A Rua das Flores em Curitiba, também conhecida como Rua XV de Novembro, é uma das principais atrações turísticas que fogem aos parques, na capital paranaense.
Em quase um quilômetro de extensão, a Rua das Flores é um caminho para vivenciar a rotina dos curitibanos, enquanto se depara com inúmeros artistas de rua, arquitetura clássica, cafés, restaurantes e lanchonetes, comércio local e alguns bares.
Portanto, é considerado por muitos um ponto turístico que deve ser aproveitado e vivenciado, assim como o Jardim Botânico e os outros inúmeros parques da cidade.
Mas, será que realmente vale a pena separar uma manhã entre os seus dias de viagem para aproveitar essa rua do centro de Curitiba?
É o que vamos descobrir, juntos, neste texto!
Localização
🚗 Onde fica?
A Rua das Flores de Curitiba fica localizada na Rua XV de Novembro, 36 – Centro, Curitiba – PR.
📍 Lugares Próximos
- Passeio Público (750 m);
- Parque Barigui (5,0 km);
- Bosque Papa João Paulo II (4,0km);
- Parque Tingui (6,4 km).
Rua das Flores em Curitiba: um marco histórico e contemporâneo na cidade
Rua das Flores, Rua XV de Novembro ou calçadão da XV: esse são os diversos nomes que o trecho recebe pelos moradores e visitantes na cidade.
No entanto, independente do nome pelo qual é chamado, o calçadão é a primeira rua brasileira a se tornar exclusiva para pedestres, o que fez com que o local recebesse um belíssimo pavimento de petit-pavè em sua extensão, que vai da Praça Osório até a Praça Santos Andrade, ou da Rua Presidente Faria até a Avenida Luiz Xavier.
Além de ser um marco histórico, é também uma parte do centro de Curitiba que pertence à rotina dos moradores da cidade e, para aqueles que pretendem conhecer a verdadeira capital paranaense, esse é um passeio bastante interessante.
Rua das Flores em Curitiba e um pouco de sua história
Caso você esteja se perguntando o motivo do nome da rua, existem duas explicações para ele.
A primeira é de que o nome mais antigo do trecho era Rua da Imperatriz, contudo, com a Proclamação da República, o nome se tornou Rua XV de Novembro.
Já o nome “Rua das Flores” é encontrado em mapas da cidade desde o século XVII, proveniente dos jardins floridos das casas da região.
Dessa forma, surgem os 2 nomes utilizados para se referir ao local.
Contudo, a história do trecho inicia-se de fato em 1971, quando a avenida foi fechada para o trânsito de veículos, permitindo apenas a circulação de pedestres, como uma solução de urbanismo do município.
Com isso, as casas com as flores deram lugar a um extenso calçadão, ainda decorado com flores pelos canteiros, principalmente próximo à Avenida Luiz Xavier.
Os prédios que são encontrados na extensão não permitem que a história se perca, uma vez que é possível se deparar com belíssimas construções durante todo o trecho.
Portanto, com todas essas características somadas, a Rua das Flores já foi considerada pela Casa Vogue uma das ruas mais bonitas do país, sendo que as outras são:
- Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre (RS);
- Rua do Giz, em São Luís (MA);
- Rua das Pedras, em Búzios (RJ);
- Rua do Bom Jesus, em Recife (PE);
- Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA).
O que fazer pela Rua das Flores – Curitiba?
Inicialmente, um passeio a pé por toda a sua extensão é surpreendente por si só.
Como é uma via pública, a Rua das Flores conta com inúmeros comércios, lojas, restaurantes, lanchonetes, cafés e atrações.
Enquanto isso, existem marcos da vida política e social em cada ponto que se passa.
Boca Maldita
Iniciando nosso passeio pelo calçadão nas proximidades da Praça Osório, um dos primeiros pontos que encontramos é o Boca Maldita.
Esse ponto faz parte da história política da cidade de Curitiba, uma vez que ele é bastante utilizado por movimentos políticos para se debater, realizar a assinatura de abaixo assinados e comícios na região.
Nas proximidades está o Café Avenida, um dos mais requisitados cafés da região e que está sempre com alto fluxo de pessoas.
Palácio Avenida
O Palácio Avenida é outro ponto bastante importante na Rua das Flores de Curitiba.
Apesar de já ter passado por inúmeros donos, o palácio com arquitetura clássica de 1920 é um dos sinônimos da festa de Natal na cidade.
