Você já conhece as Serras Gerais no Tocantins? Saiba que esse paraíso fica bem perto de Jalapão, que é um dos principais pontos turísticos do estado e recebe visitas durante o ano todo, de diversas partes do Brasil.
Talvez você ainda não tenha escutado falar das Serras Gerais no Tocantins e isso é até compreensível.
Afinal, o local ainda é pouco conhecido no circuito turístico do estado, apesar de sua vocação para se tornar, em pouco tempo, um verdadeiro pólo turístico brasileiro.
Por isso, no conteúdo de hoje, iremos informar tudo sobre Serras Gerais Tocantins e deixar você por dentro de todos os passeios e atividades disponíveis.
Do mesmo modo, iremos elencar os principais pontos que contam a favor ou contra esse atrativo, e descobrir se realmente vale a pena conhecer esse lugar.
Prepare-se com um café da manhã reforçado e vamos lá!
Localização
Quer saber como chegar até às Serras Gerais?
Para quem sai de outro estado, o trajeto mais fácil é pegar um voo até Palmas e de lá seguir para uma das cidades que fazem parte do circuito Serras Gerais/Tocantins.
Onde fica?
As Serras Gerais estão localizadas na porção sudeste do Estado do Tocantins, perto da fronteira com os estados da Bahia e de Goiás.
Suas atrações estão espalhadas por vários municípios da região, como Natividade, Almas, Dianópolis, Rio da Conceição e Aurora do Tocantins.
Como chegar?
Partindo da capital Palmas, que é o principal acesso para as Serras Gerais, são cerca de 340 km (mais ou menos 6 horas de ônibus) até Dianópolis, primeira cidade adentrando as Serras Gerais – Tocantins.
Lugares próximos
- Estado da Bahia;
- Estado de Goiás;
- Natividade;
- Almas;
- Dianópolis;
- Rio da Conceição;
- Aurora do Tocantins.
Serras Gerais no Tocantins: confira tudo sobre a atração
As Serras Gerais no Tocantins ainda são um local pouco divulgado e explorado. Elas estão integradas junto à Serra Negra, e os atrativos se dividem entre essas duas cadeias de serras, cada qual mais bonita que a outra.
Sabendo que o local é muito bonito e possui diferentes tipos de passeios, Serras Gerais surge como mais uma opção para o turismo de aventura no estado do Tocantins.
Quer conferir mais informações? A seguir, veja tudo sobre as Serras Gerais no Tocantins.
Dianópolis
Dianópolis pode ser, de certo modo, considerado como a porta de entrada para conhecer as Serras Gerais.
No município de Dianópolis, antes de ter um encontro direto com a natureza, é possível seguir até o centro histórico para conhecer os diversos museus e casarões que fazem parte da história local. Diversão e conhecimento andam juntos por aqui.
O primeiro passeio para se conhecer os atrativos naturais de Dianópolis passa por uma trilha que percorre um local conhecido como Vale Encantado. A trilha possui cerca de 5.000 m e pode ser considerada um pouco cansativa para algumas pessoas.
Durante essa trilha, é possível conhecer uma sucessão de vegetação bastante singulares, formações de rochas espetaculares e uma magnífica decoração com espeleotemas ao final da caminhada.
A próxima parada é na Cachoeira da Ré, seguindo por uma trilha entre sombras e trechos com água, em que é possível admirar a beleza local cercando esse lugar.
Para chegar ao próximo atrativo, a Cachoeira das Orquídeas, é preciso enfrentar um trecho um pouco mais difícil. Esse trecho é composto de uma inclinação em que é preciso subir com a ajuda de uma corda.
Mas o esforço vale muito a pena, pois a Cachoeira é muito bonita e fica dentro de uma propriedade particular. O local é também uma boa oportunidade para se fazer uma paradinha para lanchar.
Por fim, a Fortaleza dos Guardiões, mais uma atração interessante de Dianópolis, passa por um caminho com diversas formações de rochas e, ao final, uma grande plantação de algodão.
A trilha para se chegar até o topo da Fortaleza dos Guardiões está localizada no alto de um platô, composta pela vegetação nativa e típica do cerrado.
