As comidas típicas de Porto Seguro eram, originalmente, de matriz indígena.
Do mesmo modo, a partir da invasão portuguesa e da vinda de imigrantes de outras etnias, a região sofreu as mais distintas intervenções, resultando na gastronomia baiana.
Os temperos advindos da África foram, em grande medida, os responsáveis pelo surgimento de pratos inconfundíveis, como o sarapatel, o caruru, a feijoada, o acarajé, as moquecas, o vatapá, entre outros.
Da mesma forma, os turistas habituados a Porto Seguro encontram, na cidade, opções diversificadas, como lanchonetes, sorveterias, bares e pizzarias.
Assim, esses estabelecimentos propiciam distintas alternativas gastronômicas, desde preparações da culinária internacional até sushis, massas, crepes, salgados e sanduíches.
Apresentamos, ao longo deste artigo, comidas que se eternizaram na gastronomia de Porto Seguro, consolidando-se nas lembranças e nas emoções dos habitantes e, também, dos turistas.
Boa leitura!
18 comidas típicas de Porto Seguro para comer com alegria
1. Bolo Souza Leão
Segundo as tradições locais, este é um dos bolos preferidos dos habitantes de Porto Seguro. Enquanto o nome da iguaria homenageia a família dos criadores da receita, sua consistência é cremosa.
Finalmente, tal “ponto” é obtido pela adição de massa de mandioca na preparação, em detrimento da usual farinha de trigo.
Logo, ao paladar, o Bolo Souza Leão relembra o sabor de um pudim – embora seja mais durinho.
2. Sarapatel
Tanto quanto outras preparações típicas de Porto Seguro, o sarapatel é feito com ingredientes inusitados, incluindo sangue coalhado, miúdos e vísceras de porco.
Depois que o prato é servido, muitos “marinheiros de primeira viagem” enfrentam problemas digestivos, por se tratar de uma comida com gosto forte.
Antecipadamente, vale lembrar que o sarapatel tende a ser acompanhado por farinha de mandioca.
À primeira vista a receita que é feita com carne de borrego e miúdos de cabrito pode surpreender, porém, também é delicioso.
3. Cartola
Igualmente, o cartola é uma das mais deliciosas sobremesas de Porto Seguro.
Dessa forma, os turistas se encantam por sua preparação, que leva banana frita coberta por queijo coalho assado.
Ocasionalmente, alguns cozinheiros finalizam com canela e açúcar polvilhado.
4. Xinxim de Galinha
O xinxim de galinha é uma receita típica de Porto Seguro e originária da África.
Por fim, o prato é consumido, geralmente, com outros acompanhamentos, tais como o vatapá ou o caruru.
Definitivamente, além de frango ou galinha, o Xinxim tem camarão, castanha, amendoim e muito tempero!
5. Bolo de Rolo
Desde que o bolo de rolo se tornou popular em todo o Brasil, muitos comentam que ele se parece com um rocambole – embora tenha mais camadas.
Sempre, as receitas dessa iguaria tradicional, intercala camadas bastante finas da massa com o recheio.
Eventualmente, a maioria dos recheios do bolo de rolo são à base de goiaba, a despeito de existirem inúmeros sabores.
Ou seja, dada a sua popularidade e ancestralidade, o prato obteve, em 2008, o título de “patrimônio imaterial do Brasil”.
6. Buchada de Bode ou Carneiro
Primordialmente, “bucho” é estômago, podendo ser de carneiro ou de bode.
Assim como o prato pode ser recheado com vísceras, fígado e rins, muitas pessoas podem sentir um certo receio de experimentar.
Ao contrário, o ideal é não se deixar influenciar pelas primeiras impressões.
7. Rabada
Bastante comum em todos os estados nordestinos, a rabada integra o rol de comidas típica de Porto Seguro.
Assim também, a versão clássica do prato leva – além do tradicional rabo de boi – ingredientes como cerveja preta, salsão, alecrim, cenoura, tomate, cebola e outros temperos.
Pouco antes de sua finalização, visando marcar a característica baiana da Rabada, a maioria dos cozinheiros de Porto Seguro adicionam um dos ingredientes mais apreciados pelos baianos: o azeite de dendê.
8. Arroz de Hauçá
O Arroz de Hauçá também é de origem africana. Ao mesmo tempo, os registros históricos indicam sua localização específica: os territórios que, atualmente, constituem a Nigéria.
Atualmente, é amplamente reconhecido que o prato foi introduzido pelos seres humanos escravizados no período colonial, tornando-se uma das comidas típicas mais famosas de Porto Seguro.
Além disso, o Arroz de Hauçá conquistou o interesse do público quando a filha do escritor Jorge Amado revelou que era a receita favorita de seu pai.
Desde já, muitas pessoas reproduzem a preparação original, a partir de azeite de dendê, carne seca e óleo de coco.
9. Moqueca Baiana
De acordo com o célebre ditado, “moqueca sem dendê não é moqueca”.
Por analogia, essa afirmação resume a diferença mais importante entre a receita capixaba e a de Porto Seguro.
