Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/viagemclub.com.br/htdocs/wp-includes/functions.php on line 6114
Salvador em Fevereiro: 5 Dicas de Atrações para Curtir (2024)
Praia de São Tomé de Paripé

Salvador em Fevereiro: 5 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Sem dúvida, o Carnaval de Salvador em fevereiro é um dos mais famosos do Brasil. Por isso, esse é um dos meses com maior movimento de turistas na capital baiana.

Veja algumas dicas de atrações para aproveitar o mês ao máximo!

Como aproveitar Salvador em fevereiro da melhor maneira possível?

O clima em Salvador em fevereiro é firme e quase não chove. Em média, espera-se que chova apenas cerca de 9 dias ao longo do mês.

Além disso, faz bastante calor, com temperaturas variando entre 25°C e 31°C. Mesmo assim, o clima continua agradável por causa do vento fresco que vem do mar.

Entretanto, embora o clima faça com que fevereiro seja um dos melhores meses para viajar para Salvador, esse também é um dos meses em que a cidade fica mais cheia por causa das festas de Carnaval.

Ou seja, Salvador em fevereiro é para quem gosta de agitação.

Se esse é o seu caso, confira algumas dicas de atrações para aproveitar o mês da melhor maneira possível!

1. Carnaval em Salvador

Carnaval em Salvador
Fonte: montagnani.federico (Flickr)

Atualmente, o Carnaval de Salvador é a maior festa do mundo criada e mantida pelo povo.

De acordo com a Saltur (Empresa Salvador Turismo), todos os anos são mais de 2 milhões de foliões nas ruas e 234 entidades cadastradas, sendo:

  • 68 afros;
  • 45 blocos de trio;
  • 26 de percussão;
  • 22 de samba;
  • 20 afoxés;
  • 20 alternativos;
  • 13 de travestidos;
  • 07 infantis;
  • 07 de sopro e percussão;
  • 03 especiais;
  • 03 de índios.

Ao todo, a festa de Carnaval de Salvador ocupa cerca de 25 mil km² e possui camarotes, arquibancadas, postos policiais e postos de saúde.

Além disso, o evento possui sete espaços, chamados de circuitos, onde os são acontecem.

Os principais são:

  • Osmar (Avenida): é o mais antigo e tem 6 km de extensão. Ele percorre Avenida Sete de Setembro, passando por alguns pontos turísticos da cidade, como a Praça Castro Alves e o Forte de São Diego;
  • Dodô (Barra-Ondina): possui 4 km de extensão e dura em média 4 horas. O circuito parte do Farol da Barra e segue pela orla marítima até o bairro de Ondina;
  • Batatinha (Centro Histórico): possui apenas 1,6 km de extensão, passando pelo Largo do Pelourinho, Praça da Sé e Largo Terreiro de Jesus. Em vez de trios elétricos, esse circuito possui bandas de percussão, fanfarras e blocos de afoxé. Por isso, ele é mais seguro para famílias com crianças.

2. Carnavalito

Carnavalito
Fonte: municipiobocadelrio (Flickr)

Outra festa de Carnaval muito famosa em Salvador em fevereiro é o Carnavalito, realizado na Arena Fonte Nova. O evento tem duração de três dias e conta com apresentações de artistas nacionais famosos.

A vantagem do Carnavalito (site) é que, como ele é realizado em uma cidade cenográfica, o evento tem uma estrutura melhor do que os circuitos tradicionais, oferecendo maior segurança e conforto aos foliões.

Quem quiser participar da festa pode comprar o ingresso para dois setores diferentes: Atrás do Trio e o Camarote Open Bar.

O setor Atrás do Trio, ou a pista, tem capacidade para 5 mil pessoas.

Nesse espaço você ganhará cerveja gelada e participará de várias ações de entretenimento.

Já no Camarote Open Bar você terá serviço de garçom volante, com diversos tipos de bebidas.

Além disso, as apresentações do Carnaval acontecem em um trio elétrico pranchão, que é mais baixo do que o trio elétrico tradicional e permite que você fique mais perto dos artistas.

3. Porto da Barra

Praia do Porto da Barra
Fonte: Maurício Almeida (Flickr)

Em 2007, o jornal The Guardian elegeu a Praia Porto da Barra a terceira melhor do mundo. Depois disso, ela ficou bastante famosa e quase sempre está cheia.

Por isso, se você quiser conhecer essa praia em fevereiro, o melhor é visitá-la durante a semana de manhã cedo, pois esse é o momento em que ela está mais tranquila.

A Praia Porto da Barra é pequena (tem apenas 600 metros de orla), mas a paisagem é impressionante.

Como ela é cercada por corais, quando a maré baixa várias piscinas naturais se formam, tornando o banho de mar bastante relaxante.

Na verdade, mesmo quando a maré está alta, o mar da Praia do Porto não fica agitado. Por isso, a região também é bastante procurada por quem quer praticar esportes aquáticos e mergulho.

O grande diferencial da Praia Porto da Barra possui um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o sol se pôr sobre o mar.

Apesar de nesse horário o movimento ser grande, a vista vale a pena!

4. Praia de São Tomé de Paripe

Praia de São Tomé de Paripé
Fonte: LEONARDO ARAUJO (Flickr)

A Praia de São Tomé de Paripe está localizada no extremo sul do litoral, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Geralmente, a região fica mais movimentada nos finais de semana por causa dos bares e restaurantes que rodeiam a praia.

De qualquer forma, a Praia de São Tomé de Paripe é ótima para quem está viajando com crianças, para quem não sabe nadar e para quem gosta de praticar esportes aquáticos.

Lá é muito comum ver pessoas praticando caiaque e windsurf, por exemplo. Afinal de contas, o mar é calmo, raso e com água morna.

A orla da Praia de São Tomé de Paripe não tem muitas barracas e quiosques, mas sempre há ambulantes vendendo petiscos e acessórios.

Contudo, se preferir comer em um lugar com uma estrutura melhor, você pode ir em um dos bares ou restaurantes em frente a praia.

Opção é o que não falta!

5. Praia do Flamengo

Praia do Flamengo
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

A Praia do Flamengo fica na divisa de Salvador e Lauro Freitas, próximo ao aeroporto. Diferente da anterior, essa praia possui uma pequena estrutura de barracas espalhadas ao longo da orla.

Mas como as ruas próximas possuem muitos condomínios fechados, não há uma grande concentração de comércios como nas demais praias urbanas.

O mar da Praia do Flamengo possui trechos mais calmos, com arrecifes que formam piscinas naturais, e trechos com mar agitado, com ondas grandes.

Além disso, a praia tem um Parque de Dunas e é cercada por coqueiros.

Apesar de não ser a praia com a melhor estrutura, sem dúvida essa é uma das mais lindas de Salvador!

Está planejando viajar para Salvador em fevereiro? Então, continue navegando pelo Viagem Club e fique por dentro das melhores dicas!