Centro Histórico de Porto Seguro

Quantos Dias Ficar em Porto Seguro? 7 Dicas para Sua Viagem

Vai fazer um roteiro nesse ponto turístico baiano, mas não sabe quantos dias ficar em Porto Seguro? Eis que você encontra aqui ótimas dicas de viagem para curtir um dos melhores pontos turísticos do litoral do Brasil.

Porto Seguro é um município da Bahia, situado no bioma Mata Atlântica e emoldurado por belíssimas praias, como a popular praia de Taperapuan.

Carregada de história e simbolismo, a cidade possui atrações imperdíveis, como a visita ao Centro Histórico e aos distritos de Trancoso e Arraial d’Ajuda.

A vida noturna no local também é um dos pontos fortes, e você pode incluir na sua lista de quantos dias ficar em Porto Seguro.

Com tantas atrações, não resta dúvida de que montar um roteiro em Porto Seguro não é tarefa fácil, mas vamos selecionar as melhores dicas para você.

Acompanhe!

Quantos dias ficar na cidade de Porto Seguro? Dicas de passeios sobre o que fazer na cidade

Será que 3, 5 ou 7 dias são ideais? Bom, para saber quantos dias você precisa ficar em Porto Seguro, vamos indicar as atrações mais incríveis para você desfrutar desse paraíso do Brasil.

Além das praias de Porto Seguro, há passeios imperdíveis para serem feitos na região.

São tantos pontos turísticos para visitar, que uma coisa é certa: 3 dias de roteiro em Porto Seguro não seriam suficientes.

Veja, portanto, as dicas de viagem para montar seu roteiro em Porto Seguro!

1. Visite o Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro
Fonte: Ana Paula Hirama (Flickr)

Porto Seguro possui uma área conhecida como Cidade Alta, uma vez que é um dos pontos mais altos de Porto Seguro com vista para o mar.

Inclusive, aqui vai uma dica para saber quantos dias passar em Porto Seguro: visite primeiro pela manhã o Centro Histórico e o Memorial do Descobrimento.

Considerando que essas atrações fecham antes das 18h, você já confere o passeio para deixar outras atividades para o horário da tarde.

Por outro lado, se você optar por visitar o centro à tarde, ainda mais se você chegou pela manhã e aproveitou para descansar em algum hotel ou pousada, dá para fazer uma esticadinha.

Por exemplo, você visita o Memorial, um museu dentro de uma réplica do navio dos portugueses.

A curiosidade é que esses portugueses vieram ao Brasil, e se você conseguir visitar também as lojinhas de artesanato, poderá estender a noite no centro.

Por lá, você vai encontrar a famosa Passarela do Descobrimento, um lugar com os melhores restaurantes de Porto Seguro e diversas barraquinhas para beber.

Afinal, você não pode deixar de incluir no seu roteiro em Porto Seguro os lugares mais interessantes para comer bem, não é?

2. Conheça as melhores praias em Porto Seguro, como Taperapuan e praia do Espelho

Porto Seguro é conhecido por suas belas praias, todas bem próximas umas das outras, sendo possível caminhar pela orla e fazer um bate-volta.

Por isso, separamos algumas delas para você aproveitar os dias em Porto Seguro, veja só!

Taperapuan

Praia de Taperapuã
Fonte: Antonio Carlos Bohnke (Flickr)

Uma das mais famosas por lá é a praia de Taperapuan, muito procurada para quem ama badalação.

O local é perfeito para quem busca boa comida, esportes radicais, aulas de dança, e claro, festa.

A estrutura de Taperapuan conta com excelentes barracas à beira-mar, como a Tôa Tôa e Axé Moi, dois points com apresentações musicais. Além de vendedores ambulantes que também aceitam cartão de crédito.

Isso sem contar as belezas naturais da praia, não é?

Imagine tomar um drink na sombra enquanto contempla a vista de Taperapuan, cercada pela vegetação verdinha e as águas azuis?

É o destino que não pode faltar quando você for à Porto Seguro.

Praia do Espelho

Praia do Espelho
Fonte: Carlos Alberto Novelino de Amorim (Flickr)

Localizada a 12km de Caraíva, Espelho é uma das praias mais bonitas do Brasil, inclusive, já foi eleita pela Revista Quatro Rodas.

