Carregando...

Salvador em Abril: 4 Dicas de Atrações para Curtir no Mês

Em grande parte do Brasil, as temperaturas já começam a cair em abril com a chegada do outono. Contudo, no nordeste, o calor está longe de acabar. A cidade de Salvador em abril ainda tem clima de verão, com temperaturas na casa dos trinta, sol e um pouco de chuva.

Anúncios

Está pensando em viajar para Salvador em abril? Então, confira a seguir algumas dicas de atrações para aproveitar o mês!

Anúncios



Antes de continuar a leitura... fizemos uma seleção com os principais passeios da região para você conferir. Veja agora (clique para ler os detalhes):

CARACTERÍSTICAPASSEIO
Praia de Itapuã
  • Lugar que serviu de inspiração para a música de Toquinho, com letra de Vinicius de Morais
  • O Farol da Praia de Itapuã é o mais belo cartão postal de Salvador
Ver Passeio →
Praia do Porto da Barra
  • Porto da Barra já foi eleito pelo The Guardian como a terceira melhor praia do mundo
  • Excelente opção de praia urbana, tranquila até nos fins de semana
Ver Passeio →
Zoológico de Salvador
  • Conta com espécies raras e ameaçadas de extinção
  • Mais de 700 mil metros quadrados, com cerca de 1500 animais
Ver Passeio →
Pituba
  • Município de maior variedade comercial de Salvador
  • São várias as atrações, desde Centro Histórico, praias e o Mercado Modelo
Ver Passeio →
Rio Vermelho
  • Um dos bairros mais movimentados da Bahia
  • Famoso por ser um excelente ponto gastronômico
Ver Passeio →
Praia das Neves
  • Melhor lugar de todos para apreciar o mar e pegar aquele bronzeado
  • Lugar ideal para quem gosta de tirar fotos maravilhosas
Ver Passeio →



Como aproveitar Salvador em abril da melhor maneira possível?

Apesar do calor, o mês de abril marca o início da temporada de chuvas em Salvador. Por isso, a precipitação média fica acima dos 300 mm e chove cerca de 16 dias durante o mês.

Mesmo assim, ainda dá para aproveitar as praias do litoral baiano, pois faz bastante calor (24 °C a 30 °C) e as chuvas costumam ser passageiras.

Por causa do vento, logo volta a fazer sol em Salvador em abril.

Mesmo assim, quando estiver planejando sua viagem, escolha passeios que não precisarão ser cancelados por causa do mau tempo, ou pelo menos tenha um plano B para a chuva não atrapalhar sua viagem.

A boa notícia é que Salvador em abril é baixa temporada. Então, a cidade vai estar mais tranquila e provavelmente você encontrará preços mais acessíveis.

Confira a seguir algumas dicas de passeios para aproveitar ao máximo Salvador em abril!

1. Museu de Arte Moderna (Solar Unhão)

Museu de Arte Moderna
Fonte: Ruiz Bahia (Flickr)

O Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia está localizado na Av. Contorno, no Conjunto Arquitetônico do Solar Unhão, tombado como patrimônio histórico e artístico nacional pelo IPHAN.

Atualmente, o MAM é considerado o principal espaço de arte contemporânea da Bahia e um dos mais importantes do Brasil.

Na área externa do museu há um jardim com esculturas de Carybé, Bel Borda e Mário Cravo Junior.

Na área interna há exposições de artistas locais – nacionais e estrangeiros -, oficinas e um grande acervo de obras de artistas importantes como Alfredo Volpi, Candido Portinari e Tarsila do Amaral.

Além disso, o complexo Solar Unhão também possui uma capela, senzala, casa grande e um atracadouro.

Aos sábados, o museu costuma ficar mais movimentado por causa do evento de jazz JAM no MAM. O evento conta com apresentações da banda Geleia Solar, que mistura o jazz com diversos estilos musicais, como samba, blues e frevo.

Se o tempo estiver bom, sem chuva, você pode fazer uma visita às praias do MAM e do Solar Unhão. Elas são pequenas, mas vale a pena conhecer!