Ao passo que a origem da preparação é angolana, a moqueca baiana pode ser definida como um ensopado de tomates maduros, frutos do mar e peixes.
Acima de tudo, o prato se disseminou por todos os estados brasileiros.
10. Mugunzá ou Mungunzá
Manteiga, canela, açúcar, leite e milho são os ingredientes que compõem o Mugunzá (ou “Mungunzá”) um dos doces mais famosos de Porto Seguro, da região do Nordeste e, ainda, de todo o Brasil!
Contudo, em outras localidades brasileiras, o Mugunzá é chamado pelo nome de “canjica”.
De maneira idêntica, sua origem africana transparece, até mesmo, no nome: a palavra “mugunzá” pode ser traduzido, do idioma Kimbundu (falado em Angola) por “milho cozido’.
11. Vatapá Baiano
Às vezes, os turistas que chegam aos restaurantes de Porto Seguro se confundem ao solicitarem um vatapá.
Sob o mesmo ponto de vista, é preciso destacar que o prato existe na versão baiana e paraense.
Ainda mais relevante: além de sua origem africana, o vatapá baiano se destaca por ser bem mais cremoso, por exemplo, que o popular Caruru.
Sobretudo, os ingredientes principais são camarão, gengibre, farinha de mandioca, castanha de caju, amendoim, leite de coco e pão francês.
12. Moqueca de Arraia
Dentre a comidas típicas de Porto Seguro, não podemos deixar de mencionar o prato conhecido como “Moqueca de Arraia”, de fácil preparação.
Constantemente reputada como rica em proteínas da mais alta qualidade e um teor de gordura bem menor do que as carnes vermelhas, esse peixe é uma excelente fonte de sais minerais e vitaminas.
Logo depois, as vantagens da receita incluem a versatilidade de seu preparo e o fato de não ter espinhas nesse peixe, permitindo, assim, a elaboração dos mais deliciosos pratos.
13. Cocada
Simultaneamente, a nossa lista com as comidas típicas de Porto Seguro não estaria completo sem a cocada – um dos doces mais conhecidos do Brasil.
Tal qual a quantidade de apreciadores, não faltam tipos e sabores diferentes dessa iguaria. Leite condensado, maracujá e abacaxi são boas pedidas.
Juntamente a essa diversidade, você pode encontrar, por exemplo, cocadinha, cocada mole, bolo de cocada, picolé e sorvete de cocada, bolo cocada e, é clara, a clássica cocada branca.
Por fim, na Passarela do Álcool, você encontra a melhor barraca de cocada de Porto Seguro. Vale a pena!
14. Acarajé, frito no azeite de dendê
A única restrição para comer acarajé consiste na alergia ao camarão. Do contrário, você não pode sair de Porto Seguro (Bahia) sem provar essa deliciosa iguaria.
Assim, se trata de um simples bolinho de feijão que, posteriormente, é frito no azeite de dendê e recheado com vatapá, vinagrete e, é claro, camarão.
É impossível não encontrar pelo menos um restaurante em Porto Seguro que ofereça um delicioso acarajé.
Além disso, no Mercado Municipal, você também encontra a iguaria.
15. Bobó de Camarão, um dos frutos do mar mais apreciados
Por ser mais baiano que Caetano Veloso e Gilberto Gil, este prato é, certamente, um dos melhores da gastronomia de Porto Seguro.
Como resultado, sua origem é africana, tendo obtido fama (além de novos temperos) ao longo do tempo.
Analogamente, o Bobó de Camarão pode ser descrito, basicamente, como uma preparação que leva camarões que são refogados com macaxeira (mandioca ou aipim), azeite de oliva, pimenta biquinho, pimentão, cebola, alho e, evidentemente, azeite de dendê.
16. Aberém
O Aberém é servido, tradicionalmente, enrolado em folhas de bananeira.
Em outras palavras, trata-se de um bolinho de milho ou arroz muito utilizado como acompanhamento ou sobremesa (embora o seu sabor não seja doce).
Por outro lado, sua origem é africana, sendo tipicamente oferecido como uma espécie de “oferenda” às divindades cultuadas nos rituais de candomblé e outras religiões de matrizes africanas.
17. Beijú ou Tapioca
A Tapioca tem origem indígena, sendo feita a partir da mandioca.
Principalmente, é um dos pratos mais tradicionais de Porto Seguro – onde é conhecida, também, como “Beijú”.
De acordo com os hábitos locais, a Tapioca pode ser servida no jantar, no almoço, café da manhã ou quaisquer horas do dia. Acima de tudo, as versões mais simples são feitas unicamente com manteiga.
18. Arroz de Polvo
O Arroz de Polvo é uma preparação típica de Porto Seguro, sendo facilmente encontrado em restaurantes de todos os tipos.
De antemão, porém, frisamos que, além do polvo, a receita conta com ingredientes essenciais, como alho, alecrim e cebola.
Agora, o Arroz de Polvo vem sendo cada vez mais usado para enriquecer os cardápios.
Antes de mais nada, é um prato ideal para receber amigos e familiares em casa, à medida que, devido á sua facilidade, permite que sobre o tempo necessário para organizar sobremesas e aperitivos.