Seu nome oficial é, na verdade, Curuípe, mas o apelido foi dado por causa das águas claras que refletem o céu, semelhante a espelhos.

Porém, não é todo dia que o espetáculo fica visível, por isso, converse com a sua agência. Isso é importante para definir quantos dias dá para ficar em Porto Seguro.

Ah, vale a pena saber que quem quiser fugir ou descansar do agito de Taperapuan pode encontrar a calmaria em Espelho, mas saiba que o acesso é um pouco difícil, contudo, inesquecível.

Sabe aqueles filmes ou séries com romance praiano? É justamente esse clima em tons rústicos que você vai encontrar na região.

Coroa Vermelha

Praia de Coroa Vermelha
Fonte: Julye Marley (Flickr)

A 40 minutos do centro de Porto Seguro está a praia da Coroa Vermelha, um cenário paradisíaco e histórico.

Foi nessa praia que Pedro Álvares Cabral descobriu as belezas e riquezas naturais do nosso Brasil, embora não tenha sido o primeiro.

Você pode aproveitar o segundo dia do seu roteiro em Porto Seguro para desfrutar das piscinas naturais que se formam na maré baixa e curtir os peixinhos coloridos.

Além disso, outros dois points são cruciais para você conhecer: a pracinha com uma cruz gigante, marcando a primeira missa em 1.500; e o Museu dos Índios, com muitas peças da tribo indígena Pataxó.

Descanso e conhecimento em um só lugar!

Mucugê

Praia do Mucugê
Fonte: Eder Silva (Flickr)

Quem pensa em fazer um roteiro em Porto Seguro e deseja um ambiente cheio de gente jovem, já pensa em ajustar na sua programação quantos dias vai ficar na cidade.

A praia de Mucugê tem um excelente acesso de Arraial e muitas atividades para curtir.

Além de uma natureza exuberante, com muitas barracas naquela areia branca, há também muitos coqueiros para o viajante fugir um pouco do sol.

Entre as atividades de Mucugê, estão o windsurf e kitesurf, dois esportes bastante comuns em cenários do litoral brasileiro.

Mesmo quem não curte essas atrações, vale muito a pena pela experiência.

Depois de passar umas horinhas aqui, não deixe de conhecer a rua Mucugê, cheia de lojinhas, bares e casinhas tipicamente da arquitetura nordestina.

Para chegar a esse destino, você só precisa de 15 minutos, pois é o tempo que leva a balsa até Porto Seguro.

Mutá

Praia do Mutá
Fonte: Gustavo Monteiro (Flickr)

Pensa em incluir as crianças pequenas no roteiro em Porto Seguro? Pois aqui está uma das praias deliciosas para levar os pequenos na viagem: Mutá.

Longe do barulho e de toda movimentação na cidade, as crianças poderão curtir as piscinas de água verde que se formam na maré baixa.

Parece até um pequeno Caribe.

A partir de Mutá é possível ainda conferir os bancos de recifes a alguns metros, partindo de um barco em direção à Coroa Alta.

3. Faça um tour pelo Parque Marinho de Porto Seguro

Parque Marinho de Recife de Fora
Fonte: Marcio Bianchi (Flickr)

Antes de saber quantos dias ficar no município de Porto Seguro, melhor ter em mente que algumas atrações ocupam várias horas por dia.

É o caso do passeio pelo Parque Marinho Recife de Fora, um espaço totalmente dedicado para a contemplação da vida marinha.

Se você visualizou os peixinhos na Coroa Vermelha e achou que foi tudo, espere até ver esse parque.

Você terá a chance de fazer um mergulho com snorkel ou cilindro de oxigênio para ver corais e peixes de pertinho.

A aventura tem duração de 4 horas, mas pode durar ainda mais se você enfrentar filas e ainda ter que se preocupar com transporte.

Por isso, a melhor coisa a se fazer é optar pelo tour no parque.

Você aproveita melhor o dia para começar a pensar no próximo roteiro em Porto Seguro.