Todos os anos, o prédio é iluminado com luzes natalinas e na sua sacada ocorre a apresentação do Coral de Crianças Carentes.
Embora atualmente funcione uma agência de banco no local, a estrutura externa se mantém preservada e bastante bonita para se admirar.
Aproveite para ver também o que fazer em Curitiba em 5 dias.
Bondinho da Leitura
Seguindo o passeio pelo calçadão, temos o Bondinho da Leitura.
O local é uma memória do tempo em que Curitiba utilizava os bondes elétricos para a circulação de pessoas na cidade.
Contudo, agora o espaço desse bondinho é utilizado como biblioteca pública, principalmente para crianças, com algumas programações para os pequenos.
O local funciona de segunda a sexta das 9 às 18h e aos sábados das 10 às 14h, segundo o site da Fundação Cultural de Curitiba, órgão que cuida do espaço.
Artistas de rua pelo Calçadão
Embora a Casa Vogue tenha eleito a Rua das Flores como uma das mais bonitas do Brasil por sua arquitetura, o calçadão também respira arte.
Por inúmeras partes do trecho, é possível encontrar estátuas vivas, músicos, humoristas, palhaços, mímicos, vendedores de artesanato e muito mais.
Então, em meio ao trânsito de pessoas e lindos prédios, ainda é fácil observar a arte produzida pelos cidadãos.
Pelas paredes, pode-se encontrar painéis de Poty Lazarotto, um artista plástico curitibano que, inclusive, tem um Jardim em sua homenagem no Parque Tanguá, tamanha sua influência na capital paranaense.
Confeitaria das Famílias
Honrando a tradição iniciada em 1945, essa é uma das confeitarias mais antigas de Curitiba.
A Confeitaria das Famílias está situada em um prédio antigo e bastante bonito.
Eles também servem um cardápio variado e focado em oferecer qualidade aos clientes que por lá passam.
O doce mil folhas, o tiramisu e a torta de limão são os mais recomendados para se deliciar.
Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Chegando ao fim do calçadão, temos o Museu de Arte da UFPR.
Em um prédio bastante robusto e com um desenho neoclássico, o local abriga o museu, a universidade e as pró-reitorias da instituição.
No museu o acervo é enxuto, porém, seu conteúdo é riquíssimo e a exposição é trocada com bastante frequência.
Com certeza vale a pena a visita e, claro, uma foto na entrada da primeira universidade do Brasil.
Praça Santos Andrade
O calçadão da Rua das Flores em Curitiba se finda na Praça Santos Andrade, um espaço extremamente arborizado e com um belo chafariz em seu centro, e está logo em frente à universidade.
Contudo, atravessando sua extensão temos o Teatro Guaíra, a sede da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Além disso, o Teatro Guaíra recebe inúmeras apresentações artísticas, como de ballet, outras danças e peças teatrais.
Rua das Flores em Curitiba: vale a pena visitar?
Até o momento é possível que você tenha se identificado, ou não, com esse tipo de passeio, uma vez que é uma volta a pé por um centro histórico e cultural.
Contudo, para auxiliar a sua decisão, vamos elencar alguns prós e contras da região.
Prós
Os principais pontos a favor desse passeio são:
- conhecer a rotina dos curitibanos;
- passeio gratuito;
- conhecimento de partes históricas da cidade;
- acesso a restaurantes, bares e comércio local;
- contato com arte em prédios e pessoas.
Contras
Embora seja raro ouvir reclamações sobre o passeio, existe quem salienta a presença de moradores de rua como um ponto negativo de se visitar o local.
Porém, são inúmeros os contrapontos positivos a isso.
A Rua das Flores em Curitiba estará em seu roteiro?
Como pudemos ver, conhecer a Rua das Flores em Curitiba é passear pela história da cidade, do Brasil e dos cidadãos da região.
E esse passeio é tão intrínseco à cultura curitibana que o Instituto Municipal de Turismo o incluiu como parte do roteiro do Curta Curitiba a Pé, um guia para conhecer a cidade e seus principais pontos turísticos caminhando por ela.
Dessa forma, podemos perceber o valor que a Rua XV de Novembro recebe dos gestores da cidade.
Simultaneamente, ao passear por ela e ver a quantidade de pessoas por lá, será possível entender o valor que os moradores dão à região.
Portanto, pode ser um passeio realmente interessante para se fazer durante sua estadia pela cidade, para comer boas comidas, ver as novidades e aproveitar um pouco mais da história do Brasil.
Leia mais sobre o que fazer em Curitiba aqui!