2. A Casa do Rio Vermelho

Casa do Rio Vermelho
Fonte: wilphid (Flickr)

Outro museu que merece uma visita, esteja chovendo ou não, é a Casa do Rio Vermelho.

Durante 47 anos, o espaço foi o lar de Jorge Amado e Zélia Gattai. Hoje, ele abriga as memórias e as obras de um dos casais de escritores mais importantes da história e da literatura brasileira.

A Casa do Rio Vermelho fica na rua Alagoinha, 33, no bairro Rio Vermelho.

O museu possui mais de 2 mil metros quadrados e está repleto de objetos e móveis originais, peças que o casal trouxe de suas viagens pelo mundo, roupas, fotos e documentos históricos e cartas do casal.

Os ambientes são divididos por temas.

Na cozinha, por exemplo, há um poema sobre a culinária baiana; nos quartos de hóspede, há histórias de personalidades que se hospedaram lá; e na sala são reproduzidos vídeos de artistas como Sônia Braga, Caetano Veloso e Paulinho da Viola lendo trechos de livros do autor.

Ao todo, a Casa do Rio Vermelho abriga mais de 30 horas de conteúdo sobre a vida de e as obras de Jorge Amado e Zélia Gattai.

No final do passeio, você pode fazer uma visita ao jardim do museu e conhecer a mangueira que guarda as cinzas do casal.

Se você é fã da literatura brasileira, com certeza esse é um dos melhores passeios que você vai fazer em Salvador em abril!

3. Forte de Santo Antônio da Barra

Forte do Santo Antônio
Fonte: adriana_lamb (Flickr)

Se o dia estiver instável em Salvador em abril, uma boa opção é visitar a Praia do Farol da Barra.

Quando o sol abrir, você pode aproveitar o mar; se chover, você pode fazer uma visita ao Forte de Santo Antônio da Barra. Não tem erro!

No forte está localizado o Farol da Barra, a primeira edificação militar do Brasil, construída em 1534.

Atualmente, a torre do farol possui 22 metros de altura. Para chegar ao topo é necessário subir 81 degraus. Mas acredite: o esforço vale a pena.

Do Farol da Barra você terá uma vista única da Baía de Todos os Santos. Além disso, se o dia não estiver nublado, você poderá ver um pôr do sol magnífico!

Além do farol, o Forte de Santo Antônio da Barra também abriga o Museu Náutico da Bahia.

Lá você encontra artigos históricos de várias épocas, como talheres, louças e outros objetos pessoais dos náufragos do Sacramento, que afundou em 1668.

Algumas dessas peças ficaram submersas por cerca de 300 anos. Vale a pena conhecer!

4. Mercado Modelo e Elevador Lacerda

Mercado Modelo
Fonte: Raoni Coriolano (Flickr)

O Mercado Modelo e o Elevador Lacerda são os principais pontos turísticos de Salvador. Os dois são tombados como patrimônio histórico e artístico nacional. Geralmente, quem visita um, visita o outro, pois eles ficam bem próximos.

O Mercado Modelo possui 8,4 mil metros quadrados e mais de 250 lojas de produtos típicos da Bahia, além de alguns bares e restaurantes.

Sem dúvida, esse é o lugar com a maior variedade de lembrancinhas e artesanatos. Além disso, é normal que ocorram algumas ações culturais no local, como rodas de capoeira.

A poucos metros do Mercado Modelo fica o Elevador Lacerda. Além de ser o principal cartão postal de Salvador, ele é o meio de transporte mais usado para viajar entre a cidade baixa e a cidade alta.

De acordo com a prefeitura, o Elevador Lacerda transporta quase um milhão de pessoas todos os meses.

Embora esteja quase sempre movimentado, dificilmente você pegará fila no mês de abril.

Gostou das nossas dicas do que fazer em Salvador em abril? Então, conheça também os 8 melhores restaurantes da capital baiana!

Você também pode gostar...

Guia completo, atualizado e 100% gratuito para

Salvador