4. Participe da excursão na Reserva da Jaqueira em Porto Seguro

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira
Fonte: Mandy Canhestro (Flickr)

Lembra das peças da tribo Pataxó que mencionei nos tópicos acima?

Pois além de admirar tais obras de arte, você pode conhecer toda cultura de pertinho ao fazer uma excursão na Reserva da tribo indígena em Porto Seguro.

Esse é um passeio muito interessante para se aprofundar na cultura da tribo Pataxó, acompanhar seus costumes, ouvir histórias e até cozinhar com eles.

Se você quiser passar uma noite na tribo e sentir de perto como é a vida de índio, não deixe de levar um repelente de mosquitos, viu?

O bom dessa viagem é que as famílias indígenas já estão bem acostumadas com os visitantes, então sabem lidar com eles e suas curiosidades.

5. Reserve um tempinho para ir a Arraial d’ Ajuda

Arraial D'Ajuda Eco Parque
Fonte: Ana Claudia Amarante (Flickr)

Arraial é um pequeno, mas encantador vilarejo, com muitos atrativos para toda a família. Um deles é o parque aquático Eco Parque, um complexo à beira-mar, cercado por muito verde e de fácil acesso pela areia.

Se você não sabe o que fazer com crianças em Porto Seguro, eis o lugar certo para deixá-las animadas.

Por lá, tem toboáguas (tradicional e radical), rio com correnteza, caiaques, atrações para crianças pequenas, como tirolesinha, mini-toboáguas e piscina com brinquedos.

Além de muita diversão, há também momentos para se aprofundar sobre a natureza local, como o Projeto Coral, um aquário que comporta os corais, peixes e outros seres marinhos da região.

Agora, é preciso ter atenção sobre a programação do Eco Parque, porque não basta saber quantos dias ficar, também é necessário saber quando ir a Porto Seguro visitar o parque aquático.

Até o momento, o parque do Arraial fecha em quase todos os domingos e após o feriado de 1º de maio e permanece assim até final de junho.

6. Observe as baleias em Porto Seguro

Baleia Jubarte
Fonte: Caio Schiavo (Flickr)

Porto Seguro também é um ótimo ponto de partida para observar de perto as baleias Jubarte.

A espécie faz sua rota pelas águas da Bahia e sua observação é, no mínimo, obrigatória para quem curte vida marinha em um dos passeios mais lindos de se fazer em Porto Seguro.

A ida para assistir ao evento é feita por uma agência e leva entre 3 a 4 horas de viagem.

Quem não quiser perder a temporada de Observação das Baleias precisa planejar seu roteiro em Porto Seguro com antecedência, visto que o calendário compreende os meses de julho a outubro (confira o mês na cidade).

Pode acontecer de as baleias não aparecerem, mesmo sendo o horário e mês propícios para o evento.

Se isso acontecer na sua vez, a agência devolve metade do pagamento ou pode remarcar para a próxima data.

Viu como não dá para supor quantos dias ficar em um lugar como Porto Seguro, sem antes espiar todos os atrativos da região?

7. Inclua Trancoso no seu roteiro em Porto Seguro

Quadrado de Trancoso
Fonte: Antonio De Biase (Flickr)

Aproveite a estadia na cidade e inclua no roteiro em Porto Seguro a região de Trancoso, distrito da cidade e muito apaixonante.

Se você fizer um bate-volta por algumas praias, incluindo a do Espelho, pode retornar à Trancoso em outro dia para aproveitar ainda mais.

O local tem tudo para você se encantar, seja sozinho ou em ótima companhia, principalmente no centrinho, onde tudo acontece: Quadrado de Trancoso.

O cenário de casinhas coloridas, repleto de restaurantes, bares e pousadas, convida a todos para uma noite singular.

Saindo dali, você encontra as famosas praia dos Nativos e praia dos Coqueiros, dois pontos turísticos parecidos em Trancoso, com areia dourada e águas azuis.

A diferença está na atmosfera dessas praias: a dos Coqueiros é mais calma, mas a dos Nativos é mais agitada.

Apesar da badalação, a praia dos Nativos oferece preços mais acessíveis para comer nos quiosques pé na areia, mesmo sem muita sofisticação.

