visitar o Memorial da Epopéia do Descobrimento em Porto Seguro em abril!

5. Tôa Tôa

O Tôa Tôa é um complexo de lazer localizado na Praia de Taperapuan.

O estabelecimento conta com uma estrutura completa para você passar o dia na praia sem preocupações, como cadeiras, espreguiçadeiras, guarda sol, salva vidas, segurança, banheiro e alimentação.

O complexo também oferece diversas opções de lazer, como espaço kids, show de humor, aulas de ritmos, distribuição de brindes e outras apresentações, sem contar a vista incrível para a Praia de Taperapuan.

Além disso, o Tôa Tôa também é conhecido por oferecer o melhor Luau de praia do Brasil.

Com decoração tipicamente havaiana, o Luau conta com banda ao vivo, companhia de dança e DJ. O ingresso inclui a camisa (chamada de abadá), mesa de frutas e open bar de uma hora e meia de duração.

Sem dúvida, esse é um dos melhores programas para quem quer aproveitar a praia de uma forma diferente!

6. Parque Marinho Recife de Fora

O Parque Marinho Recife de Fora fica a 45 minutos de distância de barco de Porto Seguro.

Atualmente, ele possui a terceira maior biodiversidade marinha do Brasil, com mais de 15 espécies de corais e 19 km² de área preservada.

Embora apenas 3% da área total do parque esteja aberta para visitação e mergulho, o passeio vale muito a pena.

Além de observar os corais, você pode ver diversos animais marinhos, como peixes, ouriços, tartarugas e até alguns animais exóticos nativos.

Para visitar o Parque Marinho Recife de Fora é importante ficar de olho na tábua de marés, pois o passeio só pode ser realizado quando a maré está baixa.

Quando isso acontece, a água fica mais límpida, se formam piscinas naturais e os recifes ficam mais aparentes.

É uma experiência única!

7. Praia de Ponta Grande

Durante o mês de abril, a cidade de Porto Seguro fica mais vazia por causa da baixa temporada. Por isso, é mais fácil encontrar praias tranquilas para relaxar.

Por exemplo, a Praia de Ponta Grande é uma praia semi deserta. Contudo, em abril, ela fica praticamente deserta.

O mar da Praia de Ponta Grande é calmo e cristalino, com ondas fracas e água morna, e a areia é fofa e amarela. Além disso, quando a maré baixa, os recifes formam piscinas naturais.

Apesar de ser uma praia semi deserta, a Praia de Ponta Grande possui estacionamento e alguns restaurantes e quiosques nos trechos mais movimentados.

Lá também é possível praticar alguns esportes aquáticos, como caiaque, windsurf, banana jet e passear de lancha.

O melhor de tudo é que a Praia de Ponta Grande é de fácil acesso.

Ela fica próximo da pista, a apenas 9 km do Centro de Porto Seguro. Então, você pode ir para lá de carro ou de ônibus.

Não tem erro!

8. Praia de Itacimirim

A Praia de Itacimirim também fica próximo de Porto Seguro, a 3 km de distância do centro.

Embora seja uma praia pequena, ela tem uma boa estrutura, com estacionamento com bastante árvores que fazem sombra nos carros e várias barracas que servem pratos típicos da região.

O mar da Praia de Itacimirim é tranquilo, mas a água é turva e escura.

Entretanto, se você não gosta de ondas, aproveite para tomar um banho relaxante quando a maré estiver baixa, pois algumas piscinas naturais se formam e o mar fica ainda mais tranquilo.

9. Praia do Rio da Barra

Outra praia para visitar em Porto Seguro em abril é a Praia do Rio da Barra. Ela é considerada uma das mais isoladas e bonitas do distrito de Trancoso.

Ela possui bastante vegetação, falésias e piscinas naturais quando a maré está baixa. Além disso, na parte central, há água doce na foz do rio.

A maior parte da orla da Praia do Rio da Barra é cercada por áreas particulares e condomínios. Por isso, ela só pode ser acessada por meio dessas propriedades ou por meio de praias vizinhas.

Contudo, embora seja um lugar paradisíaco, a Praia do Rio da Barra não tem muita estrutura, o que pode ser algo negativo para algumas pessoas.

Agora que você já sabe o que fazer em Porto Seguro em abril, confira também: “Quanto Custa Viajar para Porto Seguro? Guia Completo de Valores” e comece a se planejar.