Ao chegar na Fortaleza dos Guardiões, uma grande surpresa aguarda os visitantes: de um lado, o paredão de uma serra que é bastante extensa, entre uma extremidade e outra; do outro lado, rochas esculpidas pela mãe-natureza, com suas formações curiosas.
Portanto, se sua primeira parada for em Dianópolis, saiba que está começando sua viagem com o pé direito.
Rio da Conceição
Saindo de Dianópolis até Rio da Conceição são apenas 30 km.
Na cidade, as principais atrações são a Lagoa da Serra e o passeio conhecido como 17 Travessias.
Além disso, Rio da Conceição possui um pôr do sol bastante bonito e apreciado pelos turistas, principalmente pelo fato de que é possível acompanhar toda essa beleza na presença de araras e tucanos.
Lagoa da Serra
O espetáculo já se inicia durante o caminho até a Lagoa da Serra. Por isso, uma câmera fotográfica para registrar tudo é sempre bem-vinda.
Não se pode perder o belíssimo cenário, que se resume à vegetação do Cerrado a perder de vista e diversas serras de diferentes formatos e contornos.
Mas esse é só o início, pois ao chegar na lagoa o turista se depara com um lugar vasto, de águas cristalinas e diversos tipos de peixes. Além de toda a sua beleza mística, há uma lenda que ronda a região e diz que a lagoa possui poderes de cura.
A Lagoa da Serra está cercada por uma prainha de areia branca e possui como moldura ao fundo uma serra fantástica: a visão desse cenário é pura poesia.
Por fim, o local possui uma boa infraestrutura, que inclui banheiros e permissão para fazer camping na área.
17 Travessias
O nome desse passeio, 17 Travessias, é bastante curioso, mas faz muito sentido para o tipo de atividade que é feita nesse local.
Afinal, são 17 poços para atravessar. A aventura se inicia na piscina de pequenina cachoeira, e daí em diante o passeio segue numa sucessão entre subir e descer pelos caminhos pedregosos, entrando e saindo dos poços, até completar os 17.
Não se engane, a atividade é bastante divertida. De quebra, dá para curtir as paisagens singulares e belezas ao redor de cada um dos poços que compõem o passeio.
Ao fim do passeio, o visitante é convidado a seguir uma trilha bem simples e fácil, até a Cachoeira do Brejo Limpo, e curtir sua queda d’água de 25 m.
Outros lugares igualmente interessantes em Rio da Conceição, dignos de menção, são a Cachoeira do Cipó e a Cachoeira do Cavalo Queimado, onde é possível realizar boia cross.
Aurora
Aurora é mais uma das cidades que fazem parte do circuito das Serras Gerais.
Em Aurora, está localizado o menor rio do Brasil: o Rio Azuis. Ele possui apenas 147 m de extensão.
O Rio possui esse nome devido à maravilhosa cor de suas águas. Sua transparência também é algo notável e confere bastante beleza ao lugar.
Algo que pode estranhar um pouco é a existência de uma arquibancada feita de cimento, construída às margens do rio.
A existência dessa construção, porém, costuma ser ignorada pela maioria dos visitantes, uma vez que todo o encanto que cerca o local é capaz de fazer com que essa construção não interfira tanto na beleza do cenário.
Seguindo pelo Rio Azuis, há a possibilidade de nadar exatamente no ponto em que esse se encontra com o Rio Sobrado.
A Praia do Pequizeiro é outro local interessante para se visitar em Aurora. A atração está localizada em propriedade particular e suas águas límpidas de agradável temperatura são um convite para o turista se banhar.
O Morro da Rainha, que fica bem perto da Praia do Pequizeiro, possui um cenário ideal para se fotografar e guardar nas lembranças.
Como boa parte dessa região do Tocantins, o local também está cercado pela vegetação típica do Cerrado, com seus buritis majestosos enfileirados um ao lado do outro.
Por fim, em Aurora também há a Cachoeira da Sombra. O atrativo fica em propriedade particular e está localizado a menos de 1000 m do Morro da Rainha.
A Cachoeira possui uma queda d’água bastante bonita, formada a partir do rio que possui o mesmo nome que a cachoeira.