Afinal, quantos dias ficar em Porto Seguro: 3, 5 ou 7 dias?

Geralmente, 7 dias são o suficiente para ficar em Porto Seguro e conferir todas as atrações da cidade da Bahia.

Você pode montar seu roteiro em Porto Seguro com base nas sugestões e ordem de programação deste post ou adaptá-lo.

Para te ajudar, veja um resumo para as suas viagens entre os distritos baianos, abaixo:

Roteiro de viagem dia 1

Você tem duas boas opções: visitar o Centro Histórico e a Cidade Alta pela manhã ou uma das praias em Porto Seguro, como Taperapuan.

De qualquer modo, dá para fazer os dois, saborear o melhor da comida regional e ainda esticar para a vida noturna em bares na Passarela de Porto Seguro.

Olhando assim parece pouco evento, mas acredite: o tempo que você passar no Memorial do Descobrimento pode acabar ocupando boas horas.

Roteiro de viagem dia 2

A Observação de Baleias fica a critério do melhor dia e horário, segundo a sua agência, para avistar as baleias Jubarte.

Mas a recomendação é tentar a sorte já no segundo dia na cidade, isso porque, se as baleias não estiverem dispostas a dar o ar da graça no seu dia, dá tempo de marcar para outro dentro do seu plano de viagem.

Como o evento dura no máximo 4 horas, é possível que dê tempo de você curtir as diversas opções de praias em Porto Seguro no segundo dia de viagem.

Além de Taperapuan, Espelho (em Caraíva), Mutá, Coroa Vermelha e Mucugê, há outros cenários praianos, como a do Rio Verde e Rio da Barra, prontas para serem exploradas.

Como o litoral não é só mar, há boas atividades que dependem de quantos dias você pretende ficar em Porto Seguro.

Roteiro para viagem dia 3 e 4

Faça um tour pelo Parque Recife de Fora no dia 3. Como a atração dura 4 horas, verifique os horários para ver se você consegue esticar com o parque aquático de Arraial.

O Parque Marinho te dá a oportunidade de mergulhar com snorkel e contemplar a vida dos peixes e corais.

Depois, leve as crianças para o parque aquático de Arraial! Não tem lugar mais divertido para elas, cheio de brinquedos e muita diversão.

Mas, ainda que você não tenha filhos, tudo bem, ninguém disse que o parque é reservado aos pequeninos, não é?

Se não conseguir aproveitar as águas límpidas do mar, você pode retornar no dia 4 e curtir tudo e mais um pouco dos seus 7 dias de viagem em Porto Seguro.

Depois, dá para fazer a excursão para a Reserva indígena de Jaqueira. Você só precisa confirmar o horário de saída.

Aproveite o dia (e também a noite) para imergir na cultura da tribo Pataxó.

Roteiro para viagem dia 5 e 6

Para os aventureiros que não conseguiram curtir ainda o mar da região, pode ser uma boa ideia praticar esportes, como kitesurf, em Mucugê, no quinto dia.

Não parece, mas passar um dia nesse local incrível é um excelente passatempo.

No penúltimo dia do seu roteiro em Porto Seguro, que tal voltar para Arraial e curtir a praia de Pitinga?

As águas azuis esverdeadas em torno de lindas falésias transformam o cenário em um verdadeiro paraíso.

O lugar ainda oferece uma grande estrutura de quiosques para nenhuma família pôr defeito. É espetacular!

Roteiro para viagem dia 7

Para se despedir da viagem em Porto Seguro, a sugestão é visitar Trancoso e passar um tempo no centrinho.

Quadrado de Trancoso é um dos melhores points noturnos, mas durante o dia tem seus encantos também.

E então, já sabe quantos dias você vai ficar em Porto Seguro?

Essas foram as melhores dicas para montar seu roteiro em Porto Seguro e curtir uma das melhores viagens de sua vida no Brasil. Mas, será que agora você sabe quantos dias ficar na cidade de Porto Seguro?

Apesar de sete dias de viagem serem suficientes, nada impede de você compactar cada atração e fazer sua própria programação diária.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre outras viagens pelo Brasil? Veja os roteiros que o Viagem Club preparou para você.