A Praia de Pirangi é uma das mais famosas do estado, e isso decorre de uma série de conjunções.
Próxima à Natal, ela oferece fácil acesso e tem ótima infraestrutura. Do ponto de vista de belezas naturais, não deixa nada a desejar.
Pirangi significa Rio de Peixe, e o Rio Pirangi – que nessa região do estado se encontra com o mar – é o mais importante da região. Vale a pena conhecê-lo.
Mas como quem vai ao litoral está atrás de praias, vamos mostrar neste artigo que, em Pirangi, a diversão e o descanso são garantidos.
Prepare-se, tomando um café da manhã reforçado no hotel, e vamos conhecer essa maravilha!
Localização
Onde fica?
A Praia de Pirangi fica na cidade de Parnamirim, muito próxima à capital do Rio Grande do Norte, Natal.
Lugares próximos
- Praia de Cotovelo (3,5 km)
- Praia de Ponta Negra (16 km)
- Aeroporto (46 km)
- Praia da Pipa (75 km)
Praia de Pirangi do Norte, a mais famosa do Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é um destino muito procurado por turistas do Brasil todo por unir dois aspectos importantes: as belezas das praias do nordeste, e um custo menor do que a maioria.
Natal é um dos locais preferidos, mas perto dali, no município de Parnamirim, fica a praia mais famosa: a Praia de Pirangi.
Ele é dividida em duas, ao norte e ao sul, sendo que Pirangi do Norte é a mais conhecida e procurada.
E em seguida listamos alguns dos motivos.
1. Grande faixa de areia branca e mar calmo
A areia na Praia de Pirangi ocupa uma enorme faixa. Branca, fina e fofinha, a areia à beira-mar é ótima para estender uma canga ou alugar uma cadeira de praia para ficar tomando banho de sol.
A temperatura da água é muito agradável, e a ausência de ondas transforma o local quase em piscinas naturais o tempo todo – em alguns pontos, dependendo da altura da maré, as piscinas naturais se formam de maneira efetiva ao longo do dia.
2. Infraestrutura impecável, com ótimas bares e restaurantes
O fato de ter se tornado a praia mais famosa do Rio Grande do Norte fez de Pirangi do Norte um ótimo lugar para se empreender.
Assim, há uma profusão de bares e restaurantes, boa parte deles especializados em frutos do mar.
Entre os mais conhecidos está o restaurante Paçoca de Pilão.
No mês de maio, o local ainda organiza seu Festival do Camarão.
A noite em Pirangi do Norte também é pródiga. Se você é do tipo que gosta de uma festa e de azaração, você certamente estará bem servido de opções por lá.
3. Pegue um barco na Marina Badauê e conheça os encantos da região
Passeio de barco é uma tradição pela região, e se você estiver pela Praia de Pirangi do Norte, a dica é embarcar a partir da Marina Badauê.
Há diferentes tipos de roteiro, mas todos eles incluem viagens até as piscinas naturais.
Lá, o mergulho assegura a você imagens inesquecíveis da vida marinha. Não deixe de fazer muitas fotos!
4. Lá você encontra o Cajueiro de Pirangi, o maior do mundo
Imagine uma única árvore que ocupa 8,5 mil quilômetros quadrados – ao longo de 500 metros de perímetro – e produz até 80 mil frutos na época da safra.
Parece impossível, não é mesmo? Mas ela existe e é atração na praia de Pirangi.
O Cajueiro de Pirangi é o maior cajueiro do mundo. Ele foi plantado há quase um século e meio, e cresceu tanto graças a duas anomalias genéticas.
Uma delas faz ele ter seus galhos crescendo para os lados, em vez de para cima. Com o peso, eles acabam tocando o solo.
E aí, a segunda anomalia genética faz esses pontos criarem raízes – e assim ele se expande.
Vale a pena visitar!
5. Se quiser um pouco de adrenalina, não deixe de fazer um dos passeios de buggy!
Passeios de buggy estão entre as principais atrações de Natal, e praticamente todos eles incluem passagem por Parnamirim.
E se você já estiver por lá, não deixe de aproveitar!
Há inúmeras empresas que oferecem o serviço – procure adquirir o serviço de forma antecipada ou, então, na recepção do hotel.
Os roteiros são os mais diversos.
6. Menos badalada, Pirangi do Sul tem uma vibe mais sossegada
Como você deve ter percebido, praticamente todos os nossos pontos falam de um trecho da Praia de Pirangi, o do norte. Mas existe também Pirangi do Sul, que fica do ladinho.
Essa praia é, digamos, mais bucólica. A infraestrutura é mais simples e há bem menos opções de lazer.
Mas, se sua viagem for por diversos dias, talvez valha a pena ir pelo menos uma vez até lá para curtir sol e mar em meio a menos agitação.
Quais são os prós e contras da Praia de Pirangi?
Ostentar o título de ser uma das praias mais procuradas pelos turistas deriva, certamente, de uma série de atrações que a Praia de Pirangi oferece.
Já mostramos as principais características de lá e agora vamos destacar seus pontos fortes – e os que podem deixar a desejar.
Pontos positivos
- Fácil acesso: a Praia de Pirangi fica a poucos minutos de Natal e de outras praias famosas, como Ponta Negra. O acesso até ela é bastante simples;
- Ótima infraestrutura: se ficar em Pirangi do Norte, você terá tudo o que precisa para comer, beber e se divertir sem precisar fazer muito esforço;
- Atrativos naturais não faltam: além do maior cajueiro do mundo, por lá você encontra piscinas naturais – e, além disso, alugando um passeio de barco você chega facilmente até elas -, farta fauna marinha, arrecifes e tudo o mais que o litoral do nordeste tem a oferecer.
Pontos negativos
- Por ser badalada, Pirangi do Norte muitas vezes é agitada “até demais”. Encontrar os locais lotados, incluindo a praia, pode não ser tão agradável às vezes;
- Pirangi do Sul, por outro lado, peca pelo extremo oposto. Há poucas opções por lá.
Vale a pena conhecer a Praia de Pirangi?
A gente arrisca dizer que praticamente qualquer passeio pela costa nordestina vale a pena, e a Praia de Pirangi entra nesse rol.
Entre suas principais vantagens estão o fácil acesso, bons preços e atrações diversas – das mais simples, como uma visita ao Cajueiro de Pirangi, às mais animadas e diferentes, como passeio de buggy pelas reservas naturais.
E então, gostou das dicas? Tem algum comentário, dúvida ou sugestão? Mande um e-mail pra nossa equipe!
Se puder, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Seu apoio faz toda a diferença.
Até mais!