Almas
No município de Almas está localizado um dos cenários mais belos de Serras Gerais no Tocantins: o Vale dos Pássaros.
Essa também é uma atração que está localizada em propriedade particular, inclusive servindo de opção de hospedagem para os visitantes.
No Vale dos Pássaros, as atrações e passeios mais famosos são a Cachoeira do Urubu-Rei, a Cachoeira da Cortina e o Cânion Encantado.
Outra opção é apreciar um pôr do sol inesquecível, diretamente do Arco do Sol, uma enorme pedra de arenito esculpida pelo vento e chuva.
Cachoeira do Urubu-Rei
O majestoso Urubu-Rei, ave que dá nome à cachoeira, geralmente pode ser observado no topo das árvores, bem no início da trilha até o local. A trilha possui 4.000 m e é de fácil acesso.
A Cachoeira do Urubu-Rei pode ser vista caindo através de um paredão verde, possuindo pouco mais de 60 m de altura. O poço formado pela queda d’água é ainda uma ótima opção para quem pretende se banhar em suas águas.
Mas é preciso tomar um certo cuidado ao adentrar o poço, pois o volume gerado pelas águas é grande, mesmo em épocas quando o clima se encontra mais seco.
Cachoeira da Cortina
Em relação à Cachoeira da Cortina, indicamos com uma dica valiosa: o melhor ângulo para observá-la é de cima para baixo.
Acontece que a partir do topo há uma queda d’água que vai caindo, através dos degraus, até formar lá embaixo um poço de borda infinita.
Se você é o tipo de pessoa corajosa, pode chegar até o poço partindo de cima da Cachoeira da Cortina, ancorado de forma segura por uma corda.
Cânion Encantado
Para fechar o circuito de passeios na cidade de Almas, localizada na Serra Negra, integração com as Serras Gerais no Tocantins, nada como conhecer o Cânion Encantado.
A fenda é realmente impressionante e possui cerca de 80 m de altura. Dá até pra participar de uma aventura estilo rapel, através de uma ancoragem em que a pessoa fica pendurada próxima à borda do cânion.
Desse modo, por meio de um ângulo bastante privilegiado, pode-se observar toda a extensão desse cânion, incluindo as cachoeiras e rios que correm logo abaixo.
Outra opção para aproveitar a beleza do local é fazer uma caminhada ao longo de sua borda ou fazer a trilha do Cânion Encantado na parte de baixo do monumento e acompanhar o curso que o rio faz.
Quanto custa o passeio em Serras Gerais no Tocantins?
Os valores para a viagem em Serras Gerais no Tocantins podem variar conforme a quantidade de dias e o que está incluso no roteiro.
Para um roteiro de 4 dias, o preço costuma ficar numa média de 1.400 a 2.000 reais por grupo de pessoas.
Prós e contras de Serras Gerais no Tocantins
Agora que você conheceu melhor os atrativos que te esperam nas Serras Gerais no Tocantins, confira também os prós e contras para te ajudar a decidir se esse passeio vale realmente a pena.
Prós
- As Serras Gerais estão localizadas entre diversas cidades e você tem a chance de conhecer vários lugares diferentes;
- É a maior cadeia de serra do Brasil;
- Enorme variedade de atividades que incluem trilhas, rapel e banhos de cachoeira;
- A maioria das atrações é indicada para toda a família.
Contras
- Conhecer todos os atrativos de Serras Gerais demandam muito tempo, sendo necessário no mínimo 4 dias para conseguir visitar os principais pontos turísticos;
- As atrações ficam longe entre si e nem todas as estradas que fazem a ligação são boas.
Serras Gerais no Tocantins: vale a pena conhecer?
As Serras Gerais Tocantins são um verdadeiro paraíso escondido no estado.
Apesar de ainda ser pouco explorado no segmento turístico local, vale muito a pena conhecer esse lugar, repleto de atrações maravilhosas e diversas.
As Serras Gerais compreendem a maior cadeia de serras brasileiras e, por essa razão, o local merece ser descoberto e apreciado.
Gostou das nossas dicas? Então, acesse nosso blog para conferir mais conteúdo relacionado e prepare-se para essa viagem inesquecível!
Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais.
Até a próxima.