Quem nasce em Rio Grande do Norte é?

Quem Nasce no Rio Grande do Norte é…? Descubra Aqui

Muitas pessoas não sabem como devem nomear quem nasce no Rio Grande do Norte.

Por analogia, é bastante provável que nem todos compreendam o significado inerente à palavra utilizada, na língua portuguesa, para descrever o povo desse estado.

Desde que o gentílico “potiguar” passou a ser utilizado, amplamente, ainda no período colonial, o termo selecionado foi empregado para facilitar a comunicação com os indígenas.

Pensando nisso, apresentamos, nesta página, o uso correto da expressão “potiguar”, bem como as principais informações acerca do povo norte-rio-grandense, incluindo sua linguagem, religiosidade e celebrações típicas.

Boa leitura!

Como se referir corretamente a quem nasce no Rio Grande do Norte?

Conforme mencionado, quem nasce no estado do Rio Grande do Norte deve ser chamado de “potiguar”. No entanto, você compreende toda a gama de significados que esse termo carrega?

Inicialmente, é preciso considerar todos os processos históricos – de resistência e luta do povo brasileiro.

A variação “potiguara” e o gentílico próprio eram nomes atribuídos a uma tribo tupi, habitante do litoral que, na atualidade, se estende da Paraíba ao Rio Grande do Norte.

Além disso, também devemos mencionar o termo “natalense”, gentílico de Natal, ou seja, refere-se àqueles que nascem na capital do Rio Grande do Norte (Natal).

Outros aspectos interessantes da região

O povo potiguar

Três etnias principais concorreram para a formação do atual povo potiguar: a negra, a portuguesa e a indígena.

Essa miscigenação cultural e étnica serviu de pilar para a conformação da população do estado do Rio Grande do Norte.

Na cidade de Natal (RN), por exemplo, há uma influência substancial de índios e portugueses, enquanto a cultura africana se manifesta nas tradições, na gastronomia, nas danças, nas religiões e nas celebrações típicas.

Toda essa diversidade se concretiza, ainda, no folclore e nos eventos populares do Rio Grande do Norte.

Bons exemplos dessa tradição podem ser encontrados nas procissões, nas vaquejadas, no forró, no bumba meu boi, nas quadrilhas, etc.

Linguagem popular

Juntamente aos demais aspectos culturais do Rio Grande do Norte, a linguagem popular também merece destaque.

Apesar disso, é muito interessante notar como o idioma português é transformado, com o passar do tempo, na chamada “boca do povo”.

Ou seja, os indivíduos tomam as palavras e, como se as espremesse, retira sílabas ou determinadas letras.

Do mesmo modo, em outras ocasiões, estira-as, adicionando sílabas ou novas letras.

Em outras palavras, os termos paroxítonos, em particular, têm passado por um verdadeiro processo de redução, capaz de deixá-los irreconhecíveis.

Por outro lado, em algumas regiões do estado do Rio Grande do Norte, há expressões nas quais as palavras não aparecem reduzidas, mas ampliadas em seu tamanho, em um curioso fenômeno linguístico.

Religião

Entre todos os potiguares, a religião católica é a predominante.

A versão evangélica e protestante do cristianismo também encontra espaço na população do Rio Grande do Norte.

Todas as vezes que o percentual de evangélicos é comparado ao do restante do país, porém, destaca-se o fato de que, contando todo o Brasil, os números são cerca de 7% superiores em relação aos fiéis do Rio Grande do Norte.

Nesse meio tempo, cumpre ressaltar a presença marcante – ainda que minoritária – de religiões de matrizes africanas (como a Quimbanda, o Candomblé ou a Umbanda) e as confissões que resultam de distintas formas de sincretismo religioso, como o espiritismo.

Celebrações

A tradição da Semana Santa, principalmente em Natal, é muito intensa, fazendo-se presente sob a forma de retiro espiritual, dando início ao período da quaresma.

A intenção dos fiéis é, notadamente, celebrar a valorização da vida.

Para muitos religiosos, essa tradição segue imutável, contudo, para a maioria dos potiguares há outras demandas, à medida que as características do mundo moderno alteram sensivelmente o modo de vida da população.

Do contrário, na cidade de Mossoró, por exemplo, toda a população se agita quando as celebrações de São João se aproximam, promovendo vários festejos, com quadrilhas e bandas das mais distintas partes do estado.

Enfim, gostou de saber como você deve se referir a quem nasce no Rio Grande do Norte e, ainda, a quem nasce em Natal?

Esperamos ter trazido as respostas que você buscava.

Continue navegando no Viagem Club e leia mais conteúdos relacionados. Até a próxima!